13497
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Escrevendo uma introdução sobre si mesmo

POR: Roberta Ventura Calabre 21/11/2018
Código: ING6_12UND04

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI14) Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Escrevendo uma introdução sobre si mesmo

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

Preparação para esta aula: Antes de apresentar esta aula, você pode apresentar o conteúdo da lição ING6_11UN01, que explora bastante o livro Wonder e o texto contido neste input.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Apresentar um resumo da história que será utilizada na aula.

Expectativa: Que os alunos entendam o contexto da aula para realizar as tarefas do input e output.

Orientações: Explique aos alunos que esta aula utilizará um trecho de um livro que fez muito sucesso. Mostre o slide com o still da cena do filme e pergunte: Do you know this character? What movie is this from? Os alunos devem responder Auggie e Wonder. Caso a turma não conheça a história, diga: This is the story of Auggie Pullman, a 10 year-old boy from New York City. He was born with a facial deformity and that has made it difficult for him to make friends. He used to be homeschooled, but now he’s starting 5th grade in a real school. Em seguida, acesse o vídeo no Youtube (disponível neste link) e assista ao trailer do filme com os alunos. Ao final, faça as seguintes perguntas para garantir que todos entenderam o contexto:

  • What is the name of the boy? Auggie Pullman.
  • How old is he? He’s 10.
  • How many surgeries has he had? 27.
  • What grade is he starting? 5th grade.
  • Is Auggie nervous about starting school? Yes.
  • Why do you think he wears a helmet to school? Because he’s shy/ because he looks different/ because he has a facial deformity.
  • How do the other school kids react to him? Some kids stare, some are mean, some are nice.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Orientações: Explique aos alunos que, na aula de hoje, eles irão contar um pouco sobre eles mesmos, assim como Auggie fez em Wonder.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Apresentar o texto e explorá-lo junto com a turma.

Expectativa: Que os alunos entendam os elementos que compõem o texto para reproduzi-los no output.

Orientações: Esta atividade tem o tempo de 15 minutos. Entregue o handout aos alunos com o texto (que pode ser encontrado aqui). Explique aos alunos que este é o primeiro parágrafo do primeiro capítulo do livro Wonder, da autora R. J. Palacio, e pode ser encontrado aqui. No handout, há um glossário com o significado de algumas palavras e expressões do texto. Se preferir, você pode apresentar o vocabulário de antemão, ou fixá-lo no quadro, ou pedir aos alunos que utilizem o dicionário para traduzir as palavras mais difíceis.

Faça a leitura compartilhada com os alunos, e faça as seguintes perguntas para se certificar de que todos entenderam o texto. Você pode pedir à turma que sublinhe as respostas:

  • How old is Auggie? (ten years old)
  • What kind of food does he like? (ice cream)
  • What hobbies does he have? (playing ball, bike riding, playing XBOX)
  • Why doesn’t he feel ordinary? (They are afraid, he looks different)
  • If he found a magic lamp, what would he wish for? (He’d wish to have a normal face, he’d wish to walk around without being noticed)
  • How do people react when they see his face? (They do the look-away thing)
  • Why does he think he is not ordinary? (Because no one sees him that way)

Em seguida, pergunte aos alunos: What is the name of the chapter? Os alunos responderão ‘Ordinary’. Explique aos alunos a diferença entre ordinary (comum) e wonder (maravilha/maravilhoso). Chame a atenção da turma para a “contradição” entre as duas palavras. How can an ordinary person be a wonder? How can a wonder be an ordinary person?

Ao final, pergunte aos alunos: Whose point of view is this story being told from? Os alunos responderão: August. Explique aos alunos que esta é a história de August, contada por ele mesmo. Explique, então, que este texto é uma narrativa, ou seja, um texto literário que envolve a contação de uma história a partir de um ponto de vista. Diga: This is a literary text that involves the retelling of a story from a specific point of view. Pergunte aos alunos: Which word can tell us that this text is being written in the first person? Os alunos responderão: I.

Volte ao texto e reveja com os alunos as passagens em que mostram claramente o texto narrado em primeira pessoa.

Volte ao primeiro slide, mostre a imagem de Auggie e faça as seguintes perguntas:

  • Are you different from Auggie?
  • What do you have in common with Auggie?

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Estimular os alunos a escreverem uma introdução sobre eles mesmos.

Expectativa: Que os alunos escrevam sobre eles mesmos, criando um parágrafo contando o que os faz normais e extraordinários.

Orientações: (10 minutos para este slide, 10 minutos para o próximo). Explique aos alunos que agora é a vez deles contarem um pouco sobre si mesmos. Peça que pensem se, em algum momento da vida, já se sentiram como Auggie: diferente (Have you ever felt like Auggie?). Peça, então, que pensem em sua rotina, sua personalidade, e em suas qualidades (Now, think about the things you like to do, all the good things you have done and your qualities). Com isso em mente, os alunos deverão completar o questionário, que pode ser encontrado aqui, e será utilizado para escrever o parágrafo sobre suas vidas. As perguntas são:

1. List three hobbies you like:

2. People usually say you are:

3. If you found a magic lamp, what would you wish for?

4. What do you do that other kids do?

5. What do you do that most kids don’t do?

6. What makes you happy?

7. Write one thing people don’t know about you:

Propósito: Fazer com que os alunos preencham as lacunas de acordo com as respostas do slide anterior.

Expectativa: Que os alunos preencham corretamente as informações e formem um parágrafo sobre si mesmos.

Orientações: Esta atividade tem o tempo de 10 minutos. Após a turma preencher o questionário anterior, diga que eles irão completar este parágrafo com as informações para se apresentar a Auggie. Esta atividade pode ser feita coletivamente, caso algum aluno esteja com dificuldade em encontrar características em si mesmo. Para realizar a atividade desta maneira, faça o seguinte: leia as frases em voz alta e peça que os alunos digam suas respostas em voz alta. Caso algum aluno demonstre dificuldade em prover alguma resposta, peça aos outros alunos que o ajudem, com perguntas como: Why do you think he/she is special? Does he/she have any hidden talents? What is he/she good at? A turma se engajará na tarefa de encontrar qualidades nos amigos, o que é um dos objetivos originais do livro Wonder, espalhar gentilezas.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Orientações: Encerre a aula com a sistematização dos conteúdos trabalhados.

Contents

  1. INPUT: Excerpt of book “Wonder”, by R. J. Palacio
  2. OUTPUT:  Introduction form to fill in the blanks

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI14) Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto                                

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Roberta Calabre

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes