Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Douglas Ferreira Soares
Mentor: Rhomulo Menezes
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF07MA11) Linguagem algébrica e relação com as propriedades das operações (propriedade distributiva)
Objetivos Específicos
Utilizar letras para expressar situações diversas e calcular os seus valores numéricos.
Conceito-chave
Representações algébricas
Recursos necessários
- DataShow e notebook ou folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas ou utilização de folhas de caderno.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos de forma que fique bem claro o que se espera desta aula.
Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia juntamente com os alunos o aquecimento e apresente para eles os questionamentos apresentados. Neste momento é importante que haja uma breve explicação sobre a utilização de letras na matemática e no cotidiano dos alunos também. Utilize as perguntas da atividade para iniciar os debates e a explicação. Peça que alguns alunos digam onde eles encontram exemplos de letras sendo utilizadas para substituírem números e qual é a importância desta utilização.
Propósito: Buscar conhecimentos adquiridos anteriormente para introduzir a ideia de uma letra representando um número em uma situação qualquer.
Discuta com a turma:
- Você conhece alguma fórmula que contenha alguma letra?
- Qual é a importância de utilizarmos uma letra para representar um número?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro e após leia juntamente com os alunos o problema, tire as possíveis dúvidas de interpretação. Neste momento os alunos devem individualmente analisar e pensar em formas de solucionar o problema, após um tempo deixem que os alunos discutam em duplas e tentem resolver. Nesta atividade o foco principal deve ser a utilização de letras para expressar uma quantidade qualquer dos itens da atividade. Ajude os alunos compreenderem que eles podem utilizarem quaisquer letras, ou seja, se Joãozinho utilizou X,Y e Z, Maria pode utilizar A, B e C, desde que estas 3 letras de cada aluno não sejam iguais. Ao final discuta com os alunos a forma que alguns alunos pensaram para resolver os problemas e peça que alguns compartilhem suas resoluções no quadro. Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos consigam expressar por meio de letras a quantidade de itens.
Discuta com a turma:
- Conseguiram descrever uma expressão para a situação apresentada?
- É possível utilizar apenas uma letra para expressar a fórmula com 3 itens distintos?
- Quantas letras distintas são necessárias na fórmula?
- Esta fórmula ajudará a diminuir o tempo de espera na padaria de Raul? Como?
Materiais complementares para impressão:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 5, 6, 7 e 8))
Orientações: Apresente as soluções das perguntas aos alunos e verifique se os alunos entenderam o raciocínio adotado e conseguiram encontrar a resposta correta para o questionamento. Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos observem uma das diversas formas de resolução e corrija possíveis erros
Discuta com a turma:
- Devo usar somente as letras apresentadas?
- Como conseguiram descrever a fórmula?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 5, 6, 7 e 8))
Orientações: Apresente as soluções das perguntas aos alunos e verifique se os alunos entenderam o raciocínio adotado e conseguiram encontrar a resposta correta para o questionamento. Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos observem uma das diversas formas de resolução e corrija possíveis erros
Discuta com a turma:
- Devo usar somente as letras apresentadas?
- Como conseguiram descrever a fórmula?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 5, 6, 7 e 8))
Orientações: Apresente as soluções das perguntas aos alunos e verifique se os alunos entenderam o raciocínio adotado e conseguiram encontrar a resposta correta para o questionamento. Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos observem uma das diversas formas de resolução e corrija possíveis erros
Discuta com a turma:
- Devo usar somente as letras apresentadas?
- Como conseguiram descrever a fórmula?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientações: Apresente as soluções das perguntas aos alunos e verifique se os alunos entenderam o raciocínio adotado e conseguiram encontrar a resposta correta para o questionamento. Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Fazer com que os alunos observem uma das diversas formas de resolução e corrija possíveis erros
Discuta com a turma:
- Devo usar somente as letras apresentadas?
- Como conseguiram descrever a fórmula?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Leia com os alunos o slide explicando os conceitos de uma letra substituindo um valor numérico e os conceitos de constante (coeficiente) e variável (incógnita) utilizando elementos da atividade desenvolvida no plano.
Propósito: Fazer com que os alunos consigam entender o conceito, os termos matemáticos e as suas aplicações.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar as atividades desenvolvidas no plano com os tópicos apresentados.
Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete-a no quadro. Peça que os alunos leiam, pensem e resolvam o problema. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, faça-os pensar na solução sozinhos. Fazer com que o aluno atribua um valor literal ao número de balas e depois associe este número de balas ao preço de cada bala e calcule os valores vendidos.
Propósito: Verificar se os alunos conseguiram absorver o conhecimento da aula e conseguem aplicá-lo neste exercício. A partir do resultado deste exercício, você poderá avaliar se os alunos atingiram o objetivo desta aula e pensar em uma intervenção total ou parcial do conteúdo se necessário.
Materiais complementares para impressão: