13676
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - O livro começa pela capa

Olhando as ilustrações e conhecendo o título, as crianças tentarão antecipar elementos da história 

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Maira Franco Tangerino

Apresente a proposta
Escolha livros adequados à faixa etária e, entre eles, alguns que fazem parte do acervo da turma e são conhecidos pelas crianças. Tenha alguns títulos repetidos do livro que você escolher para instigá-las, ou seja, mais de um exemplar no acervo. Faça algumas intervenções visuais na capa e contracapa do livro escolhido (com um pedaço de papel, por exemplo), de modo que cubra as imagens deixando apenas poucos detalhes, como a orelha do personagem, o botão da blusa, um pata do ratinho etc. Grave um vídeo mostrando esses detalhes e faça questionamentos sobre o que eles podem indicar sobre a narrativa. Ao final, pergunte: “Que história é essa? Vamos descobrir?” Envie o vídeo para as famílias por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação junto a um pequeno acervo de três a quatro livros.

Adaptações necessárias
Nessa adaptação, as famílias serão convidadas a investigar as ilustrações das capas dos livros e ler para as crianças. De acordo com o seu acervo, você pode encaminhar essa atividade a pequenos grupos de famílias, revezando os acervos e, posteriormente, enviando para outras famílias.

Sugira às famílias
Sugira às famílias que, ao receber os livros, possam investigar com as crianças os detalhes das capas e contracapas, a fim de descobrir de qual livro se trata o vídeo gravado por você. Sugira que as famílias façam suspense com as capas, de modo a instigar as crianças a perceber as imagens e antecipar a narrativa pelos detalhes que se apresentam, explorando os livros do acervo enviado. Proponha que ouçam as opiniões e a argumentação das crianças, e, se necessário, façam uma pequena votação sugerindo de que livro se trata. Quando as crianças descobrirem, sugira que leiam o livro em um momento prazeroso de interação.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem as hipóteses das crianças com você por meio de um vídeo ou mensagem por WhatsApp, por exemplo. É possível ainda combinar com as famílias uma leitura virtual após a circulação dos acervos, num momento coletivo em que todos possam apreciar a leitura do livro em questão e de outros do acervo.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla e Maira Franco Tangerino


Código: EDI3_22UND02

(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas