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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Quando usar Til, M ou N no final de sílabas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Quando usar Til, M ou N no final de sílabas

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é escrever com ortografia regular uma lista de palavras com marcas de nasalidade (til, M ou N).

Materiais necessários: Organizar as imagens em forma de “cartinhas”, cujos nomes apresentem marcas de nasalidade. Para imprimir figuras já formatadas no quadro clique aqui, é só recortar e providenciar um jogo para cada dupla ou trios.

Dificuldades antecipadas: Aluno não perceber as marcas de nasalidade, não compreender as regras do uso de til, m ou n.

Referências sobre o assunto:

-NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Diga para a turma qual é a proposta da aula do dia. (Escrever com ortografia regular uma lista de palavras com marcas de nasalidade (til, M ou N).
  • Apresente o tema da aula (datashow, escrito em destaque no quadro ou em cartaz).

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente as questões do slide para os alunos coletivamente.
  • Explore o termo “marcas de nasalidade”. Caso tenha utilizado a aula 1 dessa sequência de aulas, recorra aos cartazes com as conclusões sobre marcas de nasalidade.
  • Construa com os alunos critérios para identificar as marcas de nasalidade de uma palavra.
  • Sugira que leiam as palavras em voz alta e posicionem os dedos indicador e polegar sobre o nariz ao pronunciar palavras com esses sons, para perceberem a diferença, por exemplo, entre a pronúncia de pote / ponte.
  • Explore: a nasalidade deve partir da percepção da diferença entre sons orais e sons nasais.
  • Caso não cheguem a um critério elaborado por eles mesmos, proponha: palavras com marcas de nasalidade apresentam M/N ou til no final de sílabas.

4. Proponha a análise das palavras para validar os critérios de identificação de palavras com marcas de nasalidade.

Materiais complementares: Apresentação do slide com as imagens em projetor ou cartaz com as imagens. Se necessário, clique aqui para imprimir as imagens.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

  • O desenvolvimento está descrito em duas etapas: no slide 4 o jogo e escrita de palavras e no slide 5 a socialização da escrita das palavras para validação.
  • Organize os alunos em duplas ou trios. É importante que as duplas ou trios formados estejam no mesmo nível de conhecimento sobre a escrita.
  • Converse com a turma sobre “Jogo do bafo” (Clique aqui para saber como se joga) .
  • Apresente a versão que será jogada pelos alunos, a qual está descrita no slide, resumidamente.
  • Esclareça as regras do jogo e dê as orientações:
  • Regras: Ao virar as figuras o aluno deve escrever a palavra sozinho, no verso, sem auxílio do colega ou do professor. Respeitar a sua vez de jogar e organizar o monte adequadamente. (Formule outras regras com seus alunos caso necessário).
  • Orientação complementar ao slide às duplas/trios: Coloque todas as figurinhas viradas para cima e bata com a mão no monte de figurinhas. As figurinhas que virarem do avesso são recolhidas pelo participante que acabou de bater e este tem que escrever o nome da imagem no verso do cartão. O próximo participante arruma as figurinhas que restarem e bate no monte, retirando aquelas que conseguir virar e também escrevendo o nome no verso do cartão. O processo continua até que todas as figurinhas em jogo sejam viradas do avesso e retiradas do monte. Todas as duplas receberão o monte de cartas iguais.

Materiais complementares:

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • O desenvolvimento está descrito em duas etapas: no slide 4 o jogo e a escrita de palavras e no slide 5 a socialização da escrita das palavras para validação.
  • Ao final do jogo, oriente as duplas/trios a observarem a escrita das palavras que fizeram, comparando com a escrita que será feita no quadro coletivamente.
  • Diga aos alunos para irem ao quadro um a um, onde escreverão o nome da imagem de uma das figurinhas que a professora determinar. Peça para a turma analisar coletivamente a escrita e para o integrante da dupla que tiver aquela imagem validar ou não sua escrita no verso do cartão. Se a palavra estiver escrita corretamente o aluno fica com a figurinha; caso contrário ele descarta a figurinha colocando-a no centro da carteira/mesa. Ao final da análise da escrita de todas as palavras, a dupla confere qual participante teve mais acertos.
  • Durante a análise das escritas, explore com os alunos os critérios que utilizaram para escrever com M, N ou til aquelas palavra.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide 6 em projetor. Não sendo possível o uso de projetor, utilize cartaz ou escreva no próprio quadro e peça que os alunos continuem a frase.
  • Oriente-os a registrar suas respostas e as socialize.
  • Retome o quadro/cartaz feito na primeira aula deste conjunto de planos. Se não utilizou a primeira aula desta sequência de aulas, consulte-o aqui e leve pronto para essa aula um cartaz ou slide para apresentação com as seguintes informações:
  • O TIL acompanha apenas as vogais A e O
  • M no final da sílaba é utilizado apenas antes das consoantes B e P
  • N no final da sílaba é utilizado antes das demais consoantes e nunca em final de palavras.
  • Finalize com a turma lendo todas as palavras trabalhadas em voz alta e identificando as regularidades encontradas (O til acompanha apenas as vogais a e o / M é utilizado apenas antes das consoantes B e P / N é utilizado antes das demais consoantes).
  • Validar as informações contidas no cartaz e acrescentar outras se necessário, considerando a lista de palavras que foram trabalhadas nessa aula.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é escrever com ortografia regular uma lista de palavras com marcas de nasalidade (til, M ou N).

Materiais necessários: Organizar as imagens em forma de “cartinhas”, cujos nomes apresentem marcas de nasalidade. Para imprimir figuras já formatadas no quadro clique aqui, é só recortar e providenciar um jogo para cada dupla ou trios.

Dificuldades antecipadas: Aluno não perceber as marcas de nasalidade, não compreender as regras do uso de til, m ou n.

Referências sobre o assunto:

-NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Diga para a turma qual é a proposta da aula do dia. (Escrever com ortografia regular uma lista de palavras com marcas de nasalidade (til, M ou N).
  • Apresente o tema da aula (datashow, escrito em destaque no quadro ou em cartaz).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente as questões do slide para os alunos coletivamente.
  • Explore o termo “marcas de nasalidade”. Caso tenha utilizado a aula 1 dessa sequência de aulas, recorra aos cartazes com as conclusões sobre marcas de nasalidade.
  • Construa com os alunos critérios para identificar as marcas de nasalidade de uma palavra.
  • Sugira que leiam as palavras em voz alta e posicionem os dedos indicador e polegar sobre o nariz ao pronunciar palavras com esses sons, para perceberem a diferença, por exemplo, entre a pronúncia de pote / ponte.
  • Explore: a nasalidade deve partir da percepção da diferença entre sons orais e sons nasais.
  • Caso não cheguem a um critério elaborado por eles mesmos, proponha: palavras com marcas de nasalidade apresentam M/N ou til no final de sílabas.

4. Proponha a análise das palavras para validar os critérios de identificação de palavras com marcas de nasalidade.

Materiais complementares: Apresentação do slide com as imagens em projetor ou cartaz com as imagens. Se necessário, clique aqui para imprimir as imagens.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

  • O desenvolvimento está descrito em duas etapas: no slide 4 o jogo e escrita de palavras e no slide 5 a socialização da escrita das palavras para validação.
  • Organize os alunos em duplas ou trios. É importante que as duplas ou trios formados estejam no mesmo nível de conhecimento sobre a escrita.
  • Converse com a turma sobre “Jogo do bafo” (Clique aqui para saber como se joga) .
  • Apresente a versão que será jogada pelos alunos, a qual está descrita no slide, resumidamente.
  • Esclareça as regras do jogo e dê as orientações:
  • Regras: Ao virar as figuras o aluno deve escrever a palavra sozinho, no verso, sem auxílio do colega ou do professor. Respeitar a sua vez de jogar e organizar o monte adequadamente. (Formule outras regras com seus alunos caso necessário).
  • Orientação complementar ao slide às duplas/trios: Coloque todas as figurinhas viradas para cima e bata com a mão no monte de figurinhas. As figurinhas que virarem do avesso são recolhidas pelo participante que acabou de bater e este tem que escrever o nome da imagem no verso do cartão. O próximo participante arruma as figurinhas que restarem e bate no monte, retirando aquelas que conseguir virar e também escrevendo o nome no verso do cartão. O processo continua até que todas as figurinhas em jogo sejam viradas do avesso e retiradas do monte. Todas as duplas receberão o monte de cartas iguais.

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Orientações:

  • O desenvolvimento está descrito em duas etapas: no slide 4 o jogo e a escrita de palavras e no slide 5 a socialização da escrita das palavras para validação.
  • Ao final do jogo, oriente as duplas/trios a observarem a escrita das palavras que fizeram, comparando com a escrita que será feita no quadro coletivamente.
  • Diga aos alunos para irem ao quadro um a um, onde escreverão o nome da imagem de uma das figurinhas que a professora determinar. Peça para a turma analisar coletivamente a escrita e para o integrante da dupla que tiver aquela imagem validar ou não sua escrita no verso do cartão. Se a palavra estiver escrita corretamente o aluno fica com a figurinha; caso contrário ele descarta a figurinha colocando-a no centro da carteira/mesa. Ao final da análise da escrita de todas as palavras, a dupla confere qual participante teve mais acertos.
  • Durante a análise das escritas, explore com os alunos os critérios que utilizaram para escrever com M, N ou til aquelas palavra.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide 6 em projetor. Não sendo possível o uso de projetor, utilize cartaz ou escreva no próprio quadro e peça que os alunos continuem a frase.
  • Oriente-os a registrar suas respostas e as socialize.
  • Retome o quadro/cartaz feito na primeira aula deste conjunto de planos. Se não utilizou a primeira aula desta sequência de aulas, consulte-o aqui e leve pronto para essa aula um cartaz ou slide para apresentação com as seguintes informações:
  • O TIL acompanha apenas as vogais A e O
  • M no final da sílaba é utilizado apenas antes das consoantes B e P
  • N no final da sílaba é utilizado antes das demais consoantes e nunca em final de palavras.
  • Finalize com a turma lendo todas as palavras trabalhadas em voz alta e identificando as regularidades encontradas (O til acompanha apenas as vogais a e o / M é utilizado apenas antes das consoantes B e P / N é utilizado antes das demais consoantes).
  • Validar as informações contidas no cartaz e acrescentar outras se necessário, considerando a lista de palavras que foram trabalhadas nessa aula.
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