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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Palavras com fonema /s/

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre palavras com fonema S

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Alves Do Amaral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amanda Amaral
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Heloísa Jordão 
Título da aula: Palavras com fonema /s/
Finalidade da aula: Descobrir e analisar a escrita de palavras intrusas (grafadas erradas quanto ao uso do fonema /s/) no banco de palavras, utilizando o dicionário com autonomia para esclarecer dúvidas sobre a grafia delas.
Ano:4º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidades da BNCC: EF04LP01, EF35LP12

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é analisar as irregularidades que compõem a escrita de palavras com o fonema /s/ (som Cê), utilizando o dicionário para verificação de hipóteses.

Materiais necessários: Atividade para impressão aqui, lápis, borracha e dicionários.

Dificuldades antecipadas: Localizar com autonomia as palavras no dicionário; não saber como justificar a correção ortográfica feita nas palavras.

Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

MONROE, Camila. Como ensinar as irregularidades ortográficas. 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2566/como-ensinar-as-irregularidades-ortograficas Acesso em: 25 jul. 2018


Código: LPO4_02ATS03

(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.

(EF04LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema--grafema regulares diretas e contextuais.


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