11420
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Calculando o perímetro

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º do Fundamental sobre perímetro de figuras planas

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ANDRÉ GERALDO CURSINO

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: André Geraldo Cursino

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF04MA20 - Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medidas padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.



Objetivos específicos

  • Desenvolver a compreensão do conceito de perímetro;
  • Resolver situações-problemas utilizando unidades de medidas usuais;



Conceito-chave

Perímetro de figuras planas.



Recursos necessários

  • Caderno;
  • lápis;
  • borracha.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como fazemos para encontrar a medida do contorno de figuras planas. Como exemplo, desenhe na lousa figuras geométricas contendo as medidas de seus lados (quadrados, triângulos e retângulos). Questione-os de forma que cheguem à conclusão que se deve somar as medidas dos lados da figura. Faça também um quadrado apresentando a medida somente em um de seus lados e questione sobre como encontrar a solução neste caso.
No final dos exemplos, explique que perímetro é o resultado da soma do contorno dos lados de uma figura.

Propósito: Fazer com que o aluno desenvolva o conceito de perímetro e como resolvê-lo.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que é perímetro?
  • Como podemos encontrar a medida do contorno de uma figura plana?
  • Por que o quadrado apresenta a mesma medida em seus lados?
  • Podemos encontrar o perímetro de qualquer figura plana?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos conforme o modelo para impressão. Inicialmente, permita que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo em dupla. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias.
Utilize o guia de intervenção para orientar os alunos sobre os possíveis erros ou dificuldades encontradas.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre perímetro para tentar solucionar o problema proposto.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que as duplas expliquem como pensaram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e expliquem para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
  • Qual é o formato da fazenda? Como chegaram a esta conclusão?
  • Como fizeram para encontrar o perímetro da fazenda, considerando que não havia nenhum desenho no problema?
  • Seria possível chegar ao resultado sem encontrar o perímetro da fazenda?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que as duplas expliquem como pensaram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e expliquem para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
  • Qual é o formato da fazenda? Como chegaram a esta conclusão?
  • Como fizeram para encontrar o perímetro da fazenda, considerando que não havia nenhum desenho no problema?
  • Seria possível chegar ao resultado sem encontrar o perímetro da fazenda?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que as duplas expliquem como pensaram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e expliquem para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
  • Qual é o formato da fazenda? Como chegaram a esta conclusão?
  • Como fizeram para encontrar o perímetro da fazenda, considerando que não havia nenhum desenho no problema?
  • Seria possível chegar ao resultado sem encontrar o perímetro da fazenda?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome com os estudantes o conceito de perímetro (soma do contorno de uma figura plana) e a necessidade de observar o número de lados para resolver uma situação como a apresentada na atividade principal.

Propósito: Apresentar o conceito relacionado à atividade principal.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade apresentando o slide resumo do que foi explorado na aula.

Propósito: Apresentar um breve resumo do que foi aprendido.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia conforme o modelo de impressão para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada em relação ao perímetro.

Discuta com a turma:

  • Depois do que aprendemos nesta aula, como foi solucionar este problema?
  • Tiveram dificuldades? Quais?
  • Qual foi a estratégia utilizada inicialmente?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: André Geraldo Cursino

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF04MA20 - Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medidas padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.



Objetivos específicos

  • Desenvolver a compreensão do conceito de perímetro;
  • Resolver situações-problemas utilizando unidades de medidas usuais;



Conceito-chave

Perímetro de figuras planas.



Recursos necessários

  • Caderno;
  • lápis;
  • borracha.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como fazemos para encontrar a medida do contorno de figuras planas. Como exemplo, desenhe na lousa figuras geométricas contendo as medidas de seus lados (quadrados, triângulos e retângulos). Questione-os de forma que cheguem à conclusão que se deve somar as medidas dos lados da figura. Faça também um quadrado apresentando a medida somente em um de seus lados e questione sobre como encontrar a solução neste caso.
No final dos exemplos, explique que perímetro é o resultado da soma do contorno dos lados de uma figura.

Propósito: Fazer com que o aluno desenvolva o conceito de perímetro e como resolvê-lo.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que é perímetro?
  • Como podemos encontrar a medida do contorno de uma figura plana?
  • Por que o quadrado apresenta a mesma medida em seus lados?
  • Podemos encontrar o perímetro de qualquer figura plana?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos conforme o modelo para impressão. Inicialmente, permita que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo em dupla. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias.
Utilize o guia de intervenção para orientar os alunos sobre os possíveis erros ou dificuldades encontradas.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre perímetro para tentar solucionar o problema proposto.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que as duplas expliquem como pensaram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e expliquem para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
  • Qual é o formato da fazenda? Como chegaram a esta conclusão?
  • Como fizeram para encontrar o perímetro da fazenda, considerando que não havia nenhum desenho no problema?
  • Seria possível chegar ao resultado sem encontrar o perímetro da fazenda?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que as duplas expliquem como pensaram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e expliquem para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
  • Qual é o formato da fazenda? Como chegaram a esta conclusão?
  • Como fizeram para encontrar o perímetro da fazenda, considerando que não havia nenhum desenho no problema?
  • Seria possível chegar ao resultado sem encontrar o perímetro da fazenda?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que as duplas expliquem como pensaram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e expliquem para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.

Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
  • Qual é o formato da fazenda? Como chegaram a esta conclusão?
  • Como fizeram para encontrar o perímetro da fazenda, considerando que não havia nenhum desenho no problema?
  • Seria possível chegar ao resultado sem encontrar o perímetro da fazenda?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome com os estudantes o conceito de perímetro (soma do contorno de uma figura plana) e a necessidade de observar o número de lados para resolver uma situação como a apresentada na atividade principal.

Propósito: Apresentar o conceito relacionado à atividade principal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade apresentando o slide resumo do que foi explorado na aula.

Propósito: Apresentar um breve resumo do que foi aprendido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia conforme o modelo de impressão para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada em relação ao perímetro.

Discuta com a turma:

  • Depois do que aprendemos nesta aula, como foi solucionar este problema?
  • Tiveram dificuldades? Quais?
  • Qual foi a estratégia utilizada inicialmente?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano