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Plano de aula - Formação das rochas e dos solos no planeta Terra

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre a litosfera e as formações de rochas e solos, considerando a influência da temperatura e a matéria-prima constituinte

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gracieli Dall Ostro Persich

Formação das rochas e dos solos no planeta Terra

6º ano

Objetivos de aprendizagem

Caracterizar a litosfera e as formações de rochas e solos, considerando a influência da temperatura e a matéria-prima constituinte.

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular

(EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
(EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).

Professor-autor: Gracieli D. Persich
Mentor: Aline M. Geraldi
Especialista: Juliane Marques de Souza

Sobre esta aula

Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre o eixo temático “Terra e universo”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula sobre o tema (CIE6_09TU01, CIE6_09TU02, CIE6_10TU02, CIE6_10TU03, CIE6_10TU04). Esta aula vai auxiliar os(as) estudantes a construir conhecimentos sobre a formação da litosfera do planeta Terra, associando os tipos de rochas aos solos existentes. Assim, compreenderão os processos envolvidos no intemperismo físico, químico e biológico . A litosfera (do grego "lithos" = pedra) é a camada sólida mais externa do planeta Terra, constituída por rochas (ígneas/magmáticas, sedimentares e metamórficas) e pelos solos, que se originam conforme a matéria-prima das rochas originais e conforme alterações climáticas e desagregações provocadas por seres vivos ou outros fatores, principalmente, sob influência da temperatura.

 

Na etapa “Mão na massa”, sugerimos uma atividade de experimentação. Para complementar as observações dos estudantes, deixe um fragmento de argila exposto ao sol de um dia para outro, de modo que fique seco, mostrando à turma durante a atividade.


Código: CIE6_10T&U01

(EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.


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