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Plano de aula - Uso Cotidiano dos Racionais na Forma Decimal até a Ordem dos Milésimos

Plano de aula de Matemática com atividades para o 6º ano do Fundamental sobre Desenvolver o senso numérico, compreendendo o significado dos números decimais não inteiros em contextos cotidianos, utilizando o agrupamento e o arredondamento em números com o

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Emanuelle Martins

 

Objetivo select-down

Autor: Emanuelle Martins

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF06MA01) Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais em sua representação decimal, fazendo uso da reta numérica.

(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.

Objetivos Específicos

Desenvolver o senso numérico, compreendendo o significado dos números decimais não inteiros em contextos cotidianos, utilizando o agrupamento e o arredondamento em números com ordens além dos centésimos.

Plano de Aula de Ampliação

Decimais além da casa dos centésimos, agrupamento e arredondamento.

Recursos Necessários

  • Projetor multimídia.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o slide ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leve para os alunos textos que tratem sobre o caso da terceira casa decimal no preço dos combustíveis. Se for possível contar com a disponibilidade da internet em sala de aula, acesse sites que falem sobre o caso dos valores de combustíveis com mais casas decimais e discuta com a turma o que isso significa. Isso ajudará a contextualizar a aula. Procure questionar as possibilidades de arredondamento de valores, em especial para quem compra apenas um litro de combustível. Crie situações fictícias como:

Se fosse possível uma pessoa comprar , no posto de gasolina, 10 mil litros de gasolina com o preço indicado no exercício, quanto ela pagaria? E se fosse possível uma pessoa comprar, num posto de gasolina, 100 mil litros de gasolina com o preço indicado no exercício, quanto ela pagaria?

Propósito: Rever os conhecimentos já adquiridos em aulas anteriores.

Discuta com a Turma:

  • O que você acha: a terceira casa decimal faz diferença no preço que pagamos pelo combustível? Por quê?
  • Quando essa terceira casa influencia e quando não influencia o preço total?
  • Você percebeu o que aconteceu com a vírgula nos valores calculados no exercício?
  • Será que é possível criarmos uma regularidade para movimentarmos a vírgula?

Materiais Complementares

Retomada

Resolução da retomada

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 19 minutos.

Orientações: Incentive seus alunos a resolverem o exercício, indique que eles podem resolver em duplas, mas que ambos devem desenvolver uma resolução em seu caderno. Esta resolução pode ser por esquemas, por textos ou apenas cálculos. É importante que você passe pelas carteiras, enquanto os alunos resolvem, então verifique como estão pensando e registrando as resoluções. Oriente-os a imaginarem a situação para propor sua resolução e sempre que for necessário, solicite que eles expliquem para você como estão pensando.

Propósito: Apresentar o conhecimento foco da aula, proporcionando novas aprendizagens.

Discuta com a turma:

  • Você consegue explicar qual ingrediente químico possui maior quantidade e qual possui menor quantidade?
  • Será que o responsável por manipular os comprimidos irá usar toda a quantidade de cada um de seus ingredientes químicos? Por quê?
  • Qual ingrediente será mais presente em cada comprimido? Qual será menos presente?
  • Qual o peso de 1 comprimido? E de 10 comprimidos? E 100? E 1000?

Materiais Complementares

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discussão das Soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos uma possível solução e, a partir dela, instigue o raciocínio dos alunos para analisar as partes que compõem cada comprimido, compartilhando as estratégias que eles utilizaram para chegar nessas conclusões. Verifique se todos compreenderam como podem “agrupar” ou “desagrupar” ordens para encontrar a resposta ao problema.

Propósito: Analisar junto com seus alunos as respostas que eles deram para a atividade.

Discuta com a Turma:

  • Quantos 0,1g cabem em 525 g? Como você fez para chegar ao resultado?
  • Quantos 0,01 cabem em 75 g? Como você explica isso?
  • Quantos 0,001 cabem em 5 g? O que isso significa?
  • Por que irão sobrar quantidades das substâncias “A” e “B”? Quanto irá sobrar de cada uma?
  • Quanto necessitaria a mais da substância “C” para usar toda a Substância “A”? E para usar toda a substância “B”?
  • Qual será o peso de 5000 comprimidos? Quantas centenas de gramas tem esse lote? O peso está mais próximo de 500 g ou 600g?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Peça a turma que também leia o slide, discutindo cada ponto. Incentive os alunos a falarem o que mais eles aprenderam nessa aula.

Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Deixe os alunos trocarem ideias com seus colegas, pois esta atividade pede esta interação para ampliação da aprendizagem, logo a troca de saberes é muito bem vinda.

Propósito: Resolver uma atividade que generaliza o que foi estudado na aula para diagnosticar a aprendizagem.

Materiais Complementares:

Raio X para impressão

Resolução da atividade

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o slide ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Autor: Emanuelle Martins

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF06MA01) Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais em sua representação decimal, fazendo uso da reta numérica.

(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.

Objetivos Específicos

Desenvolver o senso numérico, compreendendo o significado dos números decimais não inteiros em contextos cotidianos, utilizando o agrupamento e o arredondamento em números com ordens além dos centésimos.

Plano de Aula de Ampliação

Decimais além da casa dos centésimos, agrupamento e arredondamento.

Recursos Necessários

  • Projetor multimídia.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leve para os alunos textos que tratem sobre o caso da terceira casa decimal no preço dos combustíveis. Se for possível contar com a disponibilidade da internet em sala de aula, acesse sites que falem sobre o caso dos valores de combustíveis com mais casas decimais e discuta com a turma o que isso significa. Isso ajudará a contextualizar a aula. Procure questionar as possibilidades de arredondamento de valores, em especial para quem compra apenas um litro de combustível. Crie situações fictícias como:

Se fosse possível uma pessoa comprar , no posto de gasolina, 10 mil litros de gasolina com o preço indicado no exercício, quanto ela pagaria? E se fosse possível uma pessoa comprar, num posto de gasolina, 100 mil litros de gasolina com o preço indicado no exercício, quanto ela pagaria?

Propósito: Rever os conhecimentos já adquiridos em aulas anteriores.

Discuta com a Turma:

  • O que você acha: a terceira casa decimal faz diferença no preço que pagamos pelo combustível? Por quê?
  • Quando essa terceira casa influencia e quando não influencia o preço total?
  • Você percebeu o que aconteceu com a vírgula nos valores calculados no exercício?
  • Será que é possível criarmos uma regularidade para movimentarmos a vírgula?

Materiais Complementares

Retomada

Resolução da retomada

Tempo sugerido: 19 minutos.

Orientações: Incentive seus alunos a resolverem o exercício, indique que eles podem resolver em duplas, mas que ambos devem desenvolver uma resolução em seu caderno. Esta resolução pode ser por esquemas, por textos ou apenas cálculos. É importante que você passe pelas carteiras, enquanto os alunos resolvem, então verifique como estão pensando e registrando as resoluções. Oriente-os a imaginarem a situação para propor sua resolução e sempre que for necessário, solicite que eles expliquem para você como estão pensando.

Propósito: Apresentar o conhecimento foco da aula, proporcionando novas aprendizagens.

Discuta com a turma:

  • Você consegue explicar qual ingrediente químico possui maior quantidade e qual possui menor quantidade?
  • Será que o responsável por manipular os comprimidos irá usar toda a quantidade de cada um de seus ingredientes químicos? Por quê?
  • Qual ingrediente será mais presente em cada comprimido? Qual será menos presente?
  • Qual o peso de 1 comprimido? E de 10 comprimidos? E 100? E 1000?

Materiais Complementares

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos uma possível solução e, a partir dela, instigue o raciocínio dos alunos para analisar as partes que compõem cada comprimido, compartilhando as estratégias que eles utilizaram para chegar nessas conclusões. Verifique se todos compreenderam como podem “agrupar” ou “desagrupar” ordens para encontrar a resposta ao problema.

Propósito: Analisar junto com seus alunos as respostas que eles deram para a atividade.

Discuta com a Turma:

  • Quantos 0,1g cabem em 525 g? Como você fez para chegar ao resultado?
  • Quantos 0,01 cabem em 75 g? Como você explica isso?
  • Quantos 0,001 cabem em 5 g? O que isso significa?
  • Por que irão sobrar quantidades das substâncias “A” e “B”? Quanto irá sobrar de cada uma?
  • Quanto necessitaria a mais da substância “C” para usar toda a Substância “A”? E para usar toda a substância “B”?
  • Qual será o peso de 5000 comprimidos? Quantas centenas de gramas tem esse lote? O peso está mais próximo de 500 g ou 600g?

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Peça a turma que também leia o slide, discutindo cada ponto. Incentive os alunos a falarem o que mais eles aprenderam nessa aula.

Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Deixe os alunos trocarem ideias com seus colegas, pois esta atividade pede esta interação para ampliação da aprendizagem, logo a troca de saberes é muito bem vinda.

Propósito: Resolver uma atividade que generaliza o que foi estudado na aula para diagnosticar a aprendizagem.

Materiais Complementares:

Raio X para impressão

Resolução da atividade

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

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