Objetivo
Sobre o plano - MAT03_15GEO 07 - Composição de figuras com as formas planas
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Graziela Lavor Dantas
Mentor: Daniella Pannuti
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência).
Objetivos específicos
Compor e decompor triângulos e quadriláteros, analisando suas diferenças e propriedades.
Conceito-chave
Composição e decomposição de figuras planas.
Recursos necessários
- Caderno;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Livro: “As três partes” de Edson Luiz Kozminski;
- Folhas coloridas;
- Canetinhas, lápis de cor, giz;
- Datashow (opcional).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Antes de mostrar as imagens pergunte aos alunos se eles lembram nomes das formas planas e suas diferenças. Deixe que exponham seus conhecimentos e interfira quando necessário. Pergunte onde podem encontrar as formas planas, e se elas podem representar algum objeto. Projete este slide ou entregue as imagens impressas.
Propósito: Retomar o conceito das formas planas, permitindo que os alunos visualizem as formas.
Discuta com a turma:
- Quais as formas planas que vocês conhecem?
- Quais as principais diferenças entre elas?
- Podemos visualizar as formas planas em algum objeto? Qual?
Material Complementar:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 e 5)
Orientação: Leia a história “As Três Partes”, de Edson Luiz Kozminski. O livro conta a história de uma casa que resolve se transformar. Para isso, ela se divide em três partes que se movem, formando novos objetos de acordo com as aventuras e experiências narradas. Após a leitura, solicite que os alunos individualmente desenhem pelo menos três formas planas que eles conheçam, nomeando-as. Depois eles devem criar um objeto que seja formado por uma dessas figuras. Circule entre eles e faça perguntas.
Propósito: Verificar quais formas planas os alunos reconhecem e a sua capacidade de criação.
Discuta com a turma:
- Que forma você está desenhando?
- Que outras formas você conhece?
- Quais as diferenças entre elas?
- Onde você pode encontrar essas formas nos objetos?
- Seria capaz de criar alguma coisa que seja composto por formas geométricas?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 e 5)
Orientação: Separe os alunos em grupo e solicite que eles construam uma história com cinco páginas, onde as ilustrações serão formadas a partir das figuras planas. Podem usar as criadas anteriormente ou criarem novas. Estas figuras planas podem ser recortadas e coladas de papéis coloridos, ou desenhadas, podendo completar o cenário com canetinhas e lápis de cor. Na hora de separar o grupo é interessante que tenha cerca de 5 alunos, para que cada página consiga ser reproduzida por um aluno. O texto pode ser escrito ou produzido oralmente e apenas falado na hora da apresentação, pois o foco aqui são as figuras planas. Explique que os grupos terão que apresentar suas criações para a turma.
Propósito: Entender que as formas planas podem formar outras figuras.
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Solicite que os alunos compartilhem a história montada.A partir do momento que os grupos forem apresentando, pegue algumas imagens e pergunte ao grupo se poderia ser feito de outra maneira. É importante que verbalizem o nome das figuras planas utilizadas. Valorize as produções, promovendo uma exposição das obras.
Propósito: Verificar se conseguiram formar as ilustrações com as formas planas.
Discuta com a turma:
- Quais as formas usadas nas criações?
- Que outras formas poderíamos utilizar?
Material Complementar:
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Projete as imagens ou use as criadas pelos alunos e conclua dizendo que podemos compor figuras e objetos usando as formas planas.
Propósito: Concluir a aula retomando o conceito e objetivo.
Raio-x
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Solicite que os alunos respondam a atividade individualmente.
Propósito: Verificar a compreensão do conceito estudado.
Materiais Complementares: