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Plano de aula - Linha do tempo

POR: Manuella Lisboa Gomes da Silva 30/08/2018
Código: ING6_08UND04

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI08) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Linha do tempo

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência (quarto de 5 planos) abordando a competência leitora e estratégias de leitura (reconhecimento de palavras cognatas, skimming e scanning). A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Nesta aula, você precisará de cópias do texto (Linha do tempo de Neil Armstrong. Disponível em: https://www.officetimeline.com/blog/image.axd?picture=/2017/08/Neil-Armstrong-Timeline1.png Acesso em: 08/06/2018), das folhas de atividades (veja Atividades para impressão - Input, Atividades para impressão - Output e Atividades para impressão - Atividade extra) e de um projetor multimídia (datashow) ou de uma smart TV com entrada USB. Se não tiver um datashow (nem uma smart TV) disponível em sua escola, não tem problema! Imprima as imagens dos slides (em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) para mostrar para os alunos (veja Atividades para impressão - Context, Atividades para impressão - Input e Atividades para impressão - Output). Consulte a resolução das atividades aqui.

Leia todas as orientações para o professor e boa aula! ;-)

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para a turma. Explique que a aula terá como foco a leitura de uma linha do tempo. Diga aos alunos: Today you will read and identify life events on a timeline.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Context) e pergunte:

  • What do these pictures relate to? (Os alunos provavelmente responderão: to a person’s lifetime, to the stages of a person’s life)
  • Childhood is the period of being a child/ kid. Which of the pictures represent childhood? (Os alunos provavelmente responderão: number one, number two and number three)
  • Adolescence is the period when a child develops into an adult. Which of the pictures represent adolescence? (Os alunos provavelmente responderão: number three, number four, number five and number six)
  • Adulthood is the stage of being fully grown or mature. Which of the pictures represent adulthood? (Os alunos provavelmente responderão: number five, number six, number seven and number eight)
  • Old age is the later part of a person’s life. Which of the pictures represent old age? (Os alunos provavelmente responderão: number nine)
  • Which period seems to be the longest in a person’s life? (Os alunos provavelmente responderão: adulthood)
  • If you could be any age, how old would you be? (As respostas dos alunos irão variar. Provavelmente, a maioria escolherá uma idade adulta) Why would you like to be this age? (As respostas dos alunos irão variar. Provavelmente, a maioria responderá algo parecido com: to have more freedom, to work and to have my own money)

Fonte:

Imagem 1 - https://www.pexels.com/photo/baby-sleeping-on-white-cotton-161709/

Imagem 2 - https://www.pexels.com/photo/adorable-baby-blonde-blur-208134/

Imagem 3 - https://www.pexels.com/photo/auditorium-benches-chairs-class-207691/

Imagem 4 - https://www.pexels.com/photo/adorable-adult-beautiful-closeness-371306/

Imagem 5 - https://www.pexels.com/photo/man-in-toga-holding-diploma-1007066/

Imagem 6 - https://www.pexels.com/photo/adults-apron-business-counter-580613/

Imagem 7 - https://www.pexels.com/photo/midsection-of-woman-making-heart-shape-with-hands-256737/

Imagem 8 - https://www.pexels.com/photo/affection-baby-baby-girl-beautiful-377058/

Imagem 9 - https://www.pexels.com/photo/selective-focus-photography-of-man-in-flat-cap-during-daytime-162547/

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Analisar uma linha do tempo identificando os assuntos tratados, bem como a estrutura e as palavras cognatas contidas no texto.

Expectativa: Que os alunos consigam perceber a estrutura da linha do tempo e a presença de palavras cognatas, para identificar os eventos apresentados no texto e relacioná-los às fases da vida da pessoa.

Orientações:

1) (3’) Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Input) e pergunte:

  • Who is this man? (Os alunos provavelmente responderão: I don’t know.)
  • What can we predict about this person based on the picture? (Os alunos provavelmente responderão: He is an astronaut; He is American; He works in NASA; He travelled to the moon)

2) (5’) Entregue aos alunos uma cópia da linha do tempo de Neil Armstrong. (O texto está disponível em: https://www.officetimeline.com/blog/image.axd?picture=/2017/08/Neil-Armstrong-Timeline1.png. Você precisará acessar o site antes da aula e imprimir a imagem.) Peça a eles que leiam a linha do tempo, tentando identificar palavras cognatas e também palavras que eles já conhecem. Pergunte:

  • What is a timeline? (Os alunos provavelmente responderão: It is a line with a sequence of events; I don’t know);
  • What can we use timelines for? (Os alunos provavelmente responderão: to show how time passes, to show what happened in a period of time)
  • What do the numbers in the timeline represent? (Os alunos provavelmente responderão: they represent years)
  • Is the timeline in ascendant or descendant order? (Os alunos provavelmente responderão: it is in ascendant order)

Explique aos alunos: A timeline is “a display of a list of events in chronological order(Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Timeline Acesso em: 09/06/2018).

3) (5’) Entregue aos alunos uma cópia da folha de atividades (veja Atividades para impressão - Input). Se não puder imprimir, mostre no datashow (veja Atividades para impressão - Input) ou escreva no quadro e peça que eles copiem no caderno. Leia e peça que os alunos repitam depois de você:

( ) be born ( ) start working

( ) grow up ( ) get married

( ) go to school/ college ( ) have children

( ) date ( ) get old

( ) graduate ( ) die

Certifique-se de que os alunos entenderam o significado de todos os verbos da lista (nascer, crescer, ir para a escola/ faculdade, namorar, formar-se, começar a trabalhar, casar-se, ter filhos, envelhecer e morrer) e diga: Find these life events on Neil Armstrong’s timeline. Mark (X) on the list and circle on the timeline the ones you find. ?Nota cultural: Vale destacar que a palavra college significa “faculdade”, e não “colégio” (sinônimo de “escola”) como a maioria dos alunos pode imaginar. Esse é um exemplo de falso cognato (ou false friend) (palavra aparentemente semelhante com outra na língua portuguesa, mas diferente no significado).

4) (12’) Explique aos alunos que, em duplas, eles irão ler as perguntas e marcar as respostas corretas de acordo com a linha do tempo:

  • Who was Neil Armstrong?

( ) He was the first man in space.

( ) He was the first NASA astronaut.

( ) He was the first person to step on the moon.

  • When is his birthdate?

( ) On August 5, 1930.

( ) On July 20, 1969.

( ) On August 25, 2012.

  • He started working in NASA…

( ) in 1949.

( ) in 1952.

( ) in 1971.

  • He got married…

( ) once (to Carol Held Knight).

( ) twice.

( ) three times.

  • Neil Armstrong died on August 25, 2012, at the age of…

( ) 82 years old.

( ) 83 years old.

( ) 88 years old.

? Encoraje-os a localizar no texto palavras parecidas com o português (cognatas). (Pilot, divorce, enter, space, investigate)

? O ideal é que nenhuma dupla seja muito heterogênea. É preciso que eles tenham algum grau de troca, ou seja, que um não desconsidere o outro e acabe fazendo sozinho. Por isso, a sugestão é fazer as duplas com alunos de saberes parecidos.

? Enquanto as duplas respondem a atividade, caminhe pela sala e verifique se todos entenderam a proposta. Também ofereça ajuda a quem estiver com dificuldades.

Após 8 minutos (o suficiente para que a maior parte da turma consiga analisar o texto e marcas as respostas na folha), volte ao quadro e faça a correção coletiva com a turma. Leia as perguntas e solicite aos alunos que compartilhem (uma dupla por vez) o que responderam. Aproveite para tirar as dúvidas que possam impedir a compreensão da linha do tempo. Confira a resolução das atividades aqui.

?Nota cultural: É interessante explicar aos alunos que:

  • O primeiro homem a viajar pelo espaço foi o cosmonauta soviético Yuri Alekseievitch Gagarin, em 12 de abril de 1961;
  • A NASA “(sigla em inglês de National Aeronautics and Space Administration – Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) é uma agência do Governo Federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial”. (Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/NASA Acesso em: 09/06/2018);
  • A missão Apollo 11 tinha como principal objetivo fazer um pouso lunar tripulado e retornar à Terra. Seus tripulantes foram: Neil Armstrong (comandante), Michael Collins e Edwin "Buzz" Aldrin;
  • A chegada do homem à lua no dia 20 de julho de 1969 foi televisionada e assistida por mais de 530 milhões de pessoas;
  • A frase "...one small step for a man, one giant leap for mankind" (“... um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade”) foi como Neil Armstrong descreveu o evento.

Material complementar:

Fonte:

Imagem do slide - https://www.pexels.com/photo/space-universe-moon-research-41952/

Linha do tempo - https://www.officetimeline.com/blog/image.axd?picture=/2017/08/Neil-Armstrong-Timeline1.png

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Localizar informações na linha do tempo para preencher o perfil de Neil Armstrong.

Expectativa: Que os alunos sejam capazes de ler e relacionar as informações da linha do tempo com o perfil.

Orientações:

Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Output) e explique: This is Neil Armstrong’s profile.

Entregue aos alunos uma cópia da folha de atividades (veja Atividades para impressão - Output). Leia com eles as informações contidas no perfil, certificando-se que eles compreenderam os campos a serem preenchidos. Diga: You are going to use information from Neil Armstrong’s timeline to complete his profile.

? Enquanto as duplas respondem a atividade, caminhe pela sala e verifique se todos entenderam a proposta. Também ofereça ajuda a quem estiver com dificuldades.

Após 8 minutos (o suficiente para que a maior parte da turma consiga analisar o texto e marcas as respostas na folha), volte ao quadro e faça a correção coletiva com a turma. Leia os campos do perfil e solicite aos alunos que compartilhem (uma dupla por vez) o que responderam. Aproveite para tirar as dúvidas que possam impedir a compreensão do texto. Confira a resolução das atividades aqui.

Material complementar:

  • Para oferecer aos alunos maior compreensão da linha do tempo, sugerimos mais duas atividades, que podem ser aplicadas na aula seguinte ou solicitadas como tarefa de casa (homework):

a) Os alunos irão organizar os eventos da vida de Marcos Pontes em uma linha do tempo. Pergunte a eles: Do you know Marcos Pontes? (Os alunos provavelmente responderão: No.) Explique: Marcos Pontes is the first Brazilian astronaut to go to space. Entregue aos alunos uma cópia da folha de atividade com a linha do tempo e a lista com os principais eventos da vida de Marcos Pontes (veja Atividades para impressão - Atividade extra). Mostre a folha de atividade e diga: Cut out the events and place them next to the correct dates on the timeline. Confira a resolução da atividade aqui.

b) Os alunos irão organizar invenções em uma linha do tempo. Entregue a eles uma cópia da folha de atividades (Disponível em: https://www.education.com/download/worksheet/117684/what-is-a-timeline.pdf Acesso em: 09/06/2018) e explique que eles verão outros dois exemplos de linha do tempo (uma mostrando uma hora na rotina matinal de um garoto e outra mostrando a evolução dos transportes em centenas de anos) para entender outras formas de usar esse tipo de representação gráfica.

Fonte: https://www.pexels.com/photo/space-research-science-astronaut-41162/

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido algo. Eles devem perceber que conseguem identificar a estrutura e os eventos da vida de uma pessoa apresentados em uma linha do tempo em inglês, bem como retirar informações da linha do tempo para completar um perfil pessoal.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.

O importante é que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e de que foram capazes de compreender uma linha do tempo com informações em inglês em um contexto real!

6º ano

Contents

  1. INPUT: Timeline of a person’s life
  2. OUTPUT: Incomplete profile with information from the timeline

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI08) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.

Professor-autor: Manuella Lisboa Gomes da Silva

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


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