12729
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Resistência dos materiais

POR: Helisabety Barros Mendes de Melo 25/02/2019
Código: CIE2_02M&E03

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02CI02) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre Resistência dos materiais

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: argila, espátulas de madeira, palhas de madeira finas e cola (para cada grupo de até 4 integrantes)

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 3 min

Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Leia o tema da aula e comente que eles irão ouvir uma história já conhecida e discutir sobre a resistência dos materiais. Pergunte para os alunos sobre como eles imaginam ser a resistência de materiais. Em seguida, prossiga com a apresentação.

Sugestões de link:

Os 3 porquinhos - http://www.inf.furb.br/~dalfovo/Bogo/material/complementar/98/Matutino/Equipe1/estoria.html

Conto os 3 porquinhos - https://www.culturagenial.com/conto-tres-porquinhos/

Construção sustentável: revisitando o conto dos três porquinhos - http://www.oecocidades.com/construcao-sustentavel-revisitando-o-conto-dos-tres-porquinhos/

Casas de palha: vantagens e desvantagens:

https://sustentarqui.com.br/dicas/casas-de-palha/

Madeira - Resistência dos materiais - https://pt.slideshare.net/mobile/laisilva/madeira-resistncia-dos-materiais

Ciência para quem gosta de história - https://www.pavconhecimento.pt/media/media/1796_14-02-24-tres-porquinhos.pdf

Contexto select-down

Tempo sugerido: 10 min

Orientações: organize a turma em roda de conversa, prepare um momento de sensibilização e leia a história "Os Três Porquinhos". Caso prefira, você pode utilizar outros recursos para apresentar o conto para a turma, como convidar três crianças para contar a história para a sala, usar fantoches do lobo mau e dos três porquinhos ou apresentar imagens das casinhas feitas com os diferentes materiais (palha, madeira e tijolos).

Segue a história:

Os três Porquinhos

Era uma vez, três porquinhos que saíram da casa de sua mãe. Cada um construiria a sua própria casa. Seguiram caminhos diferentes.

O primeiro porquinho construiu a sua casa com palha. Logo ficou pronta e ele foi dormir. Chegou um lobo que queria comer o porquinho e disse: “Abra a porta ou derrubarei esta casa com um sopro só!”

O porquinho não abriu. O lobo soprou e derrubou a casa. O porquinho fugiu.

O segundo porquinho fez a sua casa com galhos de árvore. Logo ficou pronta e ele foi dormir. Outra vez veio o lobo: “porquinho, abra a porta ou vou assoprar e derrubar tudo”. O porquinho não abriu, o lobo assoprou e derrubou a casa. Mas o porquinho fugiu e se escondeu, e o lobo queria saber: “Onde se meteu este porquinho?”.

O terceiro porquinho construiu a sua casa com tijolos. Para lá, foram os seus irmãos e o lobo também. Mas, desta vez, o lobo soprou até cansar e não derrubou a casa.

O lobo resolveu descer pela chaminé, mas a lareira estava acesa e ele saiu pegando fogo. O lobo foi embora e os porquinhos ficaram muito felizes, morando na casinha de tijolos.

Fonte: Clássicos Todo livro - Os três Porquinhos

Após a contação, instigue os alunos a refletirem sobre os tipos de materiais utilizados na construção da casa:

  • Cada um dos porquinhos constrói a casa utilizando materiais distintos. Quais materiais são esses?

Questão disparadora select-down

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: organize os alunos em grupos de até 4 alunos. Leia a questão disparadora do slide e explique à turma que, em grupos, todos deverão formular uma hipótese para explicar porque a casa feita de tijolos foi a única que o lobo soprou até cansar e não derrubou.

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 25 min

Orientações: Proponha a confecção das casas dos três porquinhos:

  • 1 casa feita de argila (representando a casa de tijolos);
  • 1 casa feita de espátulas de madeira (representando a casa de madeira);
  • 1 casa feita de palha de madeiras finas usadas em decoração (representando a casa de palha).

Distribua o material necessário para cada grupo. Em seguida, leia as informações sobre o procedimento e as questões referentes à atividade prática.

Sistematização select-down

Tempo sugerido: 10 min (Slides 10 e 11)

Orientações: cada grupo deverá apresentar para turma suas considerações discutidas após a realização da atividade prática. Intervenha no sentido de mobilizar os alunos a desenvolverem um raciocínio claro que responda às questões que foram propostas na atividade prática.

Em seguida, retome a questão disparadora e compare com as respostas que foram apresentadas por cada grupo.

É importante que observem que, nesse contexto, o tijolo é um material mais resistente que a madeira e esta, por sua vez, é mais resistente que a palha. Após, faça um registro coletivo das observações feitas pelos grupos. Discuta sobre as construções sustentáveis e como atualmente são utilizados uma variedade de materiais na construção civil.

Sugestões de link para leitura:

Cosntrução sutentável: revisitando o conto dos três porquinhos - http://www.oecocidades.com/construcao-sustentavel-revisitando-o-conto-dos-tres-porquinhos/

Conheça tudo sobre construção sustentável - https://www.ecycle.com.br/component/content/article/42-eco-design/2062-conheca-tudo-sobre-construcao-sustentavel.html

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: argila, espátulas de madeira, palhas de madeira finas e cola (para cada grupo de até 4 integrantes)

Tempo sugerido: 3 min

Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Leia o tema da aula e comente que eles irão ouvir uma história já conhecida e discutir sobre a resistência dos materiais. Pergunte para os alunos sobre como eles imaginam ser a resistência de materiais. Em seguida, prossiga com a apresentação.

Sugestões de link:

Os 3 porquinhos - http://www.inf.furb.br/~dalfovo/Bogo/material/complementar/98/Matutino/Equipe1/estoria.html

Conto os 3 porquinhos - https://www.culturagenial.com/conto-tres-porquinhos/

Construção sustentável: revisitando o conto dos três porquinhos - http://www.oecocidades.com/construcao-sustentavel-revisitando-o-conto-dos-tres-porquinhos/

Casas de palha: vantagens e desvantagens:

https://sustentarqui.com.br/dicas/casas-de-palha/

Madeira - Resistência dos materiais - https://pt.slideshare.net/mobile/laisilva/madeira-resistncia-dos-materiais

Ciência para quem gosta de história - https://www.pavconhecimento.pt/media/media/1796_14-02-24-tres-porquinhos.pdf

Tempo sugerido: 10 min

Orientações: organize a turma em roda de conversa, prepare um momento de sensibilização e leia a história "Os Três Porquinhos". Caso prefira, você pode utilizar outros recursos para apresentar o conto para a turma, como convidar três crianças para contar a história para a sala, usar fantoches do lobo mau e dos três porquinhos ou apresentar imagens das casinhas feitas com os diferentes materiais (palha, madeira e tijolos).

Segue a história:

Os três Porquinhos

Era uma vez, três porquinhos que saíram da casa de sua mãe. Cada um construiria a sua própria casa. Seguiram caminhos diferentes.

O primeiro porquinho construiu a sua casa com palha. Logo ficou pronta e ele foi dormir. Chegou um lobo que queria comer o porquinho e disse: “Abra a porta ou derrubarei esta casa com um sopro só!”

O porquinho não abriu. O lobo soprou e derrubou a casa. O porquinho fugiu.

O segundo porquinho fez a sua casa com galhos de árvore. Logo ficou pronta e ele foi dormir. Outra vez veio o lobo: “porquinho, abra a porta ou vou assoprar e derrubar tudo”. O porquinho não abriu, o lobo assoprou e derrubou a casa. Mas o porquinho fugiu e se escondeu, e o lobo queria saber: “Onde se meteu este porquinho?”.

O terceiro porquinho construiu a sua casa com tijolos. Para lá, foram os seus irmãos e o lobo também. Mas, desta vez, o lobo soprou até cansar e não derrubou a casa.

O lobo resolveu descer pela chaminé, mas a lareira estava acesa e ele saiu pegando fogo. O lobo foi embora e os porquinhos ficaram muito felizes, morando na casinha de tijolos.

Fonte: Clássicos Todo livro - Os três Porquinhos

Após a contação, instigue os alunos a refletirem sobre os tipos de materiais utilizados na construção da casa:

  • Cada um dos porquinhos constrói a casa utilizando materiais distintos. Quais materiais são esses?

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: organize os alunos em grupos de até 4 alunos. Leia a questão disparadora do slide e explique à turma que, em grupos, todos deverão formular uma hipótese para explicar porque a casa feita de tijolos foi a única que o lobo soprou até cansar e não derrubou.

Tempo sugerido: 25 min

Orientações: Proponha a confecção das casas dos três porquinhos:

  • 1 casa feita de argila (representando a casa de tijolos);
  • 1 casa feita de espátulas de madeira (representando a casa de madeira);
  • 1 casa feita de palha de madeiras finas usadas em decoração (representando a casa de palha).

Distribua o material necessário para cada grupo. Em seguida, leia as informações sobre o procedimento e as questões referentes à atividade prática.

Tempo sugerido: 10 min (Slides 10 e 11)

Orientações: cada grupo deverá apresentar para turma suas considerações discutidas após a realização da atividade prática. Intervenha no sentido de mobilizar os alunos a desenvolverem um raciocínio claro que responda às questões que foram propostas na atividade prática.

Em seguida, retome a questão disparadora e compare com as respostas que foram apresentadas por cada grupo.

É importante que observem que, nesse contexto, o tijolo é um material mais resistente que a madeira e esta, por sua vez, é mais resistente que a palha. Após, faça um registro coletivo das observações feitas pelos grupos. Discuta sobre as construções sustentáveis e como atualmente são utilizados uma variedade de materiais na construção civil.

Sugestões de link para leitura:

Cosntrução sutentável: revisitando o conto dos três porquinhos - http://www.oecocidades.com/construcao-sustentavel-revisitando-o-conto-dos-tres-porquinhos/

Conheça tudo sobre construção sustentável - https://www.ecycle.com.br/component/content/article/42-eco-design/2062-conheca-tudo-sobre-construcao-sustentavel.html


2º Ano

Objetivos de aprendizagem

Reconhecer que a resistência dos materiais é a capacidade do material de resistir a uma força a ele aplicada.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF02CI02) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Helisabety Melo

Mentor: Lisandra Amaral

Especialista: Margareth Polido


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

AULAS RELACIONADAS:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes