Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta da aula será mais bem desenvolvida se aulas anteriores dessa mesma habilidade já tiverem sido aplicadas. Esta aula tem como objetivo propiciar que os alunos reconheçam que os combustíveis veiculares contribuem para a poluição do ar e levá-los a identificar qual dos combustíveis, entre etanol, gasolina e diesel, é o menos poluente. Esta proposta poderá ser melhor desenvolvida se a aula CIE6_02ME09 (O que acontece com os combustíveis nos automóveis) já tiver sido aplicada.
Materiais necessários para a aula: Projetor e fichas impressas das atividades, disponíveis em: http://bit.ly/2AOKGCf .
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente para os alunos o título da aula e diga que eles irão relacionar a poluição do ar com a utilização de combustíveis nos automóveis. Pergunte quais são os combustíveis veiculares que eles conhecem.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Projete o slide e mostre a situação apresenta aos alunos. Caso não seja possível realizar a projeção, leia o texto para aos alunos. Questione: O que é um carro flex? Como as pessoas escolhem que combustível irão utilizar em seus veículos? É esperado que eles digam que um carro flex é aquele que pode ser abastecido com etanol ou gasolina, e que a escolha pode ser feita baseada no preço. Incentive que eles participem e apresentem o que sabem sobre o que está sendo questionado, além promover a reflexão sobre como tomar a decisão de qual combustível comprar.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia para os alunos a questão disparadora. Estimule-os a levantar hipóteses para respondê-la. Neste momento, não se preocupe em corrigir possíveis erros, apenas incentive a turma a pensar sobre a questão proposta.
Mão na massa
Tempo sugerido: 28 minutos.
Orientações: O tempo total do mão na massa é de 28 minutos, sendo 12 minutos para leitura, discussão e registro das informações em grupos, oito minutos para a discussão com o outro grupo que leu o mesmo texto e oito minutos para as apresentações dos registros para a turma. Ajude os alunos a se organizarem em seis grupos. Disponibilize para as equipes os textos disponíveis em: http://bit.ly/2AOKGCf . Dois grupos devem receber o texto sobre etanol. Outros dois grupos, o texto sobre gasolina e os dois grupos restantes, o texto sobre diesel. Oriente os estudantes a discutir o material com os integrantes do grupo e a organizar, cada um em seu caderno, as seguintes informações referentes ao combustível trabalhado no texto recebido pelo grupo: fonte do combustível, poluentes que emite, veículos em que é utilizado. Ande pela sala e procure auxiliar as equipes que apresentarem dificuldades. Após essa etapa, oriente a união dos dois grupos que leram o mesmo texto, a fim de que discutam os pontos registrados e escolham um representante para apresentar as informações para a turma. Permita que os alunos escolhidos apresentem para turma o que foi registrado a respeito do combustível sobre o qual leram.
Materiais necessários: Projetor e fichas impressas das atividades.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Projete o slide ou, caso isso não seja possível, reproduza a tabela do slide no quadro. Proponha o preenchimento coletivo dela. Incentive a turma a trabalhar de forma conjunta, de modo que todos os alunos possam contribuir com informações referentes aos três combustíveis. Um exemplo da tabela preenchida pode ser verificado em http://bit.ly/2BGEJHB . Ao término do preenchimento, retome o contexto, apresentado no início da aula, e a questão disparadora. Permita que, com base nas leituras e na tabela, os alunos a respondam. Conduza as discussões dessas respostas, de modo que os estudantes percebam que o diesel gera uma maior quantidade de poluentes - em especial óxidos de enxofre - que os outros combustíveis e que a gasolina gera mais poluentes que o etanol e, portanto, o etanol é o combustível menos poluente. Caso julgue necessário, apresente aos alunos a notícia disponível em: http://bit.ly/2OC30RH, referente ao resultado de uma pesquisa da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, na qual verifica-se que o etanol produzido a partir da cana-de-açúcar emite menor quantidade de gás carbônico para a atmosfera do que a gasolina. Solicite que cada aluno registre, em seu próprio caderno, sua resposta pessoal para a questão disparadora.