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Plano de aula > Matemática > 9º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - A Velocidade da Luz e o Ano-luz

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º do Fundamental sobre Calcular distâncias envolvendo a Velocidade da Luz e introduzir a unidade de medida de comprimento Ano-luz.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Leandro Cruzado

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fábio Leandro Cruzado

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

EF09MA17 - Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros



Objetivos específicos

Empregar potências de base 10 para expressar medidas de comprimento muito longas e compará-las com uma distância conhecida.



Conceito-chave

Calcular distâncias envolvendo a Velocidade da Luz e introduzir a unidade de medida de comprimento Ano-luz.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Converter medidas de comprimentos em unidades variadas.

Converter medidas de tempo em segundos.

Saber expressar um número utilizando potência de base 10.

Resolver problemas utilizando Regra de Três Simples.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, lápis, borracha (opcional: calculadora para agilizar os cálculos).

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou escreva o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula, criando uma boa expectativa em relação ao que irão aprender durante a aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Prepare as atividades Principal, Raio X e Complementares antes da aula. Se possível, traga essas atividades impressas para os alunos, ou projete-as na lousa. Converse com seus alunos sobre a velocidade da luz. Será que eles acham que essa velocidade é constante? Ou ainda, será que eles acham que ela é instantânea? Em quais situações do nosso cotidiano poderíamos considerar a velocidade da luz instantânea? Questione-os sobre a distância percorrida pela luz do Sol até a Terra, do Sol até outros planetas do Sistema Solar. Será que a luz chega no mesmo momento na Terra e em Mercúrio? Seria importante mostrar uma ilustração dos planetas do Sistema Solar nesse momento, para eles terem uma noção da distância entre Sol e Mercúrio, e Sol e Terra, assunto abordado na aula anterior. Esses questionamentos farão os alunos refletirem que a luz percorre distâncias, e essas distâncias, quando muito longas, levam um tempo considerável para serem percorridas. Finalize os questionamentos, investigando se os alunos têm ideia do significado de Ano-luz. Não entre em detalhes ainda sobre assunto, pois será abordado e definido na Atividade Principal. Apenas questione-os sobre o seu conhecimento ou não, e qual a ideia que eles têm ao ler o termo “Ano-luz”.

Propósito: Realizar, através de questões direcionadas, um levantamento dos conhecimentos prévios que os alunos possuem sobre o tema e, motivá-los a utilizar esse conhecimento para resolver a situação problema proposta.

Discuta com a turma:

  • O que é velocidade?
  • Qual é a velocidade da luz?
  • Na sala de aula, observamos alguma diferença de tempo quando apagamos ou acendemos a luz? (faça esse teste várias vezes, apagando e acendendo a luz)
  • A velocidade com que a luz chega até nós (quando acendemos a luz) e a velocidade com que a luz “sai” de nós é a mesma, ou diferente?
  • E se trocássemos a lâmpada da nossa sala de aula pelo Sol, será que perceberíamos alguma diferença no tempo que a luz levaria para chegar até nós?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 8).

Orientações: Divida os alunos em duplas. Agrupe alunos com níveis de proficiências próximos (não iguais) para que um ajude o outro. Solicite que os alunos façam a leitura e análise do problema individualmente nas duplas. Nesse momento, as duplas já podem trocar informações/ideias de resolução e conhecimentos prévios que eles possuem. Solicite que eles grifem/destaquem no texto do problema palavras-chave que auxiliarão na resolução dos itens, e tentem resolver o problema em duplas. Permeie entre as carteiras e observe se algum aluno não está realizando a atividade. Aproveite esse momento para intervir e fazer registros das dificuldades que forem surgindo. No momento da socialização do problema, procure abordar (sem expor os alunos) essa(s) dificuldade(s). Após isso, peça que comparem suas soluções com as de outros colega. Escolha um aluno/dupla para socializar as respostas de cada item do problema.

Propósito: Fazer com que os alunos se apropriem do conhecimento de unidades de medidas de comprimento utilizadas para distâncias muito longas, dessa vez o Ano-luz. Espera-se que os alunos, através dos dados do problema, tenham uma boa ideia do tamanho que representa 1 ano-luz, e façam relação entre essa medida de comprimento e a velocidade da luz.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 8).

Orientações: Depois que os alunos compartilharam suas estratégias, passe para esta série de slides (slides de 5 a 8) destacando algumas possíveis soluções dos itens a) e b) do problema.

No item a), primeiramente o aluno precisa determinar quantos segundos tem 1 ano, já que a velocidade da luz está dada no enunciado em km/s. Para isso, o aluno irá realizar várias conversões de unidades de tempo: uma estratégia seria calcular quantos segundos tem 1 dia e depois multiplicar esse valor por 365 dias. Professor, permeando entre as carteiras, observe se algum aluno utilizou outra estratégia. Peça para ele socializá-la com a classe.

Após o cálculo da quantidade de segundos de 1 ano, basta relacionar os valores dados através de uma Regra de Três. Professor, pode ser que nesse momento algum aluno encontre dificuldade para organizar os valores na ordem correta, por exemplo. Aproveite para fazer registro desse aluno. Na socialização, sem expor os aluno, levante todas essas dificuldades.

Aplicando a Regra de Três corretamente, os alunos irão encontrar em km e em metro a distância de 1 ano-luz. Professor, é extremamente importante que todos os alunos compreendam que ano-luz é uma distância. Em termos mais específicos, é a distância que a luz percorre em 1 ano. Enfatize (muito) isso com seus alunos.

Propósito: Compreender que ano-luz é a distância que a luz percorre em 1 ano. Utilizar a velocidade da luz para transformar 1 ano-luz em km e em metros, e utilizar a distância que a luz percorre em determinado tempo como meio de comparação entre distâncias muito longas.

Discuta com a turma:

  • Quantos segundos tem 1 minuto?
  • Quantos minutos tem 1 hora?
  • Quantas horas tem 1 dia?
  • Quantos dias tem 1 ano (usaremos 365 dias para efeito de cálculo)?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 8).

Orientações: Depois que os alunos compartilharam suas estratégias, passe para esta série de slides (slides de 5 a 8) destacando algumas possíveis soluções dos itens a) e b) do problema.

No item a), primeiramente o aluno precisa determinar quantos segundos tem 1 ano, já que a velocidade da luz está dada no enunciado em km/s. Para isso, o aluno irá realizar várias conversões de unidades de tempo: uma estratégia seria calcular quantos segundos tem 1 dia e depois multiplicar esse valor por 365 dias. Professor, permeando entre as carteiras, observe se algum aluno utilizou outra estratégia. Peça para ele socializá-la com a classe.

Após o cálculo da quantidade de segundos de 1 ano, basta relacionar os valores dados através de uma Regra de Três. Professor, pode ser que nesse momento algum aluno encontre dificuldade para organizar os valores na ordem correta, por exemplo. Aproveite para fazer registro desse aluno. Na socialização, sem expor os aluno, levante todas essas dificuldades.

Aplicando a Regra de Três corretamente, os alunos irão encontrar em km e em metro a distância de 1 ano-luz. Professor, é extremamente importante que todos os alunos compreendam que ano-luz é uma distância. Em termos mais específicos, é a distância que a luz percorre em 1 ano. Enfatize (muito) isso com seus alunos.

Propósito: Compreender que ano-luz é a distância que a luz percorre em 1 ano. Utilizar a velocidade da luz para transformar 1 ano-luz em km e em metros, e utilizar a distância que a luz percorre em determinado tempo como meio de comparação entre distâncias muito longas.

Discuta com a turma:

  • Quantos segundos tem 1 minuto?
  • Quantos minutos tem 1 hora?
  • Quantas horas tem 1 dia?
  • Quantos dias tem 1 ano (usaremos 365 dias para efeito de cálculo)?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 8).

Orientações: Depois que os alunos compartilharam suas estratégias, passe para esta série de slides (slides de 5 a 8) destacando algumas possíveis soluções dos itens a) e b) do problema.

No item a), primeiramente o aluno precisa determinar quantos segundos tem 1 ano, já que a velocidade da luz está dada no enunciado em km/s. Para isso, o aluno irá realizar várias conversões de unidades de tempo: uma estratégia seria calcular quantos segundos tem 1 dia e depois multiplicar esse valor por 365 dias. Professor, permeando entre as carteiras, observe se algum aluno utilizou outra estratégia. Peça para ele socializá-la com a classe.

Após o cálculo da quantidade de segundos de 1 ano, basta relacionar os valores dados através de uma Regra de Três. Professor, pode ser que nesse momento algum aluno encontre dificuldade para organizar os valores na ordem correta, por exemplo. Aproveite para fazer registro desse aluno. Na socialização, sem expor os aluno, levante todas essas dificuldades.

Aplicando a Regra de Três corretamente, os alunos irão encontrar em km e em metro a distância de 1 ano-luz. Professor, é extremamente importante que todos os alunos compreendam que ano-luz é uma distância. Em termos mais específicos, é a distância que a luz percorre em 1 ano. Enfatize (muito) isso com seus alunos.

Propósito: Compreender que ano-luz é a distância que a luz percorre em 1 ano. Utilizar a velocidade da luz para transformar 1 ano-luz em km e em metros, e utilizar a distância que a luz percorre em determinado tempo como meio de comparação entre distâncias muito longas.

Discuta com a turma:

  • Quantos segundos tem 1 minuto?
  • Quantos minutos tem 1 hora?
  • Quantas horas tem 1 dia?
  • Quantos dias tem 1 ano (usaremos 365 dias para efeito de cálculo)?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 8).

Orientações: Depois que os alunos compartilharam suas estratégias, passe para esta série de slides (slides de 5 a 8) destacando algumas possíveis soluções dos itens a) e b) do problema.

No item a), primeiramente o aluno precisa determinar quantos segundos tem 1 ano, já que a velocidade da luz está dada no enunciado em km/s. Para isso, o aluno irá realizar várias conversões de unidades de tempo: uma estratégia seria calcular quantos segundos tem 1 dia e depois multiplicar esse valor por 365 dias. Professor, permeando entre as carteiras, observe se algum aluno utilizou outra estratégia. Peça para ele socializá-la com a classe.

Após o cálculo da quantidade de segundos de 1 ano, basta relacionar os valores dados através de uma Regra de Três. Professor, pode ser que nesse momento algum aluno encontre dificuldade para organizar os valores na ordem correta, por exemplo. Aproveite para fazer registro desse aluno. Na socialização, sem expor os aluno, levante todas essas dificuldades.

Aplicando a Regra de Três corretamente, os alunos irão encontrar em km e em metro a distância de 1 ano-luz. Professor, é extremamente importante que todos os alunos compreendam que ano-luz é uma distância. Em termos mais específicos, é a distância que a luz percorre em 1 ano. Enfatize (muito) isso com seus alunos.

Propósito: Compreender que ano-luz é a distância que a luz percorre em 1 ano. Utilizar a velocidade da luz para transformar 1 ano-luz em km e em metros, e utilizar a distância que a luz percorre em determinado tempo como meio de comparação entre distâncias muito longas.

Discuta com a turma:

  • Quantos segundos tem 1 minuto?
  • Quantos minutos tem 1 hora?
  • Quantas horas tem 1 dia?
  • Quantos dias tem 1 ano (usaremos 365 dias para efeito de cálculo)?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes que ano-luz é mais uma unidade de medida para distâncias muito grandes, e como o próprio nome sugere, essa distância está relacionada com a velocidade da luz. Reforce (muito) com seus alunos que 1 ano-luz é a distância que a luz percorre em 1 ano. Mobilize seus alunos a resolverem a Atividade Raio X e as Atividades Complementares. Ressalte a importância do estudo contínuo, em busca do aprofundamento dos conhecimentos, fora do ambiente escolar!

Propósito: Retomar a aprendizagem da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Professor, utilize esse momento para avaliar o aprendizado da turma referente a esse tema. Observe se eles estão aplicando a Regra de Três adequadamente, ou se estão utilizando outra estratégia. Faça registro das dificuldades observadas para, posteriormente, serem sanados através de outras atividades diferenciadas e com outras abordagens.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de cálculos utilizando a velocidade da luz como comparação.

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou escreva o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula, criando uma boa expectativa em relação ao que irão aprender durante a aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fábio Leandro Cruzado

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

EF09MA17 - Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros



Objetivos específicos

Empregar potências de base 10 para expressar medidas de comprimento muito longas e compará-las com uma distância conhecida.



Conceito-chave

Calcular distâncias envolvendo a Velocidade da Luz e introduzir a unidade de medida de comprimento Ano-luz.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Converter medidas de comprimentos em unidades variadas.

Converter medidas de tempo em segundos.

Saber expressar um número utilizando potência de base 10.

Resolver problemas utilizando Regra de Três Simples.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, lápis, borracha (opcional: calculadora para agilizar os cálculos).
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Prepare as atividades Principal, Raio X e Complementares antes da aula. Se possível, traga essas atividades impressas para os alunos, ou projete-as na lousa. Converse com seus alunos sobre a velocidade da luz. Será que eles acham que essa velocidade é constante? Ou ainda, será que eles acham que ela é instantânea? Em quais situações do nosso cotidiano poderíamos considerar a velocidade da luz instantânea? Questione-os sobre a distância percorrida pela luz do Sol até a Terra, do Sol até outros planetas do Sistema Solar. Será que a luz chega no mesmo momento na Terra e em Mercúrio? Seria importante mostrar uma ilustração dos planetas do Sistema Solar nesse momento, para eles terem uma noção da distância entre Sol e Mercúrio, e Sol e Terra, assunto abordado na aula anterior. Esses questionamentos farão os alunos refletirem que a luz percorre distâncias, e essas distâncias, quando muito longas, levam um tempo considerável para serem percorridas. Finalize os questionamentos, investigando se os alunos têm ideia do significado de Ano-luz. Não entre em detalhes ainda sobre assunto, pois será abordado e definido na Atividade Principal. Apenas questione-os sobre o seu conhecimento ou não, e qual a ideia que eles têm ao ler o termo “Ano-luz”.

Propósito: Realizar, através de questões direcionadas, um levantamento dos conhecimentos prévios que os alunos possuem sobre o tema e, motivá-los a utilizar esse conhecimento para resolver a situação problema proposta.

Discuta com a turma:

  • O que é velocidade?
  • Qual é a velocidade da luz?
  • Na sala de aula, observamos alguma diferença de tempo quando apagamos ou acendemos a luz? (faça esse teste várias vezes, apagando e acendendo a luz)
  • A velocidade com que a luz chega até nós (quando acendemos a luz) e a velocidade com que a luz “sai” de nós é a mesma, ou diferente?
  • E se trocássemos a lâmpada da nossa sala de aula pelo Sol, será que perceberíamos alguma diferença no tempo que a luz levaria para chegar até nós?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 8).

Orientações: Divida os alunos em duplas. Agrupe alunos com níveis de proficiências próximos (não iguais) para que um ajude o outro. Solicite que os alunos façam a leitura e análise do problema individualmente nas duplas. Nesse momento, as duplas já podem trocar informações/ideias de resolução e conhecimentos prévios que eles possuem. Solicite que eles grifem/destaquem no texto do problema palavras-chave que auxiliarão na resolução dos itens, e tentem resolver o problema em duplas. Permeie entre as carteiras e observe se algum aluno não está realizando a atividade. Aproveite esse momento para intervir e fazer registros das dificuldades que forem surgindo. No momento da socialização do problema, procure abordar (sem expor os alunos) essa(s) dificuldade(s). Após isso, peça que comparem suas soluções com as de outros colega. Escolha um aluno/dupla para socializar as respostas de cada item do problema.

Propósito: Fazer com que os alunos se apropriem do conhecimento de unidades de medidas de comprimento utilizadas para distâncias muito longas, dessa vez o Ano-luz. Espera-se que os alunos, através dos dados do problema, tenham uma boa ideia do tamanho que representa 1 ano-luz, e façam relação entre essa medida de comprimento e a velocidade da luz.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 8).

Orientações: Depois que os alunos compartilharam suas estratégias, passe para esta série de slides (slides de 5 a 8) destacando algumas possíveis soluções dos itens a) e b) do problema.

No item a), primeiramente o aluno precisa determinar quantos segundos tem 1 ano, já que a velocidade da luz está dada no enunciado em km/s. Para isso, o aluno irá realizar várias conversões de unidades de tempo: uma estratégia seria calcular quantos segundos tem 1 dia e depois multiplicar esse valor por 365 dias. Professor, permeando entre as carteiras, observe se algum aluno utilizou outra estratégia. Peça para ele socializá-la com a classe.

Após o cálculo da quantidade de segundos de 1 ano, basta relacionar os valores dados através de uma Regra de Três. Professor, pode ser que nesse momento algum aluno encontre dificuldade para organizar os valores na ordem correta, por exemplo. Aproveite para fazer registro desse aluno. Na socialização, sem expor os aluno, levante todas essas dificuldades.

Aplicando a Regra de Três corretamente, os alunos irão encontrar em km e em metro a distância de 1 ano-luz. Professor, é extremamente importante que todos os alunos compreendam que ano-luz é uma distância. Em termos mais específicos, é a distância que a luz percorre em 1 ano. Enfatize (muito) isso com seus alunos.

Propósito: Compreender que ano-luz é a distância que a luz percorre em 1 ano. Utilizar a velocidade da luz para transformar 1 ano-luz em km e em metros, e utilizar a distância que a luz percorre em determinado tempo como meio de comparação entre distâncias muito longas.

Discuta com a turma:

  • Quantos segundos tem 1 minuto?
  • Quantos minutos tem 1 hora?
  • Quantas horas tem 1 dia?
  • Quantos dias tem 1 ano (usaremos 365 dias para efeito de cálculo)?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 8).

Orientações: Depois que os alunos compartilharam suas estratégias, passe para esta série de slides (slides de 5 a 8) destacando algumas possíveis soluções dos itens a) e b) do problema.

No item a), primeiramente o aluno precisa determinar quantos segundos tem 1 ano, já que a velocidade da luz está dada no enunciado em km/s. Para isso, o aluno irá realizar várias conversões de unidades de tempo: uma estratégia seria calcular quantos segundos tem 1 dia e depois multiplicar esse valor por 365 dias. Professor, permeando entre as carteiras, observe se algum aluno utilizou outra estratégia. Peça para ele socializá-la com a classe.

Após o cálculo da quantidade de segundos de 1 ano, basta relacionar os valores dados através de uma Regra de Três. Professor, pode ser que nesse momento algum aluno encontre dificuldade para organizar os valores na ordem correta, por exemplo. Aproveite para fazer registro desse aluno. Na socialização, sem expor os aluno, levante todas essas dificuldades.

Aplicando a Regra de Três corretamente, os alunos irão encontrar em km e em metro a distância de 1 ano-luz. Professor, é extremamente importante que todos os alunos compreendam que ano-luz é uma distância. Em termos mais específicos, é a distância que a luz percorre em 1 ano. Enfatize (muito) isso com seus alunos.

Propósito: Compreender que ano-luz é a distância que a luz percorre em 1 ano. Utilizar a velocidade da luz para transformar 1 ano-luz em km e em metros, e utilizar a distância que a luz percorre em determinado tempo como meio de comparação entre distâncias muito longas.

Discuta com a turma:

  • Quantos segundos tem 1 minuto?
  • Quantos minutos tem 1 hora?
  • Quantas horas tem 1 dia?
  • Quantos dias tem 1 ano (usaremos 365 dias para efeito de cálculo)?
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Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 8).

Orientações: Depois que os alunos compartilharam suas estratégias, passe para esta série de slides (slides de 5 a 8) destacando algumas possíveis soluções dos itens a) e b) do problema.

No item a), primeiramente o aluno precisa determinar quantos segundos tem 1 ano, já que a velocidade da luz está dada no enunciado em km/s. Para isso, o aluno irá realizar várias conversões de unidades de tempo: uma estratégia seria calcular quantos segundos tem 1 dia e depois multiplicar esse valor por 365 dias. Professor, permeando entre as carteiras, observe se algum aluno utilizou outra estratégia. Peça para ele socializá-la com a classe.

Após o cálculo da quantidade de segundos de 1 ano, basta relacionar os valores dados através de uma Regra de Três. Professor, pode ser que nesse momento algum aluno encontre dificuldade para organizar os valores na ordem correta, por exemplo. Aproveite para fazer registro desse aluno. Na socialização, sem expor os aluno, levante todas essas dificuldades.

Aplicando a Regra de Três corretamente, os alunos irão encontrar em km e em metro a distância de 1 ano-luz. Professor, é extremamente importante que todos os alunos compreendam que ano-luz é uma distância. Em termos mais específicos, é a distância que a luz percorre em 1 ano. Enfatize (muito) isso com seus alunos.

Propósito: Compreender que ano-luz é a distância que a luz percorre em 1 ano. Utilizar a velocidade da luz para transformar 1 ano-luz em km e em metros, e utilizar a distância que a luz percorre em determinado tempo como meio de comparação entre distâncias muito longas.

Discuta com a turma:

  • Quantos segundos tem 1 minuto?
  • Quantos minutos tem 1 hora?
  • Quantas horas tem 1 dia?
  • Quantos dias tem 1 ano (usaremos 365 dias para efeito de cálculo)?
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Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 8).

Orientações: Depois que os alunos compartilharam suas estratégias, passe para esta série de slides (slides de 5 a 8) destacando algumas possíveis soluções dos itens a) e b) do problema.

No item a), primeiramente o aluno precisa determinar quantos segundos tem 1 ano, já que a velocidade da luz está dada no enunciado em km/s. Para isso, o aluno irá realizar várias conversões de unidades de tempo: uma estratégia seria calcular quantos segundos tem 1 dia e depois multiplicar esse valor por 365 dias. Professor, permeando entre as carteiras, observe se algum aluno utilizou outra estratégia. Peça para ele socializá-la com a classe.

Após o cálculo da quantidade de segundos de 1 ano, basta relacionar os valores dados através de uma Regra de Três. Professor, pode ser que nesse momento algum aluno encontre dificuldade para organizar os valores na ordem correta, por exemplo. Aproveite para fazer registro desse aluno. Na socialização, sem expor os aluno, levante todas essas dificuldades.

Aplicando a Regra de Três corretamente, os alunos irão encontrar em km e em metro a distância de 1 ano-luz. Professor, é extremamente importante que todos os alunos compreendam que ano-luz é uma distância. Em termos mais específicos, é a distância que a luz percorre em 1 ano. Enfatize (muito) isso com seus alunos.

Propósito: Compreender que ano-luz é a distância que a luz percorre em 1 ano. Utilizar a velocidade da luz para transformar 1 ano-luz em km e em metros, e utilizar a distância que a luz percorre em determinado tempo como meio de comparação entre distâncias muito longas.

Discuta com a turma:

  • Quantos segundos tem 1 minuto?
  • Quantos minutos tem 1 hora?
  • Quantas horas tem 1 dia?
  • Quantos dias tem 1 ano (usaremos 365 dias para efeito de cálculo)?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes que ano-luz é mais uma unidade de medida para distâncias muito grandes, e como o próprio nome sugere, essa distância está relacionada com a velocidade da luz. Reforce (muito) com seus alunos que 1 ano-luz é a distância que a luz percorre em 1 ano. Mobilize seus alunos a resolverem a Atividade Raio X e as Atividades Complementares. Ressalte a importância do estudo contínuo, em busca do aprofundamento dos conhecimentos, fora do ambiente escolar!

Propósito: Retomar a aprendizagem da aula.

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Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Professor, utilize esse momento para avaliar o aprendizado da turma referente a esse tema. Observe se eles estão aplicando a Regra de Três adequadamente, ou se estão utilizando outra estratégia. Faça registro das dificuldades observadas para, posteriormente, serem sanados através de outras atividades diferenciadas e com outras abordagens.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de cálculos utilizando a velocidade da luz como comparação.

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