13090
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Os combustíveis veiculares e a poluição do ar

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Os combustíveis veiculares e a poluição do ar

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Henrique Boreli

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma e apresente os slides “contexto”. Motive uma breve discussão a partir das questões apresentadas.
Apresente a questão disparadora e peça a eles que reflitam sobre.:
- Qual é o combustível menos poluente: etanol, diesel ou gasolina?

Mão na massa
Organize a turma em 6 grupos e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.

Envie o texto sobre um dos três combustíveis para dois grupos, por exemplo:
- Grupo 1 e 2 recebem o texto sobre o etanol;
- Grupo 3 e 4 recebem o texto sobre a gasolina;
- Grupo 5 e 6 recebem o texto sobre o diesel.

Os textos estão disponíveis na aba “materiais e atividades”
Oriente os grupos a lerem o texto, discutirem com os colegas e registrarem:
- A fonte do combustível;
- Os poluentes que ele emite;
- Os veículos em que ele é utilizado.

Estabeleça um meio de comunicação entre os grupos que analisaram o mesmo texto (disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens).
Peça aos grupos que comparem suas respostas e discutam sobre as possíveis divergências.

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e dê espaço para que um representante de cada grupo compartilhe as respostas. Enquanto isso acontece, compartilhe sua tela com a tabela apresentada no slide “sistematização” e a preencha com as informações apresentadas pelos grupos.
Finalize auxiliando os estudantes a responderem a questão norteadora desta aula.

Convite às famílias
As famílias podem auxiliar o estudante a estabelecer uma comunicação com o grupo e a refletir sobre os diferentes combustíveis utilizados em automóveis.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE6_02M&E10

(EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 6º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas