Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos google: Apresentações.
- Gravador de vídeo
Optativas:
- Mural virtual: Padlet
Contexto e questão disparadora
Envie aos alunos, via e-mail, classroom ou Whatsapp, uma apresentação powerpoint com vídeo curto ou áudio, contextualizando a aula e explicando o que será feito.
Siga as orientações do slide 3 e peça para que os alunos escrevam hipóteses no caderno, para discutirem no momento da aula síncrona.
Na sequência, apresente a “questão disparadora” e peça para que os alunos tragam algumas respostas para aula síncrona. Organize a turma em 6 grupos e envie a lista em um documento.
Mão na massa
Faça uma videochamada, por Zoom ou Hangouts, com a turma e retome rapidamente o contexto, buscando as possíveis respostas do grupo. Nesse momento, eles estarão mais embasados para iniciarem o mão na massa.
Explique aos alunos a atividade detalhada no slide 5. Eles deverão se encontrar por 10 minutos com os grupos já selecionados por você, para responderem uma questão.
Projete as 6 questões, dando os encaminhamentos necessários para que cada grupo responda ao que foi pedido. Sugira que façam o encontro por Whatsapp ou outra videoconferência e diga que, para isso, devem deixar mudos os microfones e marcar o tempo de volta.
Diga que você estará na sala ao vivo para tirar as dúvidas que aparecerem. Após o término do tempo, solicite que voltem a chamada principal e discutam as respostas brevemente.
Sistematização
Volte aos grupos e peça que elejam um representante para apresentar a questão discutida, conforme orientações. Permita que todos os grupos se apresentem e falem sobre o que pode ser melhorado nas respostas, conforme orientado no slide 6. Antes de finalizar, amplie as aprendizagens com as orientações do slide 7 e. Na sequência, peça para que cada grupo abra um comentário do Padlet e poste sobre a aprendizagem da aula. Faça uma avaliação do trabalho do grupo.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar as crianças no encontro com os grupos por videochamada.