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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Analisando situações de lucro ou prejuízo

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre lucro, prejuízo, custo e receita.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carlos Alves de Almeida Neto

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OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Carlos Alves de Almeida Neto

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC



Objetivos específicos

Analisar as situações em que acontecem lucro ou prejuízo.



Conceito-chave

Lucro, prejuízo, custo e receita.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, que poderão ser coladas no caderno.
  • Calculadora ou não.

Tempo Sugerido: 2 min

Orientações: O professor deverá ler o objetivo no início da aula ou pedir a um aluno que leia. Nesse momento é interessante que o professor já faça uma sondagem inicial, perguntando aos alunos se eles sabem o que significa lucro ou prejuízo e se poderiam dar algum exemplo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a Turma:

  • Ideia do que seja Lucro ou Prejuízo;
  • Relembrar porcentagem;
  • Falar que o cálculo de porcentagem ajudará na análise dessas situações.

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 3 min

Orientações: Solicitar aos alunos que resolvam individualmente a atividade, a qual resgata o cálculo de porcentagem crescente e trabalha intuitivamente a ideia de lucro e prejuízo.
Propósito: Resolução do problema, trabalhando, intuitivamente, a ideia de lucro e prejuízo.

Discuta com a turma:

  • Vocês se lembram como calcular Porcentagem crescente ou decrescente?
  • O que vocês acham que seja Lucro e Prejuízo?
  • Qual a importância das frutas para uma boa alimentação?
  • Qual a importância do trabalho para a sociedade?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

SOLUÇÃO DA ATIVIDADE select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 3 min

Orientação: O professor deve convidar alguns alunos para compartilhar suas resoluções com a turma. Diferentes estratégias e o uso do cálculo mental, além do uso de porcentagem crescente, devem ser incentivados.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos com a turma.

Discuta com a Turma: Uso da porcentagem crescente na resolução do problema;

  • Como encontrou este resultado?
  • Será que o resultado seria diferente se fosse feito de outra maneira?
  • Uso do cálculo mental facilita a resolução do problema?
  • O problema trabalha, intuitivamente, qual ideia lucro ou prejuízo?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (Slides 5 e 6)

Orientações: O professor deve orientar os alunos a resolverem, inicialmente, a atividade de maneira individual, por volta de 8 min. Em seguida, duplas ou pequenos grupos devem ser formados, por mais 7 min, a fim de compartilharem a maneira como cada um resolveu o problema; caso um colega não tenha obtido êxito na resolução, o colega da dupla (ou grupo) poderá ajudá-lo, não dando a solução, mas indicando caminhos, como por exemplo: E se você fizesse diferente? Como encontrou esse valor? Caso os dois não tenham conseguido o professor poderá intervir fazendo boas perguntas aos alunos, a fim de potencializar futuras estratégias e soluções.

Propósito: Resolução do problema, para a compreensão de Lucro ou Prejuízo nas diversas situações.

Discuta com a Turma:

  • O uso de fatores de redução auxilia a resolução do problema?
  • Educação Financeira: Na realização de compras, o que é realmente necessário e o que pode ser comprado depois?
  • A pesquisa de preços em diferentes lojas pode ajudar o consumidor na hora da compra? Por quê?
  • Qual a importância de guardar dinheiro para comprar à vista? Por quê?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 min (Slides 5 e 6)

Orientações: O professor deve orientar os alunos a resolverem, inicialmente, a atividade de maneira individual, por volta de 8 min. Em seguida, duplas ou pequenos grupos devem ser formados, por mais 7 min, a fim de compartilharem a maneira como cada um resolveu o problema; caso um colega não tenha obtido êxito na resolução, o colega da dupla (ou grupo) poderá ajudá-lo, não dando a solução, mas indicando caminhos, como por exemplo: E se você fizesse diferente? Como encontrou esse valor? Caso os dois não tenham conseguido o professor poderá intervir fazendo boas perguntas aos alunos, a fim de potencializar futuras estratégias e soluções.

Propósito: Resolução do problema, para a compreensão de Lucro ou Prejuízo nas diversas situações.

Discuta com a turma:

  • O uso de fatores de redução auxilia a resolução do problema?
  • Educação Financeira: Na realização de compras, o que é realmente necessário e o que pode ser comprado depois?
  • A pesquisa de preços em diferentes lojas pode ajudar o consumidor na hora da compra? Por quê?
  • Qual a importância de guardar dinheiro para comprar à vista? Por quê?

DISCUSSÃO DAS SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 2 min

Orientação: O professor deverá convidar os alunos a compartilharem suas resoluções com a turma. Poderá também fazer boas perguntas aos alunos, por exemplo: Como encontraram este valor? Será que existe outra forma de resolver o problema ? (Regra de três, multiplicando com frações, representações visuais/ geométricas que indiquem o fato descrito) Como vocês calcularam esse preço com desconto? Utilizaram fator de desconto? Ou mesmo incentivar os próprios alunos a fazerem perguntas, que de preferência deverão ser respondidas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos próprios alunos com a turma, bem como suas dúvidas.

Discuta com a turma:

  • O uso de fatores de redução auxilia a resolução do problema?
  • Educação Financeira: Na realização de compras, o que é realmente necessário e o que pode ser comprado depois?
  • A pesquisa de preços em diferentes lojas pode ajudar o consumidor na hora da compra? Por quê?
  • É importante juntar dinheiro para comprar à vista? Por quê?
  • Existem outras maneiras de resolver o problema?

DISCUSSÃO DAS SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: O professor deverá convidar os alunos a compartilharem suas resoluções com a turma. Poderá também fazer boas perguntas aos alunos, por exemplo: Como encontraram este valor? Será que existe outra forma de resolver o problema ? (Regra de três, multiplicando com frações, representações visuais/ geométricas que indiquem o fato descrito) Como vocês calcularam esse preço com desconto? Utilizaram fator de desconto? Ou mesmo incentivar os próprios alunos a fazerem perguntas, que de preferência deverão ser respondidas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos próprios alunos com a turma, bem como suas dúvidas.

Discuta com a turma:

  • O uso de fatores de redução auxilia a resolução do problema?
  • Educação Financeira: Na realização de compras, o que é realmente necessário e o que pode ser comprado depois?
  • A pesquisa de preços em diferentes lojas pode ajudar o consumidor na hora da compra? Por quê?
  • É importante juntar dinheiro para comprar à vista? Por quê?
  • Existem outras maneiras de resolver o problema?

DISCUSSÃO DAS SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 3 min

Orientações: O professor deverá convidar os alunos a compartilharem suas resoluções com a turma. Poderá também fazer boas perguntas aos alunos, por exemplo: Como encontraram este valor? Será que existe outra forma de resolver o problema ? (Regra de três, multiplicando com frações, representações visuais/ geométricas que indiquem o fato descrito) Como vocês calcularam esse preço com desconto? Utilizaram fator de desconto? Ou mesmo incentivar os próprios alunos a fazerem perguntas, que de preferência deverão ser respondidas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos próprios alunos com a turma, bem como suas dúvidas.

Discuta com a turma:

  • O uso de fatores de redução auxilia a resolução do problema?
  • Educação Financeira: Na realização de compras, o que é realmente necessário e o que pode ser comprado depois?
  • A pesquisa de preços em diferentes lojas pode ajudar o consumidor na hora da compra? Por quê?
  • É importante juntar dinheiro para comprar à vista? Por quê?
  • Existem outras maneiras de resolver o problema?

DISCUSSÃO DAS SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 2 min

Orientação: O professor deverá convidar os alunos a compartilharem suas resoluções com a turma. Poderá também fazer boas perguntas aos alunos, por exemplo: Como encontraram este valor? Será que existe outra forma de resolver o problema ? (Regra de três, multiplicando com frações, representações visuais/ geométricas que indiquem o fato descrito) Como vocês calcularam esse preço com desconto? Utilizaram fator de desconto? Ou mesmo incentivar os próprios alunos a fazerem perguntas, que de preferência deverão ser respondidas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos próprios alunos com a turma, bem como suas dúvidas.

Discuta com a turma:

  • O uso de fatores de redução auxilia a resolução do problema?
  • Educação Financeira: Na realização de compras, o que é realmente necessário e o que pode ser comprado depois?
  • A pesquisa de preços em diferentes lojas pode ajudar o consumidor na hora da compra? Por quê?
  • É importante juntar dinheiro para comprar à vista? Por quê?
  • Existem outras maneiras de resolver o problema?

SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 5 min

Orientação: O professor poderá utilizar exemplos das atividades principal e de aquecimento, para fixar quando uma situação é de lucro ou quando é de prejuízo. É importante também deixar bem claro os conceitos de Receita e de Custo, ou despesa, dando e pedindo aos alunos que sugiram exemplos do seu cotidiano.

Propósito: Fixar os conceitos de Receita, Custo, Lucro e Prejuízo, através de exemplos.

Discuta com a turma:

  • O que pode fazer parte dos custos de uma empresa? E como podemos organizá-los?
  • Baseado em que uma empresa põe os preços de seus produtos ou serviços?
  • O que acontece com uma empresa que geralmente apresenta Prejuízos?
  • O que uma empresa poderia fazer para reverter situações de Prejuízo em Lucro?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 2 min

Orientação: O professor poderá perguntar aos alunos se compreenderam bem os conceitos de Receita e de Custo, além de poder analisar situações de Lucro ou Prejuízo. Neste caso solicite aos alunos exemplos de tais situações.

Propósito: Analisar situações exemplos dados pelos alunos, como Lucro ou Prejuízo.

Discuta com a turma: Exemplos de situações de Lucro ou Prejuízo;

  • O que acontece quando os custos e as receitas são iguais?
  • Na sua opinião, quais tipos de empresas dão mais lucro? Ou mais prejuízo? Vocês podem dar alguns exemplos?
  • Vocês conhecem alguém da família ou amigos que tenham seu próprio negócio? Sabem se estão tendo mais lucro ou prejuízo? Justifiquem.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 min

Orientações: Utilizando todos os conhecimentos já adquiridos, o professor deverá solicitar aos alunos, que de maneira individual, resolvam a atividade, por 5 min. Em seguida convida a um ou dois alunos para socializarem suas resoluções e possíveis dúvidas. Diferentes raciocínios e questionamentos dos alunos devem ser incentivados. O professor também poderá fazer boas perguntas, como por exemplo: Os preços do problema estão altos, baixos ou normais? É comum as pessoas comprarem o que não precisam ao se depararem com liquidações? Por quê?

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Compras à vista e/ou parceladas? Quais são as vantagens e desvantagens em cada caso? Justifique.
  • Quais são exemplos de maneiras de anunciar seus produtos para venda?
  • Ao vender um produto que comprei novo, geralmente vendo mais caro ou mais barato? Justifique.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo Sugerido: 2 min

Orientações: O professor deverá ler o objetivo no início da aula ou pedir a um aluno que leia. Nesse momento é interessante que o professor já faça uma sondagem inicial, perguntando aos alunos se eles sabem o que significa lucro ou prejuízo e se poderiam dar algum exemplo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a Turma:

  • Ideia do que seja Lucro ou Prejuízo;
  • Relembrar porcentagem;
  • Falar que o cálculo de porcentagem ajudará na análise dessas situações.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Carlos Alves de Almeida Neto

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC



Objetivos específicos

Analisar as situações em que acontecem lucro ou prejuízo.



Conceito-chave

Lucro, prejuízo, custo e receita.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, que poderão ser coladas no caderno.
  • Calculadora ou não.
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 3 min

Orientações: Solicitar aos alunos que resolvam individualmente a atividade, a qual resgata o cálculo de porcentagem crescente e trabalha intuitivamente a ideia de lucro e prejuízo.
Propósito: Resolução do problema, trabalhando, intuitivamente, a ideia de lucro e prejuízo.

Discuta com a turma:

  • Vocês se lembram como calcular Porcentagem crescente ou decrescente?
  • O que vocês acham que seja Lucro e Prejuízo?
  • Qual a importância das frutas para uma boa alimentação?
  • Qual a importância do trabalho para a sociedade?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 3 min

Orientação: O professor deve convidar alguns alunos para compartilhar suas resoluções com a turma. Diferentes estratégias e o uso do cálculo mental, além do uso de porcentagem crescente, devem ser incentivados.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos com a turma.

Discuta com a Turma: Uso da porcentagem crescente na resolução do problema;

  • Como encontrou este resultado?
  • Será que o resultado seria diferente se fosse feito de outra maneira?
  • Uso do cálculo mental facilita a resolução do problema?
  • O problema trabalha, intuitivamente, qual ideia lucro ou prejuízo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (Slides 5 e 6)

Orientações: O professor deve orientar os alunos a resolverem, inicialmente, a atividade de maneira individual, por volta de 8 min. Em seguida, duplas ou pequenos grupos devem ser formados, por mais 7 min, a fim de compartilharem a maneira como cada um resolveu o problema; caso um colega não tenha obtido êxito na resolução, o colega da dupla (ou grupo) poderá ajudá-lo, não dando a solução, mas indicando caminhos, como por exemplo: E se você fizesse diferente? Como encontrou esse valor? Caso os dois não tenham conseguido o professor poderá intervir fazendo boas perguntas aos alunos, a fim de potencializar futuras estratégias e soluções.

Propósito: Resolução do problema, para a compreensão de Lucro ou Prejuízo nas diversas situações.

Discuta com a Turma:

  • O uso de fatores de redução auxilia a resolução do problema?
  • Educação Financeira: Na realização de compras, o que é realmente necessário e o que pode ser comprado depois?
  • A pesquisa de preços em diferentes lojas pode ajudar o consumidor na hora da compra? Por quê?
  • Qual a importância de guardar dinheiro para comprar à vista? Por quê?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 min (Slides 5 e 6)

Orientações: O professor deve orientar os alunos a resolverem, inicialmente, a atividade de maneira individual, por volta de 8 min. Em seguida, duplas ou pequenos grupos devem ser formados, por mais 7 min, a fim de compartilharem a maneira como cada um resolveu o problema; caso um colega não tenha obtido êxito na resolução, o colega da dupla (ou grupo) poderá ajudá-lo, não dando a solução, mas indicando caminhos, como por exemplo: E se você fizesse diferente? Como encontrou esse valor? Caso os dois não tenham conseguido o professor poderá intervir fazendo boas perguntas aos alunos, a fim de potencializar futuras estratégias e soluções.

Propósito: Resolução do problema, para a compreensão de Lucro ou Prejuízo nas diversas situações.

Discuta com a turma:

  • O uso de fatores de redução auxilia a resolução do problema?
  • Educação Financeira: Na realização de compras, o que é realmente necessário e o que pode ser comprado depois?
  • A pesquisa de preços em diferentes lojas pode ajudar o consumidor na hora da compra? Por quê?
  • Qual a importância de guardar dinheiro para comprar à vista? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 2 min

Orientação: O professor deverá convidar os alunos a compartilharem suas resoluções com a turma. Poderá também fazer boas perguntas aos alunos, por exemplo: Como encontraram este valor? Será que existe outra forma de resolver o problema ? (Regra de três, multiplicando com frações, representações visuais/ geométricas que indiquem o fato descrito) Como vocês calcularam esse preço com desconto? Utilizaram fator de desconto? Ou mesmo incentivar os próprios alunos a fazerem perguntas, que de preferência deverão ser respondidas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos próprios alunos com a turma, bem como suas dúvidas.

Discuta com a turma:

  • O uso de fatores de redução auxilia a resolução do problema?
  • Educação Financeira: Na realização de compras, o que é realmente necessário e o que pode ser comprado depois?
  • A pesquisa de preços em diferentes lojas pode ajudar o consumidor na hora da compra? Por quê?
  • É importante juntar dinheiro para comprar à vista? Por quê?
  • Existem outras maneiras de resolver o problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: O professor deverá convidar os alunos a compartilharem suas resoluções com a turma. Poderá também fazer boas perguntas aos alunos, por exemplo: Como encontraram este valor? Será que existe outra forma de resolver o problema ? (Regra de três, multiplicando com frações, representações visuais/ geométricas que indiquem o fato descrito) Como vocês calcularam esse preço com desconto? Utilizaram fator de desconto? Ou mesmo incentivar os próprios alunos a fazerem perguntas, que de preferência deverão ser respondidas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos próprios alunos com a turma, bem como suas dúvidas.

Discuta com a turma:

  • O uso de fatores de redução auxilia a resolução do problema?
  • Educação Financeira: Na realização de compras, o que é realmente necessário e o que pode ser comprado depois?
  • A pesquisa de preços em diferentes lojas pode ajudar o consumidor na hora da compra? Por quê?
  • É importante juntar dinheiro para comprar à vista? Por quê?
  • Existem outras maneiras de resolver o problema?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 3 min

Orientações: O professor deverá convidar os alunos a compartilharem suas resoluções com a turma. Poderá também fazer boas perguntas aos alunos, por exemplo: Como encontraram este valor? Será que existe outra forma de resolver o problema ? (Regra de três, multiplicando com frações, representações visuais/ geométricas que indiquem o fato descrito) Como vocês calcularam esse preço com desconto? Utilizaram fator de desconto? Ou mesmo incentivar os próprios alunos a fazerem perguntas, que de preferência deverão ser respondidas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos próprios alunos com a turma, bem como suas dúvidas.

Discuta com a turma:

  • O uso de fatores de redução auxilia a resolução do problema?
  • Educação Financeira: Na realização de compras, o que é realmente necessário e o que pode ser comprado depois?
  • A pesquisa de preços em diferentes lojas pode ajudar o consumidor na hora da compra? Por quê?
  • É importante juntar dinheiro para comprar à vista? Por quê?
  • Existem outras maneiras de resolver o problema?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 2 min

Orientação: O professor deverá convidar os alunos a compartilharem suas resoluções com a turma. Poderá também fazer boas perguntas aos alunos, por exemplo: Como encontraram este valor? Será que existe outra forma de resolver o problema ? (Regra de três, multiplicando com frações, representações visuais/ geométricas que indiquem o fato descrito) Como vocês calcularam esse preço com desconto? Utilizaram fator de desconto? Ou mesmo incentivar os próprios alunos a fazerem perguntas, que de preferência deverão ser respondidas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos próprios alunos com a turma, bem como suas dúvidas.

Discuta com a turma:

  • O uso de fatores de redução auxilia a resolução do problema?
  • Educação Financeira: Na realização de compras, o que é realmente necessário e o que pode ser comprado depois?
  • A pesquisa de preços em diferentes lojas pode ajudar o consumidor na hora da compra? Por quê?
  • É importante juntar dinheiro para comprar à vista? Por quê?
  • Existem outras maneiras de resolver o problema?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 5 min

Orientação: O professor poderá utilizar exemplos das atividades principal e de aquecimento, para fixar quando uma situação é de lucro ou quando é de prejuízo. É importante também deixar bem claro os conceitos de Receita e de Custo, ou despesa, dando e pedindo aos alunos que sugiram exemplos do seu cotidiano.

Propósito: Fixar os conceitos de Receita, Custo, Lucro e Prejuízo, através de exemplos.

Discuta com a turma:

  • O que pode fazer parte dos custos de uma empresa? E como podemos organizá-los?
  • Baseado em que uma empresa põe os preços de seus produtos ou serviços?
  • O que acontece com uma empresa que geralmente apresenta Prejuízos?
  • O que uma empresa poderia fazer para reverter situações de Prejuízo em Lucro?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 2 min

Orientação: O professor poderá perguntar aos alunos se compreenderam bem os conceitos de Receita e de Custo, além de poder analisar situações de Lucro ou Prejuízo. Neste caso solicite aos alunos exemplos de tais situações.

Propósito: Analisar situações exemplos dados pelos alunos, como Lucro ou Prejuízo.

Discuta com a turma: Exemplos de situações de Lucro ou Prejuízo;

  • O que acontece quando os custos e as receitas são iguais?
  • Na sua opinião, quais tipos de empresas dão mais lucro? Ou mais prejuízo? Vocês podem dar alguns exemplos?
  • Vocês conhecem alguém da família ou amigos que tenham seu próprio negócio? Sabem se estão tendo mais lucro ou prejuízo? Justifiquem.

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 10 min

Orientações: Utilizando todos os conhecimentos já adquiridos, o professor deverá solicitar aos alunos, que de maneira individual, resolvam a atividade, por 5 min. Em seguida convida a um ou dois alunos para socializarem suas resoluções e possíveis dúvidas. Diferentes raciocínios e questionamentos dos alunos devem ser incentivados. O professor também poderá fazer boas perguntas, como por exemplo: Os preços do problema estão altos, baixos ou normais? É comum as pessoas comprarem o que não precisam ao se depararem com liquidações? Por quê?

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Compras à vista e/ou parceladas? Quais são as vantagens e desvantagens em cada caso? Justifique.
  • Quais são exemplos de maneiras de anunciar seus produtos para venda?
  • Ao vender um produto que comprei novo, geralmente vendo mais caro ou mais barato? Justifique.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

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