12385
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Terra e Universo

Plano de aula - O surgimento da vida na Terra, segundo diferentes culturas

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre O surgimento da vida na Terra, segundo diferentes culturas

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Denise Aparecida Chiconato

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula faz parte de uma sequência didática que visa, em sua totalidade, contemplar a habilidade da Base Nacional Comum Curricular a que se propõe.

Materiais necessários para a aula: Serão necessários textos impressos para a pesquisa (indicados nos links do slide 5). Se a escola oferecer uma sala de informática, os alunos poderão realizar a pesquisa via internet.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Introduza o tema que será trabalho nesta aula lendo o título para os alunos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Contextualize o tema da aula com a seguinte afirmação: “Existem evidências que mostram como, provavelmente, se originaram a vida e os seres vivos. Porém, existem diferentes culturas que explicam a origem da vida à sua maneira. Estas explicações são crenças e, muitas vezes, não apresentam relação entre si. Assim, em todo o mundo, muitas são as explicações para como teriam se originado os primeiros seres vivos na Terra”.

Em seguida, questione quais as crenças sobre o tema que eles conhecem. É possível que eles citem o criacionismo. Ouça a discussão e pondere que, nesta aula, eles verão diferentes crenças, que já foram (ou ainda são) aceitas por diferentes culturas.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia a Questão disparadora que norteará a atividade a seguir.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Divida a sala em seis grupos e distribua os temas entre eles. Cada grupo ficará com um tema diferente. Os temas indicados para esta aula e os links onde podem ser encontrados textos fáceis para os alunos trabalharem estão listados abaixo:

Crença da cultura indígena nheengatu: http://www.ghtc.usp.br/Universo/cap01.html

Crença da cultura indígena kaingang: http://comin.org.br/static/arquivos-publicacao/MITOS%20KAINGANG.pdf (utilize os dois primeiros tópicos)

Crença da cultura chinesa: http://socrates.if.usp.br/~rkandi/www.minhachina.com/lendas/arteLendaOrigemPG.htm

Crença da panspermia: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/panspermia-cosmica.htm

Crença da geração espontânea: https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/geracao-espontanea (utilizar somente até o tópico “Definição”)

Crença do criacionismo: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/criacionismo.htm

Para nortear o trabalho dos alunos, distribua um roteiro de pesquisa a ser preenchido por eles. Você pode imprimir o roteiro indicado no link (https://docs.google.com/document/d/1CfazJRyY7QrVJxWSCzxDynBsmK0LSzwNGt9gy0QnPkE/edit) ou escrever no quadro para que copiem em uma folha separada.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Após transcorrido o tempo para a pesquisa, organize a sala numa grande roda.

Cada grupo terá até 3 minutos para apresentar a sua pesquisa. Convide cada grupo, um a um, para se dirigir ao centro da roda. O grupo da vez lerá seu texto e as respostas anotadas no roteiro de pesquisa.

Após a finalização desta parte da aula, conduza um debate sobre os temas trabalhados. Para isso, utilize questões como:

Alguém gostaria de comentar qual crença achou mais interessante?

Quais crenças poderiam ter realmente acontecido? É possível que mais de uma?

Qual delas poderia ter sido aceita pela ciência?

É importante que se ressalte que não podemos aferir maior ou menor credibilidade a uma crença, pois isso faz parte de diferentes culturas. No entanto, introduza o conceito da teoria da sopa orgânica, apontando que é a mais aceita hoje na comunidade científica. Aponte que esta teoria é baseada na formação de moléculas orgânicas de gases da atmosfera primitiva e que já foi testada em laboratório comprovando sua viabilidade, ou seja, pode ser chamada de teoria científica, uma vez que para ser científica deve estar fundamentada em fatos e fenômenos observáveis. Mais informações sobre a teoria podem ser encontradas no link: http://lqes.iqm.unicamp.br/canal_cientifico/lqes_responde/lqes_responde_sopa_primordial.html

Texto complementar ao professor:

As teorias para o surgimento das primeiras células - e da vida na Terra: https://www.bbc.com/portuguese/vert-earth-38205665

Teorias e explicações para a origem do universo e da vida: https://novaescola.org.br/conteudo/3422/teorias-e-explicacoes-para-a-origem-do-universo-e-da-vida

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula faz parte de uma sequência didática que visa, em sua totalidade, contemplar a habilidade da Base Nacional Comum Curricular a que se propõe.

Materiais necessários para a aula: Serão necessários textos impressos para a pesquisa (indicados nos links do slide 5). Se a escola oferecer uma sala de informática, os alunos poderão realizar a pesquisa via internet.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Introduza o tema que será trabalho nesta aula lendo o título para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Contextualize o tema da aula com a seguinte afirmação: “Existem evidências que mostram como, provavelmente, se originaram a vida e os seres vivos. Porém, existem diferentes culturas que explicam a origem da vida à sua maneira. Estas explicações são crenças e, muitas vezes, não apresentam relação entre si. Assim, em todo o mundo, muitas são as explicações para como teriam se originado os primeiros seres vivos na Terra”.

Em seguida, questione quais as crenças sobre o tema que eles conhecem. É possível que eles citem o criacionismo. Ouça a discussão e pondere que, nesta aula, eles verão diferentes crenças, que já foram (ou ainda são) aceitas por diferentes culturas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia a Questão disparadora que norteará a atividade a seguir.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Divida a sala em seis grupos e distribua os temas entre eles. Cada grupo ficará com um tema diferente. Os temas indicados para esta aula e os links onde podem ser encontrados textos fáceis para os alunos trabalharem estão listados abaixo:

Crença da cultura indígena nheengatu: http://www.ghtc.usp.br/Universo/cap01.html

Crença da cultura indígena kaingang: http://comin.org.br/static/arquivos-publicacao/MITOS%20KAINGANG.pdf (utilize os dois primeiros tópicos)

Crença da cultura chinesa: http://socrates.if.usp.br/~rkandi/www.minhachina.com/lendas/arteLendaOrigemPG.htm

Crença da panspermia: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/panspermia-cosmica.htm

Crença da geração espontânea: https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/geracao-espontanea (utilizar somente até o tópico “Definição”)

Crença do criacionismo: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/criacionismo.htm

Para nortear o trabalho dos alunos, distribua um roteiro de pesquisa a ser preenchido por eles. Você pode imprimir o roteiro indicado no link (https://docs.google.com/document/d/1CfazJRyY7QrVJxWSCzxDynBsmK0LSzwNGt9gy0QnPkE/edit) ou escrever no quadro para que copiem em uma folha separada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Após transcorrido o tempo para a pesquisa, organize a sala numa grande roda.

Cada grupo terá até 3 minutos para apresentar a sua pesquisa. Convide cada grupo, um a um, para se dirigir ao centro da roda. O grupo da vez lerá seu texto e as respostas anotadas no roteiro de pesquisa.

Após a finalização desta parte da aula, conduza um debate sobre os temas trabalhados. Para isso, utilize questões como:

Alguém gostaria de comentar qual crença achou mais interessante?

Quais crenças poderiam ter realmente acontecido? É possível que mais de uma?

Qual delas poderia ter sido aceita pela ciência?

É importante que se ressalte que não podemos aferir maior ou menor credibilidade a uma crença, pois isso faz parte de diferentes culturas. No entanto, introduza o conceito da teoria da sopa orgânica, apontando que é a mais aceita hoje na comunidade científica. Aponte que esta teoria é baseada na formação de moléculas orgânicas de gases da atmosfera primitiva e que já foi testada em laboratório comprovando sua viabilidade, ou seja, pode ser chamada de teoria científica, uma vez que para ser científica deve estar fundamentada em fatos e fenômenos observáveis. Mais informações sobre a teoria podem ser encontradas no link: http://lqes.iqm.unicamp.br/canal_cientifico/lqes_responde/lqes_responde_sopa_primordial.html

Texto complementar ao professor:

As teorias para o surgimento das primeiras células - e da vida na Terra: https://www.bbc.com/portuguese/vert-earth-38205665

Teorias e explicações para a origem do universo e da vida: https://novaescola.org.br/conteudo/3422/teorias-e-explicacoes-para-a-origem-do-universo-e-da-vida

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 9º ano :

9º ano / Ciências / Terra e Universo

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano