Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Analisando situações de lucro ou prejuízo
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de lucro e prejuízo
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Carlos Alves de Almeida Neto
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
Objetivos específicos
Analisar as situações em que acontecem lucro ou prejuízo.
Conceito-chave
Lucro, prejuízo, custo e receita.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, que poderão ser coladas no caderno.
- Calculadora ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Analisar as situações em que acontecem lucro ou prejuízo.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo Sugerido: 2 min
Orientações: O professor deverá ler o objetivo no início da aula ou pedir a um aluno que leia. Nesse momento é interessante que o professor já faça uma sondagem inicial, perguntando aos alunos se eles sabem o que significa lucro ou prejuízo e se poderiam dar algum exemplo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a Turma:
- Ideia do que seja Lucro ou Prejuízo;
- Relembrar porcentagem;
- Falar que o cálculo de porcentagem ajudará na análise dessas situações.
AQUECIMENTO
Tempo Sugerido: 3 min
Orientações: Solicitar aos alunos que resolvam individualmente a atividade, a qual resgata o cálculo de porcentagem crescente e trabalha intuitivamente a ideia de lucro e prejuízo.
Propósito: Resolução do problema, trabalhando, intuitivamente, a ideia de lucro e prejuízo.
Discuta com a turma:
- Vocês se lembram como calcular Porcentagem crescente ou decrescente?
- O que vocês acham que seja Lucro e Prejuízo?
- Qual a importância das frutas para uma boa alimentação?
- Qual a importância do trabalho para a sociedade?
Materiais complementares para impressão:
SOLUÇÃO DA ATIVIDADE
Tempo Sugerido: 3 min
Orientação: O professor deve convidar alguns alunos para compartilhar suas resoluções com a turma. Diferentes estratégias e o uso do cálculo mental, além do uso de porcentagem crescente, devem ser incentivados.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos com a turma.
Discuta com a Turma: Uso da porcentagem crescente na resolução do problema;
- Como encontrou este resultado?
- Será que o resultado seria diferente se fosse feito de outra maneira?
- Uso do cálculo mental facilita a resolução do problema?
- O problema trabalha, intuitivamente, qual ideia lucro ou prejuízo?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 min (Slides 5 e 6)
Orientações: O professor deve orientar os alunos a resolverem, inicialmente, a atividade de maneira individual, por volta de 8 min. Em seguida, duplas ou pequenos grupos devem ser formados, por mais 7 min, a fim de compartilharem a maneira como cada um resolveu o problema; caso um colega não tenha obtido êxito na resolução, o colega da dupla (ou grupo) poderá ajudá-lo, não dando a solução, mas indicando caminhos, como por exemplo: E se você fizesse diferente? Como encontrou esse valor? Caso os dois não tenham conseguido o professor poderá intervir fazendo boas perguntas aos alunos, a fim de potencializar futuras estratégias e soluções.
Propósito: Resolução do problema, para a compreensão de Lucro ou Prejuízo nas diversas situações.
Discuta com a Turma:
- O uso de fatores de redução auxilia a resolução do problema?
- Educação Financeira: Na realização de compras, o que é realmente necessário e o que pode ser comprado depois?
- A pesquisa de preços em diferentes lojas pode ajudar o consumidor na hora da compra? Por quê?
- Qual a importância de guardar dinheiro para comprar à vista? Por quê?
Materiais complementares para impressão:
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo Sugerido: 15 min (Slides 5 e 6)
Orientações: O professor deve orientar os alunos a resolverem, inicialmente, a atividade de maneira individual, por volta de 8 min. Em seguida, duplas ou pequenos grupos devem ser formados, por mais 7 min, a fim de compartilharem a maneira como cada um resolveu o problema; caso um colega não tenha obtido êxito na resolução, o colega da dupla (ou grupo) poderá ajudá-lo, não dando a solução, mas indicando caminhos, como por exemplo: E se você fizesse diferente? Como encontrou esse valor? Caso os dois não tenham conseguido o professor poderá intervir fazendo boas perguntas aos alunos, a fim de potencializar futuras estratégias e soluções.
Propósito: Resolução do problema, para a compreensão de Lucro ou Prejuízo nas diversas situações.
Discuta com a turma:
- O uso de fatores de redução auxilia a resolução do problema?
- Educação Financeira: Na realização de compras, o que é realmente necessário e o que pode ser comprado depois?
- A pesquisa de preços em diferentes lojas pode ajudar o consumidor na hora da compra? Por quê?
- Qual a importância de guardar dinheiro para comprar à vista? Por quê?
DISCUSSÃO DAS SOLUÇÕES
Tempo Sugerido: 2 min
Orientação: O professor deverá convidar os alunos a compartilharem suas resoluções com a turma. Poderá também fazer boas perguntas aos alunos, por exemplo: Como encontraram este valor? Será que existe outra forma de resolver o problema ? (Regra de três, multiplicando com frações, representações visuais/ geométricas que indiquem o fato descrito) Como vocês calcularam esse preço com desconto? Utilizaram fator de desconto? Ou mesmo incentivar os próprios alunos a fazerem perguntas, que de preferência deverão ser respondidas pelos próprios alunos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos próprios alunos com a turma, bem como suas dúvidas.
Discuta com a turma:
- O uso de fatores de redução auxilia a resolução do problema?
- Educação Financeira: Na realização de compras, o que é realmente necessário e o que pode ser comprado depois?
- A pesquisa de preços em diferentes lojas pode ajudar o consumidor na hora da compra? Por quê?
- É importante juntar dinheiro para comprar à vista? Por quê?
- Existem outras maneiras de resolver o problema?
DISCUSSÃO DAS SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: O professor deverá convidar os alunos a compartilharem suas resoluções com a turma. Poderá também fazer boas perguntas aos alunos, por exemplo: Como encontraram este valor? Será que existe outra forma de resolver o problema ? (Regra de três, multiplicando com frações, representações visuais/ geométricas que indiquem o fato descrito) Como vocês calcularam esse preço com desconto? Utilizaram fator de desconto? Ou mesmo incentivar os próprios alunos a fazerem perguntas, que de preferência deverão ser respondidas pelos próprios alunos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos próprios alunos com a turma, bem como suas dúvidas.
Discuta com a turma:
- O uso de fatores de redução auxilia a resolução do problema?
- Educação Financeira: Na realização de compras, o que é realmente necessário e o que pode ser comprado depois?
- A pesquisa de preços em diferentes lojas pode ajudar o consumidor na hora da compra? Por quê?
- É importante juntar dinheiro para comprar à vista? Por quê?
- Existem outras maneiras de resolver o problema?
DISCUSSÃO DAS SOLUÇÕES
Tempo Sugerido: 3 min
Orientações: O professor deverá convidar os alunos a compartilharem suas resoluções com a turma. Poderá também fazer boas perguntas aos alunos, por exemplo: Como encontraram este valor? Será que existe outra forma de resolver o problema ? (Regra de três, multiplicando com frações, representações visuais/ geométricas que indiquem o fato descrito) Como vocês calcularam esse preço com desconto? Utilizaram fator de desconto? Ou mesmo incentivar os próprios alunos a fazerem perguntas, que de preferência deverão ser respondidas pelos próprios alunos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos próprios alunos com a turma, bem como suas dúvidas.
Discuta com a turma:
- O uso de fatores de redução auxilia a resolução do problema?
- Educação Financeira: Na realização de compras, o que é realmente necessário e o que pode ser comprado depois?
- A pesquisa de preços em diferentes lojas pode ajudar o consumidor na hora da compra? Por quê?
- É importante juntar dinheiro para comprar à vista? Por quê?
- Existem outras maneiras de resolver o problema?
DISCUSSÃO DAS SOLUÇÕES
Tempo Sugerido: 2 min
Orientação: O professor deverá convidar os alunos a compartilharem suas resoluções com a turma. Poderá também fazer boas perguntas aos alunos, por exemplo: Como encontraram este valor? Será que existe outra forma de resolver o problema ? (Regra de três, multiplicando com frações, representações visuais/ geométricas que indiquem o fato descrito) Como vocês calcularam esse preço com desconto? Utilizaram fator de desconto? Ou mesmo incentivar os próprios alunos a fazerem perguntas, que de preferência deverão ser respondidas pelos próprios alunos.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos próprios alunos com a turma, bem como suas dúvidas.
Discuta com a turma:
- O uso de fatores de redução auxilia a resolução do problema?
- Educação Financeira: Na realização de compras, o que é realmente necessário e o que pode ser comprado depois?
- A pesquisa de preços em diferentes lojas pode ajudar o consumidor na hora da compra? Por quê?
- É importante juntar dinheiro para comprar à vista? Por quê?
- Existem outras maneiras de resolver o problema?
SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO
Tempo Sugerido: 5 min
Orientação: O professor poderá utilizar exemplos das atividades principal e de aquecimento, para fixar quando uma situação é de lucro ou quando é de prejuízo. É importante também deixar bem claro os conceitos de Receita e de Custo, ou despesa, dando e pedindo aos alunos que sugiram exemplos do seu cotidiano.
Propósito: Fixar os conceitos de Receita, Custo, Lucro e Prejuízo, através de exemplos.
Discuta com a turma:
- O que pode fazer parte dos custos de uma empresa? E como podemos organizá-los?
- Baseado em que uma empresa põe os preços de seus produtos ou serviços?
- O que acontece com uma empresa que geralmente apresenta Prejuízos?
- O que uma empresa poderia fazer para reverter situações de Prejuízo em Lucro?
ENCERRAMENTO
Tempo Sugerido: 2 min
Orientação: O professor poderá perguntar aos alunos se compreenderam bem os conceitos de Receita e de Custo, além de poder analisar situações de Lucro ou Prejuízo. Neste caso solicite aos alunos exemplos de tais situações.
Propósito: Analisar situações exemplos dados pelos alunos, como Lucro ou Prejuízo.
Discuta com a turma: Exemplos de situações de Lucro ou Prejuízo;
- O que acontece quando os custos e as receitas são iguais?
- Na sua opinião, quais tipos de empresas dão mais lucro? Ou mais prejuízo? Vocês podem dar alguns exemplos?
- Vocês conhecem alguém da família ou amigos que tenham seu próprio negócio? Sabem se estão tendo mais lucro ou prejuízo? Justifiquem.
RAIO X
Tempo Sugerido: 10 min
Orientações: Utilizando todos os conhecimentos já adquiridos, o professor deverá solicitar aos alunos, que de maneira individual, resolvam a atividade, por 5 min. Em seguida convida a um ou dois alunos para socializarem suas resoluções e possíveis dúvidas. Diferentes raciocínios e questionamentos dos alunos devem ser incentivados. O professor também poderá fazer boas perguntas, como por exemplo: Os preços do problema estão altos, baixos ou normais? É comum as pessoas comprarem o que não precisam ao se depararem com liquidações? Por quê?
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos.
Discuta com a turma:
- Compras à vista e/ou parceladas? Quais são as vantagens e desvantagens em cada caso? Justifique.
- Quais são exemplos de maneiras de anunciar seus produtos para venda?
- Ao vender um produto que comprei novo, geralmente vendo mais caro ou mais barato? Justifique.
Materiais complementares para impressão:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_08NUM01
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis
- Opcionais: Meet, Hangout, WhatsApp, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
O Aquecimento pode ser usado em outros momentos para ampliação e revisão das aprendizagens. Sugerimos o foco na Atividade Principal. Mas, se houver tempo, use ambas: Aquecimento e Atividade principal.
Atividade principal
A atividade principal tem duas partes que você pode usar integralmente ou dividi-la e optar, por exemplo, pela primeira parte. Você pode encaminhar a versão para impressão (que o aluno também pode copiar) via WhatsApp. É interessante fazer um áudio com orientações para a turma. Solicite que os alunos resolvam e encaminhem as respostas para sua apreciação.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de porcentagem. Você pode sugerir aos alunos que têm acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-ratios-rates/pre-algebra-percent-problems/v/finding-percentages-example
Discussão das soluções
Analise as respostas apresentadas pelos alunos. Selecione alguns itens das questões para ser discutir com a turma. Verifique a necessidade de esclarecer pontos de divergência conceitual. Socialize com a turma suas impressões sobre as produções deles, através de vídeo curto ou mesmo áudio (WhatsApp). Para fazer um ‘fechamento’ da aula use os detalhes apresentados na Sistematização do conceito e o Encerramento.
Para discutir em tempo real, se for possível (Meet, Hangout, Zoom), considere apenas os itens de maior relevância de cada problema e discuta-o.
Sistematização
Use nas discussões, em seu feedback aos alunos
Encerramento
Use nas discussões, em seu feedback aos alunos
Raio X
Pode ser usado como forma de revisão das aprendizagens em outro momento, juntamente com as atividades complementares.
Convite às famílias
Discutir sobre descontos e aumentos percentuais. Por exemplo: O que significa aumentou 50%? Aumentou mais de 100%? Teve um desconto de 25%?
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Carlos Alves de Almeida Neto
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
Objetivos específicos
Analisar as situações em que acontecem lucro ou prejuízo.
Conceito-chave
Lucro, prejuízo, custo e receita.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, que poderão ser coladas no caderno.
- Calculadora ou não.