Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adriana Cecília Silva
Co-autor: Renata Ariane Capovilla
Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC:
(EF02MA16 EF02MA17)Reconhecer, relacionar e utilizar medidas de comprimento, capacidade e massa , relacionando medidas padronizadas ou não.
Objetivos específicos
Resolver problemas envolvendo as grandezas comprimento, capacidade e massa, utilizando unidades de medidas padronizadas..
Conceito-chave
Diferentes instrumentos de medidas padronizados e não padronizados.
Recursos necessários:
- Folhas impressas;
- Cola.
- Tesoura.
- Caderno.
- Fita métrica ou trena.
Conhecimentos que a turma deve dominar
Os alunos devem ter noção de: unidades de medidas padronizadas ou não de comprimento, massa e capacidade.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Fazer a medida de comprimento de um local.
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação: Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos sobre as formas de medir o comprimento de algo. Anote na lousa ou em um cartaz.
Propósito: Refletir sobre as medidas usadas para nomear comprimentos.
Discuta com a turma:
- Como podemos medir o comprimento da carteira?
- Só existe uma forma de medir?
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientação: Peça para que a classe se divida em 3 grupos. Se houver uma quadra na escola, proponha que cada grupo pense em uma forma de obter a medida dessa quadra. Devem decidir, em grupo, de qual forma farão a medição. Cada grupo deve fazer de uma forma diferente (seja por meios de instrumentos padronizados ou não) e registrar o obtido no caderno. Caso não haja uma quadra na escola, a atividade pode ser adaptada, pedindo a medida de outro espaço, seja da sala de aula, ou espaço do refeitório etc. O importante é que os alunos consigam utilizar formas padronizadas e não padronizadas de obter as medidas de um local. É necessário também, dispor alguns instrumentos padronizados de medir, como fita métrica ou régua (de tamanho maior), mas não o suficientes para todos os grupos, assim, necessariamente, algum grupo necessitará utilizar o não padronizado.
Propósito: Obter medida de comprimento de um local.
Discuta com a turma:
- De que formas podemos obter as medidas da quadra?
- Só existe uma maneira de chegar ao resultado?
- Como pode ser decidido de que forma farão as medidas?
Materiais complementares:
Discussão da solução (slides 5 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça para que os grupos expliquem as maneiras que fizeram as medições e os valores obtidos. Vá anotando no quadro as resoluções e fazendo questionamentos sobre a maneira feita. Incentive os demais grupos a fazer questionamentos sobre as formas pensadas. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.
Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.
Discuta com a turma:
- Todos os grupos conseguiram finalizar a medição?
- As medidas obtidas foram todas iguais?
- Como podem explicar o que houve?
Discussão da solução (slides 5 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça para que os grupos expliquem as maneiras que fizeram as medições e os valores obtidos. Vá anotando no quadro as resoluções e fazendo questionamentos sobre a maneira feita. Incentive os demais grupos a fazer questionamentos sobre as formas pensadas. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.
Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.
Discuta com a turma:
- Todos os grupos conseguiram finalizar a medição?
- As medidas obtidas foram todas iguais?
- Como podem explicar o que houve?
Discussão da solução (slides 5 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça para que os grupos expliquem as maneiras que fizeram as medições e os valores obtidos. Vá anotando no quadro as resoluções e fazendo questionamentos sobre a maneira feita. Incentive os demais grupos a fazer questionamentos sobre as formas pensadas. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.
Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.
Discuta com a turma:
- Todos os grupos conseguiram finalizar a medição?
- As medidas obtidas foram todas iguais?
- Como podem explicar o que houve?
Discussão da solução (slides 5 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça para que os grupos expliquem as maneiras que fizeram as medições e os valores obtidos. Vá anotando no quadro as resoluções e fazendo questionamentos sobre a maneira feita. Incentive os demais grupos a fazer questionamentos sobre as formas pensadas. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.
Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.
Discuta com a turma:
- Todos os grupos conseguiram finalizar a medição?
- As medidas obtidas foram todas iguais?
- Como podem explicar o que houve?
Discussão da solução (slides 5 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça para que os grupos expliquem as maneiras que fizeram as medições e os valores obtidos. Vá anotando no quadro as resoluções e fazendo questionamentos sobre a maneira feita. Incentive os demais grupos a fazer questionamentos sobre as formas pensadas. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.
Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.
Discuta com a turma:
- Todos os grupos conseguiram finalizar a medição?
- As medidas obtidas foram todas iguais?
- Como podem explicar o que houve?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula. É importante ressaltar as diferenças entre as medidas padronizadas e não padronizadas de medir comprimento.
Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com essa afirmação? Justifique.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.
Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber a resposta do problema?
Materiais complementares: