11380
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Composição de figuras com as formas planas

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre Composição e decomposição de figuras planas.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Graziela Lavor Dantas

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Sobre o plano - MAT03_15GEO 07 - Composição de figuras com as formas planas

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Graziela Lavor Dantas

Mentor: Daniella Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência).

Objetivos específicos

Compor e decompor triângulos e quadriláteros, analisando suas diferenças e propriedades.

Conceito-chave

Composição e decomposição de figuras planas.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Livro: “As três partes” de Edson Luiz Kozminski;
  • Folhas coloridas;
  • Canetinhas, lápis de cor, giz;
  • Datashow (opcional).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Antes de mostrar as imagens pergunte aos alunos se eles lembram nomes das formas planas e suas diferenças. Deixe que exponham seus conhecimentos e interfira quando necessário. Pergunte onde podem encontrar as formas planas, e se elas podem representar algum objeto. Projete este slide ou entregue as imagens impressas.

Propósito: Retomar o conceito das formas planas, permitindo que os alunos visualizem as formas.

Discuta com a turma:

  • Quais as formas planas que vocês conhecem?
  • Quais as principais diferenças entre elas?
  • Podemos visualizar as formas planas em algum objeto? Qual?

Material Complementar:

Retomada

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 e 5)

Orientação: Leia a história “As Três Partes”, de Edson Luiz Kozminski. O livro conta a história de uma casa que resolve se transformar. Para isso, ela se divide em três partes que se movem, formando novos objetos de acordo com as aventuras e experiências narradas. Após a leitura, solicite que os alunos individualmente desenhem pelo menos três formas planas que eles conheçam, nomeando-as. Depois eles devem criar um objeto que seja formado por uma dessas figuras. Circule entre eles e faça perguntas.

Propósito: Verificar quais formas planas os alunos reconhecem e a sua capacidade de criação.

Discuta com a turma:

  • Que forma você está desenhando?
  • Que outras formas você conhece?
  • Quais as diferenças entre elas?
  • Onde você pode encontrar essas formas nos objetos?
  • Seria capaz de criar alguma coisa que seja composto por formas geométricas?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 e 5)

Orientação: Separe os alunos em grupo e solicite que eles construam uma história com cinco páginas, onde as ilustrações serão formadas a partir das figuras planas. Podem usar as criadas anteriormente ou criarem novas. Estas figuras planas podem ser recortadas e coladas de papéis coloridos, ou desenhadas, podendo completar o cenário com canetinhas e lápis de cor. Na hora de separar o grupo é interessante que tenha cerca de 5 alunos, para que cada página consiga ser reproduzida por um aluno. O texto pode ser escrito ou produzido oralmente e apenas falado na hora da apresentação, pois o foco aqui são as figuras planas. Explique que os grupos terão que apresentar suas criações para a turma.

Propósito: Entender que as formas planas podem formar outras figuras.

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos compartilhem a história montada.A partir do momento que os grupos forem apresentando, pegue algumas imagens e pergunte ao grupo se poderia ser feito de outra maneira. É importante que verbalizem o nome das figuras planas utilizadas. Valorize as produções, promovendo uma exposição das obras.

Propósito: Verificar se conseguiram formar as ilustrações com as formas planas.

Discuta com a turma:

  • Quais as formas usadas nas criações?
  • Que outras formas poderíamos utilizar?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete as imagens ou use as criadas pelos alunos e conclua dizendo que podemos compor figuras e objetos usando as formas planas.

Propósito: Concluir a aula retomando o conceito e objetivo.

Raio-x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos respondam a atividade individualmente.

Propósito: Verificar a compreensão do conceito estudado.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Sobre o plano - MAT03_15GEO 07 - Composição de figuras com as formas planas

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Graziela Lavor Dantas

Mentor: Daniella Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência).

Objetivos específicos

Compor e decompor triângulos e quadriláteros, analisando suas diferenças e propriedades.

Conceito-chave

Composição e decomposição de figuras planas.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Livro: “As três partes” de Edson Luiz Kozminski;
  • Folhas coloridas;
  • Canetinhas, lápis de cor, giz;
  • Datashow (opcional).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Antes de mostrar as imagens pergunte aos alunos se eles lembram nomes das formas planas e suas diferenças. Deixe que exponham seus conhecimentos e interfira quando necessário. Pergunte onde podem encontrar as formas planas, e se elas podem representar algum objeto. Projete este slide ou entregue as imagens impressas.

Propósito: Retomar o conceito das formas planas, permitindo que os alunos visualizem as formas.

Discuta com a turma:

  • Quais as formas planas que vocês conhecem?
  • Quais as principais diferenças entre elas?
  • Podemos visualizar as formas planas em algum objeto? Qual?

Material Complementar:

Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 e 5)

Orientação: Leia a história “As Três Partes”, de Edson Luiz Kozminski. O livro conta a história de uma casa que resolve se transformar. Para isso, ela se divide em três partes que se movem, formando novos objetos de acordo com as aventuras e experiências narradas. Após a leitura, solicite que os alunos individualmente desenhem pelo menos três formas planas que eles conheçam, nomeando-as. Depois eles devem criar um objeto que seja formado por uma dessas figuras. Circule entre eles e faça perguntas.

Propósito: Verificar quais formas planas os alunos reconhecem e a sua capacidade de criação.

Discuta com a turma:

  • Que forma você está desenhando?
  • Que outras formas você conhece?
  • Quais as diferenças entre elas?
  • Onde você pode encontrar essas formas nos objetos?
  • Seria capaz de criar alguma coisa que seja composto por formas geométricas?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 4 e 5)

Orientação: Separe os alunos em grupo e solicite que eles construam uma história com cinco páginas, onde as ilustrações serão formadas a partir das figuras planas. Podem usar as criadas anteriormente ou criarem novas. Estas figuras planas podem ser recortadas e coladas de papéis coloridos, ou desenhadas, podendo completar o cenário com canetinhas e lápis de cor. Na hora de separar o grupo é interessante que tenha cerca de 5 alunos, para que cada página consiga ser reproduzida por um aluno. O texto pode ser escrito ou produzido oralmente e apenas falado na hora da apresentação, pois o foco aqui são as figuras planas. Explique que os grupos terão que apresentar suas criações para a turma.

Propósito: Entender que as formas planas podem formar outras figuras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos compartilhem a história montada.A partir do momento que os grupos forem apresentando, pegue algumas imagens e pergunte ao grupo se poderia ser feito de outra maneira. É importante que verbalizem o nome das figuras planas utilizadas. Valorize as produções, promovendo uma exposição das obras.

Propósito: Verificar se conseguiram formar as ilustrações com as formas planas.

Discuta com a turma:

  • Quais as formas usadas nas criações?
  • Que outras formas poderíamos utilizar?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete as imagens ou use as criadas pelos alunos e conclua dizendo que podemos compor figuras e objetos usando as formas planas.

Propósito: Concluir a aula retomando o conceito e objetivo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos respondam a atividade individualmente.

Propósito: Verificar a compreensão do conceito estudado.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano