12729
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano de aula - Resistência dos materiais

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre Resistência dos materiais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helisabety Barros Mendes de Melo

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: argila, espátulas de madeira, palhas de madeira finas e cola (para cada grupo de até 4 integrantes)

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 3 min

Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Leia o tema da aula e comente que eles irão ouvir uma história já conhecida e discutir sobre a resistência dos materiais. Pergunte para os alunos sobre como eles imaginam ser a resistência de materiais. Em seguida, prossiga com a apresentação.

Sugestões de link:

Os 3 porquinhos - http://www.inf.furb.br/~dalfovo/Bogo/material/complementar/98/Matutino/Equipe1/estoria.html

Conto os 3 porquinhos - https://www.culturagenial.com/conto-tres-porquinhos/

Construção sustentável: revisitando o conto dos três porquinhos - http://www.oecocidades.com/construcao-sustentavel-revisitando-o-conto-dos-tres-porquinhos/

Casas de palha: vantagens e desvantagens:

https://sustentarqui.com.br/dicas/casas-de-palha/

Madeira - Resistência dos materiais - https://pt.slideshare.net/mobile/laisilva/madeira-resistncia-dos-materiais

Ciência para quem gosta de história - https://www.pavconhecimento.pt/media/media/1796_14-02-24-tres-porquinhos.pdf

Contexto select-down

Tempo sugerido: 10 min

Orientações: organize a turma em roda de conversa, prepare um momento de sensibilização e leia a história "Os Três Porquinhos". Caso prefira, você pode utilizar outros recursos para apresentar o conto para a turma, como convidar três crianças para contar a história para a sala, usar fantoches do lobo mau e dos três porquinhos ou apresentar imagens das casinhas feitas com os diferentes materiais (palha, madeira e tijolos).

Segue a história:

Os três Porquinhos

Era uma vez, três porquinhos que saíram da casa de sua mãe. Cada um construiria a sua própria casa. Seguiram caminhos diferentes.

O primeiro porquinho construiu a sua casa com palha. Logo ficou pronta e ele foi dormir. Chegou um lobo que queria comer o porquinho e disse: “Abra a porta ou derrubarei esta casa com um sopro só!”

O porquinho não abriu. O lobo soprou e derrubou a casa. O porquinho fugiu.

O segundo porquinho fez a sua casa com galhos de árvore. Logo ficou pronta e ele foi dormir. Outra vez veio o lobo: “porquinho, abra a porta ou vou assoprar e derrubar tudo”. O porquinho não abriu, o lobo assoprou e derrubou a casa. Mas o porquinho fugiu e se escondeu, e o lobo queria saber: “Onde se meteu este porquinho?”.

O terceiro porquinho construiu a sua casa com tijolos. Para lá, foram os seus irmãos e o lobo também. Mas, desta vez, o lobo soprou até cansar e não derrubou a casa.

O lobo resolveu descer pela chaminé, mas a lareira estava acesa e ele saiu pegando fogo. O lobo foi embora e os porquinhos ficaram muito felizes, morando na casinha de tijolos.

Fonte: Clássicos Todo livro - Os três Porquinhos

Após a contação, instigue os alunos a refletirem sobre os tipos de materiais utilizados na construção da casa:

  • Cada um dos porquinhos constrói a casa utilizando materiais distintos. Quais materiais são esses?

Questão disparadora select-down

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: organize os alunos em grupos de até 4 alunos. Leia a questão disparadora do slide e explique à turma que, em grupos, todos deverão formular uma hipótese para explicar porque a casa feita de tijolos foi a única que o lobo soprou até cansar e não derrubou.

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 25 min

Orientações: Proponha a confecção das casas dos três porquinhos:

  • 1 casa feita de argila (representando a casa de tijolos);
  • 1 casa feita de espátulas de madeira (representando a casa de madeira);
  • 1 casa feita de palha de madeiras finas usadas em decoração (representando a casa de palha).

Distribua o material necessário para cada grupo. Em seguida, leia as informações sobre o procedimento e as questões referentes à atividade prática.

Sistematização select-down

Tempo sugerido: 10 min (Slides 10 e 11)

Orientações: cada grupo deverá apresentar para turma suas considerações discutidas após a realização da atividade prática. Intervenha no sentido de mobilizar os alunos a desenvolverem um raciocínio claro que responda às questões que foram propostas na atividade prática.

Em seguida, retome a questão disparadora e compare com as respostas que foram apresentadas por cada grupo.

É importante que observem que, nesse contexto, o tijolo é um material mais resistente que a madeira e esta, por sua vez, é mais resistente que a palha. Após, faça um registro coletivo das observações feitas pelos grupos. Discuta sobre as construções sustentáveis e como atualmente são utilizados uma variedade de materiais na construção civil.

Sugestões de link para leitura:

Cosntrução sutentável: revisitando o conto dos três porquinhos - http://www.oecocidades.com/construcao-sustentavel-revisitando-o-conto-dos-tres-porquinhos/

Conheça tudo sobre construção sustentável - https://www.ecycle.com.br/component/content/article/42-eco-design/2062-conheca-tudo-sobre-construcao-sustentavel.html

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: argila, espátulas de madeira, palhas de madeira finas e cola (para cada grupo de até 4 integrantes)

Tempo sugerido: 3 min

Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Leia o tema da aula e comente que eles irão ouvir uma história já conhecida e discutir sobre a resistência dos materiais. Pergunte para os alunos sobre como eles imaginam ser a resistência de materiais. Em seguida, prossiga com a apresentação.

Sugestões de link:

Os 3 porquinhos - http://www.inf.furb.br/~dalfovo/Bogo/material/complementar/98/Matutino/Equipe1/estoria.html

Conto os 3 porquinhos - https://www.culturagenial.com/conto-tres-porquinhos/

Construção sustentável: revisitando o conto dos três porquinhos - http://www.oecocidades.com/construcao-sustentavel-revisitando-o-conto-dos-tres-porquinhos/

Casas de palha: vantagens e desvantagens:

https://sustentarqui.com.br/dicas/casas-de-palha/

Madeira - Resistência dos materiais - https://pt.slideshare.net/mobile/laisilva/madeira-resistncia-dos-materiais

Ciência para quem gosta de história - https://www.pavconhecimento.pt/media/media/1796_14-02-24-tres-porquinhos.pdf

Tempo sugerido: 10 min

Orientações: organize a turma em roda de conversa, prepare um momento de sensibilização e leia a história "Os Três Porquinhos". Caso prefira, você pode utilizar outros recursos para apresentar o conto para a turma, como convidar três crianças para contar a história para a sala, usar fantoches do lobo mau e dos três porquinhos ou apresentar imagens das casinhas feitas com os diferentes materiais (palha, madeira e tijolos).

Segue a história:

Os três Porquinhos

Era uma vez, três porquinhos que saíram da casa de sua mãe. Cada um construiria a sua própria casa. Seguiram caminhos diferentes.

O primeiro porquinho construiu a sua casa com palha. Logo ficou pronta e ele foi dormir. Chegou um lobo que queria comer o porquinho e disse: “Abra a porta ou derrubarei esta casa com um sopro só!”

O porquinho não abriu. O lobo soprou e derrubou a casa. O porquinho fugiu.

O segundo porquinho fez a sua casa com galhos de árvore. Logo ficou pronta e ele foi dormir. Outra vez veio o lobo: “porquinho, abra a porta ou vou assoprar e derrubar tudo”. O porquinho não abriu, o lobo assoprou e derrubou a casa. Mas o porquinho fugiu e se escondeu, e o lobo queria saber: “Onde se meteu este porquinho?”.

O terceiro porquinho construiu a sua casa com tijolos. Para lá, foram os seus irmãos e o lobo também. Mas, desta vez, o lobo soprou até cansar e não derrubou a casa.

O lobo resolveu descer pela chaminé, mas a lareira estava acesa e ele saiu pegando fogo. O lobo foi embora e os porquinhos ficaram muito felizes, morando na casinha de tijolos.

Fonte: Clássicos Todo livro - Os três Porquinhos

Após a contação, instigue os alunos a refletirem sobre os tipos de materiais utilizados na construção da casa:

  • Cada um dos porquinhos constrói a casa utilizando materiais distintos. Quais materiais são esses?

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: organize os alunos em grupos de até 4 alunos. Leia a questão disparadora do slide e explique à turma que, em grupos, todos deverão formular uma hipótese para explicar porque a casa feita de tijolos foi a única que o lobo soprou até cansar e não derrubou.

Tempo sugerido: 25 min

Orientações: Proponha a confecção das casas dos três porquinhos:

  • 1 casa feita de argila (representando a casa de tijolos);
  • 1 casa feita de espátulas de madeira (representando a casa de madeira);
  • 1 casa feita de palha de madeiras finas usadas em decoração (representando a casa de palha).

Distribua o material necessário para cada grupo. Em seguida, leia as informações sobre o procedimento e as questões referentes à atividade prática.

Tempo sugerido: 10 min (Slides 10 e 11)

Orientações: cada grupo deverá apresentar para turma suas considerações discutidas após a realização da atividade prática. Intervenha no sentido de mobilizar os alunos a desenvolverem um raciocínio claro que responda às questões que foram propostas na atividade prática.

Em seguida, retome a questão disparadora e compare com as respostas que foram apresentadas por cada grupo.

É importante que observem que, nesse contexto, o tijolo é um material mais resistente que a madeira e esta, por sua vez, é mais resistente que a palha. Após, faça um registro coletivo das observações feitas pelos grupos. Discuta sobre as construções sustentáveis e como atualmente são utilizados uma variedade de materiais na construção civil.

Sugestões de link para leitura:

Cosntrução sutentável: revisitando o conto dos três porquinhos - http://www.oecocidades.com/construcao-sustentavel-revisitando-o-conto-dos-tres-porquinhos/

Conheça tudo sobre construção sustentável - https://www.ecycle.com.br/component/content/article/42-eco-design/2062-conheca-tudo-sobre-construcao-sustentavel.html


2º Ano

Objetivos de aprendizagem

Reconhecer que a resistência dos materiais é a capacidade do material de resistir a uma força a ele aplicada.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF02CI02) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Helisabety Melo

Mentor: Lisandra Amaral

Especialista: Margareth Polido


Código: CIE2_02M&E03

(EF02CI02) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes