9773
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Os dias da semana

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Reconhecer os dias da semana sequencialmente, nomeando-os e identificando-os corretamente.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_15GRM03

Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e na discussão das soluções lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

No caso de uma aula síncrona, se for viável, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.

Aquecimento
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem dos slides e as questões do Discuta com a turma para os alunos conversarem com os familiares. Dê orientações às famílias para que possam encaminhar a conversa.

Atividade principal e Discussão das soluções
Envie a impressão ou a imagem digital da atividade ou apresente aos alunos (em aula simultânea), mas faça apenas 3 quadros com os dias da semana, sendo que um deles estará na ordem correta. Solicite que circulem ou que indiquem em qual deles o dia da semana aparece na ordem correta.

 

Aula síncrona: Utilize as questões do discuta com a turma, que se adequem ao seu momento, para trazer reflexão. Tenha em mãos cartões com os dias da semana e peça que os alunos te orientem para que organize-os na ordem. Então, promova a discussão proposta nas orientações do slide Discussão das soluções.

Aula assíncrona: Junto à atividade, logo abaixo, peça que respondam as questões a seguir, para que reflitam sobre o uso dos dias da semana e sua ordem (perguntas baseadas nos Discuta com a turma da atividade principal e da Discussão das soluções):
     1. QUANTOS DIAS TEMOS NA SEMANA?
     2. QUAIS SÃO OS NOMES DOS DIAS DA SEMANA NA ORDEM?
     3. QUAL É O PRIMEIRO DIA DA SEMANA?
     4. QUAL É O ÚLTIMO DIA DA SEMANA?
     5. POR QUE É IMPORTANTE CONHECERMOS A SEQUÊNCIA DOS DIAS DA SEMANA?
     6. OS DIAS PODEM SER ORGANIZADOS EM QUALQUER ORDEM? POR QUÊ?
     7. O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER AOS SÁBADOS E DOMINGOS? E DURANTE OS OUTROS DIAS DA SEMANA?
     8. E AGORA NA QUARENTENA?
Solicite que te encaminhem.

Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona: Para sistematizar e encerrar pode utilizar o vídeo da Khan Academy sobre os dias da semana. Apresente-o aos alunos (tem cerca de 5 minutos).
https://pt.khanacademy.org/math/pt-1-ano/grandezas-e-medidas-1ano/tempo-1ano/v/os-dias-da-semana
Aula assíncrona: Para encerrar, envie uma devolutiva às atividades com os comentários que considerar pertinentes e pode indicar que assistam ao vídeo da Khan Academy (link acima) sobre os dias da semana.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles sobre os dias da semana. Envie orientações bem claras com relação às atividades e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_15GRM03

(EF01MA16) Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos.

(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas