Plano de Aula

Plano de aula: Observando os tipos de células

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Célula como unidade da vida

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: papel branco A4 ou similar, materiais diversos para desenho a sua escolha (grafite, lápis de cor, lápis cera, lápis hidrocor, etc.), microscópio óptico comum (geralmente disponível quando a escola possui laboratório de ciências ou biologia) ou construído de forma alternativa (ver referências abaixo), lâminas histológicas, lamínulas histológicas, corantes para preparação de amostras de microscopia (os tipos de corantes dependem das técnicas de preparação escolhidas), cotonetes (para a raspagem da amostra da mucosa bucal) e uma cebola.

Materiais de referência conceitual como fonte de informações auxiliares relacionadas a essa aula:

Material de referência sobre manuseio adequado de microscópio óptico comum:

Materiais de referência sobre a preparação de amostras para microscopia:

Materiais de referência sobre a construção de microscópios alternativos:

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o título da aula e verifique se os alunos recordam que as células podem possuir uma estrutura muito simples (procariontes) ou apresentar um complexo de estruturas em seu interior (eucariontes).

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO