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Plano de aula - Bingo dos nomes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre leitura de nomes próprios

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzanne Morais

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar as letras inicial e final do nome próprio dos alunos bem como o som dessas letras.

Materiais necessários: Cartelas contendo nove divisões em branco para cada aluno (clique aqui para acessar o modelo da tabela); Fichas com nomes dos alunos para sorteio (clique aqui para acessar as fichas dos nomes para sorteio); Lista com nomes dos alunos da turma para consulta.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão não saber escrever os nomes dos colegas ou escrever nomes repetidos.Não marcar nomes sorteados.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf

NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva: Caminhos entre letras e sons. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/. Acesso em: julho/2018.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

1. Apresente aos alunos a proposta da aula do dia e explique que, além de brincar de bingo, eles irão pensar sobre os sons das letras dos nomes dos colegas.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre quais jogos que utilizam cartelas que eles conhecem (bingo, jogo da velha etc).
  • Pergunte aos alunos se todos conhecem o jogo do bingo, como é jogado e o que precisa para se jogar.
  • Explique aos alunos que durante a aula eles jogarão um bingo diferente, chamado: Bingo dos nomes.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

1. Entregue uma cartela em branco para cada aluno e solicite que escolham, entre os nomes dos colegas da turma, nove nomes e registrem em cada espaço disponível. Caso você julgue necessário, apresente a lista com o nome dos alunos da turma, para que aqueles que precisarem, possam consultar.

2. Após todos completarem as cartelas, explique as seguintes regras do bingo:

2.1. Cada aluno terá uma cartela, com os nomes dos colegas de classe e um lápis.
2.2. O professor irá sortear os nomes dos alunos da turma e ler em voz alta.
2.3. Assim que o professor ler os nomes, verifique se você possui o nome lido em sua cartela.
2.4. Caso você tenha o nome escrito em sua cartela, faça um X no nome sorteado.
2.5. Ganha o bingo dos nomes, quem primeiro marcar todos os nomes da sua cartela.
3. Sorteie fichas com nomes dos alunos e, antes de dizer o nome sorteado, apresente dicas sobre o nome escrito na ficha, para que tentem descobrir qual nome foi sorteado. As dicas apresentadas são de extrema importância, uma vez que, por meio delas, os alunos poderão refletir sobre a letra inicial e sobre a possibilidade de haver sons diferentes para uma mesma letra. Elas precisam ser formuladas de acordo com os nomes da turma. As sugestões aqui apresentadas baseiam-se na tabela de nomes sugerida, assim, caberá ao professor formular dicas de acordo com o nome dos seus alunos.

Sugestões de dicas:
3.1. Caso seja sorteado o nome Gustavo, dê como dica: “O nome sorteado começa com a mesma letra que o nome Gisele”.

3.2. Caso seja sorteado o nome Carlos, dê como dica: o nome sorteado tem a mesma letra que o nome Cecília.

Observação: Caso os alunos não acertem o nome sorteado, o professor poderá dar outras dicas sobre a letra inicial e final.

4. Com as dicas apresentadas, deixe que os alunos deem seus palpites sobre qual é o nome sorteado.

5. Assim que alguém acertar, leia o nome para validar o palpite correto e peça que verifiquem se eles têm o nome sorteado em sua cartela e, caso o tenham, façam um X para marcá-lo.
6. Vá colando os nomes sorteados no quadro. Vence quem marcar todos os nomes da sua cartela primeiro.
7. Caso algum aluno não consiga identificar o nome lido pelo professor, poderá ser auxiliado pelo professor ou por um colega.

Materiais complementares: Lista com nome dos alunos da turma, cartela em branco, nomes para serem sorteados.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

1. Após o encerramento do bingo, releia com os alunos os nomes colados no quadro e levante as seguintes questões:
A) Vocês conseguiram localizar na cartela todos os nomes sorteados?
B) Quais nomes não foram sorteados?
C) Quais alunos na nossa turma possuem o nome que começa com a mesma letra?
D) Essa letra possui o mesmo som no nome dos dois colegas?
E) Quando eu dei a dica da letra que começa, conseguiram descobrir todos os nomes?
Nas questões A e B, espera-se que os alunos consigam verificar se suas cartelas estão completas e se conseguiram fazer a relação do nome lido pela professora, com o nome escrito na cartela.
Na questão C e D, espera-se que os alunos consigam verificar os nomes que iniciam com a mesma letra e perceber que os grafemas podem assumir outros valores, dependendo do grafema que o acompanha, ou seja, se a mesma letra possui mais de um som, como o C (com som de S e com som de K, no caso dos nomes Cecília e Carlos), ou o S (com som de S e com som de X, no caso dos nomes Samuel e Sheila).
Na questão E, espera-se que os alunos percebam que nas dicas dadas pela professora, o som das letras se repetem em diferentes nomes.

É possível que na turma não haja nomes que comecem com a mesma letra e sons diferentes. Queremos construir uma lista de nomes próprios, analisando-as a partir do som de cada letra. Uma alternativa seria chamar a atenção para a mesma letra no contexto do meio da palavra, por exemplo:
A letra C no nome do Carlos apresenta o mesmo som do C no nome da Alice?

Deste modo, há necessidade de fazer comparações entre nomes com letras iguais e sons diferentes, como Carlos e Cibele ou Gustavo e Gisele. Estes nomes podem apoiar os alunos na escrita de novos nomes e ainda servir como apoio para outras atividades e jogos.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar as letras inicial e final do nome próprio dos alunos bem como o som dessas letras.

Materiais necessários: Cartelas contendo nove divisões em branco para cada aluno (clique aqui para acessar o modelo da tabela); Fichas com nomes dos alunos para sorteio (clique aqui para acessar as fichas dos nomes para sorteio); Lista com nomes dos alunos da turma para consulta.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão não saber escrever os nomes dos colegas ou escrever nomes repetidos.Não marcar nomes sorteados.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf

NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva: Caminhos entre letras e sons. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/. Acesso em: julho/2018.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

1. Apresente aos alunos a proposta da aula do dia e explique que, além de brincar de bingo, eles irão pensar sobre os sons das letras dos nomes dos colegas.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre quais jogos que utilizam cartelas que eles conhecem (bingo, jogo da velha etc).
  • Pergunte aos alunos se todos conhecem o jogo do bingo, como é jogado e o que precisa para se jogar.
  • Explique aos alunos que durante a aula eles jogarão um bingo diferente, chamado: Bingo dos nomes.

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

1. Entregue uma cartela em branco para cada aluno e solicite que escolham, entre os nomes dos colegas da turma, nove nomes e registrem em cada espaço disponível. Caso você julgue necessário, apresente a lista com o nome dos alunos da turma, para que aqueles que precisarem, possam consultar.

2. Após todos completarem as cartelas, explique as seguintes regras do bingo:

2.1. Cada aluno terá uma cartela, com os nomes dos colegas de classe e um lápis.
2.2. O professor irá sortear os nomes dos alunos da turma e ler em voz alta.
2.3. Assim que o professor ler os nomes, verifique se você possui o nome lido em sua cartela.
2.4. Caso você tenha o nome escrito em sua cartela, faça um X no nome sorteado.
2.5. Ganha o bingo dos nomes, quem primeiro marcar todos os nomes da sua cartela.
3. Sorteie fichas com nomes dos alunos e, antes de dizer o nome sorteado, apresente dicas sobre o nome escrito na ficha, para que tentem descobrir qual nome foi sorteado. As dicas apresentadas são de extrema importância, uma vez que, por meio delas, os alunos poderão refletir sobre a letra inicial e sobre a possibilidade de haver sons diferentes para uma mesma letra. Elas precisam ser formuladas de acordo com os nomes da turma. As sugestões aqui apresentadas baseiam-se na tabela de nomes sugerida, assim, caberá ao professor formular dicas de acordo com o nome dos seus alunos.

Sugestões de dicas:
3.1. Caso seja sorteado o nome Gustavo, dê como dica: “O nome sorteado começa com a mesma letra que o nome Gisele”.

3.2. Caso seja sorteado o nome Carlos, dê como dica: o nome sorteado tem a mesma letra que o nome Cecília.

Observação: Caso os alunos não acertem o nome sorteado, o professor poderá dar outras dicas sobre a letra inicial e final.

4. Com as dicas apresentadas, deixe que os alunos deem seus palpites sobre qual é o nome sorteado.

5. Assim que alguém acertar, leia o nome para validar o palpite correto e peça que verifiquem se eles têm o nome sorteado em sua cartela e, caso o tenham, façam um X para marcá-lo.
6. Vá colando os nomes sorteados no quadro. Vence quem marcar todos os nomes da sua cartela primeiro.
7. Caso algum aluno não consiga identificar o nome lido pelo professor, poderá ser auxiliado pelo professor ou por um colega.

Materiais complementares: Lista com nome dos alunos da turma, cartela em branco, nomes para serem sorteados.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

1. Após o encerramento do bingo, releia com os alunos os nomes colados no quadro e levante as seguintes questões:
A) Vocês conseguiram localizar na cartela todos os nomes sorteados?
B) Quais nomes não foram sorteados?
C) Quais alunos na nossa turma possuem o nome que começa com a mesma letra?
D) Essa letra possui o mesmo som no nome dos dois colegas?
E) Quando eu dei a dica da letra que começa, conseguiram descobrir todos os nomes?
Nas questões A e B, espera-se que os alunos consigam verificar se suas cartelas estão completas e se conseguiram fazer a relação do nome lido pela professora, com o nome escrito na cartela.
Na questão C e D, espera-se que os alunos consigam verificar os nomes que iniciam com a mesma letra e perceber que os grafemas podem assumir outros valores, dependendo do grafema que o acompanha, ou seja, se a mesma letra possui mais de um som, como o C (com som de S e com som de K, no caso dos nomes Cecília e Carlos), ou o S (com som de S e com som de X, no caso dos nomes Samuel e Sheila).
Na questão E, espera-se que os alunos percebam que nas dicas dadas pela professora, o som das letras se repetem em diferentes nomes.

É possível que na turma não haja nomes que comecem com a mesma letra e sons diferentes. Queremos construir uma lista de nomes próprios, analisando-as a partir do som de cada letra. Uma alternativa seria chamar a atenção para a mesma letra no contexto do meio da palavra, por exemplo:
A letra C no nome do Carlos apresenta o mesmo som do C no nome da Alice?

Deste modo, há necessidade de fazer comparações entre nomes com letras iguais e sons diferentes, como Carlos e Cibele ou Gustavo e Gisele. Estes nomes podem apoiar os alunos na escrita de novos nomes e ainda servir como apoio para outras atividades e jogos.

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