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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Álgebra

Plano de aula - Letras que valem números

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre representações algébricas

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Douglas Ferreira Soares

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Douglas Ferreira Soares

Mentor: Rhomulo Menezes

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF07MA11) Linguagem algébrica e relação com as propriedades das operações (propriedade distributiva)



Objetivos Específicos

Utilizar letras para expressar situações diversas e calcular os seus valores numéricos.

Conceito-chave

Representações algébricas

Recursos necessários

  • DataShow e notebook ou folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas ou utilização de folhas de caderno.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos de forma que fique bem claro o que se espera desta aula.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia juntamente com os alunos o aquecimento e apresente para eles os questionamentos apresentados. Neste momento é importante que haja uma breve explicação sobre a utilização de letras na matemática e no cotidiano dos alunos também. Utilize as perguntas da atividade para iniciar os debates e a explicação. Peça que alguns alunos digam onde eles encontram exemplos de letras sendo utilizadas para substituírem números e qual é a importância desta utilização.

Propósito: Buscar conhecimentos adquiridos anteriormente para introduzir a ideia de uma letra representando um número em uma situação qualquer.

Discuta com a turma:

  • Você conhece alguma fórmula que contenha alguma letra?
  • Qual é a importância de utilizarmos uma letra para representar um número?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro e após leia juntamente com os alunos o problema, tire as possíveis dúvidas de interpretação. Neste momento os alunos devem individualmente analisar e pensar em formas de solucionar o problema, após um tempo deixem que os alunos discutam em duplas e tentem resolver. Nesta atividade o foco principal deve ser a utilização de letras para expressar uma quantidade qualquer dos itens da atividade. Ajude os alunos compreenderem que eles podem utilizarem quaisquer letras, ou seja, se Joãozinho utilizou X,Y e Z, Maria pode utilizar A, B e C, desde que estas 3 letras de cada aluno não sejam iguais. Ao final discuta com os alunos a forma que alguns alunos pensaram para resolver os problemas e peça que alguns compartilhem suas resoluções no quadro. Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos consigam expressar por meio de letras a quantidade de itens.

Discuta com a turma:

  • Conseguiram descrever uma expressão para a situação apresentada?
  • É possível utilizar apenas uma letra para expressar a fórmula com 3 itens distintos?
  • Quantas letras distintas são necessárias na fórmula?
  • Esta fórmula ajudará a diminuir o tempo de espera na padaria de Raul? Como?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 5, 6, 7 e 8))

Orientações: Apresente as soluções das perguntas aos alunos e verifique se os alunos entenderam o raciocínio adotado e conseguiram encontrar a resposta correta para o questionamento. Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem uma das diversas formas de resolução e corrija possíveis erros

Discuta com a turma:

  • Devo usar somente as letras apresentadas?
  • Como conseguiram descrever a fórmula?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 5, 6, 7 e 8))

Orientações: Apresente as soluções das perguntas aos alunos e verifique se os alunos entenderam o raciocínio adotado e conseguiram encontrar a resposta correta para o questionamento. Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem uma das diversas formas de resolução e corrija possíveis erros

Discuta com a turma:

  • Devo usar somente as letras apresentadas?
  • Como conseguiram descrever a fórmula?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 5, 6, 7 e 8))

Orientações: Apresente as soluções das perguntas aos alunos e verifique se os alunos entenderam o raciocínio adotado e conseguiram encontrar a resposta correta para o questionamento. Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem uma das diversas formas de resolução e corrija possíveis erros

Discuta com a turma:

  • Devo usar somente as letras apresentadas?
  • Como conseguiram descrever a fórmula?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientações: Apresente as soluções das perguntas aos alunos e verifique se os alunos entenderam o raciocínio adotado e conseguiram encontrar a resposta correta para o questionamento. Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem uma das diversas formas de resolução e corrija possíveis erros

Discuta com a turma:

  • Devo usar somente as letras apresentadas?
  • Como conseguiram descrever a fórmula?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Leia com os alunos o slide explicando os conceitos de uma letra substituindo um valor numérico e os conceitos de constante (coeficiente) e variável (incógnita) utilizando elementos da atividade desenvolvida no plano.

Propósito: Fazer com que os alunos consigam entender o conceito, os termos matemáticos e as suas aplicações.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar as atividades desenvolvidas no plano com os tópicos apresentados.

Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete-a no quadro. Peça que os alunos leiam, pensem e resolvam o problema. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, faça-os pensar na solução sozinhos. Fazer com que o aluno atribua um valor literal ao número de balas e depois associe este número de balas ao preço de cada bala e calcule os valores vendidos.

Propósito: Verificar se os alunos conseguiram absorver o conhecimento da aula e conseguem aplicá-lo neste exercício. A partir do resultado deste exercício, você poderá avaliar se os alunos atingiram o objetivo desta aula e pensar em uma intervenção total ou parcial do conteúdo se necessário.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos de forma que fique bem claro o que se espera desta aula.

Propósito: Fazer com que os alunos entendam o objetivo da aula e se empenhem em alcançá-lo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Douglas Ferreira Soares

Mentor: Rhomulo Menezes

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF07MA11) Linguagem algébrica e relação com as propriedades das operações (propriedade distributiva)



Objetivos Específicos

Utilizar letras para expressar situações diversas e calcular os seus valores numéricos.

Conceito-chave

Representações algébricas

Recursos necessários

  • DataShow e notebook ou folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas ou utilização de folhas de caderno.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia juntamente com os alunos o aquecimento e apresente para eles os questionamentos apresentados. Neste momento é importante que haja uma breve explicação sobre a utilização de letras na matemática e no cotidiano dos alunos também. Utilize as perguntas da atividade para iniciar os debates e a explicação. Peça que alguns alunos digam onde eles encontram exemplos de letras sendo utilizadas para substituírem números e qual é a importância desta utilização.

Propósito: Buscar conhecimentos adquiridos anteriormente para introduzir a ideia de uma letra representando um número em uma situação qualquer.

Discuta com a turma:

  • Você conhece alguma fórmula que contenha alguma letra?
  • Qual é a importância de utilizarmos uma letra para representar um número?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete no quadro e após leia juntamente com os alunos o problema, tire as possíveis dúvidas de interpretação. Neste momento os alunos devem individualmente analisar e pensar em formas de solucionar o problema, após um tempo deixem que os alunos discutam em duplas e tentem resolver. Nesta atividade o foco principal deve ser a utilização de letras para expressar uma quantidade qualquer dos itens da atividade. Ajude os alunos compreenderem que eles podem utilizarem quaisquer letras, ou seja, se Joãozinho utilizou X,Y e Z, Maria pode utilizar A, B e C, desde que estas 3 letras de cada aluno não sejam iguais. Ao final discuta com os alunos a forma que alguns alunos pensaram para resolver os problemas e peça que alguns compartilhem suas resoluções no quadro. Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos consigam expressar por meio de letras a quantidade de itens.

Discuta com a turma:

  • Conseguiram descrever uma expressão para a situação apresentada?
  • É possível utilizar apenas uma letra para expressar a fórmula com 3 itens distintos?
  • Quantas letras distintas são necessárias na fórmula?
  • Esta fórmula ajudará a diminuir o tempo de espera na padaria de Raul? Como?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 5, 6, 7 e 8))

Orientações: Apresente as soluções das perguntas aos alunos e verifique se os alunos entenderam o raciocínio adotado e conseguiram encontrar a resposta correta para o questionamento. Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem uma das diversas formas de resolução e corrija possíveis erros

Discuta com a turma:

  • Devo usar somente as letras apresentadas?
  • Como conseguiram descrever a fórmula?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 5, 6, 7 e 8))

Orientações: Apresente as soluções das perguntas aos alunos e verifique se os alunos entenderam o raciocínio adotado e conseguiram encontrar a resposta correta para o questionamento. Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem uma das diversas formas de resolução e corrija possíveis erros

Discuta com a turma:

  • Devo usar somente as letras apresentadas?
  • Como conseguiram descrever a fórmula?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 5, 6, 7 e 8))

Orientações: Apresente as soluções das perguntas aos alunos e verifique se os alunos entenderam o raciocínio adotado e conseguiram encontrar a resposta correta para o questionamento. Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem uma das diversas formas de resolução e corrija possíveis erros

Discuta com a turma:

  • Devo usar somente as letras apresentadas?
  • Como conseguiram descrever a fórmula?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientações: Apresente as soluções das perguntas aos alunos e verifique se os alunos entenderam o raciocínio adotado e conseguiram encontrar a resposta correta para o questionamento. Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Propósito: Fazer com que os alunos observem uma das diversas formas de resolução e corrija possíveis erros

Discuta com a turma:

  • Devo usar somente as letras apresentadas?
  • Como conseguiram descrever a fórmula?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Leia com os alunos o slide explicando os conceitos de uma letra substituindo um valor numérico e os conceitos de constante (coeficiente) e variável (incógnita) utilizando elementos da atividade desenvolvida no plano.

Propósito: Fazer com que os alunos consigam entender o conceito, os termos matemáticos e as suas aplicações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar as atividades desenvolvidas no plano com os tópicos apresentados.

Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete-a no quadro. Peça que os alunos leiam, pensem e resolvam o problema. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, faça-os pensar na solução sozinhos. Fazer com que o aluno atribua um valor literal ao número de balas e depois associe este número de balas ao preço de cada bala e calcule os valores vendidos.

Propósito: Verificar se os alunos conseguiram absorver o conhecimento da aula e conseguem aplicá-lo neste exercício. A partir do resultado deste exercício, você poderá avaliar se os alunos atingiram o objetivo desta aula e pensar em uma intervenção total ou parcial do conteúdo se necessário.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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