12264
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Poluição sonora e saúde

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Poluição sonora e saúde

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bruna Albieri Cruz da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos google: Apresentações.
- Gravador de vídeo

Optativas:
- Mural virtual: Padlet

Contexto e questão disparadora

Envie aos alunos, via e-mail, classroom ou Whatsapp, uma apresentação powerpoint com vídeo curto ou áudio, contextualizando a aula e explicando o que será feito.

Siga as orientações do slide 3 e peça para que os alunos escrevam hipóteses no caderno, para discutirem no momento da aula síncrona.

Na sequência, apresente a “questão disparadora” e peça para que os alunos tragam algumas respostas para aula síncrona. Organize a turma em 6 grupos e envie a lista em um documento.

Mão na massa

Faça uma videochamada, por Zoom ou Hangouts, com a turma e retome rapidamente o contexto, buscando as possíveis respostas do grupo. Nesse momento, eles estarão mais embasados para iniciarem o mão na massa.

Explique aos alunos a atividade detalhada no slide 5. Eles deverão se encontrar por 10 minutos com os grupos já selecionados por você, para responderem uma questão.

Projete as 6 questões, dando os encaminhamentos necessários para que cada grupo responda ao que foi pedido. Sugira que façam o encontro por Whatsapp ou outra videoconferência e diga que, para isso, devem deixar mudos os microfones e marcar o tempo de volta.

Diga que você estará na sala ao vivo para tirar as dúvidas que aparecerem. Após o término do tempo, solicite que voltem a chamada principal e discutam as respostas brevemente.

Sistematização

Volte aos grupos e peça que elejam um representante para apresentar a questão discutida, conforme orientações. Permita que todos os grupos se apresentem e falem sobre o que pode ser melhorado nas respostas, conforme orientado no slide 6. Antes de finalizar, amplie as aprendizagens com as orientações do slide 7 e. Na sequência, peça para que cada grupo abra um comentário do Padlet e poste sobre a aprendizagem da aula. Faça uma avaliação do trabalho do grupo.

Convite às famílias

As famílias podem auxiliar as crianças no encontro com os grupos por videochamada.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_03M&E04

(EF03CI03) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas