13409
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Formulários de inscrição

POR: Manuella Lisboa Gomes da Silva 18/11/2018
Código: ING6_08UND01

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI08) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Formulários de inscrição

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência (primeiro de 5) abordando a competência leitora e estratégias de leitura (reconhecimento de palavras cognatas, skimming e scanning). A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Nesta aula, você precisará de cópias das folhas de atividades (veja Atividades para impressão - Input, Atividades para impressão - Output e Atividades para impressão - Atividade extra) e de um projetor multimídia (datashow). Se não tiver um datashow disponível em sua escola, não tem problema! Imprima as imagens dos slides para mostrar para os alunos (em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Context, Atividades para impressão - Input, Atividades para impressão - Output e Atividades para impressão - Atividade extra).

Leia todas as orientações para o professor e boa aula! ;-)

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no reconhecimento da estrutura do gênero formulário. Diga aos alunos: Today you will read and identify the textual organization of a registration form.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre as imagens aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Context) e pergunte:

  • What activity are these people doing? (Os alunos devem responder coisas como: dance, dancing, they are dancing)
  • Do you like dancing? (Os alunos provavelmente responderão: Yes.; No.). What kind of dance do you like? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: samba, hip-hop, ballet, jazz, modern)
  • Do you know how to dance? (Os alunos provavelmente responderão: Yes.; No.)
  • How can you learn how to dance? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: watching videos, practicing, attending/taking dance lessons)
  • Where do I go to have dance lessons? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: to a gym, to a recreation center, to a community center, to a dance school, to a dance studio)
  • What do I need to be a student at a dance school/ studio? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: have interest, ask for parents authorization, have available time, pay a fee, register)
  • What do I need to register for dance lessons? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: fill out a form) Se os alunos não sugerirem o preenchimento de um formulário, passe direto para o próximo slide.

Fonte das imagens:

Imagem 1 - Disponível em: https://www.pexels.com/photo/dancing-dance-people-hip-hop-12312/ Acesso em: 11/05/2018

Imagem 2 - Disponível em: https://www.pexels.com/photo/active-adult-artist-ballerina-358010/ Acesso em: 11/05/2018

Imagem 3 - Disponível em: https://www.pexels.com/photo/active-dance-dancer-dancing-270789/ Acesso em: 11/05/2018

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Analisar um formulário de cadastro/inscrição identificando o assunto, a estrutura e as palavras cognatas contidas no texto.

Expectativa: Que os alunos consigam perceber a estrutura do formulário e a presença de palavras cognatas.

Orientações: 1) (5 min.) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Input) e explique: This is a registration form. A paper you have to fill out when you register at a course, a hotel or a new school, for example. Pergunte:

  • What kind of information does it require? (Os alunos provavelmente responderão: Personal information). Which personal information does it require? (Os alunos provavelmente responderão: name, age/date of birth, telephone number, address, e-mail address)
  • What is the purpose of this form? In other words, what do people fill out this form for? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: to participate in the dance lessons)
  • Have you ever filled out a form? (Os alunos provavelmente responderão: Yes.; No.). If yes, what for? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: to participate in dance lessons, to register in a social network, to go on a school trip, to participate in a promotion).

2) (10 min.) Imprima cópias do formulário apresentado no slide (veja Atividades para impressão - Input) e entregue uma para cada aluno. Diga que eles irão analisar o texto em duplas, anotando em uma tabela (mostre no datashow e peça que os alunos copiem no caderno) (veja Atividades para impressão - Input) o que eles sabem (I know) e o que eles não sabem (I don’t know) completar no formulário.

? Encoraje-os a localizar palavras parecidas com o português (cognatas).

? O ideal é que nenhuma dupla seja muito heterogênea. É preciso que eles tenham algum grau de troca, ou seja, que um não desconsidere o outro e acabe fazendo sozinho. Por isso, a sugestão é fazer as duplas com alunos de saberes parecidos.

Após 5 minutos (o suficiente para que a maior parte da turma consiga analisar o texto e fazer suas anotações), volte ao projetor e solicite aos alunos que compartilhem (uma dupla por vez) o que anotaram. Aproveite para tirar as dúvidas que possam impedir a compreensão do formulário.

Tempo sugerido: 18 minutos.

Propósito: Usar as informações pessoais da personagem para preencher o formulário.

Expectativa: Que os alunos sejam capazes de ler e relacionar as informações pessoais da personagem com os campos do formulário (first name, last name, date of birth, etc.). Também é importante que eles compreendam que o gênero formulário circula em diferentes espaços da sociedade (escolas, lojas, hospitais, etc.), em meio impresso ou digital, e atende a diversas finalidades (cadastrar alunos novos, abrir um crediário, cadastrar um paciente, etc.).

Orientações:

3) (13’) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Output):

  • Diga a eles: (apontando para a figura da personagem) Olivia is a girl who is interested in adopting a dog. Explique que Olivia foi a um pet shop e lá, recebeu um pet adoption form. Proponha aos alunos que preencham o formulário com as informações pessoais de Olivia: (apontando para o formulário) Help Olivia fill out the pet adoption form. (apontando para o balão) Use the personal information from the balloon.
  • Para que todos compreendam o significado de first e last name, escreva no quadro: Kelly Brianne Clarkson. Circule o nome completo e indique com uma seta (?) full name. Faça o mesmo com o primeiro nome, indicando first name; com o nome do meio, indicando middle name; e com o sobrenome, indicando last name. ?Nota cultural: É importante ressaltar que no Brasil não é comum as pessoas terem um middle name, e sim dois sobrenomes de família: o da mãe e o do pai. Para que os alunos percebam essa diferença cultural, sugerimos que seja apresentado mais um exemplo com um nome brasileiro. Pode ser o nome do próprio professor, de um dos alunos ou de uma pessoa famosa, como Ivete Maria Dias de Sangalo Cady ou Luan Rafael Domingos Santana, por exemplo.
  • Entregue uma cópia do formulário (veja Atividades para impressão - Output) para cada aluno e dê 8 minutos para que eles trabalhem. Caminhe pela sala e verifique se todos os alunos entenderam a proposta. Também ofereça ajuda a quem estiver com dificuldades. Uma sugestão é relembrá-los do texto do input.
  • Faça a correção coletiva com a turma. Leia cada campo do formulário e convide os alunos a lerem suas respostas em voz alta. ?Nota cultural: Eugene é uma cidade do estado do Oregon (OR), localizado na costa oeste dos Estados Unidos. Quer saber mais? Visite: https://www.eugenecascadescoast.org/eugene/.

4) (7’) Peça aos alunos que comparem o formulário dessa atividade (pet adoption form) com o formulário apresentado como input e apontem semelhanças e diferenças entre os dois textos. É importante que fiquem claras as semelhanças e/ou diferenças na estrutura, no vocabulário utilizado e no propósito comunicativo dos textos.

Material complementar:

  • Se os alunos terminarem rápido e você tiver 5 minutos sobrando, você pode fazer um jogo (uma variação de Categories) para testar a compreensão textual. Divida a turma em grupos. Mostre no datashow (ou escreva no quadro) (veja Atividades para impressão - Atividade extra) as categorias em que eles poderão “encaixar” as informações: first name, last name, street address, city, state, country, phone number e e-mail address. Explique que você irá mostrar as informações (imprima do arquivo Atividades para impressão - Atividade extra) e cada grupo em sua vez irá dizer a que categoria as informações pertencem. Exemplo: na vez do grupo 1 você mostra o papel com a informação Australia. Se o grupo disser que a informação pertence à categoria country, ganha um ponto. Se o grupo 1 errar a categoria, o grupo 2 terá a chance de responder e ganhar o ponto. Vence o jogo o grupo que tiver mais pontos!
  • Para oferecer mais oportunidade de prática do conteúdo, crie um formulário de avaliação da aula que os alunos irão completar com seus dados pessoais e avaliar o conteúdo aprendido e/ou seu grau de satisfação com as atividades desenvolvidas (numa escala de 0 a 5, por exemplo). Se houver computadores ou se todos os alunos tiverem um smartphone com acesso à internet na sala, você pode criar esse formulário de avaliação com a ferramenta Formulários do Google e compartilhar o link com os alunos para que eles preencham online. Ou ainda, pode solicitar que os alunos criem um formulário (em inglês) para atender uma necessidade real (como cadastro dos alunos do 6º ano ou cadastro para emprestar livros da biblioteca da escola) utilizando essa ferramenta.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido algo. Mesmo aqueles que participaram pouco devem perceber que sabem para que serve um formulário e conseguem compreender um formulário em inglês.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou então apresentar esse slide final já com as respostas. O importante é que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e de que foram capazes de compreender o uso de um formulário em um contexto real!

Contents

  1. INPUT: Registration form
  2. OUTPUT: Filling out a registration form with personal information.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI08) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Manuella Lisboa Gomes da Silva

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 01

Formulários de inscrição

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes