11523
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Elaborando situações-problema envolvendo valores monetários.

Plano de aula de Matemática com atividades para 3ºano do Fundamental sobre sistema monetário- adição - multiplicação- valores monetários- compra- venda- situações-problema.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_22GRM03

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Cédulas de brinquedo.
Jogo: Quebra-cabeça cédulas
Jogo: Caça-moedas
Jogo da memória: cédulas
Jogo da memória: moedas
Jogo: Quanto custa?

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Retomada
O foco do plano deve ser a atividade principal, entretanto, na atividade de retomada, os alunos podem ter uma ideia de como elaborar um problema. Você pode realizar a atividade de forma síncrona, colocando o problema com lacunas e pedir que os alunos a completem na hora e compartilhem com os colegas, ou pode enviar o problema lacunado de forma assíncrona, deixar que os alunos reescrevam o problema completando as lacunas. Ao compartilhar com os colegas, eles poderão notar as diferentes possibilidades de problemas que poderão ser criados.

Atividade principal
O foco desta atividade principal é a criação de problemas. Os alunos precisam ter acesso às fichas com os problemas que devem ser completados pelos alunos. Destaque sobre os pontos importantes que devem ter um problema. Como são três situações para serem realizadas, você pode dividir a turma em três grupos diferentes e enviar para os alunos dizendo quais alunos devem elaborar cada uma das situações. Caso esteja em uma aula síncrona por videoconferência em alguma das ferramentas citadas acima (Zoom, Meets), apresente as situações e mostre quais alunos irão responder cada uma delas. Se você estiver utilizando o Zoom, você pode separar os alunos em grupos de trabalho. Não se esqueça de entrar em todos os grupos para verificar se os alunos estão trabalhando de forma produtiva. Peça que cada aluno copie a sua atividade e crie o problema primeiramente de forma individual. Depois, podem compartilhar com os colegas. Caso esteja em aula síncrona ou assíncrona utilizando outras ferramentas como, por exemplo, o WhatsApp, você pode tirar uma fotografia de cada uma das situações e selecionar alguns alunos para realizar cada uma delas. Você pode fazer três grupos no WhatsApp e enviar uma situação problema para cada um deles. Primeiramente, os alunos também devem criar o seu problema e, depois, compartilhar com o seu grupo. Os alunos que estiverem com a mesma situação, podem discutir como cada um completou, as situações que cada um elaborou… Depois podem compartilhar no grande grupo.

Discussão das soluções
Compartilhe o slide 7 por fotografia ou ao vivo para cada um analisar seu problema primeiro individualmente e, depois, com seu grupo. Eles devem verificar se as situações criadas fazem sentido e se possuem elementos para serem resolvidas.
Depois, pode compartilhar os slides 8, 9 e 10 com possíveis criações para que os alunos comparem essas soluções com as suas, concordar ou discordar através de texto ou de áudio dizendo como pensaram para criar a situação.

Encerramento
Retome com a turma as etapas e elementos para a criação de um problema. Os alunos devem anotar em seus cadernos para futuras consultas.

Raio X
A atividade do Raio X sugere mais uma elaboração de problema e pode ser utilizada para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os alunos a criar seus problemas e oferecer oportunidades para que criem novos problemas utilizando situações do dia a dia. Podem também jogar em família os jogos indicados ou jogos que tenham em casa, como, por exemplo, o Banco Imobiliário.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares juntos com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais. Grave um áudio, um vídeo ou envie uma mensagem a família explicando como ela pode ajudar os alunos nessa organização e na resolução da atividade.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_22GRM03

(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas