12264
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Poluição sonora e saúde

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Poluição sonora e saúde

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bruna Albieri Cruz da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências presentes na BNCC, tendo por objetivo relacionar os prejuízos trazidos pela Poluição Sonora à saúde humana. Na atividade proposta para esta aula, iremos analisar algumas situações vivenciadas diariamente que envolvem poluição sonora. Divididos em grupos, os alunos deverão refletir sobre a situação apresentada, apontando quais os possíveis impactos trazidos por essas situações à saúde humana, e como seria um ambiente adequado, em termos de som, para a realização de atividades diárias.

Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este plano é parte de uma sequência e terá melhores resultados se for aplicado após o plano CIE3_03ME02.

Materiais necessários para a aula: lápis e papel.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre os impactos da Poluição Sonora na saúde das pessoas. Aproveite esse momento e faça o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, retomando o que foi trabalhado em aulas anteriores (CIE3_03ME02).

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a situação apresentada para os alunos e apresente a imagem. Permita que eles observem o equipamento mencionado e faça os questionamentos sugeridos no slide. Deixe que expressem suas hipóteses e, em seguida, questione:

  • Por que é importante utilizar equipamentos de segurança no trabalho?
  • Em quais outras situações é importante utilizar equipamentos como esses?

Os questionamentos são importantes para que os alunos já comecem a refletir sobre o tema que será trabalhado na aula.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a forma como a poluição sonora pode afetar a saúde das pessoas. Não se preocupe em corrigir as respostas deles neste momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Organize os alunos em seis grupos. Peça para que analisem as situações apresentadas e registrem os “sintomas” que a poluição sonora pode causar na pessoas, em cada uma das situações. Distribua uma situação para cada grupo:

  • “Pedro tem um vizinho que gosta de ouvir músicas com o som muito alto. Por isso, algumas vezes, Pedro tem dificuldades para realizar algumas tarefas em sua casa, como ler, assistir tv e dormir. Como essa situação pode prejudicar a saúde de Pedro?”
  • “Marcela é guarda de trânsito e trabalha todos os dias em uma avenida muito movimentada. Diariamente convive com o barulho dos motores de veículos, buzinas, apitos etc. Como essa situação pode prejudicar a saúde de Marcela?”
  • “Junior gosta de ouvir músicas no celular todos os dias. Para isso, utiliza um fone de ouvido. Quando coloca os fones, Junior aumenta o volume da música no máximo. O que pode acontecer com a saúde de Junior se ele continuar com esse hábito?”
  • “Carla está resolvendo um problema durante a aula de Matemática, porém seus colegas de turma estão conversando muito alto e Carla está com dificuldades para resolver a operação. Isso vem acontecendo há vários dias. O que essa situação pode causar à saúde de Carla?”
  • “Maria é garçonete em um restaurante que tem apresentações de shows ao vivo. Quase todos os dias, ela convive com o barulho gerado pela conversa dos clientes e pelo som da música alta. O que essa situação pode causar à saúde de Maria?”
  • “José é construtor e diariamente convive com o barulho de uma britadeira. Nem sempre ele utiliza os equipamentos de segurança, como o protetor auricular. O que isso pode causar à saúde de José?”

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar suas hipóteses com o restante da turma. Faça os questionamentos sugeridos no slide para que os grupos possam contribuir uns com os outros, chegando a uma conclusão sobre a situação apresentada. Os questionamentos são importantes para que os alunos reflitam sobre suas hipóteses e as justifiquem, contribuindo para a sistematização do conceito explorado nesta aula. Espera-se que os grupos façam apontamentos sobre como a poluição sonora pode afetar a saúde das pessoas, assim como os hábitos e ambientes adequados em termos de som.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos.

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar as aprendizagens da aula. Explique que ficar exposto à poluição sonora de maneira regular e contínua pode trazer diversos prejuízos à saúde humana. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula.

Saiba mais sobre os efeitos da Poluição Sonora na saúde acessando aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências presentes na BNCC, tendo por objetivo relacionar os prejuízos trazidos pela Poluição Sonora à saúde humana. Na atividade proposta para esta aula, iremos analisar algumas situações vivenciadas diariamente que envolvem poluição sonora. Divididos em grupos, os alunos deverão refletir sobre a situação apresentada, apontando quais os possíveis impactos trazidos por essas situações à saúde humana, e como seria um ambiente adequado, em termos de som, para a realização de atividades diárias.

Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este plano é parte de uma sequência e terá melhores resultados se for aplicado após o plano CIE3_03ME02.

Materiais necessários para a aula: lápis e papel.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre os impactos da Poluição Sonora na saúde das pessoas. Aproveite esse momento e faça o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, retomando o que foi trabalhado em aulas anteriores (CIE3_03ME02).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a situação apresentada para os alunos e apresente a imagem. Permita que eles observem o equipamento mencionado e faça os questionamentos sugeridos no slide. Deixe que expressem suas hipóteses e, em seguida, questione:

  • Por que é importante utilizar equipamentos de segurança no trabalho?
  • Em quais outras situações é importante utilizar equipamentos como esses?

Os questionamentos são importantes para que os alunos já comecem a refletir sobre o tema que será trabalhado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a forma como a poluição sonora pode afetar a saúde das pessoas. Não se preocupe em corrigir as respostas deles neste momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Organize os alunos em seis grupos. Peça para que analisem as situações apresentadas e registrem os “sintomas” que a poluição sonora pode causar na pessoas, em cada uma das situações. Distribua uma situação para cada grupo:

  • “Pedro tem um vizinho que gosta de ouvir músicas com o som muito alto. Por isso, algumas vezes, Pedro tem dificuldades para realizar algumas tarefas em sua casa, como ler, assistir tv e dormir. Como essa situação pode prejudicar a saúde de Pedro?”
  • “Marcela é guarda de trânsito e trabalha todos os dias em uma avenida muito movimentada. Diariamente convive com o barulho dos motores de veículos, buzinas, apitos etc. Como essa situação pode prejudicar a saúde de Marcela?”
  • “Junior gosta de ouvir músicas no celular todos os dias. Para isso, utiliza um fone de ouvido. Quando coloca os fones, Junior aumenta o volume da música no máximo. O que pode acontecer com a saúde de Junior se ele continuar com esse hábito?”
  • “Carla está resolvendo um problema durante a aula de Matemática, porém seus colegas de turma estão conversando muito alto e Carla está com dificuldades para resolver a operação. Isso vem acontecendo há vários dias. O que essa situação pode causar à saúde de Carla?”
  • “Maria é garçonete em um restaurante que tem apresentações de shows ao vivo. Quase todos os dias, ela convive com o barulho gerado pela conversa dos clientes e pelo som da música alta. O que essa situação pode causar à saúde de Maria?”
  • “José é construtor e diariamente convive com o barulho de uma britadeira. Nem sempre ele utiliza os equipamentos de segurança, como o protetor auricular. O que isso pode causar à saúde de José?”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar suas hipóteses com o restante da turma. Faça os questionamentos sugeridos no slide para que os grupos possam contribuir uns com os outros, chegando a uma conclusão sobre a situação apresentada. Os questionamentos são importantes para que os alunos reflitam sobre suas hipóteses e as justifiquem, contribuindo para a sistematização do conceito explorado nesta aula. Espera-se que os grupos façam apontamentos sobre como a poluição sonora pode afetar a saúde das pessoas, assim como os hábitos e ambientes adequados em termos de som.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos.

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar as aprendizagens da aula. Explique que ficar exposto à poluição sonora de maneira regular e contínua pode trazer diversos prejuízos à saúde humana. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula.

Saiba mais sobre os efeitos da Poluição Sonora na saúde acessando aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 3º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano