13653
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Conhecendo melhor os fungos e bactérias

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Conhecendo melhor os fungos e bactérias

Plano 01 de 6 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Cristina Muñoz Franco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Para atender ao objetivo proposto neste plano, as intervenções do professor serão elementos-chave para o desenvolvimento da postura investigativa que se espera dos alunos como protagonistas da construção dos conhecimentos, assim, fique atento às questões sugeridas e sinta-se à vontade para ampliá-las, conforme a dinâmica da sala.

Durante o desenvolvimento da aula, se houver a necessidade de abordar o conceito de célula, pode-se trazer a ideia de célula como a menor parte viva de nosso corpo. O aprofundamento no conceito de célula se dará em abordagens posteriores.

Materiais necessários para a aula: Equipamento visual ou impressões dos slides de contexto para mostrar as figuras para os alunos, cópias do mapas conceituais dos fungos e bactérias para distribuir aos alunos (disponíveis no material complementar desta aula). Placa de petri com cultura de bactérias (https://novaescola.org.br/conteudo/5891/cultura-de-bacterias ou https://novaescola.org.br/conteudo/385/como-ensinar-microbiologia), pão mofado e champignon, não havendo a disponibilidade desses itens, mostrar as imagens do slide de mão na massa.

Material de apoio:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/fungos-o-que-sao-e-qual-e-a-importancia-dos-fungos.htm

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/bacterias-conheca-a-importancia-e-as-varias-utilidades-das-bacterias.htm

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Informe que a aula terá momentos de participação intensa dos alunos e que há a necessidade de alguma organização e combinados para que a proposta seja produtiva, como definir alguns alunos para ser escribas e registrar as principais falas dos colegas.

Leia o título da aula e pergunte aos alunos:

  • Vocês já ouviram falar sobre fungos e bactérias?
  • O que vocês sabem sobre eles?

Solicite que os alunos escribas já estejam registrando na lousa as palavras chave das respostas dos colegas. Verifique se os alunos abordam somente aspectos negativos sobre esses microrganismos, ou se surgem ideias sobre seus diferentes usos.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Mostre aos alunos as imagens de diversos seres vivos, como uma gincana em que os alunos precisam descrever algumas características deles. Para cada uma das imagens, questione:

  • Quem são esses seres vivos?
  • O que vocês sabem sobre eles? Quais são suas características?

As imagens são de: tubarões, plantas, raposa e tucano.

Neste momentos os alunos escribas não precisam registrar as respostas dos alunos.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Continue mostrando as imagens questionando:

  • Quem são esses seres vivos?
  • O que vocês sabem sobre eles? Quais são suas características?

Neste slide as imagens são de: ser humano, formiga, fungos e bactérias.

Provavelmente os alunos terão mais dificuldade para caracterizar os fungos e as bactérias.

Faça indagações como:

  • Vocês acham adequado as imagens dos fungos e bactérias estarem junto com imagens de seres vivos? Por quê?

Verifique se, na visão dos alunos, esses microrganismos são considerados seres vivos.

Solicite mais uma vez que os alunos escribas registrem o que pensa a turma sobre os fungos e bactérias, complementando as anotações já realizadas no quadro.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Dando sequência ao diálogo iniciado no contexto a partir das imagens, leia a questão disparadora “O que são fungos e bactérias?”.

Retome o que os alunos escribas já registraram no quadro até agora sobre os fungos e bactérias e solicite que eles complementem as respostas incluindo aspectos como: tamanhos, diversidade, onde podem ser encontrados, quais suas funções, entre outros.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Para o Mão na massa providencie, com antecedência, cogumelo (champignon), um pão embolorado e uma cultura de bactérias em placa de petri. Para produção da cultura de bacterias siga orientação indicada no site https://novaescola.org.br/conteudo/5891/cultura-de-bacterias ou https://novaescola.org.br/conteudo/385/como-ensinar-microbiologia, já para observação de fungos colocar um pão (próximo à data de vencimento) dentro de um saco plástico fechado durante sete dias.

Para uma aula de 50 minutos, recomendamos que o professor produza com antecedência os dois materiais e os leve para observação dos alunos, porém se o professor desejar, poderá realizar a produção desses materiais juntamente com os alunos com uma semana de antecedência, realizando observações diárias até o dia da execução deste plano de aula.

Mostre para os alunos o champignon, o pão embolorado e a cultura de bactérias (gelatina) e questione:

  • O que são essas coisas?
  • Por que estão com essa aparência?
  • Se eu comê-las, na condição em que estão, há algum risco para minha saúde? Quais?

Neste momento os alunos podem ficar confusos, pois o champignon pode ser consumido sem problemas. Isso abrirá a possibilidade para uma retomada posterior, na qual será verificado que alguns desses seres vivos fazem mal a saúde, porém outros são benéficos.

  • Conseguimos enxergar bem essas coisas que estão no pão ou na gelatina? O que são?

Ainda sem afirmar que são fungos e bactérias, enfatize que são microrganismos que se desenvolveram nos últimos sete dias, e para conseguirmos enxergá-los assim, a olho nu, sem auxílio de microscópio, é porque eles são muitos e estão todos bem juntinhos.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Vamos saber mais sobre esses microorganismos? Informe aos alunos que vocês farão um estudo para obter mais informações sobre as características dos fungos e bactérias através da leitura de textos informativos.

Organize os alunos em duplas para esta etapa de pesquisa. Se a escola oferecer estrutura tecnológica para pesquisa on-line, solicite que os alunos acessem algum destes links para que possam ter acesso aos textos informativos dos quais irão obter informações para compor o mapa conceitual. Não havendo esta possibilidade, distribua para os alunos textos informativos (disponíveis nos materiais complementares) e/ou imprima o conteúdo dos links:

https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/bact%C3%A9ria/480717

https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/fungo/481334

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/fungos-o-que-sao-e-qual-e-a-importancia-dos-fungos.htm

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/bacterias-conheca-a-importancia-e-as-varias-utilidades-das-bacterias.htm

Solicite que os alunos leiam os textos e identifiquem informações relacionadas às suas características e também à ação desses microorganismos.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: A partir das informações obtidas sobre as características dos fungos e bactérias, entregue aos alunos a matriz de um mapa conceitual e solicite que, em duplas, os alunos preencham as lacunas com informações.

O mapa conceitual permite que os alunos desenvolvam a capacidade de síntese e façam a seleção das informações realmente relevantes para a compreensão do objeto de estudo. Favorece que os alunos tenham uma visão geral sobre o tema abordado, estruturando-o de forma lógica e hierarquizada, com unidades simples interconectadas. Comente que mapear conceitualmente um texto implica em reconhecer as ideias contidas nele e em reorganizá-las de maneira clara, facilitando assim a aprendizagem.

A matriz do mapa conceitual poderá ser alterada, podendo ser acrescentadas mais lacunas conforme informações que a turma consiga obter sobre os microrganismos estudados.

Logo depois, peça que as duplas realizem a leitura para socialização de suas resposta, e havendo necessidade de alguma correção conceitual faça as adequações necessárias com os alunos. Nos materiais complementares deste plano, você tem acesso a uma sugestão de preenchimento do mapa conceitual.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Para atender ao objetivo proposto neste plano, as intervenções do professor serão elementos-chave para o desenvolvimento da postura investigativa que se espera dos alunos como protagonistas da construção dos conhecimentos, assim, fique atento às questões sugeridas e sinta-se à vontade para ampliá-las, conforme a dinâmica da sala.

Durante o desenvolvimento da aula, se houver a necessidade de abordar o conceito de célula, pode-se trazer a ideia de célula como a menor parte viva de nosso corpo. O aprofundamento no conceito de célula se dará em abordagens posteriores.

Materiais necessários para a aula: Equipamento visual ou impressões dos slides de contexto para mostrar as figuras para os alunos, cópias do mapas conceituais dos fungos e bactérias para distribuir aos alunos (disponíveis no material complementar desta aula). Placa de petri com cultura de bactérias (https://novaescola.org.br/conteudo/5891/cultura-de-bacterias ou https://novaescola.org.br/conteudo/385/como-ensinar-microbiologia), pão mofado e champignon, não havendo a disponibilidade desses itens, mostrar as imagens do slide de mão na massa.

Material de apoio:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/fungos-o-que-sao-e-qual-e-a-importancia-dos-fungos.htm

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/bacterias-conheca-a-importancia-e-as-varias-utilidades-das-bacterias.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Informe que a aula terá momentos de participação intensa dos alunos e que há a necessidade de alguma organização e combinados para que a proposta seja produtiva, como definir alguns alunos para ser escribas e registrar as principais falas dos colegas.

Leia o título da aula e pergunte aos alunos:

  • Vocês já ouviram falar sobre fungos e bactérias?
  • O que vocês sabem sobre eles?

Solicite que os alunos escribas já estejam registrando na lousa as palavras chave das respostas dos colegas. Verifique se os alunos abordam somente aspectos negativos sobre esses microrganismos, ou se surgem ideias sobre seus diferentes usos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Mostre aos alunos as imagens de diversos seres vivos, como uma gincana em que os alunos precisam descrever algumas características deles. Para cada uma das imagens, questione:

  • Quem são esses seres vivos?
  • O que vocês sabem sobre eles? Quais são suas características?

As imagens são de: tubarões, plantas, raposa e tucano.

Neste momentos os alunos escribas não precisam registrar as respostas dos alunos.

Slide Plano Aula

Orientações: Continue mostrando as imagens questionando:

  • Quem são esses seres vivos?
  • O que vocês sabem sobre eles? Quais são suas características?

Neste slide as imagens são de: ser humano, formiga, fungos e bactérias.

Provavelmente os alunos terão mais dificuldade para caracterizar os fungos e as bactérias.

Faça indagações como:

  • Vocês acham adequado as imagens dos fungos e bactérias estarem junto com imagens de seres vivos? Por quê?

Verifique se, na visão dos alunos, esses microrganismos são considerados seres vivos.

Solicite mais uma vez que os alunos escribas registrem o que pensa a turma sobre os fungos e bactérias, complementando as anotações já realizadas no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Dando sequência ao diálogo iniciado no contexto a partir das imagens, leia a questão disparadora “O que são fungos e bactérias?”.

Retome o que os alunos escribas já registraram no quadro até agora sobre os fungos e bactérias e solicite que eles complementem as respostas incluindo aspectos como: tamanhos, diversidade, onde podem ser encontrados, quais suas funções, entre outros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Para o Mão na massa providencie, com antecedência, cogumelo (champignon), um pão embolorado e uma cultura de bactérias em placa de petri. Para produção da cultura de bacterias siga orientação indicada no site https://novaescola.org.br/conteudo/5891/cultura-de-bacterias ou https://novaescola.org.br/conteudo/385/como-ensinar-microbiologia, já para observação de fungos colocar um pão (próximo à data de vencimento) dentro de um saco plástico fechado durante sete dias.

Para uma aula de 50 minutos, recomendamos que o professor produza com antecedência os dois materiais e os leve para observação dos alunos, porém se o professor desejar, poderá realizar a produção desses materiais juntamente com os alunos com uma semana de antecedência, realizando observações diárias até o dia da execução deste plano de aula.

Mostre para os alunos o champignon, o pão embolorado e a cultura de bactérias (gelatina) e questione:

  • O que são essas coisas?
  • Por que estão com essa aparência?
  • Se eu comê-las, na condição em que estão, há algum risco para minha saúde? Quais?

Neste momento os alunos podem ficar confusos, pois o champignon pode ser consumido sem problemas. Isso abrirá a possibilidade para uma retomada posterior, na qual será verificado que alguns desses seres vivos fazem mal a saúde, porém outros são benéficos.

  • Conseguimos enxergar bem essas coisas que estão no pão ou na gelatina? O que são?

Ainda sem afirmar que são fungos e bactérias, enfatize que são microrganismos que se desenvolveram nos últimos sete dias, e para conseguirmos enxergá-los assim, a olho nu, sem auxílio de microscópio, é porque eles são muitos e estão todos bem juntinhos.

Slide Plano Aula

Orientações: Vamos saber mais sobre esses microorganismos? Informe aos alunos que vocês farão um estudo para obter mais informações sobre as características dos fungos e bactérias através da leitura de textos informativos.

Organize os alunos em duplas para esta etapa de pesquisa. Se a escola oferecer estrutura tecnológica para pesquisa on-line, solicite que os alunos acessem algum destes links para que possam ter acesso aos textos informativos dos quais irão obter informações para compor o mapa conceitual. Não havendo esta possibilidade, distribua para os alunos textos informativos (disponíveis nos materiais complementares) e/ou imprima o conteúdo dos links:

https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/bact%C3%A9ria/480717

https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/fungo/481334

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/fungos-o-que-sao-e-qual-e-a-importancia-dos-fungos.htm

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/bacterias-conheca-a-importancia-e-as-varias-utilidades-das-bacterias.htm

Solicite que os alunos leiam os textos e identifiquem informações relacionadas às suas características e também à ação desses microorganismos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: A partir das informações obtidas sobre as características dos fungos e bactérias, entregue aos alunos a matriz de um mapa conceitual e solicite que, em duplas, os alunos preencham as lacunas com informações.

O mapa conceitual permite que os alunos desenvolvam a capacidade de síntese e façam a seleção das informações realmente relevantes para a compreensão do objeto de estudo. Favorece que os alunos tenham uma visão geral sobre o tema abordado, estruturando-o de forma lógica e hierarquizada, com unidades simples interconectadas. Comente que mapear conceitualmente um texto implica em reconhecer as ideias contidas nele e em reorganizá-las de maneira clara, facilitando assim a aprendizagem.

A matriz do mapa conceitual poderá ser alterada, podendo ser acrescentadas mais lacunas conforme informações que a turma consiga obter sobre os microrganismos estudados.

Logo depois, peça que as duplas realizem a leitura para socialização de suas resposta, e havendo necessidade de alguma correção conceitual faça as adequações necessárias com os alunos. Nos materiais complementares deste plano, você tem acesso a uma sugestão de preenchimento do mapa conceitual.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 4º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano