11512
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Diferentes instrumentos de medidas padronizados e não padronizados

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º do Fundamental sobre Diferentes instrumentos de medidas padronizados e não padronizados.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriana Cecilia Monteiro Cavalcante da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriana Cecília Silva

Co-autor: Renata Ariane Capovilla

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC:

(EF02MA16 EF02MA17)Reconhecer, relacionar e utilizar medidas de comprimento, capacidade e massa , relacionando medidas padronizadas ou não.

 

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo as grandezas comprimento, capacidade e massa, utilizando unidades de medidas padronizadas..

Conceito-chave

Diferentes instrumentos de medidas  padronizados e não padronizados.

Recursos necessários:

  • Folhas impressas;
  • Cola.
  • Tesoura.
  • Caderno.
  • Fita métrica ou trena.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Os alunos devem ter noção de: unidades de medidas padronizadas ou não de comprimento, massa e capacidade.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Fazer a medida de comprimento de um local.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos sobre as formas de medir o comprimento de algo. Anote na lousa ou em um cartaz.

Propósito: Refletir sobre as medidas usadas para nomear comprimentos.

Discuta com a turma:

  • Como podemos medir o comprimento da carteira?
  • Só existe uma forma de medir?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientação: Peça para que a classe se divida em 3 grupos. Se houver uma quadra na escola, proponha que cada grupo pense em uma forma de obter a medida dessa quadra. Devem decidir, em grupo, de qual forma farão a medição. Cada grupo deve fazer de uma forma diferente (seja por meios de instrumentos padronizados ou não) e registrar o obtido no caderno. Caso não haja uma quadra na escola, a atividade pode ser adaptada, pedindo a medida de outro espaço, seja da sala de aula, ou espaço do refeitório etc. O importante é que os alunos consigam utilizar formas padronizadas e não padronizadas de obter as medidas de um local. É necessário também, dispor alguns instrumentos padronizados de medir, como fita métrica ou régua (de tamanho maior), mas não o suficientes para todos os grupos, assim, necessariamente, algum grupo necessitará utilizar o não padronizado.

Propósito: Obter medida de comprimento de um local.

Discuta com a turma:

  • De que formas podemos obter as medidas da quadra?
  • Só existe uma maneira de chegar ao resultado?
  • Como pode ser decidido de que forma farão as medidas?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Discussão da solução (slides 5 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça para que os grupos expliquem as maneiras que fizeram as medições e os valores obtidos. Vá anotando no quadro as resoluções e fazendo questionamentos sobre a maneira feita. Incentive os demais grupos a fazer questionamentos sobre as formas pensadas. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos conseguiram finalizar a medição?
  • As medidas obtidas foram todas iguais?
  • Como podem explicar o que houve?

Discussão da solução (slides 5 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça para que os grupos expliquem as maneiras que fizeram as medições e os valores obtidos. Vá anotando no quadro as resoluções e fazendo questionamentos sobre a maneira feita. Incentive os demais grupos a fazer questionamentos sobre as formas pensadas. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos conseguiram finalizar a medição?
  • As medidas obtidas foram todas iguais?
  • Como podem explicar o que houve?

Discussão da solução (slides 5 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça para que os grupos expliquem as maneiras que fizeram as medições e os valores obtidos. Vá anotando no quadro as resoluções e fazendo questionamentos sobre a maneira feita. Incentive os demais grupos a fazer questionamentos sobre as formas pensadas. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos conseguiram finalizar a medição?
  • As medidas obtidas foram todas iguais?
  • Como podem explicar o que houve?

Discussão da solução (slides 5 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça para que os grupos expliquem as maneiras que fizeram as medições e os valores obtidos. Vá anotando no quadro as resoluções e fazendo questionamentos sobre a maneira feita. Incentive os demais grupos a fazer questionamentos sobre as formas pensadas. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos conseguiram finalizar a medição?
  • As medidas obtidas foram todas iguais?
  • Como podem explicar o que houve?

Discussão da solução (slides 5 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça para que os grupos expliquem as maneiras que fizeram as medições e os valores obtidos. Vá anotando no quadro as resoluções e fazendo questionamentos sobre a maneira feita. Incentive os demais grupos a fazer questionamentos sobre as formas pensadas. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos conseguiram finalizar a medição?
  • As medidas obtidas foram todas iguais?
  • Como podem explicar o que houve?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula. É importante ressaltar as diferenças entre as medidas padronizadas e não padronizadas de medir comprimento.

Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifique.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber a resposta do problema?

Materiais complementares:

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Fazer a medida de comprimento de um local.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriana Cecília Silva

Co-autor: Renata Ariane Capovilla

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC:

(EF02MA16 EF02MA17)Reconhecer, relacionar e utilizar medidas de comprimento, capacidade e massa , relacionando medidas padronizadas ou não.

 

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo as grandezas comprimento, capacidade e massa, utilizando unidades de medidas padronizadas..

Conceito-chave

Diferentes instrumentos de medidas  padronizados e não padronizados.

Recursos necessários:

  • Folhas impressas;
  • Cola.
  • Tesoura.
  • Caderno.
  • Fita métrica ou trena.

Conhecimentos que a turma deve dominar

Os alunos devem ter noção de: unidades de medidas padronizadas ou não de comprimento, massa e capacidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos sobre as formas de medir o comprimento de algo. Anote na lousa ou em um cartaz.

Propósito: Refletir sobre as medidas usadas para nomear comprimentos.

Discuta com a turma:

  • Como podemos medir o comprimento da carteira?
  • Só existe uma forma de medir?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientação: Peça para que a classe se divida em 3 grupos. Se houver uma quadra na escola, proponha que cada grupo pense em uma forma de obter a medida dessa quadra. Devem decidir, em grupo, de qual forma farão a medição. Cada grupo deve fazer de uma forma diferente (seja por meios de instrumentos padronizados ou não) e registrar o obtido no caderno. Caso não haja uma quadra na escola, a atividade pode ser adaptada, pedindo a medida de outro espaço, seja da sala de aula, ou espaço do refeitório etc. O importante é que os alunos consigam utilizar formas padronizadas e não padronizadas de obter as medidas de um local. É necessário também, dispor alguns instrumentos padronizados de medir, como fita métrica ou régua (de tamanho maior), mas não o suficientes para todos os grupos, assim, necessariamente, algum grupo necessitará utilizar o não padronizado.

Propósito: Obter medida de comprimento de um local.

Discuta com a turma:

  • De que formas podemos obter as medidas da quadra?
  • Só existe uma maneira de chegar ao resultado?
  • Como pode ser decidido de que forma farão as medidas?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça para que os grupos expliquem as maneiras que fizeram as medições e os valores obtidos. Vá anotando no quadro as resoluções e fazendo questionamentos sobre a maneira feita. Incentive os demais grupos a fazer questionamentos sobre as formas pensadas. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos conseguiram finalizar a medição?
  • As medidas obtidas foram todas iguais?
  • Como podem explicar o que houve?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça para que os grupos expliquem as maneiras que fizeram as medições e os valores obtidos. Vá anotando no quadro as resoluções e fazendo questionamentos sobre a maneira feita. Incentive os demais grupos a fazer questionamentos sobre as formas pensadas. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos conseguiram finalizar a medição?
  • As medidas obtidas foram todas iguais?
  • Como podem explicar o que houve?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça para que os grupos expliquem as maneiras que fizeram as medições e os valores obtidos. Vá anotando no quadro as resoluções e fazendo questionamentos sobre a maneira feita. Incentive os demais grupos a fazer questionamentos sobre as formas pensadas. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos conseguiram finalizar a medição?
  • As medidas obtidas foram todas iguais?
  • Como podem explicar o que houve?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça para que os grupos expliquem as maneiras que fizeram as medições e os valores obtidos. Vá anotando no quadro as resoluções e fazendo questionamentos sobre a maneira feita. Incentive os demais grupos a fazer questionamentos sobre as formas pensadas. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos conseguiram finalizar a medição?
  • As medidas obtidas foram todas iguais?
  • Como podem explicar o que houve?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça para que os grupos expliquem as maneiras que fizeram as medições e os valores obtidos. Vá anotando no quadro as resoluções e fazendo questionamentos sobre a maneira feita. Incentive os demais grupos a fazer questionamentos sobre as formas pensadas. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos conseguiram finalizar a medição?
  • As medidas obtidas foram todas iguais?
  • Como podem explicar o que houve?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula. É importante ressaltar as diferenças entre as medidas padronizadas e não padronizadas de medir comprimento.

Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifique.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber a resposta do problema?

Materiais complementares:

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade de Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA16 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano