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Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Revisando as regras sobre o uso do C e do Qu

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre construção alfabética

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabella Patrícia Oliveira Madeira Da Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabella Patrícia Oliveira Madeira da Silva
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios


Título da aula: 
Revisando as regras  sobre o uso do C e do Qu

Finalidade da aula: Ampliar o uso do C e QU em palavras do campo semântico
de alimentos e objetos, para resgatar e fixar os conceitos aprendidos sobre as regularidades contextuais.

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica Habilidade(s) da BNCC: EF02LP03

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é perceber as regularidades na escrita de palavras com C e QU.

Materiais necessários: Atividade - “Bate-papo no celular”, disponível aqui. Texto - Sugestão de leitura, disponível aqui. Lista de palavras, disponível aqui. Quadro.

Para o uso dos alunos: lápis e borracha.

Dificuldades antecipadas: Não perceberem a regularidade do uso do C e QU nas palavras temáticas sugeridas por eles; utilizarem outros grafemas para registrar o som das palavras , como por exemplo: k no lugar do C/QU (kachorro/brinkedo), g no lugar do c (gachorro), GU no lugar do QU.

Referências sobre o assunto:

MORAIS.;A.G.; Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática,1998.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1


Código: LPO2_03ATS03

(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).


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