13547
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Título: Queima do papel

Plano de aula de Ciências com atividades para 4º ano do Fundamental sobre a queima do papel como uma transformação irreversível

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiane de Sant'Ana Leite

 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Papel queimado (em cinzas) e em perfeito estado;

Caso prefira fazer o experimento,na prática, utilize:

  • Um pregador de roupa para prender o papel enquanto ele queima;
  • Uma bacia ou pote com água (De forma que fique próximo do papel a ser queimado);
  • Um papel para a queima;
  • Fósforos para atear fogo no papel;
  • Um prato de vidro para amparar a queima do papel.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título para a turma e aproveite para criar um momento de expectativa sobre o que vai acontecer na aula de hoje. Permita que seus alunos explorem o tema da aula. Seja breve para que o momento não antecipe as etapas de sua aula.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Peça aos alunos que observem as duas imagens apresentadas no slide e que a partir delas, respondam aos questionamentos sugeridos a seguir:

As duas imagens representam o papel?

O papel pode sofrer algum tipo de transformação? Como?

Em que situação se encontra o papel na primeira imagem?

Na segunda imagem temos um material chamado de “cinzas”. Cinzas são feitas de papel ou do papel são feitas as cinzas?

A transformação com o papel pode ser reversível ou irreversível?

Aproveite para relembrar conceito de reversível e irreversível.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Aproveite aqui para aguçar a imaginação dos alunos sobre o fato do papel se transformar num outro tipo de material chamado “cinzas” e que foi uma transformação causada pelo aquecimento, ou seja, pelo fogo. Deixe que eles reflitam sobre as possíveis respostas à questão disparadora.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Caso prefira não mexer com fogo, você poderá utilizar as cinzas do papel já prontas num pote e um papel novo para apresentar à sua turma. Se optar por apresentar o experimento para os alunos ao vivo, tome todos os cuidados possíveis, na organização e ordem, para que não aconteçam acidentes durante o trabalho.

Prepare uma mesa, no meio da sala, para que os alunos possam visualizar a apresentação, numa distância adequada, de preferência sentados em semicírculo. Certifique-se de que nenhum aluno irá interromper o processo, colocar as mãos ou derrubar algum objeto próximo de onde estará acontecendo o experimento.

Deixe a mesa completamente vazia, apenas com o que será utilizado no experimento. Não utilize nenhum tipo de produto inflamável, álcool ou outros papéis próximos. Seja prudente e tenha cuidado.

Coloque a bacia ou pote com água próximo de você para o caso de precisar apagar rapidamente. Lembre-se de que a atenção deve ser redobrada neste momento.

Comece rasgando o papel (tamanho sulfite) no prato de vidro. Mostre às crianças a textura do papel. Eles poderão tocar e sentir “antes” de ser transformado.

Coloque o prato com o papel na mesa. Risque o fósforo e deixe queimar até que formem todas as cinzas. Aproveite para fazer perguntas do tipo:

Por que o papel queima tão rapidamente?

Qual produto foi formado?

Ele ainda é papel?

Depois de sofrer esta transformação o papel poderá voltar a ficar como antes?

Após a queima do papel, junte as cinzas e permita que seus alunos vejam, com cuidado e se estiver frio, toquem.

Volte à pergunta disparadora e pergunte para eles: “O papel pode virar cinzas? Mas, as cinzas podem virar papel?”

“De que tipo de transformação estamos tratando aqui, reversível ou irreversível?”

Material de apoio:

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-o-fogo-queima/

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Promova, com os alunos, um momento de construção do registro do “antes e depois”, a partir dos resultados que observaram sobre a queima do papel. Os alunos poderão registrar com desenhos e textos, as características e os resultados observados. É importante que percebam que a ação do calor do fogo, transformou o material , que se tornou outro completamente diferente.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia as questões reflexivas com seus alunos e permita que respondam com base em tudo o que vivenciaram durante o experimento. Fale do cheiro, a textura, a cor e outros aspectos que foram modificados com a queima do papel. Deixe que cheguem à conclusão de que não há nada que se possa fazer para que o papel volte ao seu estado inicial. Tornando-se assim uma transformação irreversível.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Finalize a aula lendo a conclusão do que foi trabalhado. Conclua, explicando que o processo de queima do papel trata de uma transformação irreversível, pois o papel com todas as suas propriedades e características foi modificado, formando uma nova substância a partir dele.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Papel queimado (em cinzas) e em perfeito estado;

Caso prefira fazer o experimento,na prática, utilize:

  • Um pregador de roupa para prender o papel enquanto ele queima;
  • Uma bacia ou pote com água (De forma que fique próximo do papel a ser queimado);
  • Um papel para a queima;
  • Fósforos para atear fogo no papel;
  • Um prato de vidro para amparar a queima do papel.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título para a turma e aproveite para criar um momento de expectativa sobre o que vai acontecer na aula de hoje. Permita que seus alunos explorem o tema da aula. Seja breve para que o momento não antecipe as etapas de sua aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Peça aos alunos que observem as duas imagens apresentadas no slide e que a partir delas, respondam aos questionamentos sugeridos a seguir:

As duas imagens representam o papel?

O papel pode sofrer algum tipo de transformação? Como?

Em que situação se encontra o papel na primeira imagem?

Na segunda imagem temos um material chamado de “cinzas”. Cinzas são feitas de papel ou do papel são feitas as cinzas?

A transformação com o papel pode ser reversível ou irreversível?

Aproveite para relembrar conceito de reversível e irreversível.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Aproveite aqui para aguçar a imaginação dos alunos sobre o fato do papel se transformar num outro tipo de material chamado “cinzas” e que foi uma transformação causada pelo aquecimento, ou seja, pelo fogo. Deixe que eles reflitam sobre as possíveis respostas à questão disparadora.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Caso prefira não mexer com fogo, você poderá utilizar as cinzas do papel já prontas num pote e um papel novo para apresentar à sua turma. Se optar por apresentar o experimento para os alunos ao vivo, tome todos os cuidados possíveis, na organização e ordem, para que não aconteçam acidentes durante o trabalho.

Prepare uma mesa, no meio da sala, para que os alunos possam visualizar a apresentação, numa distância adequada, de preferência sentados em semicírculo. Certifique-se de que nenhum aluno irá interromper o processo, colocar as mãos ou derrubar algum objeto próximo de onde estará acontecendo o experimento.

Deixe a mesa completamente vazia, apenas com o que será utilizado no experimento. Não utilize nenhum tipo de produto inflamável, álcool ou outros papéis próximos. Seja prudente e tenha cuidado.

Coloque a bacia ou pote com água próximo de você para o caso de precisar apagar rapidamente. Lembre-se de que a atenção deve ser redobrada neste momento.

Comece rasgando o papel (tamanho sulfite) no prato de vidro. Mostre às crianças a textura do papel. Eles poderão tocar e sentir “antes” de ser transformado.

Coloque o prato com o papel na mesa. Risque o fósforo e deixe queimar até que formem todas as cinzas. Aproveite para fazer perguntas do tipo:

Por que o papel queima tão rapidamente?

Qual produto foi formado?

Ele ainda é papel?

Depois de sofrer esta transformação o papel poderá voltar a ficar como antes?

Após a queima do papel, junte as cinzas e permita que seus alunos vejam, com cuidado e se estiver frio, toquem.

Volte à pergunta disparadora e pergunte para eles: “O papel pode virar cinzas? Mas, as cinzas podem virar papel?”

“De que tipo de transformação estamos tratando aqui, reversível ou irreversível?”

Material de apoio:

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-o-fogo-queima/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Promova, com os alunos, um momento de construção do registro do “antes e depois”, a partir dos resultados que observaram sobre a queima do papel. Os alunos poderão registrar com desenhos e textos, as características e os resultados observados. É importante que percebam que a ação do calor do fogo, transformou o material , que se tornou outro completamente diferente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia as questões reflexivas com seus alunos e permita que respondam com base em tudo o que vivenciaram durante o experimento. Fale do cheiro, a textura, a cor e outros aspectos que foram modificados com a queima do papel. Deixe que cheguem à conclusão de que não há nada que se possa fazer para que o papel volte ao seu estado inicial. Tornando-se assim uma transformação irreversível.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Finalize a aula lendo a conclusão do que foi trabalhado. Conclua, explicando que o processo de queima do papel trata de uma transformação irreversível, pois o papel com todas as suas propriedades e características foi modificado, formando uma nova substância a partir dele.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 4º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano