13236
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Palavras mágicas

POR: Manuella Lisboa Gomes da Silva 11/11/2018
Código: ING6_09UND01

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI16) Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Palavras mágicas

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Nesta aula, você precisará de: cópias do texto e das folhas de atividades (veja AQUI), pedaços de papel (folhas de sulfite cortadas ao meio ou pedaços de cartolina, por exemplo), tesouras, canetinhas, lápis de cor, revistas, cola, fita adesiva e um projetor multimídia (datashow) ou smart TV com entrada USB. Se não tiver um datashow (nem uma smart TV) disponível em sua escola, não tem problema! Imprima as imagens dos slides (em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) para mostrar para os alunos (veja AQUI).

Leia todas as orientações para o professor e boa aula! ;-)

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Professor, nesta aula os alunos terão contato com expressões em língua inglesa usadas para tornar a comunicação mais educada e gentil. Mostre ou leia o objetivo desta aula para a turma e diga: Today you will learn how to use some “magic words”.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Nesta etapa, iremos preparar os alunos para o tema da aula de hoje: expressões de cortesia em inglês (polite expressions). Mostre a eles a imagem (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Context) e pergunte:

  • What can you see in the picture? (Os alunos provavelmente responderão: a boy and a girl)
  • What are they doing? (Os alunos provavelmente responderão: The boy is sticking out his tongue; The girl is offering/ giving a flower)
  • Which gesture is considered rude? (Os alunos provavelmente responderão: the boy’s gesture.) Diga aos alunos: Sticking out your tongue is not polite. (Enfatize a palavra polite.) Explique a eles que: Being polite means “having or showing behavior that is respectful and considerate of other people” (Fonte: https://en.oxforddictionaries.com/definition/polite).
  • Are you a polite person? (Os alunos provavelmente responderão: Yes; No; Sometimes)

Material complementar:

Tempo sugerido: 18 minutos.

Propósito: Apresentar expressões de cortesia usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa na sala de aula.

Expectativa: Que os alunos conheçam algumas expressões de cortesia em inglês e consigam relacioná-las a situações do dia-a-dia.

Orientações:

1) (3’) Diga aos alunos que vocês irão ler dois trechos do livro Manners in public. Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja AQUI) e pergunte:

  • What kind of story is this? Is it a book for kids or for adults? (Os alunos provavelmente responderão: it is a book for kids; I don’t know)
  • What do you expect to find in the story? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: polite expressions; tips to be polite in public; I don’t know) Explique a eles que o livros apresenta situações do dia-a-dia em que as pessoas podem agir com boas maneiras, e também expressões que podem ser usadas para demonstrar cortesia.
  • What can you see in the picture? (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: the inside of a vehicle; the dashboard of a vehicle; a big steering wheel; the left arm of a person)
  • What vehicle is this? (Os alunos provavelmente responderão: it’s a school bus)

Explique: Calvin takes the bus to go to school everyday. Mr. Jeffers is the bus driver. Diga: Let’s read and understand the situation. Entregue uma cópia do texto (veja AQUI) a cada aluno. Leia o trecho do livro para os alunos, dando ênfase à expressão “Thank you”. Também é importante que você gesticule para que os alunos compreendam o significado de gets on the bus (entra no ônibus) e de gets off the bus (sai do ônibus).

  • What does Calvin say when he gets on the bus? (Os alunos provavelmente responderão: He says “Good morning, Mr. Jeffers!”.)
  • What does he say when he gets off the bus? (Os alunos provavelmente responderão: He says “Have a good night, Mr. Jeffers. Thank you!”.)
  • Why does he say “thank you”? (Espera-se que os alunos respondam algo parecido com: to tell the driver he is grateful because he drove him to school and back home)
  • Can you think of other situations in which you could use the expression “Thank you”? (Espera-se que os alunos respondam algo parecido com: When someone gives you advice; when someone compliments you; when someone is by your side.) Caso os alunos não consigam relacionar a expressão a nenhuma outra situação, explique o significado de “Thank you”, dê um exemplo e peça que eles digam pelo menos mais um. Você pode dizer: You say “thank you” “to tell someone that you are grateful because they have given you something or done something for you” (Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/thank-you Acesso em: 02/07/2018).

Material complementar:

Fonte:

Texto - FINN, Carrie; LENSCH, Chris. Manners in public. Minneapolis: Picture Window Books, 2007. p. 4-5. Disponível em: https://www.amazon.com/Manners-Public-Way-Be/dp/1404835555/ref=pd_sim_14_6?_encoding=UTF8&pd_rd_i=1404835555&pd_rd_r=c11e00a7-772e-11e8-b657-fff5d677929c&pd_rd_w=YyrwP&pd_rd_wg=4JAag&pf_rd_i=desktop-dp-sims&pf_rd_m=ATVPDKIKX0DER&pf_rd_p=7967298517161621930&pf_rd_r=53860G6PRFJVJ35Z137P&pf_rd_s=desktop-dp-sims&pf_rd_t=40701&psc=1&refRID=53860G6PRFJVJ35Z137P Acesso em: 23/06/2018.

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Apresentar expressões de cortesia usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa na sala de aula.

Expectativa: Que os alunos conheçam algumas expressões de cortesia em inglês e consigam relacioná-las a situações do dia-a-dia.

Orientações:

2) (3’) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja AQUI) e pergunte:

  • What can you see in the picture? (Os alunos provavelmente responderão: an aquarium; a boy; some fish)
  • This boy is Erik. Where is he? (Os alunos provavelmente responderão: at an aquarium; at a zoo; at a pet shop; at a pet store)

Explique: Erik is at a pet store. Diga: Let’s read and understand what happened. Leia o trecho do livro para os alunos, dando ênfase à expressão “Excuse me”. Também é importante que você gesticule para que os alunos compreendam o significado de bumps into someone (esbarra em alguém).

  • What does Erik say when he bumps into a woman? (Os alunos provavelmente responderão: Excuse me.)
  • Why does he say “Excuse me”? (Espera-se que eles respondam: Because he is sorry for that incident.)
  • Can you think of other situations in which you could use the expression “Excuse me”? (Espera-se que os alunos respondam algo parecido com: When you interrupt a conversation; when you step on someone’s foot; when you yawn; when you burp) Caso os alunos não consigam relacionar a expressão a nenhuma outra situação, explique o significado de “Excuse me”, dê um exemplo e peça que eles digam pelo menos mais um. Você pode dizer: “‘Excuse me’ is also used to say you are sorry for having done something, esp. unintentionally, that might be annoying to other people” (Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/excuse-me Acesso em: 02/07/2018).

É interessante explicar aos alunos que excuse me também é usado como uma pergunta, quando você não conseguiu ouvir/ entender o que a pessoa disse e quer que ela repita. Por exemplo: "Excuse me? I didn’t get that last part."

Material complementar:

Fonte:

Texto - FINN, Carrie; LENSCH, Chris. Manners in public. Minneapolis: Picture Window Books, 2007. p. 7. Disponível em: https://www.amazon.com/Manners-Public-Way-Be/dp/1404835555/ref=pd_sim_14_6?_encoding=UTF8&pd_rd_i=1404835555&pd_rd_r=c11e00a7-772e-11e8-b657-fff5d677929c&pd_rd_w=YyrwP&pd_rd_wg=4JAag&pf_rd_i=desktop-dp-sims&pf_rd_m=ATVPDKIKX0DER&pf_rd_p=7967298517161621930&pf_rd_r=53860G6PRFJVJ35Z137P&pf_rd_s=desktop-dp-sims&pf_rd_t=40701&psc=1&refRID=53860G6PRFJVJ35Z137P Acesso em: 23/06/2018.

Imagem - https://www.pexels.com/photo/boy-standing-in-front-of-jelly-fish-aquarium-with-purple-light-792643/

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Apresentar expressões de cortesia usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa na sala de aula.

Expectativa: Que os alunos conheçam algumas expressões de cortesia em inglês e consigam relacioná-las a situações do dia-a-dia.

Orientações:

3) (12’) Mostre as imagens aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja AQUI). Entregue a cada aluno uma cópia da folha de atividade (veja AQUI) e diga que, em duplas, eles irão relacionar as expressões de cortesia (polite expressions) com as situações em que são usadas.

  • Excuse me. ( ) You ask your friend to lend you a pencil. “Can you lend me a pencil, __________?”
  • May I come in? ( ) Someone gives you a gift for your birthday.
  • May I drink some water? ( ) You thank the vendor for giving you an apple. He answers: “____________________”.
  • No, thank you. ( ) You interrupt your Mom when she’s talking to a friend. “____________________, mom.”
  • Please. ( ) Someone offers you a cup of hot chocolate.
  • Sorry. ( ) Someone offers you some food you don’t like eating.
  • Thank you! ( ) You are at your friend’s home and spill coke on the floor.
  • Yes, please! ( ) You arrive to school late and need to ask for permission to enter the classroom.
  • You’re welcome. ( ) You are thirsty and need to ask for permission to go to the water fountain.

Leia as expressões para os alunos certificando-se de que eles compreenderam o significado de todas elas. Em seguida, leia as situações apontando para a imagem que representa cada uma. Peça a eles: Match the polite expressions and the situations.

? O ideal é que nenhuma dupla seja muito heterogênea. É preciso que eles tenham algum grau de troca, ou seja, que um não desconsidere o outro e acabe fazendo sozinho. Por isso, a sugestão é fazer as duplas com alunos de saberes parecidos.

? Enquanto as duplas respondem a atividade, caminhe pela sala e verifique se todos entenderam a proposta. Também ofereça ajuda a quem estiver com dificuldades.

Após 8 minutos (o suficiente para que a maior parte da turma consiga analisar as situações e marcar as respostas na folha), volte ao quadro e faça a correção coletiva com a turma. Leia as situações e solicite aos alunos que compartilhem (uma dupla por vez) o que responderam. Aproveite para tirar as dúvidas que possam impedir a compreensão das expressões e/ou das situações. Confira a resolução da atividade aqui.

Material complementar:

Tempo sugerido: 23 minutos.

Propósito: Produzir avisos com expressões de cortesia usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa na sala de aula.

Expectativa: Que os alunos utilizem o vocabulário aprendido nesta aula na produção de cartazes para a sala.

Orientações:

  • Diga aos alunos que eles irão produzir coletivamente avisos para a sala com as expressões de cortesia que aprenderam nesta aula. Eles podem se organizar em grupos ou em trios. Esses avisos podem ser expostos para servir de referência para os alunos durante a aula. Por exemplo: May I go to the toilet, please? (Posso ir ao banheiro, por favor?)
  • Peça a cada dupla (ou trio) que escolham pelo menos duas das expressões apresentada na atividade 3 (worksheet). Vá marcando no quadro que dupla ficará com cada expressão. O ideal é que no máximo duas duplas fiquem com a mesma frase. Os alunos com mais domínio podem escrever outras frases.
  • Entregue a cada dupla dois pedaços de papel (duas folhas de sulfite cortadas ao meio ou dois pedaços de cartolina, por exemplo), tesoura, canetinhas, lápis de cor e revistas.
  • Explique que eles deverão escrever as expressões de cortesia com letra legível no papel e desenhar (ou colar um recorte de revista) algo que ilustre a frase. Se possível, faça antecipadamente ou desenhe no quadro um modelo para mostrar aos alunos.

Como o foco da atividade é a produção escrita, peça que os alunos façam um rascunho à lápis e mostrem para você corrigir antes de finalizar com canetinha.

? Enquanto as duplas produzem, caminhe pela sala e verifique se todos entenderam a proposta. Também ofereça ajuda a quem estiver com dificuldades.

? Garanta também que os alunos se mantenham focados na atividade, já que o tempo para produção é relativamente curto.

Escolha uma parede da sala e à medida que os alunos forem entregando, vá fixando os trabalhos deles de modo que fiquem bem visíveis.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido algo. Eles devem perceber que conseguem entender e utilizar expressões de cortesia em inglês em diversas situações.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.

O importante é que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e de que foram capazes de entender e usar diferentes expressões de cortesia em língua inglesa em um contexto real!

Contents

  1. INPUT: Fragment from the book Manners in public
  2. OUTPUT: Production of classroom signs with polite expressions

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI16) Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa na sala de aula.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Manuella Lisboa Gomes da Silva

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes