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Plano de aula - A Origem do Universo

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre A Origem do Universo

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Willian Takemitsu Shigeyosi

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática e como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.

Entretanto, é recomendado que os planos abaixo já tenham sido abordados para um bom compreendimento do tema:

CIE09_14TU09 e CIE09_14TU10

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o livro: Oliveira, Kepler et al. Astronomia e Astrofísica. LF, 4ª Edição.

Ou o site do autor do livro, que também contém muitos assuntos http://astro.if.ufrgs.br/

Canal de entretenimento, ciência e cultura https://tvescola.org.br/tve/home

Sobre o autor da teoria do BigBang Georges Edouard Lemaître (1894-1966) http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT1445401-2680,00.html

Materiais necessários para a aula: Bolinhas de isopor, palitos de dente e um cronômetro. Como alternativa, é possível utilizar bolinhas de papel, caso não seja possível obter bolinhas de isopor

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão investigar sobre a origem do universo. Comunique aos alunos que eles serão encarregados de analisar como foi o processo de surgimento dos diferentes elementos e substâncias químicas e como isso deu origem ao que chamamos de universo.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Pergunte se eles já viram uma bexiga com desenhos de estrelas ou galáxias. Peça para que compartilhem suas experiências. Você pode usar questões como:

  • Como ficavam os desenhos na bexiga vazia? E nela cheia?

Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: hoje vocês serão os investigadores do universo e terão a missão de relacionar como surgiu o nosso universo até os dias de hoje. Os alunos podem questionar coisas como “todo mundo estava ‘espremido’ no começo”. Comente que, em partes, isso é verdade. Devemos lembrar que todos nós somos compostos de matéria. O que mudou do começo para cá é como as coisas se organizaram e evoluíram durante bilhões e bilhões de anos desde o ínicio.

Caso os alunos não conheçam uma bexiga de estrelas, será necessário levar uma bexiga comum, enchê-la durante a explicação e desenhar pequenas estrelas/galáxias com uma canetinha. Em seguida, esvazie a bexiga e mostre como ficam os desenhos. Lembre-se que pode ocorrer casos de alunos que nunca viram uma bexiga.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ainda no semicírculo, peça para os alunos imaginarem que são os pesquisadores responsáveis pela investigação de como a matéria estava organizada no início do universo. Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre quais seriam as melhores rotas para conduzir essa investigação e avaliação dos resultados. Explique que no universo e as partículas podem ir se juntando para formar partículas maiores, que compõem os elementos químicos que formam as substâncias que compõem todas as coisas do nosso universo. Não se preocupe em responder todos os questionamentos deles neste momento, é importante manter o foco e estimulá-los a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Organize os alunos em duplas. Explique a atividade usando o slide projetado, distribua os palitos de dente e reúna as bolinhas de papel ou isopor em um recipiente. Você pode sugerir que os alunos pintem as bolinhas para a atividade ficar mais criativa e divertida. Para introduzir o nome da teoria que será abordada de forma sutil e marcante, deve-se liberar as bolinhas para o alto dizendo bem alto:

  • Big Bang!

Dê a eles 2 minutos para eles juntarem o máximo de bolinhas que conseguirem e ligá-las umas às outras.

Durante a atividade, pergunte:

  • O que eu falei no início?

Por enquanto deixe-os com a palavra em mente. Enquanto isso, você pode perguntar a seguinte questão da atividade:

  • Como você irá conectar os elementos do universo para formar substâncias maiores?

Observe se os alunos estão “se limitando” a prender apenas poucas bolinhas juntas, a ideia é que os alunos produzam as mais diferentes formas e agrupamentos de bolinhas para que seja possível relacionar isso com objetos maiores.

Acompanhe o trabalho e procure colaborar com as duplas que tiverem dúvidas. Para finalizar, os alunos devem apresentar todos os resultados obtidos com os aglomerados de papel para toda a turma. Peça para que eles relacionem o processo de evolução desde o começo da atividade onde as bolinhas estavam confinadas até o momento em que eles juntaram todas as bolinhas. Peça para que eles elaborem hipóteses do resultado obtido com a origem do universo. Não se preocupe com a inserção da teoria aqui, procure anotar as ideias que eles irão apresentar para relacionar isso com o contexto da atividade.

Materiais necessários: Bolinhas de isopor ou papel e palitos de dente.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça para que eles observem os diferentes tipos de aglomerados e pergunte se alguma coisa poderia influenciar no resultado final.

Pergunte para os alunos sobre as questões descritas na aula:

Os alunos devem relatar que no início da atividade foi dito “BigBang!”. Diga que isso representa um “grande estouro”, caso os alunos perguntem. Eles vão reportar que as bolinhas estavam confinadas no começo e depois elas dispersaram como em uma explosão, sobre a quantidade de bolinhas, a forma como estavam etc. Em seguida, eles vão relacionar a cronologia de evolução das bolinhas até o momento em que eles juntaram todas e como eles fizeram o processo.

Por fim, os alunos devem relacionar isso com a origem do Universo.

Neste ponto, aja como um mediador pois haverá muitas hipóteses. Lembre os alunos do que foi dito sobre a expansão do universo, permita que os alunos estabeleçam critérios para relacionar o conceito de expansão do universo com as partículas e como elas estariam confinadas no início do BigBang. Pergunte se caso eles continuassem este processo sem parar, pensando que as bolinhas são as partículas, o que aconteceria com elas? O que elas poderiam formar? Aqui é importante que você preste atenção na resposta dos alunos, veja se não há conclusões precipitadas. A ideia é que eles relacionem este contexto com o que já conhecem de partículas (próton, elétron e nêutron), os elementos químicos mais leves (hidrogênio e hélio), a formação dos outros elementos químicos, a formação de estrelas e outros corpos celestes, galáxias e sistemas planetários.

Alguém elaborou alguma hipótese diferente dos demais?

Esse debate é importante para que os alunos indiquem as hipóteses que foram escolhidas e percebam a importância da observação no ensino de Ciências. Como isso pode gerar novas ideias e propostas de novas teorias que expliquem determinados eventos. É possível também que algum aluno questione quem faria o papel de ligar as partículas, neste caso, oriente-os que seria devido a grande quantidade de energia de movimentação e alta pressão das partículas no início, possibilitando as colisões entres as partículas que consequentemente permite as ligações entre si.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que, nesse caso, o tempo para que tudo isso tenha ocorrido levou bilhões de anos. Provavelmente os alunos tentarão relacionar os conceitos semelhantes aos descritos a seguir. Se julgar conveniente, discuta ideias com o grupo, como:
- A formação dos átomos;

- As ligações químicas;
- Questão temporal (para muitos alunos o tempo mais antigo é o dos dinossauros, vale a pena discutir que isso é muito mais antigo que os próprios dinossauros);
- A formação dos sistemas planetários.

Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham entendido a teoria do BigBang e o conceito de expansão do universo. Essa aula é uma aula introdutória para o estudo de astronomia e astrofísica. Em aulas posteriores, a temática será encaminhada para que se identifique e relacione outras observações astronômicas com questões filosóficas, socioculturais, mitos e crenças, agricultura e afins.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática e como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.

Entretanto, é recomendado que os planos abaixo já tenham sido abordados para um bom compreendimento do tema:

CIE09_14TU09 e CIE09_14TU10

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o livro: Oliveira, Kepler et al. Astronomia e Astrofísica. LF, 4ª Edição.

Ou o site do autor do livro, que também contém muitos assuntos http://astro.if.ufrgs.br/

Canal de entretenimento, ciência e cultura https://tvescola.org.br/tve/home

Sobre o autor da teoria do BigBang Georges Edouard Lemaître (1894-1966) http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT1445401-2680,00.html

Materiais necessários para a aula: Bolinhas de isopor, palitos de dente e um cronômetro. Como alternativa, é possível utilizar bolinhas de papel, caso não seja possível obter bolinhas de isopor

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão investigar sobre a origem do universo. Comunique aos alunos que eles serão encarregados de analisar como foi o processo de surgimento dos diferentes elementos e substâncias químicas e como isso deu origem ao que chamamos de universo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Pergunte se eles já viram uma bexiga com desenhos de estrelas ou galáxias. Peça para que compartilhem suas experiências. Você pode usar questões como:

  • Como ficavam os desenhos na bexiga vazia? E nela cheia?

Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: hoje vocês serão os investigadores do universo e terão a missão de relacionar como surgiu o nosso universo até os dias de hoje. Os alunos podem questionar coisas como “todo mundo estava ‘espremido’ no começo”. Comente que, em partes, isso é verdade. Devemos lembrar que todos nós somos compostos de matéria. O que mudou do começo para cá é como as coisas se organizaram e evoluíram durante bilhões e bilhões de anos desde o ínicio.

Caso os alunos não conheçam uma bexiga de estrelas, será necessário levar uma bexiga comum, enchê-la durante a explicação e desenhar pequenas estrelas/galáxias com uma canetinha. Em seguida, esvazie a bexiga e mostre como ficam os desenhos. Lembre-se que pode ocorrer casos de alunos que nunca viram uma bexiga.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ainda no semicírculo, peça para os alunos imaginarem que são os pesquisadores responsáveis pela investigação de como a matéria estava organizada no início do universo. Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre quais seriam as melhores rotas para conduzir essa investigação e avaliação dos resultados. Explique que no universo e as partículas podem ir se juntando para formar partículas maiores, que compõem os elementos químicos que formam as substâncias que compõem todas as coisas do nosso universo. Não se preocupe em responder todos os questionamentos deles neste momento, é importante manter o foco e estimulá-los a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Organize os alunos em duplas. Explique a atividade usando o slide projetado, distribua os palitos de dente e reúna as bolinhas de papel ou isopor em um recipiente. Você pode sugerir que os alunos pintem as bolinhas para a atividade ficar mais criativa e divertida. Para introduzir o nome da teoria que será abordada de forma sutil e marcante, deve-se liberar as bolinhas para o alto dizendo bem alto:

  • Big Bang!

Dê a eles 2 minutos para eles juntarem o máximo de bolinhas que conseguirem e ligá-las umas às outras.

Durante a atividade, pergunte:

  • O que eu falei no início?

Por enquanto deixe-os com a palavra em mente. Enquanto isso, você pode perguntar a seguinte questão da atividade:

  • Como você irá conectar os elementos do universo para formar substâncias maiores?

Observe se os alunos estão “se limitando” a prender apenas poucas bolinhas juntas, a ideia é que os alunos produzam as mais diferentes formas e agrupamentos de bolinhas para que seja possível relacionar isso com objetos maiores.

Acompanhe o trabalho e procure colaborar com as duplas que tiverem dúvidas. Para finalizar, os alunos devem apresentar todos os resultados obtidos com os aglomerados de papel para toda a turma. Peça para que eles relacionem o processo de evolução desde o começo da atividade onde as bolinhas estavam confinadas até o momento em que eles juntaram todas as bolinhas. Peça para que eles elaborem hipóteses do resultado obtido com a origem do universo. Não se preocupe com a inserção da teoria aqui, procure anotar as ideias que eles irão apresentar para relacionar isso com o contexto da atividade.

Materiais necessários: Bolinhas de isopor ou papel e palitos de dente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça para que eles observem os diferentes tipos de aglomerados e pergunte se alguma coisa poderia influenciar no resultado final.

Pergunte para os alunos sobre as questões descritas na aula:

Os alunos devem relatar que no início da atividade foi dito “BigBang!”. Diga que isso representa um “grande estouro”, caso os alunos perguntem. Eles vão reportar que as bolinhas estavam confinadas no começo e depois elas dispersaram como em uma explosão, sobre a quantidade de bolinhas, a forma como estavam etc. Em seguida, eles vão relacionar a cronologia de evolução das bolinhas até o momento em que eles juntaram todas e como eles fizeram o processo.

Por fim, os alunos devem relacionar isso com a origem do Universo.

Neste ponto, aja como um mediador pois haverá muitas hipóteses. Lembre os alunos do que foi dito sobre a expansão do universo, permita que os alunos estabeleçam critérios para relacionar o conceito de expansão do universo com as partículas e como elas estariam confinadas no início do BigBang. Pergunte se caso eles continuassem este processo sem parar, pensando que as bolinhas são as partículas, o que aconteceria com elas? O que elas poderiam formar? Aqui é importante que você preste atenção na resposta dos alunos, veja se não há conclusões precipitadas. A ideia é que eles relacionem este contexto com o que já conhecem de partículas (próton, elétron e nêutron), os elementos químicos mais leves (hidrogênio e hélio), a formação dos outros elementos químicos, a formação de estrelas e outros corpos celestes, galáxias e sistemas planetários.

Alguém elaborou alguma hipótese diferente dos demais?

Esse debate é importante para que os alunos indiquem as hipóteses que foram escolhidas e percebam a importância da observação no ensino de Ciências. Como isso pode gerar novas ideias e propostas de novas teorias que expliquem determinados eventos. É possível também que algum aluno questione quem faria o papel de ligar as partículas, neste caso, oriente-os que seria devido a grande quantidade de energia de movimentação e alta pressão das partículas no início, possibilitando as colisões entres as partículas que consequentemente permite as ligações entre si.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que, nesse caso, o tempo para que tudo isso tenha ocorrido levou bilhões de anos. Provavelmente os alunos tentarão relacionar os conceitos semelhantes aos descritos a seguir. Se julgar conveniente, discuta ideias com o grupo, como:
- A formação dos átomos;

- As ligações químicas;
- Questão temporal (para muitos alunos o tempo mais antigo é o dos dinossauros, vale a pena discutir que isso é muito mais antigo que os próprios dinossauros);
- A formação dos sistemas planetários.

Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham entendido a teoria do BigBang e o conceito de expansão do universo. Essa aula é uma aula introdutória para o estudo de astronomia e astrofísica. Em aulas posteriores, a temática será encaminhada para que se identifique e relacione outras observações astronômicas com questões filosóficas, socioculturais, mitos e crenças, agricultura e afins.

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