Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências presentes na BNCC, tendo por objetivo relacionar os prejuízos trazidos pela Poluição Sonora à saúde humana. Na atividade proposta para esta aula, iremos analisar algumas situações vivenciadas diariamente que envolvem poluição sonora. Divididos em grupos, os alunos deverão refletir sobre a situação apresentada, apontando quais os possíveis impactos trazidos por essas situações à saúde humana, e como seria um ambiente adequado, em termos de som, para a realização de atividades diárias.
Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Este plano é parte de uma sequência e terá melhores resultados se for aplicado após o plano CIE3_03ME02.
Materiais necessários para a aula: lápis e papel.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre os impactos da Poluição Sonora na saúde das pessoas. Aproveite esse momento e faça o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, retomando o que foi trabalhado em aulas anteriores (CIE3_03ME02).
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia a situação apresentada para os alunos e apresente a imagem. Permita que eles observem o equipamento mencionado e faça os questionamentos sugeridos no slide. Deixe que expressem suas hipóteses e, em seguida, questione:
- Por que é importante utilizar equipamentos de segurança no trabalho?
- Em quais outras situações é importante utilizar equipamentos como esses?
Os questionamentos são importantes para que os alunos já comecem a refletir sobre o tema que será trabalhado na aula.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a forma como a poluição sonora pode afetar a saúde das pessoas. Não se preocupe em corrigir as respostas deles neste momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Organize os alunos em seis grupos. Peça para que analisem as situações apresentadas e registrem os “sintomas” que a poluição sonora pode causar na pessoas, em cada uma das situações. Distribua uma situação para cada grupo:
- “Pedro tem um vizinho que gosta de ouvir músicas com o som muito alto. Por isso, algumas vezes, Pedro tem dificuldades para realizar algumas tarefas em sua casa, como ler, assistir tv e dormir. Como essa situação pode prejudicar a saúde de Pedro?”
- “Marcela é guarda de trânsito e trabalha todos os dias em uma avenida muito movimentada. Diariamente convive com o barulho dos motores de veículos, buzinas, apitos etc. Como essa situação pode prejudicar a saúde de Marcela?”
- “Junior gosta de ouvir músicas no celular todos os dias. Para isso, utiliza um fone de ouvido. Quando coloca os fones, Junior aumenta o volume da música no máximo. O que pode acontecer com a saúde de Junior se ele continuar com esse hábito?”
- “Carla está resolvendo um problema durante a aula de Matemática, porém seus colegas de turma estão conversando muito alto e Carla está com dificuldades para resolver a operação. Isso vem acontecendo há vários dias. O que essa situação pode causar à saúde de Carla?”
- “Maria é garçonete em um restaurante que tem apresentações de shows ao vivo. Quase todos os dias, ela convive com o barulho gerado pela conversa dos clientes e pelo som da música alta. O que essa situação pode causar à saúde de Maria?”
- “José é construtor e diariamente convive com o barulho de uma britadeira. Nem sempre ele utiliza os equipamentos de segurança, como o protetor auricular. O que isso pode causar à saúde de José?”
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar suas hipóteses com o restante da turma. Faça os questionamentos sugeridos no slide para que os grupos possam contribuir uns com os outros, chegando a uma conclusão sobre a situação apresentada. Os questionamentos são importantes para que os alunos reflitam sobre suas hipóteses e as justifiquem, contribuindo para a sistematização do conceito explorado nesta aula. Espera-se que os grupos façam apontamentos sobre como a poluição sonora pode afetar a saúde das pessoas, assim como os hábitos e ambientes adequados em termos de som.
Sistematização
Tempo sugerido:15 minutos.
Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar as aprendizagens da aula. Explique que ficar exposto à poluição sonora de maneira regular e contínua pode trazer diversos prejuízos à saúde humana. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula.
Saiba mais sobre os efeitos da Poluição Sonora na saúde acessando aqui.