11420
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Calculando o perímetro

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º do Fundamental sobre perímetro de figuras planas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ANDRÉ GERALDO CURSINO

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_21GRM_01

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Apresentações, Google Formulários, Google Meet, YouTube.

Para este plano, foque na etapa Discussão das Soluções.

Aquecimento
O professor pode iniciar o trabalho com uma videoconferência via Google Meet para discutir as questões presentes nas orientações ao professor, para seguir com a definição de perímetro a partir das respostas dos alunos. Caso esse movimento síncrono não seja possível, o professor pode levantar as respostas dos alunos previamente usando o Google Formulários e organizar uma apresentação sobre a definição de perímetro via Google Apresentações.
Caso a turma não tenha acesso à internet, o professor pode organizar as questões e a definição em atividade impressa.

Atividade principal
Propor o problema aos alunos para que eles o resolvam e pedir que enviem suas resoluções para o professor. Caso tenham acesso a recursos digitais, o professor pode solicitar que as resoluções sejam fotografadas e enviadas via Google Formulários.

Discussão das soluções
O professor pode organizar as soluções apresentadas pelos alunos na etapa anterior (Atividade Principal) usando o Google Apresentações e propondo questões a serem respondidas via Google Formulários sobre as resoluções, comparando-as e instigando a turma a refletir sobre as mesmas (use as questões que estão nas orientações do professor para facilitar a elaboração de outras). O professor pode inserir uma questão nesse processo para que os alunos respondam após conhecerem as outras resoluções: “Se tivessem que escolher um outro processo de resolução que não fosse o seu, qual você utilizaria? Explique o porquê.”
Caso a turma não tenha acesso à internet o professor pode promover esse movimento utilizando atividades impressas.

Sistematização
O professor pode sistematizar o conceito de perímetro gravando um vídeo via YouTube em que ele usa uma folha de papel para explicar do que se trata o perímetro, além de falar sobre os lados opostos de um retângulo.

Encerramento
Pedir que os alunos organizem uma apresentação via Google Apresentações para explicar para um colega que perdeu essa aula o que é perímetro. Peça que usem exemplos variados.
Caso não tenham acesso ao recurso digital, os alunos podem fazer essa explicação por escrito.

Raio X
Propor que os alunos façam as atividades indicadas nesta etapa (incluindo as atividades complementares), solicitando que eles criem um problema para ser enviado ao professor, além de compor seu banco pessoal de questões, sua própria problemoteca.

Convite às famílias
Convidar a família a elaborar junto com o aluno um novo problema sobre o assunto, solicitado na etapa de Raio X. Peça que auxiliem na organização e no uso da problemoteca, para que os alunos trabalhem com diferentes problemas sobre os assuntos já estudados com frequência.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_21GRM01

(EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas