Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_18GRM03)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.
Atividade principal
Determine que façam uma pesquisa sobre o ano-luz e apresentem um parágrafo explicativo sobre essa unidade de medida trazendo exemplos de conversão para as unidades usuais do sistema métrico.
Discussão das soluções, sistematização e encerramento
A grande importância dessa aula está nas discussões das soluções, pois ela envolve o uso de regra de três ou das ideias de proporcionalidade para fazerem as conversões de unidades e envolve outras bases de contagem diferentes das decimais como as do tempo: segundos, minutos, horas, dias, anos.
Ainda reforce que, aparentemente instantânea, a luz também leva um tempo para chegar do Sol até a Terra.
Raio X
Para esse raio X, faça os questionamentos que constam no plano original, mas que eles façam a pesquisa sobre as distâncias e não dadas por você.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas explorações sobre as novas experiências e os links acessados.
Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes
Código: MAT9_18GRM03
(EF09MA18) Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.
AULA 02
Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem unidades de medida da informática, resolução de problemas com medidas de volume (prismas e cilindros retos; uso de expressões de cálculo ou fórmulas).
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes