11358
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Geometria

Plano de aula - Descobrindo os polígonos

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre figuras geométricas planas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carla Thomaz Meira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_17GEO01

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo: Formas geométricas
Jogos para introduzir conceitos de geometria aos alunos
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Retomada
O foco do plano será a atividade principal, entretanto, vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela retoma as figuras geométricas planas e o conceito de polígonos. Você pode tirar um print do slide e enviar para os alunos de forma remota, por WhatsApp, por exemplo, para que os alunos comecem a pensar sobre o tema e responder às situações. Dessa forma você poderá ter uma ideia dos conhecimentos prévios dos alunos sobre figuras planas e polígonos antes de começar a atividade.

Atividade principal
O foco desta atividade principal é o reconhecimento das propriedades dos polígonos. Os alunos precisam ter acesso a ilustração do mosaico da atividade para conseguir realizá-la. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno. Caso a aula não seja síncrona ou não esteja com vídeo, você pode enviar a ilustração por fotografia e o enunciado em forma de texto ou áudio. Os alunos devem copiar a situação em seu caderno para resolvê-la. Não é necessário que copiem o mosaico. Os alunos precisarão de um tempo para solucionar a situação e identificar os polígonos a partir de suas características. Depois, peça que compartilhem suas conclusões por áudio ou texto. Deixe que os alunos debatam entre si e os estimule através de questionamentos, entretanto sem oferecer soluções prontas,

Discussão das soluções
Compartilhe os slides da discussão das soluções com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Peça que os alunos comparem com suas respostas e verifiquem se conseguiram identificar todas as figuras planas do mosaico. Eles podem se colocar através de texto ou de áudio, ou mesmo de vídeo, se quiserem mostrar alguma coisa específica. Devem também comentar se concordam ou discordam das soluções mostradas.

Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.

Raio X
A atividade do Raio X é bastante interessante, pois irá retomar o mosaico e pedir que os alunos recortem e agrupem as figuras..

Convite às famílias
As famílias podem participar estimulando que os alunos observem as figuras geométricas planas em objetos do seu dia a dia e que incentivem que façam o levantamento das suas características..
O envolvimento das famílias nas atividades escolares juntos com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais, mas devemos levar em consideração que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_17GEO01

(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas