Plano de Aula
Plano de aula: Observando os tipos de células
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Célula como unidade da vida
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: papel branco A4 ou similar, materiais diversos para desenho a sua escolha (grafite, lápis de cor, lápis cera, lápis hidrocor, etc.), microscópio óptico comum (geralmente disponível quando a escola possui laboratório de ciências ou biologia) ou construído de forma alternativa (ver referências abaixo), lâminas histológicas, lamínulas histológicas, corantes para preparação de amostras de microscopia (os tipos de corantes dependem das técnicas de preparação escolhidas), cotonetes (para a raspagem da amostra da mucosa bucal) e uma cebola.
Materiais de referência conceitual como fonte de informações auxiliares relacionadas a essa aula:
- Texto sobre introdução à microscopia: https://pt.khanacademy.org/science/biology/structure-of-a-cell/introduction-to-cells/a/microscopy
- Vídeo sobre a escala das células: https://pt.khanacademy.org/science/biology/structure-of-a-cell/modal/v/scale-of-cells
- Vídeo sobre os principais tipos de células: https://pt.khanacademy.org/science/biology/structure-of-a-cell/modal/v/prokaryotic-and-eukaryotic-cells
- Texto sobre a introdução ao estudo das células: https://pt.khanacademy.org/science/biology/structure-of-a-cell/modal/a/intro-to-cells
- Texto sobre as células procariontes: https://pt.khanacademy.org/science/biology/structure-of-a-cell/modal/a/prokaryotic-cells
- Texto sobre as células eucariontes: https://pt.khanacademy.org/science/biology/structure-of-a-cell/modal/a/intro-to-eukaryotic-cells
- Texto sobre a membrana plasmática e o citoplasma: https://pt.khanacademy.org/science/biology/structure-of-a-cell/modal/a/plasma-membrane-and-cytoplasm
- Texto sobre o núcleo e os ribossomos: https://pt.khanacademy.org/science/biology/structure-of-a-cell/modal/a/nucleus-and-ribosomes
- Texto sobre a origem da vida na Terra (importante para a etapa da aula em que o ser vivo primordial será discutido): https://pt.khanacademy.org/science/biology/history-of-life-on-earth/modal/a/hypotheses-about-the-origins-of-life
Material de referência sobre manuseio adequado de microscópio óptico comum:
- Página sobre manuseio adequado de microscópio óptico comum: https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/microscopio-optico
Materiais de referência sobre a preparação de amostras para microscopia:
- Página sobre o preparo de lâminas para observação de cloroplastos e de células da boca: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/preparo-uma-lamina-para-microscopia.htm
- Vídeo sobre preparo de amostra de cebola: https://www.youtube.com/watch?v=DLqxXhUqzz8
- Vídeo sobre preparo de amostra de cebola com diferentes corantes: https://www.youtube.com/watch?v=TLI_EdJIB3U
- Artigo sobre técnicas rotineiras de preparação de lâminas histológicas: http://docente.ifsc.edu.br/leandro.parussolo/MaterialDidatico/C%C3%A2mpus%20Lages/T%C3%A9cnico%20em%20An%C3%A1lises%20Qu%C3%ADmicas/Histofisiologia%20Animal/t%C3%A9cnicas%20histol%C3%B3gicas(2).pdf
Materiais de referência sobre a construção de microscópios alternativos:
- Vídeo sobre microscópio caseiro com celular (YouTube – Canal Manual do Mundo): https://www.youtube.com/watch?v=HwHJhti5fLs
- Vídeo sobre microscópio caseiro com webcam (YouTube – Canal Manual do Mundo): https://www.youtube.com/watch?v=WufR6iwfQxY
- Vídeo sobre microscópio ágil e portátil com celular e webcam (YouTube – Canal Manual do Mundo): https://www.youtube.com/watch?v=oTv5JsG4nIc
- Artigo sobre microscópio alternativo de baixo custo: http://mostrar.ifnmg.edu.br/pdf/historico/microscopio-alternativo.pdf
- Artigo sobre microscópio caseiro como alternativa para o ensino de citologia: https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID6854_15102017112004.pdf
- Artigo sobre microscópio caseiro simplificado: http://www.scielo.br/pdf/rbef/v39n4/1806-1117-rbef-39-04-e4506.pdf
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o título da aula e verifique se os alunos recordam que as células podem possuir uma estrutura muito simples (procariontes) ou apresentar um complexo de estruturas em seu interior (eucariontes).
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO