12744
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Observando os tipos de células

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Observando os tipos de células

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariclenes de Almeida Mélo Araújo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma e utilize o slide “contexto”. Motive uma breve discussão a partir das perguntas propostas.
Apresente a questão disparadora e peça aos estudantes que reflitam sobre:
- Por que o microscópio é importante para o estudo da célula?

Mão na massa

Opção 1 - Verifique se existe a possibilidade dos estudantes construírem um microscópio caseiro em casa. Caso possam, envie a eles três possibilidades para orientá-los:

- Vídeo sobre microscópio caseiro com celular (YouTube – Canal Manual do Mundo) - (disponível aqui).
- Vídeo sobre microscópio caseiro com webcam (YouTube – Canal Manual do Mundo) - (disponível aqui).
- Vídeo sobre microscópio ágil e portátil com celular e webcam (YouTube – Canal Manual do Mundo) - (disponível aqui). 

Peça aos estudantes que escolham objetos que gostariam de observar utilizando o microscópio feito em casa e registrem o máximo de informações que conseguirem a partir dessa observação. Oriente-os a refletirem sobre como o microscópio poderia auxiliar no estudo da célula.

Opção 2 - Caso não seja possível construir um microscópio caseiro, organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles. Disponibilize um link para videoconferência, criando um grupo em aplicativo de mensagens ou, se estiver utilizando a plataforma Zoom, dividindo-os em salas.

Peça aos grupos que leiam os textos:
- Microscopia: a importância do microscópio para o biólogo (disponível aqui).
- Microscopia - A descoberta da célula e a teoria celular (disponível aqui).

Oriente os grupos a discutirem sobre os textos lidos e, a partir dessas discussões, escreverem um parágrafo que responda a pergunta:
- Por que o microscópio é importante para o estudo da célula?

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e reserve um tempo para que os grupos compartilhem os parágrafos. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.

Convite às famílias
Verifique com as famílias a possibilidade de construir um microscópio caseiro. Se for possível, será fundamental o auxílio dela para a confecção e testes.
Caso não seja possível, as famílias poderão auxiliar os estudantes na comunicação com os grupos e na utilização das ferramentas digitais propostas.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE6_05V&E02

(EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

(EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 6º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas