13654
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Máquinas simples: catapulta

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Máquinas simples: catapulta

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Willian Takemitsu Shigeyosi

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.

Optativas: Caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça aos alunos que assistam ao vídeo “Fizemos uma catapulta gigante” do canal no Youtube Manual do Mundo, disponível em
https://www.youtube.com/watch?v=aESuYwySkXA&list=LLGaoilCl3RxnzqiNY-FswQQ&index=20 Acessado em 14/05/2020.

Caso não seja possível assistir ao vídeo, peça aos estudantes que leiam o texto presente nos slides "Contexto".

Junto às orientações para assistir ao vídeo ou fazer a leitura, apresente a questão disparadora aos estudantes: Como funciona uma catapulta?
Peça a eles que reflitam sobre ela.

Essas orientações podem ser apresentadas por meio de uma conferência, um vídeo curto, um e-mail, ou por aplicativo de mensagens, como fizer mais sentido para seu contexto.

Mão na massa

Explique aos estudantes que eles serão os responsáveis por arquitetar e construir uma mini catapulta. Ressalte que a ideia não é reproduzir o que foi feito no vídeo, mas criar uma catapulta pequena com os materiais disponíveis em casa. Para tal, eles devem: desenhar, projetar, executar e analisar os resultados da construção de uma catapulta.

Oriente-os a iniciar a atividade pelo desenho de como será a catapulta. Posteriormente, eles podem verificar, com ajuda dos familiares, quais materiais já disponíveis em casa são possíveis de serem utilizados para executar o projeto. A criatividade será fundamental nesse momento!
Com o projeto pronto e os materiais selecionados, é hora de construir a mini catapulta.

Oriente-os a fazerem lançamentos em local seguro de casa e escolherem um instrumento para medir a distância alcançada pelo lançamento feito com a catapulta. Esse instrumento pode ser uma régua, uma fita métrica, os pés, cabo de vassoura, qualquer instrumento que que possa ser utilizado como um padrão de medição.

Peça aos estudantes que façam um vídeo curto mostrando a catapulta construída e o lançamento. Solicite que expliquem como foi executado o projeto, quais materiais foram utilizados e como foi feita a medida do alcance do lançamento.

Compartilhe os vídeos com a turma e oriente os estudantes a procurarem as principais diferenças e semelhanças entre as catapultas dos colegas.

Sistematização

Marque uma videochamada com toda a turma. Auxilie-os a analisarem as catapultas, os elementos utilizados e a criatividade empregada.

Durante a conferência, siga as orientações presentes no plano. Utilize um documento do Google Docs como lousa enquanto os estudantes apresentam as justificativas.

Convite às famílias

As famílias podem auxiliar orientando quais os objetos disponíveis em casa poderiam ser utilizados na construção da catapulta. Avise a família que a atividade proposta é construir uma catapulta simples e pequena, e que os estudantes podem ficar empolgados com o vídeo de contextualização e quererem criar algo grandioso.

Avise-os que não é necessário sair comprando materiais, o objetivo aqui é que os estudantes utilizem a criatividade para criar a partir do que têm à disposição.

Sugestão Enviada Por: Leandro Holanda e Renata Capovilla


Código: CIE7_01M&E01

(EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas