Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, será abordado o que é sangue, sua composição, sua função e importância para sobrevivência do homem. Para maior aprofundamento do tema, aplique anteriormente a aula introdutória CIE5_06VE01 sobre sistema circulatório. Posteriormente, aplique as aulas complementares CIE5_06VE03, CIE5_06VE04, CIE5_06VE05 e CIE5_06VE06. A aula tem por objetivo apresentar algumas estruturas presentes no sangue. Porém, outras serão apresentadas nos próximos planos.
Materiais necessários para a aula: jogo de tabuleiro, textos explicativos, fichas e dados (encontrados no material complementar deste plano).
Caso queira se apropriar de mais informações sobre o sangue, utilize o material de apoio formulado e adaptado a partir dos links abaixo:
https://planetabiologia.com/o-sangue-composicao-funcoes-e-celulas/
https://www.todabiologia.com/anatomia/sangue.htm
https://escolakids.uol.com.br/sangue.htm
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete e leia o título da aula com os alunos. Caso não possua recursos, pode escrever o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos como, por exemplo:
- O que é sangue?
- Vocês sabem o que há no sangue?
- Qual a função do sangue? Por que ele é importante?
- Qual o caminho trilhado pelo sangue em nosso corpo?
- Como ele percorre esse caminho?
- Como será que aprenderemos sobre isso durante esta aula?
Permita a interação dos alunos e instigue a curiosidade deles à medida que for desenvolvendo esta breve discussão. Diga que temos muito a aprender sobre o líquido vermelho que corre em nosso corpo.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete a imagem. Caso não possua recursos, imprima a imagem e a distribua ou descreva. Após a apresentação, questione-os:
- O que está acontecendo na imagem?
- O que significa a bolsinha vermelha? Por que ela está conectada ao homem?
- Por qual motivo o homem está doando sangue?
- Para quem ele deve estar doando? Em qual situações uma pessoa recebe sangue?
- O sangue é importante para a vida do homem? Por quê?
- Você identificaria uma função do sangue importante para os seres humanos?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete a questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva a questão no quadro. Após a leitura, questione os alunos:
- Qual a importância do sangue para nossas vidas?
- Por que será que ele percorre nosso corpo todo?
- O que será que tem no sangue que o ajuda a cumprir sua função?
- Por que ele tem a cor avermelhada?
Permita que as crianças discutam entre si cada questão norteadora. Você deve mediar a discussão, porém com a cautela de não trazer conceitos predefinidos ou de cercear a fala de algum aluno por apresentar uma hipótese que não se comprovará ao final da aula. Este é o momento para isso, é importante que se registre, de alguma forma, essas hipóteses, para que sejam retomadas no momento da sistematização. A sistematização servirá para que eles verifiquem e comprovem, ou não, as hipóteses apresentadas aqui.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Divida a turma em 4 grupos. Consulte o material de apoio ao professor contido neste plano de aula e entregue os textos explicativos aos grupos. Entregue também o jogo de tabuleiro e as fichas, para que os alunos possam editá-las. Caso não consiga imprimir o tabuleiro, desenhe a trilha e as fichas em uma cartolina ou em algum papel mais resistente. Oriente os alunos a lerem o texto e a identificarem a composição e as funções do sangue.
O material abordará informações importantes sobre o sangue, contemplando sua composição e funções. Durante a atividade, passe pelos grupos realizando mediações e os seguintes questionamentos:
- Quais as informações mais importantes que vocês identificaram no texto lido?
- Qual a ideia principal do texto?
- Vocês encontraram alguma função que o sangue tem?
- Quais informações você estão aprendendo durante a leitura?
- Conheceram algum componente do sangue?
Mão na massa
Orientações: Após a leitura e identificação, oriente os alunos a preencherem as fichas. Algumas devem ser completadas de acordo com as informações apresentadas no texto informativo lido pelos grupos. Em outras, o conteúdo deve ser idealizado pelas próprias crianças. Atente para a formulação dessas fichas. Caminhe por entre os grupos, pedindo que os alunos retomem o texto informativo, caso haja alguma dúvida conceitual. Em seguida, os grupos devem criar as regras do jogo. Quando as regras e fichas estiverem criadas pelos alunos, direcione a turma a iniciar o jogo. As fichas devem ser trocadas entre os grupos. Quando um jogador cair em uma casa que solicita que ele retire uma ficha, um outro membro do grupo retira e lê o conteúdo da ficha para seu colega.
Durante a atividade, continue passando pelos grupos realizando mediações e os seguintes questionamentos:
- O texto ajudou vocês a preencherem as cartas?
- Quais fichas vocês criaram para o jogo a partir do texto?
- Quais dificuldades vocês estão enfrentando para responderem às fichas do jogo?
- O que vocês aprenderam jogando este jogo?
Mão na massa
Orientações: Após a brincadeira, oriente os alunos a unirem-se com toda a turma novamente e peça para que cada grupo explique o que aprendeu sobre o tema da aula durante o jogo. Ao final da atividade, realize a sistematização.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Inicie a sistematização apresentando a ilustração das estruturas trabalhadas. Caso não possua recursos para a apresentação, imprima o slide ou o desenhe no quadro. Retome a questão disparadora da aula e faça os seguintes questionamentos:
- Quais são, então, as funções do sangue?
- O nosso corpo precisa dele para sobreviver?
- O que aconteceria se o sangue nos faltasse?
- Tem gente que precisa receber sangue de outras pessoas para poder viver. Como você acha que acontece essa transfusão?
- Se você já tivesse idade, doaria sangue? Por quê?
- Vimos também alguns elementos que compõem o sangue. Quais são eles?
- Nós conseguimos ver esses elementos com nossos olhos?
- Como será que descobriram esses elementos? Quais profissionais os descobriram? Quais instrumentos eles devem ter usado?
Sistematização
Orientações: Conclua a sistematização fechando com o quadro de elementos e funções do sangue. Caso, não possua recursos para apresentá-lo, escreva-o no quadro.