13565
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • Formação para Redes

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Balanceamento de Equações Químicas

Plano de aula de Ciências com atividades para 9º ano do Fundamental sobre interpretação de equações químicas e resolver o seu balanceamento estequiométrico.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: João Paulo Trindade dos Santos

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre esta aula 2. Título da aula 3. CONTEXTO 4. QUESTÃO DISPARADORA 5. MÃO NA MASSA 6. SISTEMATIZAÇÃO Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

referente aos três planos, anteriores, desta unidade, sobre reações de combustão, lei da conservação das massas (Lavoisier) e lei das proporções constantes (Proust).

Este plano tem por objetivo possibilitar que os alunos observem e resolvam o balanceamento de equações químicas através da utilização de modelos de bolas de isopor (representando moléculas) e da análise de dados. Para isso, eles receberão duas atividades que serão desenvolvidas no mão na massa. As atividades a serem impressas estão disponíveis nos links a seguir:

Atividade para impressão 1 - <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W2Ur5MxSuPs8ZZcxPSQKxcaKVYuKVvY2R5qQzSVauvekrAcTN3pE5hYwkee9/atividade-para-impressao-construindo-modelos-cie9-02me04.pdf>.

Atividade para impressão 2 - <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZPVcn82TjqEuPnGzrQbahNE4d69HvnQCmjU3JWnPaSn5SyahTy47Awqx7DX5/atividade-para-impressao-equacoes-cie9-02me04.pdf>.

O gabarito das atividades podem, também, ser acessados nos links a seguir:
Gabarito da atividade 1 - <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kxzuS8gwMyzZSwBG293bQsK2G7SHmpvj4gzxQvajATqCjud9CQbv2HPsYM3y/resolucao-da-atividade-construindo-modelos-cie9-02me04.pdf>.

Gabarito da atividade 2 - <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VGUd2nGnNGq6bmgxVGcqeNanRhDSJu2AErdbGr8aGp945Y9BAKM52CS8qEA9/resolucao-da-atividade-equacoes-cie9-02me04.pdf>.

O professor deverá providenciar os modelos de bolas das moléculas dos reagentes de acordo com as instruções disponíveis neste link: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TumB3UNnSqVsUEz5ttyneETYy5qvvWT7bqwN7krD4JREZMa56cP7uazrfXRa/instrucoes-para-o-professor-mao-na-massa-cie9-02me04.pdf>.

Além disso, se houver possibilidade de usar computadores, o professor pode apresentar um jogo simulando o balanceamento de equações químicas. O jogo apresenta três níveis de dificuldade, modelos de moléculas em 3D e também diversas equações para balanceamento. O simulador pode ser acessado através do link <https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/balancing-chemical-equations>. Acesse o link, inicie com a Introdução e escolha em ferramentas a balança, que facilita a visualização do balanceamento das equações. Depois você pode propor um desafio escolhendo Jogo. O simulador é autoexplicativo e muito simples de usar.

Materiais necessários para a aula: 12 bolas de isopor de 15 mm (por grupo), 1 bola de isopor de 25 mm (por grupo), 6 bolas de isopor de 35 mm (por grupo) 8 bolas de isopor de 50 mm (por grupo), palitos de churrasco, fita adesiva ou cola quente, tinta nas cores vermelho, azul, laranja e verde pincel.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título da aula para os alunos e faça as seguintes perguntas:

  • O que são equações químicas?
  • O que é “balanceamento”?

Instigue os alunos a desenvolverem suas hipóteses e argumentos com relação ao título da aula, com o objetivo de analisar seus conhecimentos prévios.

Complemente comentando que equações químicas caracterizam-se como uma representação gráfica de reações químicas, ou seja, equação e reação não são a mesma coisa. A equação química representa, de forma simbólica, a reação entre reagentes para formar os produtos. É uma maneira simples de traduzir o que ocorre, ao invés de escrever um longo texto.

A equação química não diz, por exemplo, qual o procedimento experimental: não descreve vidrarias necessárias, ordem em que os reagentes são adicionados, tempo de reação, massa ou volume de reagente utilizados, processos de purificação etc. Muitas vezes ela diz que é preciso aquecer, por exemplo, trazendo um triângulo sob a seta, mas não necessariamente a temperatura em que a reação acontece ou por quanto tempo é preciso aquecer.

Sobre a palavra balanceamento, o professor pode relacionar as aulas anteriores onde eles viram que a massa se conversa num sistema fechado. Pode fazer uma relação com a frase: nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Ou seja, os elementos que entram como reagentes devem estar todos nos produtos. Talvez uma analogia razoável seja a da balança de 2 pratos, onde reagentes e produtos devem equilibrar a balança.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide ou desenhe no quadro a equação química que representa a combustão do hidrogênio, assim como, a equação em modelos esféricos para efeito comparativo.

Peça para os alunos formarem pequenos grupos, fazendo as seguintes perguntas para iniciar o desenvolvimento desta etapa:

  • Que elementos químicos estão sendo representados nessa equação? O que está acontecendo?

Os alunos devem utilizar os conhecimentos e habilidades construídos no primeiro plano dessa unidade (reações de combustão) para desenvolver seus argumentos, onde, devem concluir que a equação representa a reação de combustão do hidrogênio, para dessa forma, produzir água.

Após os grupos desenvolverem seus argumentos, siga as seguintes instruções para prosseguir:

  • As instruções podem ser seguidas por meio do link - <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TumB3UNnSqVsUEz5ttyneETYy5qvvWT7bqwN7krD4JREZMa56cP7uazrfXRa/instrucoes-para-o-professor-mao-na-massa-cie9-02me04.pdf>
  • Previamente (antes da realização desse plano), pinte pequenas bolinhas de isopor na cor laranja (representando o hidrogênio) e em azul (representando o oxigênio).
  • Monte as moléculas utilizando palitos de dente ou fita adesiva.
  • Forneça para cada grupo, apenas uma molécula de hidrogênio (H2) e de oxigênio (O2), conforme a ilustração do slide
  • Os grupos devem rearranjar os átomos das moléculas para montar a molécula de água, conforme a ilustração do slide.
  • Após todos os grupos montarem a molécula de água, pergunte o que aconteceu no final.

Os grupos devem observar, que após montarem a molécula de água, sobrará apenas uma bolinha representando o átomo de oxigênio (equação não balanceada).

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora para a turma, fazendo as seguintes perguntas:

  • Podemos afirmar que a equação está correta?
  • Por que o átomo restante, de oxigênio, não aparece na equação?
  • O que deve ser feito com esse átomo?

Permita que os grupos façam suas observações e criem hipóteses a respeito desses questionamentos, a partir da análise da equação de combustão do hidrogênio. Pode-se desenhar no quadro ou retornar ao slide anterior.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Projete o slide ou imprima uma cópia para cada grupo. Permita que os grupos iniciem um debate, a fim de desenvolverem seus argumentos e conclusões a partir da análise das perguntas (é sugerida uma estimativa de 5 minutos para a realização dessa atividade).

Nesta etapa, os alunos devem chegar até as seguintes conclusões:

1) A equação pode ser interpretada como: A e B reagem (combinam-se) para formar o composto AB.

2) O sinal de “+” significa que o reagente B foi adicionado ao reagente A, ou vice versa.

3) A seta está indicando o caminho da reação, partindo de A e B para produzir o composto AB: átomos e/ou moléculas de A e B estão se rearranjando e interagindo entre si (combinando-se) para formar o produto AB.

4) A palavra “reagentes”, como o próprio nome sugere, indica os componentes que irão reagir entre si, para formar os produtos (aquilo que é produzido). Nesse exemplo, os reagentes são identificados como os componentes A e B, enquanto que o produto é o composto AB.

Materiais necessários para a aula: 12 bolas de isopor de 15 mm (por grupo), 1 bola de isopor de 25 mm (por grupo), 6 bolas de isopor de 35 mm (por grupo) 8 bolas de isopor de 50 mm (por grupo), palitos de churrasco, fita adesiva ou cola quente, tinta nas cores vermelho, azul, laranja e verde pincel.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Faça a impressão das atividades a serem desenvolvidas pelos alunos, disponíveis nos links a seguir:

Atividade para impressão 1 - <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W2Ur5MxSuPs8ZZcxPSQKxcaKVYuKVvY2R5qQzSVauvekrAcTN3pE5hYwkee9/atividade-para-impressao-construindo-modelos-cie9-02me04.pdf>.

Atividade para impressão 2 - <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZPVcn82TjqEuPnGzrQbahNE4d69HvnQCmjU3JWnPaSn5SyahTy47Awqx7DX5/atividade-para-impressao-equacoes-cie9-02me04.pdf>.

Entregue os modelos de bolas de isopor das moléculas reagentes para os alunos, para que eles possam trabalhar com elas e responder todas as atividades.

Permita o debate e a construção de hipóteses e ideias a respeito das atividades para impressão. Instigue os alunos a montarem as moléculas dos produtos de cada equação a partir dos modelos entregue por você. Faça perguntas de modo a levá-los a perceber que nas reações químicas não podem sobrar ou faltar átomos.

O gabarito das atividades, para ajudá-lo, podem ser acessados através dos links:

Gabarito da atividade 1 - <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kxzuS8gwMyzZSwBG293bQsK2G7SHmpvj4gzxQvajATqCjud9CQbv2HPsYM3y/resolucao-da-atividade-construindo-modelos-cie9-02me04.pdf>.

Gabarito da atividade 2 - <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VGUd2nGnNGq6bmgxVGcqeNanRhDSJu2AErdbGr8aGp945Y9BAKM52CS8qEA9/resolucao-da-atividade-equacoes-cie9-02me04.pdf>.

Se houver possibilidade de usar computadores, apresente um jogo simulando o balanceamento de equações químicas. O jogo apresenta três níveis de dificuldade, modelos de moléculas em 3D e também diversas equações para balanceamento. O simulador pode ser acessado através do link <https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/balancing-chemical-equations>.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva as informações no quadro para o desenvolvimento da sistematização.

Peça aos grupos que façam um breve debate em conjunto, a fim de construírem suas conclusões sobre o tema desta aula, de modo que eles percebam que a resposta para a questão disparadora é “balancear a equação, acertando os coeficientes estequiométricos”. Desta forma, os alunos devem chegar até as seguintes conclusões:

1) Equações químicas são representações gráficas de reações químicas. Uma equação apresenta de forma teórica, e direta, a relação entre reagentes e produtos. A equação química não é a reação, apenas a sua representação, é a linguagem que os químicos usam para contar “a história” do que acontece na transformação em questão.

2) Equações químicas devem ser balanceadas para estabelecer uma relação de proporção entre reagentes e produtos, pois a quantidade de átomos presente nos reagentes deve ser a mesma quantidade nos produtos, uma vez que reações químicas são “rearranjos de átomos”! Em uma transformação química não há criação nem destruição de átomos. Ligações químicas nos reagentes são rompidas e novas são formadas para se chegar ao produto.

3) A equação balanceada é representada por 2A + 2B ---> 2AB, a quantidade de átomos nos reagentes é igual a quantidade de átomos nos produtos.

4) Lei de Lavoisier (conservação das massas): Afirma que a massa de reagentes e produtos devem ser as mesmas, em um sistema fechado - segundo a célebre frase creditada a Lavoisier, “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Transportando essa lei também para a escala atômica (submicroscópica), em uma reação química a quantidade de átomos de reagentes e produtos devem ser a mesmas, ou seja, átomos não podem ser criados ou perdidos durante uma reação química. Por esse motivo realiza-se o balanceamento de equações químicas, estabelecendo o equilíbrio e a proporção entre reagentes e produtos.

Lei de Proust (proporções constantes): Afirma que para ocorrer uma reação química deve-se estabelecer uma relação proporcional entre reagentes e produtos. O professor pode fazer a analogia, novamente, com a gastronomia.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

referente aos três planos, anteriores, desta unidade, sobre reações de combustão, lei da conservação das massas (Lavoisier) e lei das proporções constantes (Proust).

Este plano tem por objetivo possibilitar que os alunos observem e resolvam o balanceamento de equações químicas através da utilização de modelos de bolas de isopor (representando moléculas) e da análise de dados. Para isso, eles receberão duas atividades que serão desenvolvidas no mão na massa. As atividades a serem impressas estão disponíveis nos links a seguir:

Atividade para impressão 1 - <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W2Ur5MxSuPs8ZZcxPSQKxcaKVYuKVvY2R5qQzSVauvekrAcTN3pE5hYwkee9/atividade-para-impressao-construindo-modelos-cie9-02me04.pdf>.

Atividade para impressão 2 - <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZPVcn82TjqEuPnGzrQbahNE4d69HvnQCmjU3JWnPaSn5SyahTy47Awqx7DX5/atividade-para-impressao-equacoes-cie9-02me04.pdf>.

O gabarito das atividades podem, também, ser acessados nos links a seguir:
Gabarito da atividade 1 - <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kxzuS8gwMyzZSwBG293bQsK2G7SHmpvj4gzxQvajATqCjud9CQbv2HPsYM3y/resolucao-da-atividade-construindo-modelos-cie9-02me04.pdf>.

Gabarito da atividade 2 - <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VGUd2nGnNGq6bmgxVGcqeNanRhDSJu2AErdbGr8aGp945Y9BAKM52CS8qEA9/resolucao-da-atividade-equacoes-cie9-02me04.pdf>.

O professor deverá providenciar os modelos de bolas das moléculas dos reagentes de acordo com as instruções disponíveis neste link: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TumB3UNnSqVsUEz5ttyneETYy5qvvWT7bqwN7krD4JREZMa56cP7uazrfXRa/instrucoes-para-o-professor-mao-na-massa-cie9-02me04.pdf>.

Além disso, se houver possibilidade de usar computadores, o professor pode apresentar um jogo simulando o balanceamento de equações químicas. O jogo apresenta três níveis de dificuldade, modelos de moléculas em 3D e também diversas equações para balanceamento. O simulador pode ser acessado através do link <https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/balancing-chemical-equations>. Acesse o link, inicie com a Introdução e escolha em ferramentas a balança, que facilita a visualização do balanceamento das equações. Depois você pode propor um desafio escolhendo Jogo. O simulador é autoexplicativo e muito simples de usar.

Materiais necessários para a aula: 12 bolas de isopor de 15 mm (por grupo), 1 bola de isopor de 25 mm (por grupo), 6 bolas de isopor de 35 mm (por grupo) 8 bolas de isopor de 50 mm (por grupo), palitos de churrasco, fita adesiva ou cola quente, tinta nas cores vermelho, azul, laranja e verde pincel.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título da aula para os alunos e faça as seguintes perguntas:

  • O que são equações químicas?
  • O que é “balanceamento”?

Instigue os alunos a desenvolverem suas hipóteses e argumentos com relação ao título da aula, com o objetivo de analisar seus conhecimentos prévios.

Complemente comentando que equações químicas caracterizam-se como uma representação gráfica de reações químicas, ou seja, equação e reação não são a mesma coisa. A equação química representa, de forma simbólica, a reação entre reagentes para formar os produtos. É uma maneira simples de traduzir o que ocorre, ao invés de escrever um longo texto.

A equação química não diz, por exemplo, qual o procedimento experimental: não descreve vidrarias necessárias, ordem em que os reagentes são adicionados, tempo de reação, massa ou volume de reagente utilizados, processos de purificação etc. Muitas vezes ela diz que é preciso aquecer, por exemplo, trazendo um triângulo sob a seta, mas não necessariamente a temperatura em que a reação acontece ou por quanto tempo é preciso aquecer.

Sobre a palavra balanceamento, o professor pode relacionar as aulas anteriores onde eles viram que a massa se conversa num sistema fechado. Pode fazer uma relação com a frase: nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Ou seja, os elementos que entram como reagentes devem estar todos nos produtos. Talvez uma analogia razoável seja a da balança de 2 pratos, onde reagentes e produtos devem equilibrar a balança.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide ou desenhe no quadro a equação química que representa a combustão do hidrogênio, assim como, a equação em modelos esféricos para efeito comparativo.

Peça para os alunos formarem pequenos grupos, fazendo as seguintes perguntas para iniciar o desenvolvimento desta etapa:

  • Que elementos químicos estão sendo representados nessa equação? O que está acontecendo?

Os alunos devem utilizar os conhecimentos e habilidades construídos no primeiro plano dessa unidade (reações de combustão) para desenvolver seus argumentos, onde, devem concluir que a equação representa a reação de combustão do hidrogênio, para dessa forma, produzir água.

Após os grupos desenvolverem seus argumentos, siga as seguintes instruções para prosseguir:

  • As instruções podem ser seguidas por meio do link - <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TumB3UNnSqVsUEz5ttyneETYy5qvvWT7bqwN7krD4JREZMa56cP7uazrfXRa/instrucoes-para-o-professor-mao-na-massa-cie9-02me04.pdf>
  • Previamente (antes da realização desse plano), pinte pequenas bolinhas de isopor na cor laranja (representando o hidrogênio) e em azul (representando o oxigênio).
  • Monte as moléculas utilizando palitos de dente ou fita adesiva.
  • Forneça para cada grupo, apenas uma molécula de hidrogênio (H2) e de oxigênio (O2), conforme a ilustração do slide
  • Os grupos devem rearranjar os átomos das moléculas para montar a molécula de água, conforme a ilustração do slide.
  • Após todos os grupos montarem a molécula de água, pergunte o que aconteceu no final.

Os grupos devem observar, que após montarem a molécula de água, sobrará apenas uma bolinha representando o átomo de oxigênio (equação não balanceada).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora para a turma, fazendo as seguintes perguntas:

  • Podemos afirmar que a equação está correta?
  • Por que o átomo restante, de oxigênio, não aparece na equação?
  • O que deve ser feito com esse átomo?

Permita que os grupos façam suas observações e criem hipóteses a respeito desses questionamentos, a partir da análise da equação de combustão do hidrogênio. Pode-se desenhar no quadro ou retornar ao slide anterior.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Projete o slide ou imprima uma cópia para cada grupo. Permita que os grupos iniciem um debate, a fim de desenvolverem seus argumentos e conclusões a partir da análise das perguntas (é sugerida uma estimativa de 5 minutos para a realização dessa atividade).

Nesta etapa, os alunos devem chegar até as seguintes conclusões:

1) A equação pode ser interpretada como: A e B reagem (combinam-se) para formar o composto AB.

2) O sinal de “+” significa que o reagente B foi adicionado ao reagente A, ou vice versa.

3) A seta está indicando o caminho da reação, partindo de A e B para produzir o composto AB: átomos e/ou moléculas de A e B estão se rearranjando e interagindo entre si (combinando-se) para formar o produto AB.

4) A palavra “reagentes”, como o próprio nome sugere, indica os componentes que irão reagir entre si, para formar os produtos (aquilo que é produzido). Nesse exemplo, os reagentes são identificados como os componentes A e B, enquanto que o produto é o composto AB.

Materiais necessários para a aula: 12 bolas de isopor de 15 mm (por grupo), 1 bola de isopor de 25 mm (por grupo), 6 bolas de isopor de 35 mm (por grupo) 8 bolas de isopor de 50 mm (por grupo), palitos de churrasco, fita adesiva ou cola quente, tinta nas cores vermelho, azul, laranja e verde pincel.

Slide Plano Aula

Orientações: Faça a impressão das atividades a serem desenvolvidas pelos alunos, disponíveis nos links a seguir:

Atividade para impressão 1 - <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W2Ur5MxSuPs8ZZcxPSQKxcaKVYuKVvY2R5qQzSVauvekrAcTN3pE5hYwkee9/atividade-para-impressao-construindo-modelos-cie9-02me04.pdf>.

Atividade para impressão 2 - <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZPVcn82TjqEuPnGzrQbahNE4d69HvnQCmjU3JWnPaSn5SyahTy47Awqx7DX5/atividade-para-impressao-equacoes-cie9-02me04.pdf>.

Entregue os modelos de bolas de isopor das moléculas reagentes para os alunos, para que eles possam trabalhar com elas e responder todas as atividades.

Permita o debate e a construção de hipóteses e ideias a respeito das atividades para impressão. Instigue os alunos a montarem as moléculas dos produtos de cada equação a partir dos modelos entregue por você. Faça perguntas de modo a levá-los a perceber que nas reações químicas não podem sobrar ou faltar átomos.

O gabarito das atividades, para ajudá-lo, podem ser acessados através dos links:

Gabarito da atividade 1 - <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kxzuS8gwMyzZSwBG293bQsK2G7SHmpvj4gzxQvajATqCjud9CQbv2HPsYM3y/resolucao-da-atividade-construindo-modelos-cie9-02me04.pdf>.

Gabarito da atividade 2 - <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VGUd2nGnNGq6bmgxVGcqeNanRhDSJu2AErdbGr8aGp945Y9BAKM52CS8qEA9/resolucao-da-atividade-equacoes-cie9-02me04.pdf>.

Se houver possibilidade de usar computadores, apresente um jogo simulando o balanceamento de equações químicas. O jogo apresenta três níveis de dificuldade, modelos de moléculas em 3D e também diversas equações para balanceamento. O simulador pode ser acessado através do link <https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/balancing-chemical-equations>.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva as informações no quadro para o desenvolvimento da sistematização.

Peça aos grupos que façam um breve debate em conjunto, a fim de construírem suas conclusões sobre o tema desta aula, de modo que eles percebam que a resposta para a questão disparadora é “balancear a equação, acertando os coeficientes estequiométricos”. Desta forma, os alunos devem chegar até as seguintes conclusões:

1) Equações químicas são representações gráficas de reações químicas. Uma equação apresenta de forma teórica, e direta, a relação entre reagentes e produtos. A equação química não é a reação, apenas a sua representação, é a linguagem que os químicos usam para contar “a história” do que acontece na transformação em questão.

2) Equações químicas devem ser balanceadas para estabelecer uma relação de proporção entre reagentes e produtos, pois a quantidade de átomos presente nos reagentes deve ser a mesma quantidade nos produtos, uma vez que reações químicas são “rearranjos de átomos”! Em uma transformação química não há criação nem destruição de átomos. Ligações químicas nos reagentes são rompidas e novas são formadas para se chegar ao produto.

3) A equação balanceada é representada por 2A + 2B ---> 2AB, a quantidade de átomos nos reagentes é igual a quantidade de átomos nos produtos.

4) Lei de Lavoisier (conservação das massas): Afirma que a massa de reagentes e produtos devem ser as mesmas, em um sistema fechado - segundo a célebre frase creditada a Lavoisier, “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Transportando essa lei também para a escala atômica (submicroscópica), em uma reação química a quantidade de átomos de reagentes e produtos devem ser a mesmas, ou seja, átomos não podem ser criados ou perdidos durante uma reação química. Por esse motivo realiza-se o balanceamento de equações químicas, estabelecendo o equilíbrio e a proporção entre reagentes e produtos.

Lei de Proust (proporções constantes): Afirma que para ocorrer uma reação química deve-se estabelecer uma relação proporcional entre reagentes e produtos. O professor pode fazer a analogia, novamente, com a gastronomia.

Slide Plano Aula
  • Para o professor
  • Documento

    Atividade para Impressão - Construindo modelos

  • Documento

    Atividade para Impressão - Equações

  • Documento

    Resolução da Atividade - Construindo modelos

  • Documento

    Resolução da Atividade - Equações

  • Documento

    Instruções para o professor - Mão na massa

  • Documento

    Rascunho do plano de aula de Ciências


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Reações de Combustão

AULA 02

Lei da Conservação das Massas (Lavoisier)

AULA 03

Lei das Proporções Constantes (Lei de Proust)

AULA 05

Pureza de reagentes e produtos

AULAS DE Matéria e Energia do 9º ano :

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Propriedades das substâncias na visão microscópica

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo A Decomposição da Luz

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo As Cores dos Corpos

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Reflexão da Luz

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Espelhos Planos

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo As ondas no transporte de energia

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Associação de Espelhos Planos

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Tipos de Ondas

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Período e Frequência de uma Onda

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Ondas de Interferência

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Propriedades das substâncias e das misturas

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Compostos moleculares e iônicos

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Propriedades dos compostos

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Átomos, elementos químicos e as transformações da matéria

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Lei da Conservação das Massas (Lavoisier)

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Método científico na construção de modelos

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Do que a matéria é feita?

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Do que é composto o átomo?

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Átomos & Moléculas

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Radiação infravermelha

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo As aplicações das microondas

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Raios X e imagens radiográficas

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Das Pinturas Rupestres aos Raios X

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Reações de Combustão

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Balanceamento de Equações Químicas

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Propriedades das substâncias na visão microscópica

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

A Decomposição da Luz

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

As Cores dos Corpos

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Compreensão da hereditariedade

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Mendel e sua Primeira Lei

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecimentos sobre teorias evolutivas

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Relação natureza e sociedade

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Consumismo e degradação ambiental

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Classificação dos planetas do sistema solar

9º ano / Ciências / Terra e Universo

A essencialidade da água para a existência da vida

9º ano / Ciências / Terra e Universo

O nascimento das estrelas

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Reflexão da Luz

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Ideias evolutivas: Lamarck

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Satélites naturais e corpos celestes menores

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Além da água: fatores essenciais à vida

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Supernovas - colapso das estrelas

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Agricultura e Clima

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Semelhanças e diferenças entre os seres vivos: mudança e evolução

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Espelhos Planos

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

As ondas no transporte de energia

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

E os genes, o que têm a ver com a hereditariedade?

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Divisão celular: mitose - parte I

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Divisão Celular: Mitose - parte II

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Mudança e sobrevivência: adaptação

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

A Economia Circular

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI02 da BNCC

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Lei da Conservação das Massas (Lavoisier)

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Reações de Combustão

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Balanceamento de Equações Químicas

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Lei das Proporções Constantes (Lei de Proust)

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Pureza de reagentes e produtos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann