11400
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Resolução de problemas: área de quadrados e retângulos

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre cálculo de área de quadrados e retângulos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leonardo Anselmo Perez

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_21GRM01

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP (https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL

Aquecimento
Use nas orientações para retomar conceitos.

Atividade principal
Encaminhe a versão impressa da atividade principal para os alunos, via WhatsApp. Mande também as informações do Aquecimento e solicite que os alunos encaminhem as respostas para sua apreciação. Grave um áudio ou faça um registro escrito dando as orientações para realização da atividade. Você pode optar por fazer a orientação através de um vídeo. Pode ser usado o https://myhomestudio.com.br/. Mantenha um canal de comunicação para esclarecer dúvidas e dar dicas. Solicite posteriormente, que os alunos resolvam as demais atividades desse plano, como forma de ampliação das aprendizagens.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de área e perímetro. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-area-and-perimeter

Discussão das soluções
Analise as respostas dos alunos considerando as estratégias e erros para dar um feedback à turma. Use as informações dos slides de discussão para refletir sobre estratégias e dar dicas à turma. Seu retorno à turma pode ser um registro escrito ou uma gravação de áudio ou vídeo. Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência por fazer a discussão em tempo real (ver sugestões de plataformas abaixo). Solicite, posteriormente que os alunos resolvam o Raio X e as atividades complementares para ampliação das aprendizagens.

Para discussão em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/

Sistematização
xxxxx

Encerramento
xxxxx

Raio X
Solicite que os alunos resolvam posteriormente, juntamente com as atividades complementares. Não esqueça de fazer a retomada das discussões.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas para discutir sobre área dos cômodos da casa, por exemplo.

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_21GRM01

(EF08MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 8º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem volume do cilindro e do paralelepípedo retângulo e suas aplicações (unidades de medida de capacidade e volume), círculo e circunferência, área de triângulos e quadriláteros e suas aplicações.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas