12333
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - A recepção do som pelo corpo humano

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre A recepção do som pelo corpo humano

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thais Teixeira da Costa Portes Brusdzenski

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula faz parte de um agrupamento de planos sobre produção do som. Neste conteúdo, discutiremos questões relacionadas à percepção do som pelo aparelho auditivo humano e como ouvimos e interpretamos os sons. Será uma aula divertida pois introduziremos o assunto falando sobre uma brincadeira muito comum entre as crianças, telefone sem fio, e a partir dela partiremos para assuntos mais complexos relacionados à audição. Não infantilize os conceitos. É muito importante que as crianças tenham contato com palavras que enriquecerão seu vocabulário científico. Porém, não é necessário cobrar esses conceitos, especificamente numa avaliação, por exemplo. Nosso aparelho auditivo é formado de forma complexa e nossa intenção é que os alunos compreendam esse mecanismo e não o decorem, simplesmente.

Materiais necessários para a aula: Equipamento de som para reproduzir os sons que você precisará para o “Mão na Massa”, um instrumento musical qualquer (pode ser o que você tiver facilidade para levar para a sala de aula) e um sino (ou a gravação do som de um sino badalando).

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Hora de iniciar a aula apresentando o tema neste primeiro slide. Peça que os alunos leiam o tema e verifique se eles entendem o sentido da palavra recepção. Nesse tema, pretendemos que nossos alunos concluam que o corpo humano recebe os sons e os interpreta. Nos planos de aula desse conjunto de planos (CIE3_01ME), exploramos o que é som e de como é transmitido, agora é a vez que compreendermos como o som é recebido e interpretado pela audição humana. Não levaremos em consideração a audição dos animais, pois alguns apresentam diferenças em seu aparelho auditivo em relação ao do ser humano, o que os torna capazes de ouvir uma frequência de sons maior ou menor que nós, mas isso não impede que os alunos pesquisem e levem para a sala de aula algumas curiosidades sobre o assunto num momento oportuno. Uma sugestão de leitura complementar sobre o assunto é a reportagem “Na crista da onda… sonora!”, da Revista Ciência Hoje das Crianças (disponível em http://chc.org.br/acervo/na-crista-da-onda-sonora/ ).

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia a pergunta presente no slide de contexto e discuta com os alunos: "Como é realizada essa brincadeira? Que sentido precisamos usar para participarmos do jogo? Que dificuldades podem ser encontradas nesta brincadeira? Existe um ganhador? Que instrumento é usado nessa brincadeira?"

Interessante que a voz também é um instrumento musical, e é o mais sofisticado, pois é pela voz que podemos transmitir ideias através de palavras e sons. O vídeo “Audição”, do Discovery Channel (que você pode acessar em https://www.youtube.com/watch?v=okJOgjXEtN0 ) traz explicações sobre esse instrumento tão precioso para todos nós.

O interessante desse vídeo é que ele mostra imagens reais dos órgãos relacionados à audição e a voz. Você pode assisti-lo para compreender melhor o assunto e, se preferir, pode reproduzir esse vídeo para a turma também.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Este é o momento de levarmos o questionamento principal da aula à turma. Registre no quadro as respostas da turma referente a esta questão ou peça que eles façam o registro no caderno. Esse registro também pode ser feito através de desenhos (esquemas) se eles preferirem. É importante levar a turma a pensar que os sons são recebidos e interpretados. Então, "como isso acontece? Que órgãos são responsáveis por essas tarefas? Uma mesma parte do corpo conseguiria receber o som e interpretá-lo?"

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Neste momento, os alunos deverão estar em duplas - um colega será vendado, o outro terá a função de escriba. O professor reproduzirá diferentes sons para que os alunos ouçam. O aluno vendado deverá tentar descobrir que som está sendo representado e o escriba fará o registro. Sugestões de sons e links correspondentes:

Ao reproduzir os vídeos, deixe-os já no ponto correto do som que queremos que os alunos ouçam (alguns vídeos podem apresentar algum tipo de propaganda inicial, o que pode interferir na atividade). Para que não haja nenhuma influência visual nesta a atividade, você poderá cobrir os equipamentos (como o instrumento musical e o sino) ou colocá-los numa caixa. Você poderá escolher outros sons para acrescentar, se preferir. Ao terminar a atividade, proponha aos alunos que, ainda em dupla, escrevam uma hipótese para o motivo de percebermos essas diferenças entre os sons. Como sabemos que o som de um instrumento musical vem do lado direito, ou do esquerdo...? Como conseguimos perceber essas diferenças? Se você aplicou os outros planos de aula deste agrupamento sobre “Produção do Som” (CIE3_01ME), poderá buscar com eles a utilização dos conceitos já trabalhados, como frequência e intensidade dos sons e o meio material em que o som está se propagando em cada caso.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Este é o primeiro slide da sistematização. Nele você encontrará um esquema de como funciona a audição humana. No vídeo “Audição”, do Discovery Channel, já mencionado anteriormente (slide 3), você encontrará esse aparato em imagens reais. Neste vídeo, você conseguirá acompanhar o som desde a recepção até a interpretação realizada pelo cérebro. Um outro vídeo interessante (e curto) que você pode assistir e reproduzir para os alunos é “Como funciona a nossa audição” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Po1bqHccBYg ). Este vídeo traz em forma de animação todo o aparelho auditivo de forma bem simples de visualizar e entender. É importante lembrar que: os nomes dos órgãos e ossos do ouvido interno podem ser mencionados para que os alunos os conheçam, mas não para que os alunos os decorem. Outra sugestão: construa com os alunos um cartaz com o esquema representado neste slide para que eles sempre visualizem o mecanismo auditivo. Essa atividade pode ser feita como um quebra-cabeça - você pode desenhar o contorno da cabeça (no cartaz) e, em grupos, os alunos poderão desenhar e pintar os órgãos internos (ossículos e demais estruturas) e, depois, colar no cartaz.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia este slide com os alunos (pode ser uma leitura compartilhada), e vá fazendo pequenas pausas e explicando como nosso corpo recebe os sons e os interpreta. O slide apresenta informações importantes para os alunos. Vá fazendo referências do texto com o esquema proposto. Outro tema relacionado à audição é o equilíbrio do corpo. O labirinto ou sistema vestibular ( https://www.infoescola.com/anatomia-humana/aparelho-vestibular/ ), é a parte do ouvido responsável pelo equilíbrio. Esse assunto também é descrito no vídeo “Audição”, do Discovery Channel. O som é medido em decibéis (dB). As pessoas com o aparelho auditivo considerado normal podem ouvir ruídos a partir de dez decibéis. Até oitenta e cinco decibéis, qualquer ruído é inofensivo, mas acima de cento e vinte decibéis, os sons podem causar dor e prejudicar a audição. Sobre poluição sonora e os prejuízos a saúde, você encontrará nos planos de aula CIE3_03ME02 e CIE3_03ME04.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula faz parte de um agrupamento de planos sobre produção do som. Neste conteúdo, discutiremos questões relacionadas à percepção do som pelo aparelho auditivo humano e como ouvimos e interpretamos os sons. Será uma aula divertida pois introduziremos o assunto falando sobre uma brincadeira muito comum entre as crianças, telefone sem fio, e a partir dela partiremos para assuntos mais complexos relacionados à audição. Não infantilize os conceitos. É muito importante que as crianças tenham contato com palavras que enriquecerão seu vocabulário científico. Porém, não é necessário cobrar esses conceitos, especificamente numa avaliação, por exemplo. Nosso aparelho auditivo é formado de forma complexa e nossa intenção é que os alunos compreendam esse mecanismo e não o decorem, simplesmente.

Materiais necessários para a aula: Equipamento de som para reproduzir os sons que você precisará para o “Mão na Massa”, um instrumento musical qualquer (pode ser o que você tiver facilidade para levar para a sala de aula) e um sino (ou a gravação do som de um sino badalando).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Hora de iniciar a aula apresentando o tema neste primeiro slide. Peça que os alunos leiam o tema e verifique se eles entendem o sentido da palavra recepção. Nesse tema, pretendemos que nossos alunos concluam que o corpo humano recebe os sons e os interpreta. Nos planos de aula desse conjunto de planos (CIE3_01ME), exploramos o que é som e de como é transmitido, agora é a vez que compreendermos como o som é recebido e interpretado pela audição humana. Não levaremos em consideração a audição dos animais, pois alguns apresentam diferenças em seu aparelho auditivo em relação ao do ser humano, o que os torna capazes de ouvir uma frequência de sons maior ou menor que nós, mas isso não impede que os alunos pesquisem e levem para a sala de aula algumas curiosidades sobre o assunto num momento oportuno. Uma sugestão de leitura complementar sobre o assunto é a reportagem “Na crista da onda… sonora!”, da Revista Ciência Hoje das Crianças (disponível em http://chc.org.br/acervo/na-crista-da-onda-sonora/ ).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Leia a pergunta presente no slide de contexto e discuta com os alunos: "Como é realizada essa brincadeira? Que sentido precisamos usar para participarmos do jogo? Que dificuldades podem ser encontradas nesta brincadeira? Existe um ganhador? Que instrumento é usado nessa brincadeira?"

Interessante que a voz também é um instrumento musical, e é o mais sofisticado, pois é pela voz que podemos transmitir ideias através de palavras e sons. O vídeo “Audição”, do Discovery Channel (que você pode acessar em https://www.youtube.com/watch?v=okJOgjXEtN0 ) traz explicações sobre esse instrumento tão precioso para todos nós.

O interessante desse vídeo é que ele mostra imagens reais dos órgãos relacionados à audição e a voz. Você pode assisti-lo para compreender melhor o assunto e, se preferir, pode reproduzir esse vídeo para a turma também.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Este é o momento de levarmos o questionamento principal da aula à turma. Registre no quadro as respostas da turma referente a esta questão ou peça que eles façam o registro no caderno. Esse registro também pode ser feito através de desenhos (esquemas) se eles preferirem. É importante levar a turma a pensar que os sons são recebidos e interpretados. Então, "como isso acontece? Que órgãos são responsáveis por essas tarefas? Uma mesma parte do corpo conseguiria receber o som e interpretá-lo?"

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Neste momento, os alunos deverão estar em duplas - um colega será vendado, o outro terá a função de escriba. O professor reproduzirá diferentes sons para que os alunos ouçam. O aluno vendado deverá tentar descobrir que som está sendo representado e o escriba fará o registro. Sugestões de sons e links correspondentes:

Ao reproduzir os vídeos, deixe-os já no ponto correto do som que queremos que os alunos ouçam (alguns vídeos podem apresentar algum tipo de propaganda inicial, o que pode interferir na atividade). Para que não haja nenhuma influência visual nesta a atividade, você poderá cobrir os equipamentos (como o instrumento musical e o sino) ou colocá-los numa caixa. Você poderá escolher outros sons para acrescentar, se preferir. Ao terminar a atividade, proponha aos alunos que, ainda em dupla, escrevam uma hipótese para o motivo de percebermos essas diferenças entre os sons. Como sabemos que o som de um instrumento musical vem do lado direito, ou do esquerdo...? Como conseguimos perceber essas diferenças? Se você aplicou os outros planos de aula deste agrupamento sobre “Produção do Som” (CIE3_01ME), poderá buscar com eles a utilização dos conceitos já trabalhados, como frequência e intensidade dos sons e o meio material em que o som está se propagando em cada caso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Este é o primeiro slide da sistematização. Nele você encontrará um esquema de como funciona a audição humana. No vídeo “Audição”, do Discovery Channel, já mencionado anteriormente (slide 3), você encontrará esse aparato em imagens reais. Neste vídeo, você conseguirá acompanhar o som desde a recepção até a interpretação realizada pelo cérebro. Um outro vídeo interessante (e curto) que você pode assistir e reproduzir para os alunos é “Como funciona a nossa audição” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Po1bqHccBYg ). Este vídeo traz em forma de animação todo o aparelho auditivo de forma bem simples de visualizar e entender. É importante lembrar que: os nomes dos órgãos e ossos do ouvido interno podem ser mencionados para que os alunos os conheçam, mas não para que os alunos os decorem. Outra sugestão: construa com os alunos um cartaz com o esquema representado neste slide para que eles sempre visualizem o mecanismo auditivo. Essa atividade pode ser feita como um quebra-cabeça - você pode desenhar o contorno da cabeça (no cartaz) e, em grupos, os alunos poderão desenhar e pintar os órgãos internos (ossículos e demais estruturas) e, depois, colar no cartaz.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia este slide com os alunos (pode ser uma leitura compartilhada), e vá fazendo pequenas pausas e explicando como nosso corpo recebe os sons e os interpreta. O slide apresenta informações importantes para os alunos. Vá fazendo referências do texto com o esquema proposto. Outro tema relacionado à audição é o equilíbrio do corpo. O labirinto ou sistema vestibular ( https://www.infoescola.com/anatomia-humana/aparelho-vestibular/ ), é a parte do ouvido responsável pelo equilíbrio. Esse assunto também é descrito no vídeo “Audição”, do Discovery Channel. O som é medido em decibéis (dB). As pessoas com o aparelho auditivo considerado normal podem ouvir ruídos a partir de dez decibéis. Até oitenta e cinco decibéis, qualquer ruído é inofensivo, mas acima de cento e vinte decibéis, os sons podem causar dor e prejudicar a audição. Sobre poluição sonora e os prejuízos a saúde, você encontrará nos planos de aula CIE3_03ME02 e CIE3_03ME04.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 3º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano