12261
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Orquestrando o som - O som nos instrumentos musicais

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Orquestrando o som - O som nos instrumentos musicais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thais Teixeira da Costa Portes Brusdzenski

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Reprodução de vídeo: Youtube.

Optativos:
- Compartilhamento de vídeo: Flipgrid

Contexto e questão disparadora
Faça uma videochamada com a turma e insira a aula. Apresente o contexto com o vídeo (disponível aqui).

Provoque-os, para que distingam os instrumentos da orquestra.

Ao final das discussões, insira a “questão disparadora” e faça questionamentos à turma, para levantarem hipóteses.

Mão na massa
Ainda na vídeo chamada, explique para os alunos que eles construirão instrumentos musicais. Faça uma lista de materiais com sugestões de instrumentos e envie para a turma.

Explore um pouco dos instrumentos de corda, sopro e percussão, de modo a incitar a curiosidade da turma.

Peça para que cada um construa o próprio instrumento e marque uma nova data para a apresentação.

Explique aos alunos que agora eles farão o experimento com a ajuda de um familiar. Se possível, oriente-os a pedirem a alguém para filmar e compartilhar com a turma, pelo Flipgrid, os instrumentos que construíram e os sons que emitem. Para isso, crie um código e partilhe com o grupo.

Sistematização
Em outra videochamada, convide as crianças a partilharem o que descobriram, mostrando seus instrumentos e separando-os por grupos.

Partilhe na tela uma tabela com o nome de todos os alunos. Na frente de cada nome, insira o instrumento construído e diga se ele é de sopro, corda ou percussão. Peça ajuda a toda a turma para o preenchimento.

Volte às questões dos slides 6 e 7, para verificar a aprendizagem dos alunos, e finalize a aula com os conceitos trabalhados.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a orientarem as crianças na atividade de “mão na massa”, auxiliando na construção dos instrumentos.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_01M&E04

(EF03CI01) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas