13653
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Conhecendo melhor os fungos e bactérias

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Conhecendo melhor os fungos e bactérias

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Cristina Muñoz Franco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

 

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.

 

Contexto e questão disparadora

Faça uma videochamada com a turma, inserindo todo trabalho sugerido nos slides 2, 3 e 4 do “contexto”. Compartilhe sua tela, mostrando as imagens e fazendo as perguntas sugeridas. Ouça atentamente seu grupo e convide todos a partilharem as ideias.

Partilhe a “questão disparadora” e colete as primeiras hipóteses do seu grupo.

 

Mão na massa

Antes de iniciar a aula, prepare os materiais do experimento para serem mostrados para sua turma. Como os materiais são mais complexos, não será possível a execução da atividade pelos alunos em casa. Caso tenha dificuldade em conseguir todos os materiais, faça adaptações.

Por meio de videochamada, por Hangouts ou Zoom, chame os alunos para a demonstração da aula. Caso perceba que a visualização dos materiais de forma síncrona não está clara, deixe o vídeo previamente gravado, apresente-o aos alunos e vá pausando à medida que faz as intervenções.

Faça todas as perguntas e intervenha de forma assertiva. Garanta que todos estão acompanhando a aula. Apresente a tarefa 2 do “mão na massa” e explique que eles farão as pesquisas para complementar as discussões.

Deixe grupos previamente selecionados e explique que cada um deles pode conversar por Whatsapp para concluir a pesquisa.

Envie um documento com os links para as duplas e dê um tempo de 15 minutos para que pesquisem.

Compartilhe um documento onde todos os grupos possam registrar o que descobriram e deixe um espaço reservado para cada dupla.

Permaneça online para auxiliar as duplas.

 

Sistematização

Ainda em videochamada retome os documentos compartilhados. Peça para que um integrante de cada grupo apresente as descobertas. Feche a aula com a leitura do slide 8 e tire as dúvidas que ainda persistirem.

 

Convite às famílias

As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na execução das pesquisas e contatos com os colegas para executarem as pesquisas.

 

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_05V&E01

(EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas