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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Til, M ou N no final de sílabas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Til, M ou N no final de sílabas

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a diferença do uso de til, M e N no final das sílabas ao escrever palavras e refletir sobre marcas de nasalidade nas palavras.

Materiais necessários: Fichas individuais com as imagens e seus nomes, em tamanho grande.

Dificuldades antecipadas: Aluno não perceber a sonoridade na pronúncia das palavras e não compreender que a diferença entre elas está na escrita, pois a pronúncia é idêntica.

Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Conte para a turma qual é a proposta da aula do dia.
  • Apresente o tema da aula (datashow, escrito em destaque no quadro ou em cartaz).
  • Explore o que é sílaba.
  • Questione:
  • Existe a possibilidade de aparecer TIL, M ou N no final das sílabas?
  • Vocês conseguem se lembrar de palavras que aparecem TIL, M ou N no final das sílabas? Quais?

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize a turma de maneira que todos visualizem as imagens que serão colocadas no quadro ou apresentadas uma a uma nos projetos. Serão projetadas as imagens dos slides 3 a 5, seguindo as mesmas orientações. Para imprimir as imagens, clique aqui.
  • Oriente-os a observar a imagem e ler, a princípio silenciosamente, as palavras com atenção à escrita de cada uma delas.
  • Exponha as fichas uma a uma no quadro, dando tempo para que a turma observe as imagens, leia os nomes e analise a escrita delas.
  • Coletivamente explore a leitura das palavras em voz alta e peça que os alunos identifiquem em cada uma delas as marcas de nasalidade
  • As imagens podem ser substituídas desde que contemplem as três situações: com til, com M e com N no final de sílabas. Neste momento evite palavras que terminam com M ou que tenha final de sílaba com M e N na mesma palavra, por exemplo CHIM-PAN-ZÉ

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize a turma de maneira que todos visualizem as imagens que serão colocadas no quadro. Serão projetadas as imagens dos slides de 3 a 5, seguindo as mesmas orientações.
  • Oriente-os a observar a imagem e ler a princípio, silenciosamente as palavras com atenção na escrita de cada uma delas
  • Exponha as fichas uma a uma no quadro, dando tempo para que a turma observe as imagens, leia os nomes e analise a escrita delas.
  • Coletivamente explore a leitura das palavras em voz alta e peça que os alunos identifiquem em cada uma delas as marcas de nasalidade
  • As imagens podem ser substituídas, desde que, contemplem as três situações: com til, com M e com N no final de sílabas. Neste momento evite palavras que terminam com M ou que tenha final de sílaba com M e N na mesma palavra, por exemplo CHIM-PAN-ZÉ.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize a turma de maneira que todos visualizem as imagens que serão colocadas no quadro. Serão projetadas as imagens dos slides de 3 a 5, seguindo as mesmas orientações.
  • Oriente-os a observar a imagem e ler a princípio, silenciosamente as palavras com atenção na escrita de cada uma delas
  • Exponha as fichas uma a uma no quadro, dando tempo para que a turma observe as imagens, leia os nomes e analise a escrita delas.
  • Coletivamente explore a leitura das palavras em voz alta e peça que os alunos identifiquem em cada uma delas as marcas de nasalidade
  • As imagens podem ser substituídas, desde que, contemplem as três situações: com til, com M e com N no final de sílabas. Neste momento evite palavras que terminam com M ou que tenha final de sílaba com M e N na mesma palavra, por exemplo CHIM-PAN-ZÉ.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Serão projetados os slides de 6 e 7 para o desenvolvimento, seguindo as orientações abaixo.
  • Organize a turma de maneira que todos visualizem as imagens dispostas no quadro.
  • Oriente a lerem em voz alta cada uma das palavras. Diga para a turma toda ler ao mesmo tempo, em seguida peça que alguns alunos leiam sozinhos em voz alta.
  • Explore a pronúncia de cada uma delas, focando a atenção da turma para o som nasal das palavras apresentadas. Estimule a turma a expressar suas opiniões sobre a pronúncia das palavras.
  • Questione:
  • Quais são as palavras que apresentam uso de til?
  • Em quais palavras foram usados M no final da sílaba?
  • E quando aparece N no final da sílaba?
  • Vamos ler: BALÃO/TAMANDUÁ/CARAMBOLA. Ao pronunciarmos essas palavras em voz alta o que percebemos de comum entre elas?
  • Alguém conhece outras palavras que poderiam fazer parte desse conjunto?
  • Faça uma lista dessas palavras que os alunos forem elencando.

6. Foque com a turma durante a leitura em voz alta das palavras, as sílabas com marcas na nasalidade, é importante que reflitam sobre essas marcas de nasalidade nas palavras expostas, ou em outras caso os alunos apresentem durante a aula.

7. Leve a turma a perceber que a diferença do uso de til, M e N no final das sílabas está ao escrever a palavra, pois a pronúncia é parecida.

Materiais complementares: Vale a pena ler o estudo sobre “A nasalidade distintiva no início da aquisição da língua escrita” de Clara Simone Ignácio de Mendonça, disponível em http://www.ucpel.tche.br/senale/cd_senale/2013/Textos/trabalhos/84.pdf, que tem como objetivo analisar as hipóteses de escrita de crianças em fase inicial de aquisição da escrita, tendo como foco a nasalidade contrastiva do português.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Serão projetados os slides de 6 e 7 para o desenvolvimento da aula, seguindo as orientações abaixo
  • Leia para a turma: Ao lermos em voz alta essas palavras, percebemos que a pronúncia é a mesma quando há TIL, M ou N no final da sílaba.
  • Questione: Onde está a diferença nas palavras lidas?
  • Explore com a turma que a diferença está concentrada na escrita. Leve-os a perceber as regularidades, em especial quando aparece M ou N no final da sílaba.
  • Estimule-os a observar e refletir sobre o uso de M/N e a diferença na nasalidade do uso do til.
  • Não apresente de imediato a regra do uso de M/N (usamos M antes de P e B e N antes das demais consoantes), estimule-os a perceber as regularidades observando a escrita as palavras. Caso não percebam apenas observando e analisando, faça as intervenções apontando nas fichas e questionando a turma sobre a letra posterior ao M/N nas palavras e quando usamos o til.
  • Proponha que a turma, coletivamente organize as palavras em grupos. Questione:
  • Como poderíamos fazer essa separação? Quais seriam os grupos e que palavras ficariam em cada um deles?

8. Caso os alunos não consigam identificar os possíveis grupos: Grupo de palavras com TIL, grupo com M no final de sílaba e grupo com N no final de sílaba, eles poderão ser propostos por você.

9. Com as próprias fichas apresentadas inicialmente, separe no próprio quadro os espaços para cada grupos de palavras. Peça que os alunos façam essa separação das palavras, onde um a um escolhe uma das fichas com imagens e palavras e a aloque no local adequado.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Finalize com a turma lendo o quadro feito, identificando os grupos formados e registrando as regularidades encontradas (O til acompanha apenas as vogais a e o / M é utilizado apenas antes das consoantes B e P / N é utilizado antes das demais consoantes).
  • Explore o uso do til e o M/N na palavras da lista trabalhada. Identifiquem as regularidades e validem coletivamente as informações do cartaz.
  • Registre em cartaz as conclusões/sistematização de tudo que foi trabalhado em aula e exponha na sala de aula para ser utilizado como fonte de consulta.
  • Caso os alunos não cheguem a uma conclusão sobre o que registrar, faça as devidas intervenções e proponha algumas opções como:
  • O TIL (~) acompanha apenas as vogais A e O
  • M no final da sílaba é utilizado apenas antes das consoantes B e P
  • N no final da sílaba é utilizado antes das demais consoantes e nunca em final de palavras.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a diferença do uso de til, M e N no final das sílabas ao escrever palavras e refletir sobre marcas de nasalidade nas palavras.

Materiais necessários: Fichas individuais com as imagens e seus nomes, em tamanho grande.

Dificuldades antecipadas: Aluno não perceber a sonoridade na pronúncia das palavras e não compreender que a diferença entre elas está na escrita, pois a pronúncia é idêntica.

Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Conte para a turma qual é a proposta da aula do dia.
  • Apresente o tema da aula (datashow, escrito em destaque no quadro ou em cartaz).
  • Explore o que é sílaba.
  • Questione:
  • Existe a possibilidade de aparecer TIL, M ou N no final das sílabas?
  • Vocês conseguem se lembrar de palavras que aparecem TIL, M ou N no final das sílabas? Quais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize a turma de maneira que todos visualizem as imagens que serão colocadas no quadro ou apresentadas uma a uma nos projetos. Serão projetadas as imagens dos slides 3 a 5, seguindo as mesmas orientações. Para imprimir as imagens, clique aqui.
  • Oriente-os a observar a imagem e ler, a princípio silenciosamente, as palavras com atenção à escrita de cada uma delas.
  • Exponha as fichas uma a uma no quadro, dando tempo para que a turma observe as imagens, leia os nomes e analise a escrita delas.
  • Coletivamente explore a leitura das palavras em voz alta e peça que os alunos identifiquem em cada uma delas as marcas de nasalidade
  • As imagens podem ser substituídas desde que contemplem as três situações: com til, com M e com N no final de sílabas. Neste momento evite palavras que terminam com M ou que tenha final de sílaba com M e N na mesma palavra, por exemplo CHIM-PAN-ZÉ

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize a turma de maneira que todos visualizem as imagens que serão colocadas no quadro. Serão projetadas as imagens dos slides de 3 a 5, seguindo as mesmas orientações.
  • Oriente-os a observar a imagem e ler a princípio, silenciosamente as palavras com atenção na escrita de cada uma delas
  • Exponha as fichas uma a uma no quadro, dando tempo para que a turma observe as imagens, leia os nomes e analise a escrita delas.
  • Coletivamente explore a leitura das palavras em voz alta e peça que os alunos identifiquem em cada uma delas as marcas de nasalidade
  • As imagens podem ser substituídas, desde que, contemplem as três situações: com til, com M e com N no final de sílabas. Neste momento evite palavras que terminam com M ou que tenha final de sílaba com M e N na mesma palavra, por exemplo CHIM-PAN-ZÉ.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize a turma de maneira que todos visualizem as imagens que serão colocadas no quadro. Serão projetadas as imagens dos slides de 3 a 5, seguindo as mesmas orientações.
  • Oriente-os a observar a imagem e ler a princípio, silenciosamente as palavras com atenção na escrita de cada uma delas
  • Exponha as fichas uma a uma no quadro, dando tempo para que a turma observe as imagens, leia os nomes e analise a escrita delas.
  • Coletivamente explore a leitura das palavras em voz alta e peça que os alunos identifiquem em cada uma delas as marcas de nasalidade
  • As imagens podem ser substituídas, desde que, contemplem as três situações: com til, com M e com N no final de sílabas. Neste momento evite palavras que terminam com M ou que tenha final de sílaba com M e N na mesma palavra, por exemplo CHIM-PAN-ZÉ.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Serão projetados os slides de 6 e 7 para o desenvolvimento, seguindo as orientações abaixo.
  • Organize a turma de maneira que todos visualizem as imagens dispostas no quadro.
  • Oriente a lerem em voz alta cada uma das palavras. Diga para a turma toda ler ao mesmo tempo, em seguida peça que alguns alunos leiam sozinhos em voz alta.
  • Explore a pronúncia de cada uma delas, focando a atenção da turma para o som nasal das palavras apresentadas. Estimule a turma a expressar suas opiniões sobre a pronúncia das palavras.
  • Questione:
  • Quais são as palavras que apresentam uso de til?
  • Em quais palavras foram usados M no final da sílaba?
  • E quando aparece N no final da sílaba?
  • Vamos ler: BALÃO/TAMANDUÁ/CARAMBOLA. Ao pronunciarmos essas palavras em voz alta o que percebemos de comum entre elas?
  • Alguém conhece outras palavras que poderiam fazer parte desse conjunto?
  • Faça uma lista dessas palavras que os alunos forem elencando.

6. Foque com a turma durante a leitura em voz alta das palavras, as sílabas com marcas na nasalidade, é importante que reflitam sobre essas marcas de nasalidade nas palavras expostas, ou em outras caso os alunos apresentem durante a aula.

7. Leve a turma a perceber que a diferença do uso de til, M e N no final das sílabas está ao escrever a palavra, pois a pronúncia é parecida.

Materiais complementares: Vale a pena ler o estudo sobre “A nasalidade distintiva no início da aquisição da língua escrita” de Clara Simone Ignácio de Mendonça, disponível em http://www.ucpel.tche.br/senale/cd_senale/2013/Textos/trabalhos/84.pdf, que tem como objetivo analisar as hipóteses de escrita de crianças em fase inicial de aquisição da escrita, tendo como foco a nasalidade contrastiva do português.

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Orientações:

  • Serão projetados os slides de 6 e 7 para o desenvolvimento da aula, seguindo as orientações abaixo
  • Leia para a turma: Ao lermos em voz alta essas palavras, percebemos que a pronúncia é a mesma quando há TIL, M ou N no final da sílaba.
  • Questione: Onde está a diferença nas palavras lidas?
  • Explore com a turma que a diferença está concentrada na escrita. Leve-os a perceber as regularidades, em especial quando aparece M ou N no final da sílaba.
  • Estimule-os a observar e refletir sobre o uso de M/N e a diferença na nasalidade do uso do til.
  • Não apresente de imediato a regra do uso de M/N (usamos M antes de P e B e N antes das demais consoantes), estimule-os a perceber as regularidades observando a escrita as palavras. Caso não percebam apenas observando e analisando, faça as intervenções apontando nas fichas e questionando a turma sobre a letra posterior ao M/N nas palavras e quando usamos o til.
  • Proponha que a turma, coletivamente organize as palavras em grupos. Questione:
  • Como poderíamos fazer essa separação? Quais seriam os grupos e que palavras ficariam em cada um deles?

8. Caso os alunos não consigam identificar os possíveis grupos: Grupo de palavras com TIL, grupo com M no final de sílaba e grupo com N no final de sílaba, eles poderão ser propostos por você.

9. Com as próprias fichas apresentadas inicialmente, separe no próprio quadro os espaços para cada grupos de palavras. Peça que os alunos façam essa separação das palavras, onde um a um escolhe uma das fichas com imagens e palavras e a aloque no local adequado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Finalize com a turma lendo o quadro feito, identificando os grupos formados e registrando as regularidades encontradas (O til acompanha apenas as vogais a e o / M é utilizado apenas antes das consoantes B e P / N é utilizado antes das demais consoantes).
  • Explore o uso do til e o M/N na palavras da lista trabalhada. Identifiquem as regularidades e validem coletivamente as informações do cartaz.
  • Registre em cartaz as conclusões/sistematização de tudo que foi trabalhado em aula e exponha na sala de aula para ser utilizado como fonte de consulta.
  • Caso os alunos não cheguem a uma conclusão sobre o que registrar, faça as devidas intervenções e proponha algumas opções como:
  • O TIL (~) acompanha apenas as vogais A e O
  • M no final da sílaba é utilizado apenas antes das consoantes B e P
  • N no final da sílaba é utilizado antes das demais consoantes e nunca em final de palavras.

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