12007
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Descrição de personalidades

POR: Valdelena Maria Nojosa Nobre Rodriguez 10/08/2018
Código: ING6_06UND02

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI05) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Descrição de personalidades

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência de três planos, porém o mesmo pode ser utilizado independente dos demais planos da sequência.

Preparação para a aula: Para esta aula será necessário o uso de computador (ou CD player) e projetor. É recomendado que o professor faça o download dos vídeos antes da aula. Alguns materiais complementares estão disponíveis para impressão ou o professor pode copiar no quadro, porém neste caso corre o risco de não concluir o plano em 50 minutos. Algumas atividades complementares foram sugeridas ao longo do plano. Caso o professor deseje utilizá-las, favor observar o material necessário que inclui imagens de revistas, celular com câmera, balões, cartolinas e pincéis.

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Mostre aos alunos o vídeo da música Born this way de Lady Gaga com performance do grupo teen Kidz Bop Kidz. Esse é um grupo de adolescentes que canta muitas das músicas que estão fazendo sucesso na mídia, substituindo palavrões ou expressões de duplo sentido por expressões apropriadas para esta faixa etária. Eles cantam versões clean dessas músicas. Use o datashow. Caso não seja possível usar esse tipo de tecnologia, traga a gravação da música e a reproduza para a turma num CD player. Coloque o título da música no quadro para despertar a curiosidade dos alunos. O vídeo pode ser encontrado no link: https://www.youtube.com/watch?v=KHcIEHrq_ps

Ao final da música, pergunte aos alunos:

  • What is this song about? Os alunos devem responder algo como, Lady Gaga ou Be happy.
  • Se os alunos não responderem, incentive-os a captarem o sentido da música perguntando: Is this a happy or sad song? Os alunos respondem Happy.
  • Correct. This song is about being happy about who you are.

Material Complementar:

A letra da música esta num documento no seguinte link

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada em usar adjetivos para descrever a sua própria personalidade e a dos outros. Diga: Today we will learn how to describe people’s personality.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Ouvir falantes nativos usando adjetivos para descrever sua própria personalidade e a personalidade de outra pessoa.

Expectativa: Que os alunos escutem falantes nativos descrevendo personalidade e sejam capazes de entender pelo menos 3 (três) adjetivos. O importante é a exposição dos alunos ao discurso nativo. O vídeo How Would your Friends Describe You? De BuzzFeed, pode ser encontrado no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=D0vZvtnUc7o .

Orientações: Reproduza o vídeo acima por 2 minutos e 10 segundos. É muito importante seguir essa recomendação e não passar deste ponto no video devido ao uso excessivo de palavrões. Após a reprodução do vídeo, pergunte aos alunos: How do people feel when they have to describe themselves? Os alunos podem responder Good, Fine ou Not good. Embarrassed. Se eles não responderem, sugira as respostas. When do people usually have to describe themselves? Sugira respostas, como: First day of school, job interview, social media (Facebook, Instagram) personal profile. Is it difficult to describe yourself? What adjectives are used to describe personality? Os alunos talvez digam: caring, creative, loud, outspoken, honest, silly, honest, hilarious, big hearted, funny, kind, confident, inspiring, colorful, smart, cool, sweet, considerate, sassy, intelligent, energetic, independent. Anote no quadro ou em papel visível a todos, os adjetivos do vídeo. Ou passe para o slide seguinte depois de alguns exemplos para que os alunos visualizem os adjetivos que foram usados no vídeo.

Material Complementar:

Caso precise, a transcrição do vídeo encontra-se num documento no seguinte link.

Propósito: Visualizar alguns adjetivos utilizados para descrever personalidade e aprender seu significado e pronúncia.

Expectativa: Que os alunos visualizem os adjetivos e consigam memorizar pelo menos cinco adjetivos para descrever a si próprios e outras pessoas.

Orientações: Faça uma leitura rápida dos adjetivos juntamente com os alunos. Pergunte se eles reconhecem algum desses adjetivos, “Do you recognize any of these words?”. Através de mímicas ou gestos, descreva o significado de cada um dos adjetivos. Faça perguntas / comentários para checar o entendimento do significado dos adjetivos, por exemplo: “If you are quiet, are you shy?” or “You can solve difficult math problems, so you are ___smart/ intelligent_____.”; “Two other ways to say someone is nice are ____kind / sweet / caring_____”. “If someone is quiet, is he/she talkative?”. “Is a person who smiles a lot moody?”. Lembre-se de apontar os cognatos como intelligent e rude.

Material Complementar:

Os alunos podem criar um BINGO usando estes adjetivos e imagens. Você também pode criar um usando imagens (de revistas, por exemplo) e os alunos têm que identificar os adjetivos escritos ou relacionar as imagens aos adjetivos. O primeiro a completar sua tabela de BINGO deve gritar “BINGO!”

Propósito: Começar a utilizar os adjetivos de personalidade em contexto.

Expectativa: Que os alunos reconheçam e utilizem os adjetivos apresentados de forma correta de acordo com as imagens apresentadas.

Orientações: Apresente a atividade para os alunos e peça que eles escolham a melhor alternativa para completar a descrição da pessoa da foto. Uma atividade semelhante pode ser encontrada no seguinte link: Atividade Complementar Impressa

Propósito: Começar a utilizar os adjetivos de personalidade em contexto.

Expectativa: Que os alunos reconheçam e utilizem os adjetivos apresentados de forma correta de acordo com as imagens apresentadas.

Orientações: Apresente a atividade para os alunos e peça que eles escolham a melhor alternativa para completar a descrição da pessoa da foto. Uma atividade semelhante pode ser encontrada no seguinte link: Atividade Complementar Impressa

Material Complementar:

-Os alunos podem criar um BINGO usando estes adjetivos e imagens ou você pode criar um usando imagens (podem ser de revistas) e os alunos têm que identificar os adjetivos escritos ou as imagens com os adjetivos. O primeiro a completar sua tabela de BINGO, tem que gritar “BINGO!”

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Praticar a target language (adjetivos) aprendida na aula de hoje.

Expectativa: Que os alunos utilizem os adjetivos para descreverem a si próprios e que os colegas descubram se estão ou não falando a verdade.

Orientações: Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos para dar mais oportunidade e tempo para praticarem o conteúdo abordado na aula. Explique o jogo conforme as instruções no slide. Forneça a estrutura e a lista de adjetivos (disponível no slide 5 e nos materiais complementares, link: Lista de Adjetivos . Se houver tempo, no final, alguns grupos (ou alunos) poderão se apresentar para a turma toda.

Atividades Complementares:

  • Os alunos podem utilizar o celular ou outro equipamento para gravar um vídeo semelhante ao que foi apresentado ou fazer cartazes com as fotos dos colegas (ou de jornais e revistas) e descrevê-los.
  • Uma outra atividade pode ser colocar os nomes de todos os alunos dobrados em um saquinho ou caixinha e deixá-los sortear os nomes dos colegas para descrevê-los, sem dizer de quem se trata. Os demais devem tentar descobrir de quem estão falando. Para tornar a brincadeira mais divertida, pode-se fazer uma troca de cartões ou pequenas lembrancinhas, como se fosse uma brincadeira de amigo secreto in English.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de que conseguem falar inglês para descrever pessoas e que esse aprendizado pode ser divertido. É importante pontuar que o objetivo da aula de hoje era falar em inglês. Que não precisa ser perfeito, mas que tentar já é importante.

Orientações: Você pode mostrar ou não este slide aos alunos, mas é importante pontuar com eles o que foi aprendido na aula de hoje. Uma alternativa é retomar a aula escrevendo no quadro o que foi aprendido.

Material Complementar:

-Se tiver um pouco mais de tempo e quiser tornar o feedback um pouco mais interativo, você pode passar um balão e jogar “hot potato,” quando o balão parar, o aluno/aluna pode falar um dos adjetivos aprendidos com uma mímica e os alunos imitam.

Contents

  1. INPUT: Video: How would your friends describe you?
  2. OUTPT: Play the game Two Truths and a Lie.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI05) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas. explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.

Professor-autor: Valdelena Nobre Rodriguez

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes