11358
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Descobrindo os polígonos

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre figuras geométricas planas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carla Thomaz Meira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ana Carla Thomaz

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área:  Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo ) em relação a seus lados

(quantidades,posições relativas e comprimento ) e vértices.

Objetivos específicos:

Propiciar condições para que os alunos possam identificar dentre as figuras planas, os polígonos.

Conceito-chave

Figuras geométricas planas.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis de cor.
  • Tesoura.
  • Cola.
  • Papel pardo.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.

Propósito: Esclarecer o objetivo da aula para a turma.

Discuta com a turma:

  • Quais são as figuras planas que vocês conhecem?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Projete o slide, leia ou escreva e desenhe no quadro.

  • Resgate com a turma as figuras planas, provavelmente eles já reconhecem as figuras mais usuais e identificam algumas de suas propriedades.
  • Explore com a turma a apresentação das figuras geométricas em diferentes posições,diferentes cores e tamanhos; pois muitos alunos não consideram/reconhecem a figura quando ela está rotacionada ou inclinada.

  • Confirme a respostas da turma e indague para ampliar o conhecimento por exemplo sobre o número de lados de cada figura, dê como exemplos figuras em diferentes posições (rotacionadas/inclinadas) reforçando sempre os atributos relevantes.
  • No discuta com a turma discrimine com os alunos as figuras. Por exemplo: o quadrado tem 4 lados .Os 4 lados têm a mesma medida.Faça isso com todas as figuras.

Propósito: Discriminar figuras planas.

Discuta com a turma:

  • Que outras figuras planas nós já trabalhamos que não estão do desenho do robozinho? (Possíveis respostas : pentágono,trapézio,heptágono).
  • Vamos contar os lados das figuras? Quantos lados tem o triângulo? E o quadrado?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Projete o slide, leia ou escreva e desenhe no quadro.

  • Resgate com a turma as figuras planas, provavelmente eles já reconhecem as figuras mais usuais e identificam algumas de suas propriedades.
  • Explore com a turma a apresentação das figuras geométricas em diferentes posições,diferentes cores e tamanhos; pois muitos alunos não consideram/reconhecem a figura quando ela está rotacionada ou inclinada.

  • Confirme a respostas da turma e indague para ampliar o conhecimento por exemplo sobre o número de lados de cada figura, dê como exemplos figuras em diferentes posições (rotacionadas/inclinadas) reforçando sempre os atributos relevantes.
  • No discuta com a turma discrimine com os alunos as figuras. Por exemplo: o quadrado tem 4 lados .Os 4 lados têm a mesma medida.Faça isso com todas as figuras.

Propósito: Discriminar figuras planas.

Discuta com a turma:

  • Que outras figuras planas nós já trabalhamos que não estão do desenho do robozinho? (Possíveis respostas : pentágono,trapézio,heptágono).
  • Vamos contar os lados das figuras? Quantos lados tem o triângulo? E o quadrado?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 5 e 6)

Orientações: Neste momento da retomada vamos ampliar os conhecimentos sobre as figuras apresentando à turma os polígonos.

  • Imprima a retomada ou desenhe no quadro,para que a turma tenha o registro no caderno ou se preferir exponha a atividade em um mural,no quadro ou um varal para futuras consultas.
  • Socialize a partir das questões do item (Discuta com a turma).Os alunos deverão perceber que na linha 1, o quadrado tem linhas retas fechadas ou seja a figura é fechada ; na linha 2 o triângulo tem os lados retos e na linha 3 o retângulo é diferente dos demais porque possui lados retos que não se cruzam.
  • Após as observações dos alunos sobre as figuras encerre a retomada concluindo com a turma que os polígonos são figuras planas fechadas.Elas tem os lados retos, 3 ou mais e não se cruzam.

Propósito: Criar condições para que a turma reconheça, dentre as figuras planas, aquelas que são polígonos.

Discuta com a turma:

  • Qual é a figura diferente das demais na linha 1? Qual é a diferente na linha 2?
  • E na 3? Por que essas figuras citadas por vocês são diferentes das demais?
  • Por que o círculo não é um polígono?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 5 e 6)

Orientações: Neste momento da retomada vamos ampliar os conhecimentos sobre as figuras apresentando à turma os polígonos.

  • Imprima a retomada ou desenhe no quadro,para que a turma tenha o registro no caderno ou se preferir exponha a atividade em um mural,no quadro ou um varal para futuras consultas.
  • Socialize a partir das questões do item (Discuta com a turma).Os alunos deverão perceber que na linha 1, o quadrado tem linhas retas fechadas ou seja a figura é fechada ; na linha 2 o triângulo tem os lados retos e na linha 3 o retângulo é diferente dos demais porque possui lados retos que não se cruzam.
  • Após as observações dos alunos sobre as figuras encerre a retomada concluindo com a turma que os polígonos são figuras planas fechadas.Elas tem os lados retos, 3 ou mais e não se cruzam.

Propósito: Criar condições para que a turma reconheça, dentre as figuras planas, aquelas que são polígonos.

Discuta com a turma:

  • Qual é a figura diferente das demais na linha 1? Qual é a diferente na linha 2?
  • E na 3? Por que essas figuras citadas por vocês são diferentes das demais?
  • Por que o círculo não é um polígono?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Projete ou imprima a atividade e distribua as folhas impressas para os alunos.

  • Explique que o mosaico foi formado por polígonos coloridos.
  • Proponha que em duplas leiam a atividade discutindo com o colega as possíveis respostas.

Propósito :Reconhecer algumas propriedades dos polígonos.

Discuta com a turma:

  • Quem da turma já conhece algum tipo de mosaico? Dentre as possíveis respostas : Quadros;alguns artistas como Milton da Costa e Gaudí são referências, na natureza como por exemplo: o casco de uma tartaruga, a casca de um abacaxi,as escamas de um peixe,na confecção de patchworks ,etc.
  • Esse mosaico foi formado por polígonos de até 6 lados. Você acha que um polígono pode ter mais de 6 lados?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Projete ou imprima a atividade e distribua as folhas impressas para os alunos.

  • Explique que o mosaico foi formado por polígonos coloridos.
  • Proponha que em duplas leiam a atividade discutindo com o colega as possíveis respostas.

Propósito :Reconhecer algumas propriedades dos polígonos.

Discuta com a turma:

  • Quem da turma já conhece algum tipo de mosaico? Dentre as possíveis respostas : Quadros;alguns artistas como Milton da Costa e Gaudí são referências, na natureza como por exemplo: o casco de uma tartaruga, a casca de um abacaxi,as escamas de um peixe,na confecção de patchworks ,etc.
  • Esse mosaico foi formado por polígonos de até 6 lados. Você acha que um polígono pode ter mais de 6 lados?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Como sugestão você poderá projetar o slide ou registrar as conclusões da turma em papel pardo ou no quadro.

  • Proponha as duplas compartilharem as soluções encontradas e complemente o que faltar.Deixe claro que as figuras geométricas planas podem ser apresentadas em diferentes posições, cores e tamanhos.

Propósito: Socializar com a turma as soluções encontradas para que a turma forme os conceitos de modo adequado!

Discuta com a turma:

  • Alguém sabe me dizer o que é um triângulo? (Aqui a turma deverá concluir que um triângulo é toda figura fechada com três lados).
  • O que é um quadrado? (Aqui a turma deverá concluir que um quadrado possui 4 lados e os 4 lados têm a mesma medida).
  • Será possível desenhar polígonos com mais de 6 lados?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Como sugestão você poderá projetar o slide ou registrar as conclusões da turma em papel pardo ou no quadro.

  • Proponha as duplas compartilharem as soluções encontradas e complemente o que faltar.Deixe claro que as figuras geométricas planas podem ser apresentadas em diferentes posições, cores e tamanhos.

Propósito: Socializar com a turma as soluções encontradas para que a turma forme os conceitos de modo adequado!

Discuta com a turma:

  • Alguém sabe me dizer o que é um triângulo? (Aqui a turma deverá concluir que um triângulo é toda figura fechada com três lados).
  • O que é um quadrado? (Aqui a turma deverá concluir que um quadrado possui 4 lados e os 4 lados têm a mesma medida).
  • Será possível desenhar polígonos com mais de 6 lados?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Como sugestão você poderá projetar o slide ou registrar as conclusões da turma em papel pardo ou no quadro.

  • Proponha as duplas compartilharem as soluções encontradas e complemente o que faltar.Deixe claro que as figuras geométricas planas podem ser apresentadas em diferentes posições, cores e tamanhos.

Propósito: Socializar com a turma as soluções encontradas para que a turma forme os conceitos de modo adequado!

Discuta com a turma:

  • Alguém sabe me dizer o que é um triângulo? (Aqui a turma deverá concluir que um triângulo é toda figura fechada com três lados).
  • O que é um quadrado? (Aqui a turma deverá concluir que um quadrado possui 4 lados e os 4 lados têm a mesma medida).
  • Será possível desenhar polígonos com mais de 6 lados?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia ou projete o slide.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula e refletir sobre os conceitos apreendidos.

Discuta com a turma:

  • Quem gostaria de fazer uma pergunta sobre os polígonos?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Imprima um mosaico para cada aluno e solicite que recortem as figuras, se preferir entregue as figuras já recortadas.

  • Proponha que individualmente o aluno agrupe as figuras de acordo com o critério que definir.
  • Peça que após o agrupamento das figuras os alunos façam um registro explicando como organizaram a arrumação.

Propósito: Avaliar e verificar a aprendizagem obtida na aula.

Discuta com a turma:

  • Qual é o menor número de lados de um polígono? Por quê?

Referências bibliográficas:

PIAGET, J.; INHELDER B. A representação do espaço na criança. Tradução de Albuquerque, B. M.Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.). Materiais manipulativos para o ensino de figuras planas. Porto Alegre: Penso, 2016. (Coleção Mathemoteca ; v. 4).

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.

Propósito: Esclarecer o objetivo da aula para a turma.

Discuta com a turma:

  • Quais são as figuras planas que vocês conhecem?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Ana Carla Thomaz

    Mentor: Daniela Pannuti

    Especialista de área:  Pricilla Cerqueira

    Habilidade da BNCC

    (EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo ) em relação a seus lados

    (quantidades,posições relativas e comprimento ) e vértices.

    Objetivos específicos:

    Propiciar condições para que os alunos possam identificar dentre as figuras planas, os polígonos.

    Conceito-chave

    Figuras geométricas planas.

    Recursos necessários

    • Folha de papel A4 branca;
    • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
    • Lápis de cor.
    • Tesoura.
    • Cola.
    • Papel pardo.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Projete o slide, leia ou escreva e desenhe no quadro.

  • Resgate com a turma as figuras planas, provavelmente eles já reconhecem as figuras mais usuais e identificam algumas de suas propriedades.
  • Explore com a turma a apresentação das figuras geométricas em diferentes posições,diferentes cores e tamanhos; pois muitos alunos não consideram/reconhecem a figura quando ela está rotacionada ou inclinada.

  • Confirme a respostas da turma e indague para ampliar o conhecimento por exemplo sobre o número de lados de cada figura, dê como exemplos figuras em diferentes posições (rotacionadas/inclinadas) reforçando sempre os atributos relevantes.
  • No discuta com a turma discrimine com os alunos as figuras. Por exemplo: o quadrado tem 4 lados .Os 4 lados têm a mesma medida.Faça isso com todas as figuras.

Propósito: Discriminar figuras planas.

Discuta com a turma:

  • Que outras figuras planas nós já trabalhamos que não estão do desenho do robozinho? (Possíveis respostas : pentágono,trapézio,heptágono).
  • Vamos contar os lados das figuras? Quantos lados tem o triângulo? E o quadrado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Projete o slide, leia ou escreva e desenhe no quadro.

  • Resgate com a turma as figuras planas, provavelmente eles já reconhecem as figuras mais usuais e identificam algumas de suas propriedades.
  • Explore com a turma a apresentação das figuras geométricas em diferentes posições,diferentes cores e tamanhos; pois muitos alunos não consideram/reconhecem a figura quando ela está rotacionada ou inclinada.

  • Confirme a respostas da turma e indague para ampliar o conhecimento por exemplo sobre o número de lados de cada figura, dê como exemplos figuras em diferentes posições (rotacionadas/inclinadas) reforçando sempre os atributos relevantes.
  • No discuta com a turma discrimine com os alunos as figuras. Por exemplo: o quadrado tem 4 lados .Os 4 lados têm a mesma medida.Faça isso com todas as figuras.

Propósito: Discriminar figuras planas.

Discuta com a turma:

  • Que outras figuras planas nós já trabalhamos que não estão do desenho do robozinho? (Possíveis respostas : pentágono,trapézio,heptágono).
  • Vamos contar os lados das figuras? Quantos lados tem o triângulo? E o quadrado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 5 e 6)

Orientações: Neste momento da retomada vamos ampliar os conhecimentos sobre as figuras apresentando à turma os polígonos.

  • Imprima a retomada ou desenhe no quadro,para que a turma tenha o registro no caderno ou se preferir exponha a atividade em um mural,no quadro ou um varal para futuras consultas.
  • Socialize a partir das questões do item (Discuta com a turma).Os alunos deverão perceber que na linha 1, o quadrado tem linhas retas fechadas ou seja a figura é fechada ; na linha 2 o triângulo tem os lados retos e na linha 3 o retângulo é diferente dos demais porque possui lados retos que não se cruzam.
  • Após as observações dos alunos sobre as figuras encerre a retomada concluindo com a turma que os polígonos são figuras planas fechadas.Elas tem os lados retos, 3 ou mais e não se cruzam.

Propósito: Criar condições para que a turma reconheça, dentre as figuras planas, aquelas que são polígonos.

Discuta com a turma:

  • Qual é a figura diferente das demais na linha 1? Qual é a diferente na linha 2?
  • E na 3? Por que essas figuras citadas por vocês são diferentes das demais?
  • Por que o círculo não é um polígono?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 5 e 6)

Orientações: Neste momento da retomada vamos ampliar os conhecimentos sobre as figuras apresentando à turma os polígonos.

  • Imprima a retomada ou desenhe no quadro,para que a turma tenha o registro no caderno ou se preferir exponha a atividade em um mural,no quadro ou um varal para futuras consultas.
  • Socialize a partir das questões do item (Discuta com a turma).Os alunos deverão perceber que na linha 1, o quadrado tem linhas retas fechadas ou seja a figura é fechada ; na linha 2 o triângulo tem os lados retos e na linha 3 o retângulo é diferente dos demais porque possui lados retos que não se cruzam.
  • Após as observações dos alunos sobre as figuras encerre a retomada concluindo com a turma que os polígonos são figuras planas fechadas.Elas tem os lados retos, 3 ou mais e não se cruzam.

Propósito: Criar condições para que a turma reconheça, dentre as figuras planas, aquelas que são polígonos.

Discuta com a turma:

  • Qual é a figura diferente das demais na linha 1? Qual é a diferente na linha 2?
  • E na 3? Por que essas figuras citadas por vocês são diferentes das demais?
  • Por que o círculo não é um polígono?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Projete ou imprima a atividade e distribua as folhas impressas para os alunos.

  • Explique que o mosaico foi formado por polígonos coloridos.
  • Proponha que em duplas leiam a atividade discutindo com o colega as possíveis respostas.

Propósito :Reconhecer algumas propriedades dos polígonos.

Discuta com a turma:

  • Quem da turma já conhece algum tipo de mosaico? Dentre as possíveis respostas : Quadros;alguns artistas como Milton da Costa e Gaudí são referências, na natureza como por exemplo: o casco de uma tartaruga, a casca de um abacaxi,as escamas de um peixe,na confecção de patchworks ,etc.
  • Esse mosaico foi formado por polígonos de até 6 lados. Você acha que um polígono pode ter mais de 6 lados?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Projete ou imprima a atividade e distribua as folhas impressas para os alunos.

  • Explique que o mosaico foi formado por polígonos coloridos.
  • Proponha que em duplas leiam a atividade discutindo com o colega as possíveis respostas.

Propósito :Reconhecer algumas propriedades dos polígonos.

Discuta com a turma:

  • Quem da turma já conhece algum tipo de mosaico? Dentre as possíveis respostas : Quadros;alguns artistas como Milton da Costa e Gaudí são referências, na natureza como por exemplo: o casco de uma tartaruga, a casca de um abacaxi,as escamas de um peixe,na confecção de patchworks ,etc.
  • Esse mosaico foi formado por polígonos de até 6 lados. Você acha que um polígono pode ter mais de 6 lados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Como sugestão você poderá projetar o slide ou registrar as conclusões da turma em papel pardo ou no quadro.

  • Proponha as duplas compartilharem as soluções encontradas e complemente o que faltar.Deixe claro que as figuras geométricas planas podem ser apresentadas em diferentes posições, cores e tamanhos.

Propósito: Socializar com a turma as soluções encontradas para que a turma forme os conceitos de modo adequado!

Discuta com a turma:

  • Alguém sabe me dizer o que é um triângulo? (Aqui a turma deverá concluir que um triângulo é toda figura fechada com três lados).
  • O que é um quadrado? (Aqui a turma deverá concluir que um quadrado possui 4 lados e os 4 lados têm a mesma medida).
  • Será possível desenhar polígonos com mais de 6 lados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Como sugestão você poderá projetar o slide ou registrar as conclusões da turma em papel pardo ou no quadro.

  • Proponha as duplas compartilharem as soluções encontradas e complemente o que faltar.Deixe claro que as figuras geométricas planas podem ser apresentadas em diferentes posições, cores e tamanhos.

Propósito: Socializar com a turma as soluções encontradas para que a turma forme os conceitos de modo adequado!

Discuta com a turma:

  • Alguém sabe me dizer o que é um triângulo? (Aqui a turma deverá concluir que um triângulo é toda figura fechada com três lados).
  • O que é um quadrado? (Aqui a turma deverá concluir que um quadrado possui 4 lados e os 4 lados têm a mesma medida).
  • Será possível desenhar polígonos com mais de 6 lados?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Como sugestão você poderá projetar o slide ou registrar as conclusões da turma em papel pardo ou no quadro.

  • Proponha as duplas compartilharem as soluções encontradas e complemente o que faltar.Deixe claro que as figuras geométricas planas podem ser apresentadas em diferentes posições, cores e tamanhos.

Propósito: Socializar com a turma as soluções encontradas para que a turma forme os conceitos de modo adequado!

Discuta com a turma:

  • Alguém sabe me dizer o que é um triângulo? (Aqui a turma deverá concluir que um triângulo é toda figura fechada com três lados).
  • O que é um quadrado? (Aqui a turma deverá concluir que um quadrado possui 4 lados e os 4 lados têm a mesma medida).
  • Será possível desenhar polígonos com mais de 6 lados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia ou projete o slide.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula e refletir sobre os conceitos apreendidos.

Discuta com a turma:

  • Quem gostaria de fazer uma pergunta sobre os polígonos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Imprima um mosaico para cada aluno e solicite que recortem as figuras, se preferir entregue as figuras já recortadas.

  • Proponha que individualmente o aluno agrupe as figuras de acordo com o critério que definir.
  • Peça que após o agrupamento das figuras os alunos façam um registro explicando como organizaram a arrumação.

Propósito: Avaliar e verificar a aprendizagem obtida na aula.

Discuta com a turma:

  • Qual é o menor número de lados de um polígono? Por quê?

Referências bibliográficas:

PIAGET, J.; INHELDER B. A representação do espaço na criança. Tradução de Albuquerque, B. M.Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.). Materiais manipulativos para o ensino de figuras planas. Porto Alegre: Penso, 2016. (Coleção Mathemoteca ; v. 4).

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano