Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Cálculo de pequenos volumes muito pequenos
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Volumes e Capacidades
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Emiliano Augusto Chagas
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF08MA17;) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes cujo formato é o de um bloco retangular ou de um cilindro reto.
(EF08MA18) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de um cilindro reto ou a capacidade de um recipiente cujo formato é o de um cilindro reto.
Objetivos específicos
Utilizar as expressões para o cálculo do volume de um cilindro ou de um paralelepípedo retângulo na resolução de problemas contextualizados que envolvem volumes muito pequenos.
Conceito-chave
Cálculo de volume de paralelepípedo retângulo e cilindro. Transformações de unidades volumétricas.
Recursos necessários
- Calculadora;
- Fichas de atividades;
- Folhas de papel.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Utilizar as expressões para o cálculo do volume de um cilindro ou de um paralelepípedo retângulo na resolução de problemas contextualizados que envolvem volumes muito pequenos.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo da aula para os alunos, deixando claro o que é esperado que eles consigam aprender com as atividades que serão desenvolvidas. Converse rapidamente com eles sobre a importância do cálculo de volumes para resolver problemas que envolvem a capacidade de armazenamento de objetos no cotidiano e onde volumes muito pequenos são encontrados.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Assim como o milímetro existe para fazer medidas muito precisas, já que o metro pode não dar conta, será que existe alguma outra medida volumétrica além do litro que pode lidar com volumes muito pequenos?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Fazer com que os alunos estabeleçam conexões importantes com conceitos já estudados, apoiando-os para entender algoritmos e procedimentos.
Orientação: Para que os alunos consigam ampliar o conceito de medidas volumétricas pequenas utilizando como referência um cilindro ou paralelepípedo retângulo, e realizem a atividade principal, este momento de retomada é importante. Utilize as expressões projetadas ou desenhadas na lousa para retomar com eles o que é 1 litro e apresentar a nova medida, que é o mililitro. É importante nessa aula frisar que existem problemas que envolvem volumes muito pequenos.
Propósito: Fazer com que os alunos estabeleçam conexões importantes com conceitos já estudados, apoiando-os para entender algoritmos e procedimentos.
Discuta com a turma:
- O que é um litro e como se calcula ele em termos de outras unidades?
- A nova medida volumétrica está escrita em termos do litro, sem fazer contas, quantos cubinhos de aresta 1 cm cabem em um litro, que é um cubo de aresta 1 dm?
Confira mais informações no Guia de Intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Converse um pouco com os alunos sobre recipientes muito pequenos, e pergunte para eles o que sabem sobre ampolas de medicamento e seringas. Distribua a atividade em material impresso e dê um tempo para que os alunos leiam primeiro individualmente, verificando se eles compreenderam o texto da situação-problema e se surge alguma pergunta relacionada ao contexto. Assim que terminarem a leitura, divida-os em agrupamentos produtivos de acordo com as dificuldades percebidas em aulas anteriores a seu critério. Peça que elaborem uma solução para o problema dado e acompanhe a resolução pelos grupos fazendo os questionamentos necessários. Procure não dar respostas ou dicas aos alunos nesse momento, apenas incentive-os através das perguntas para que consigam através do esforço em equipe solucionar o problema.
Propósito: Dar oportunidade para os alunos utilizarem transformações volumétricas para volumes muito pequenos e terem noção de escala, ampliando os conceitos aprendidos através do esforço produtivo e relacionando à atividade de retomada.
Discuta com a turma:
- Como se calcula mesmo o volume de um cilindro reto?
- Se 1dm³ tem 1 litro, então 1ml, que é a capacidade de um cubinho de 1cm de aresta é um volume muito pequeno. Onde encontramos volumes tão pequenos? Por que medicamentos possuem volume tão pequeno?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Converse um pouco com os alunos sobre recipientes muito pequenos, e pergunte para eles o que sabem sobre ampolas de medicamento e seringas. Distribua a atividade em material impresso e dê um tempo para que os alunos leiam primeiro individualmente, verificando se eles compreenderam o texto da situação-problema e se surge alguma pergunta relacionada ao contexto. Assim que terminarem a leitura, divida-os em agrupamentos produtivos de acordo com as dificuldades percebidas em aulas anteriores a seu critério. Peça que elaborem uma solução para o problema dado e acompanhe a resolução pelos grupos fazendo os questionamentos necessários. Procure não dar respostas ou dicas aos alunos nesse momento, apenas incentive-os através das perguntas para que consigam através do esforço em equipe solucionar o problema.
Propósito: Dar oportunidade para os alunos utilizarem transformações volumétricas para volumes muito pequenos e terem noção de escala, ampliando os conceitos aprendidos através do esforço produtivo e relacionando à atividade de retomada.
Discuta com a turma:
- Como se calcula mesmo o volume de um cilindro reto?
- Se 1dm³ tem 1 litro, então 1ml, que é a capacidade de um cubinho de 1cm de aresta é um volume muito pequeno. Onde encontramos volumes tão pequenos? Por que medicamentos possuem volume tão pequeno?
Materiais complementares para impressão:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 14 minutos.
Orientação: Convide os alunos que quiserem vir à frente da sala para apresentar suas soluções. Coloque o nome deles na lousa e peça que expliquem suas soluções para a turma. Valorize a solução de cada aluno e quando surgir algum erro, tente fazer com que o restante dos alunos identifiquem os equívocos na solução, de modo que todos aprendam e possam refletir sobre o processo. É importante que todos os alunos compreendam pelo menos uma das soluções propostas que foram validadas durante este momento. Para não demandar muito tempo na discussão das soluções, projete o desenho do problema na lousa para que possam riscar por cima ou já deixe alguns modelos desenhados previamente.
Propósito: Apresentar as diferentes soluções encontradas pelos alunos, analisar os erros ou dificuldades e valorizar as diferentes soluções propostas. Garantir que cada aluno compreenda pelo menos uma resolução que leve à solução.
Discuta com a turma:
- Alguém gostaria de compartilhar o que pensou primeiro para tentar resolver este problema? Alguém começou raciocinando de outra forma?
- Alguém pensou uma maneira de resolver diferente desta que está na lousa e pode vir compartilhar conosco?
- Quem poderia mostrar como o grupo calculou o volume de uma ampola ou seringa no item a)?
- Os volumes encontrados ficaram compatíveis com o esperado de um volume pequeno?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 14 minutos.
Orientação: Convide os alunos que quiserem vir à frente da sala para apresentar suas soluções. Coloque o nome deles na lousa e peça que expliquem suas soluções para a turma. Valorize a solução de cada aluno e quando surgir algum erro, tente fazer com que o restante dos alunos identifiquem os equívocos na solução, de modo que todos aprendam e possam refletir sobre o processo. É importante que todos os alunos compreendam pelo menos uma das soluções propostas que foram validadas durante este momento. Para não demandar muito tempo na discussão das soluções, projete o desenho do problema na lousa para que possam riscar por cima ou já deixe alguns modelos desenhados previamente.
Propósito: Apresentar as diferentes soluções encontradas pelos alunos, analisar os erros ou dificuldades e valorizar as diferentes soluções propostas. Garantir que cada aluno compreenda pelo menos uma resolução que leve à solução.
Discuta com a turma:
- Alguém gostaria de compartilhar o que pensou primeiro para tentar resolver este problema? Alguém começou raciocinando de outra forma?
- Alguém pensou uma maneira de resolver diferente desta que está na lousa e pode vir compartilhar conosco?
- Quem poderia mostrar como o grupo calculou o volume de uma ampola ou seringa no item a)?
- Os volumes encontrados ficaram compatíveis com o esperado de um volume pequeno?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 14 minutos.
Orientação: Convide os alunos que quiserem vir à frente da sala para apresentar suas soluções. Coloque o nome deles na lousa e peça que expliquem suas soluções para a turma. Valorize a solução de cada aluno e quando surgir algum erro, tente fazer com que o restante dos alunos identifiquem os equívocos na solução, de modo que todos aprendam e possam refletir sobre o processo. É importante que todos os alunos compreendam pelo menos uma das soluções propostas que foram validadas durante este momento. Para não demandar muito tempo na discussão das soluções, projete o desenho do problema na lousa para que possam riscar por cima ou já deixe alguns modelos desenhados previamente.
Propósito: Apresentar as diferentes soluções encontradas pelos alunos, analisar os erros ou dificuldades e valorizar as diferentes soluções propostas. Garantir que cada aluno compreenda pelo menos uma resolução que leve à solução.
Discuta com a turma:
- Alguém gostaria de compartilhar o que pensou primeiro para tentar resolver este problema? Alguém começou raciocinando de outra forma?
- Alguém pensou uma maneira de resolver diferente desta que está na lousa e pode vir compartilhar conosco?
- Quem poderia mostrar como o grupo calculou o volume de uma ampola ou seringa no item a)?
- Os volumes encontrados ficaram compatíveis com o esperado de um volume pequeno?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: A ideia deste slide é resumir os conceitos e conhecimentos que foram ampliados durante as atividades da aula e da discussão das soluções. Retome com os alunos a importância de seguir alguns passos quando enfrentamos um problema ou uma situação nova, como: compreender o problema, planejar como resolver, executar o plano, examinar a solução e, se for preciso, replanejar a testar novamente uma outra hipótese. Enfoque também a importância do trabalho em equipe e o respeito às diferentes formas de pensar e resolver. Por fim, destaque como a Matemática não deve ser vista como mero exercício de repetição de fórmulas decoradas, mas exige pensamento e criatividade.
Propósito: Resumir com os alunos em poucas palavras o que de mais importante foi explorado nesta aula.
Veja mais nas para aprofundamento dos estudos dos alunos e do professor.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as fichas. Dê o apoio necessário para aqueles que tiverem mais dificuldades, principalmente relacionadas ao entendimento da questão. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem resolver um problema que envolve um volume muito pequeno em um recipiente cúbico. Deixe que utilizem a calculadora também nesta atividade para agilizar os cálculos.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_19GRM09
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, calculadora, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP (https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
Use como apoio às orientações.
Atividade principal
Encaminhe o Aquecimento juntamente com a Atividade principal como apoio às orientações. Grave um áudio ou registro escrito orientando a atividade e encaminhe a versão impressa para os alunos. Solicite que eles deem um retorno quando resolverem a atividade. Incentive o uso da calculadora. Caso seja o primeiro contato de sua turma com o tema, sugerimos que você grave um vídeo pontuando os principais conceitos, dando dicas e exemplos (pode usar o Raio X ou alguma questão das atividades complementares). Mantenha um canal de comunicação e solicite que os alunos o usem para esclarecer dúvidas. Esse assunto é um tema que exige idas e vindas, assim é possível que você tenha que retomar conceitos e discussões quando realizar as demais atividades, como o Raio X e atividades complementares, por exemplo.
Se for possível, faça as orientações e discussões em tempo real (plataformas sugeridas nas discussões).
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de volume. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-volume-sa/volume-cones/v/cylinder-volume-and-surface-area
https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-volume-sa/volume-rect-prism/e/volume_1
Discussão das soluções
Dê um feedback aos alunos, considerando dúvidas, estratégias, acertos e erros observados nas respostas às atividades (WhatsApp). Você pode fazer um registro escrito, gravar um áudio ou vídeo curto (https://myhomestudio.com.br/). Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, faça a discussão em tempo real (ver sugestões de plataformas abaixo). Solicite, posteriormente que os alunos resolvam o Raio X e as atividades complementares para ampliação das aprendizagens.
Para discussão em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/.
Sistematização
xxxx
Encerramento
Use nas discussões
Raio X
Encaminhe a versão impressa e solicite a realização do Raio X juntamente com as atividades complementares. Não esqueça de retomá-las. Você pode encaminhá-la também juntamente com a Atividade principal.
Convite às famílias
Pode ser discutido com as famílias sobre volumes litros e mililitros.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Emiliano Augusto Chagas
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF08MA17;) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes cujo formato é o de um bloco retangular ou de um cilindro reto.
(EF08MA18) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de um cilindro reto ou a capacidade de um recipiente cujo formato é o de um cilindro reto.
Objetivos específicos
Utilizar as expressões para o cálculo do volume de um cilindro ou de um paralelepípedo retângulo na resolução de problemas contextualizados que envolvem volumes muito pequenos.
Conceito-chave
Cálculo de volume de paralelepípedo retângulo e cilindro. Transformações de unidades volumétricas.
Recursos necessários
- Calculadora;
- Fichas de atividades;
- Folhas de papel.