Olhando as ilustrações e conhecendo o título, as crianças tentarão antecipar elementos da história
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maira Tangerino
Mentora: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Mônica Samia
Campos de Experiência: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Objetivos e códigos da Base
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso d0 corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Abordagem didática: As crianças tem muito o que aprender em relação ao universo da linguagem escrita. A qualidade do vínculo que estabelecem com este universo colabora sobremaneira no seu grau de envolvimento. Este interesse cresce quando vivenciam situações prazerosas de leitura e contação de histórias, com mediadores que valorizem cada uma destas ações. Ao ouvir diferentes histórias - lidas ou contadas - as crianças aprendem comportamentos leitores, como escutar, imaginar, ampliar o vocabulário e referências culturais, estruturar as narrativas e aprender a apreciar a estética das palavras. Lidas ou contadas, as histórias devem sempre passar pela nutrição do imaginário, da vivência estética e da relação positiva com o mundo letrado.
Código: EDI3_22UND02
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes