Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor (a), possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula sequência do plano CIE7_07VE04. Para saber mais sobre as temáticas a serem trabalhadas nessas aulas, consulte o site: <https://www.ibflorestas.org.br/bioma-amazonico.html>
Materiais necessários para a aula: Papel pardo, cola, tirinhas de papel e textos impressos (disponíveis aqui), projetor de imagens.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o título da aula e explique aos alunos que eles irão conhecer o maior bioma brasileiro, a Amazônia.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Apresente o vídeo para os alunos. Caso não seja possível passar o vídeo, assista-ao no link: http://g1.globo.com/natureza/videos/v/abc-da-amazonia-vitoria-regia/1103269/ e conte aos alunos o que o vídeo retrata. Pergunte o que eles acharam do vídeo. Questione-os também se eles já conheciam a planta e o que acharam dela. Diga para os alunos que eles irão conhecer outras espécies interessantes de seres vivos que são típicos da Amazônia.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia a pergunta para a turma. Solicite-os que exponham seus pontos de vista sobre a pergunta e discutam sobre ela. Deixe-os refletirem a respeito da questão e ficarem curiosos.
Mão na massa
Tempo sugerido: 27 minutos
Orientações: O Mão na Massa está dividido em três etapas: leitura, 3 minutos; discussão e registro, 15 minutos; apresentação, 9 minutos (para cada etapa da atividade você deverá informar aos alunos o tempo que eles têm disponível para concluírem a tarefa proposta). Divida a turma em equipes de três membros. Você deverá “nomear” cada membro do grupo por um número diferente (os números são: 1, 2 e 3) e entregar um texto que está disponível aqui, de acordo com o seu número (por exemplo, o aluno número 1 receberá o texto 1 e assim sucessivamente) que deverá estar impresso em papel sulfite. Como os textos 1, 2 e 3 são diferentes, solicite-os que façam uma leitura silenciosa no grupo, porém bastante atenciosa sobre os textos que receberam.
Caso algum aluno queira fazer anotações, explique para ele que este primeiro momento é apenas para a leitura. Depois da leitura, peça para desfazerem as equipes e formarem outras novas equipes, dessa vez, organizadas por membros de números iguais, portanto serão formados três grupos, ou seja, um composto pelos membros de número 1, outro composto por membros de número 2 e outro formado pelos membros de número 3. Agora, como todos da equipe já fizeram a leitura do mesmo texto, oriente-os que discutam e listem numa folha de papel sulfite (que deverá ser entregue) os pontos que julgarem mais importantes e que foram abordados no texto. Oriente os alunos que mencionem os nomes de espécies, quando citadas pelo texto. Após a listagem dos pontos principais, explique que cada grupo irá expor suas anotações para a turma, obedecendo a ordem de apresentação: primeiro o grupo 1, depois o 2 e, por fim, o 3. Durante a apresentação de uma equipe, os membros das outras equipes deverão estar atentos na explanação e irem anotando, no verso da folha que receberam, informações que julgarem importantes sobre aquele assunto que está sendo exposto. Sempre que uma equipe terminar, é necessário disponibilizar um intervalo de 1 minuto antes da apresentação da equipe seguinte, para que os demais concluam suas anotações.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Terminadas as apresentações, entregue 8 tirinhas de papel em branco para cada equipe e oriente-os que eles deverão usar as tirinhas para escreverem palavras-chaves ou frases curtas que representem as informações apresentadas por cada equipe (um resumo do que foi exposto). Os alunos deverão seguir as seguintes instruções que deverão ser dadas por você: informe-os que 4 tirinhas deverão conter informações sobre o tema apresentado pelo seu grupo e as outras 4 tirinhas deverão conter informações dos outros dois grupos que também se apresentaram, sendo 2 tirinhas para cada um. Eles têm que pensar em palavras chaves ou frases curtas que representem o que cada equipe falou. Após a confecção das tirinhas, disponibilize no meio da sala uma folha de papel pardo com a pergunta disparadora escrita no centro, “O que encontramos no bioma Amazônia?”, e solicite que os alunos colem suas tirinhas no papel. É possível que algumas palavras ou frases se repitam, mesmo assim, deixe que os alunos colem. Talvez seja uma palavra ou termo que foi empregado bem sobre a parte que o grupo leu e apresentou. Para finalizar a aula, exponha o painel para a turma, leia todas as tirinhas e comente que eles acabaram de construir um painel contendo as riquezas da Amazônia, o maior bioma brasileiro.