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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Quando usar Til, M ou N no final de sílabas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Quando usar Til, M ou N no final de sílabas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp;
Google Docs (tutorial disponível aqui).

- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui);
Loom (tutorial disponível aqui).

Introdução
Compartilhe as imagens dos slides por e-mail ou WhatsApp e peça que os alunos enviem áudios com a leitura das palavras. Você pode gravar um vídeo curto utilizando o Loom, orientando os alunos a identificar a marca de nasalidade nas palavras. Outra opção é gravar um áudio pelo WhatsApp com a explicação.

Desenvolvimento
Jogo do Bafo. Encaminhe os alunos as imagens propostas para o jogo por e-mail ou WhatsApp. Se não for possível a impressão pelo, sugira que eles mesmos façam suas figurinhas. Encaminhe a lista de palavras e peça que as procurem em revistas ou façam desenhos em cada figurinha. Grave um áudio ou faça um tutorial pelo Loom com as regras e orientações de medidas para a confecção do jogo.
Oriente os alunos a jogarem com alguém de casa; se não for possível, eles podem treinar e tirar uma foto para ser enviada pelo WhatsApp com as palavras escritas nas figurinhas que virou.

Fechamento
Retome o quadro feito na primeira aula do plano, que já deve ter sido compartilhado com os alunos por e-mail ou WhatsApp, e acrescente coletivamente as descobertas que fizeram com essa atividade. Siga as orientações do plano para encaminhar as perguntas de forma que eles cheguem às conclusões sugeridas nas orientações. Esse momento poderá ser uma conversa rápida pelo Google Meet, com o quadro aberto para acréscimo das conclusões, ou pelo WhatsApp. Envie as perguntas para que os alunos respondam por áudio.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do jogo do bafo. Se for preciso confeccionar as figurinhas, os familiares poderão participar deste momento também. 

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_05ATS02

(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).


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