11949
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Tempo de decomposição das embalagens e consumo

Plano de Aula de ciências com atividades para 5º ano do EF sobre Tempo de decomposição das embalagens e consumo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eliane Barreto Maia Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramenta para compartilhamento de mensagens (grupo de Whatsapp, por exemplo).
- Optativas: videochamada (Hangouts ou Zoom).

Contexto e questão disparadora

Compartilhe a reportagem “Como construir uma biblioteca sustentável na escola” (disponível aqui) e informe aos alunos que um copinho plástico demora em torno de cem anos para se decompor na natureza. Peça para eles pensarem quanto tempo levaria para todo o material utilizado na construção da “Casateca” se decompor, e permita que eles levantem hipóteses e discutam acerca dessa temática.

Mão na massa

Cada criança deve coletar algum material que seria descartado no lixo de casa e produzir algo novo que seja útil para ela ou para a família. Após a produção, peça que gravem um vídeo apresentando o que foi produzido, quais materiais utilizados, para que serve e como foi feita a produção. Cada criança deve compartilhar a gravação para que todos assistam aos vídeos uns dos outros. No lugar da gravação de um vídeo, se possível, a apresentação da produção dos alunos pode ser realizada por videochamada (Hangouts ou Zoom).

Sistematização

Quando todos assistirem aos vídeos, peça para as crianças refletirem sobre a quantidade de material que deixou de ser descartado no lixo. Então, sugira que sempre pensem na possibilidade de reutilizarem ou reciclarem materiais antes de descartá-los.

Convite às famílias

A família pode escolher um dia da semana para ser o “Dia da Reciclagem”. Nele, nada pode ser descartado sem que haja uma reflexão sobre a possibilidade de reutilizar ou reciclar o material. Além disso, os familiares podem colaborar na produção proposta no mão na massa desta aula, apresentando possibilidades às crianças e estimulando-as a executarem bem a atividade.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE5_04M&E02

(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 5º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas