Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ana Carla Thomaz
Mentor: Daniela Pannuti
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo ) em relação a seus lados
(quantidades,posições relativas e comprimento ) e vértices.
Objetivos específicos:
Propiciar condições para que os alunos possam identificar dentre as figuras planas, os polígonos.
Conceito-chave
Figuras geométricas planas.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis de cor.
- Tesoura.
- Cola.
- Papel pardo.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.
Propósito: Esclarecer o objetivo da aula para a turma.
Discuta com a turma:
- Quais são as figuras planas que vocês conhecem?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Projete o slide, leia ou escreva e desenhe no quadro.
- Resgate com a turma as figuras planas, provavelmente eles já reconhecem as figuras mais usuais e identificam algumas de suas propriedades.
- Explore com a turma a apresentação das figuras geométricas em diferentes posições,diferentes cores e tamanhos; pois muitos alunos não consideram/reconhecem a figura quando ela está rotacionada ou inclinada.
- Confirme a respostas da turma e indague para ampliar o conhecimento por exemplo sobre o número de lados de cada figura, dê como exemplos figuras em diferentes posições (rotacionadas/inclinadas) reforçando sempre os atributos relevantes.
- No discuta com a turma discrimine com os alunos as figuras. Por exemplo: o quadrado tem 4 lados .Os 4 lados têm a mesma medida.Faça isso com todas as figuras.
Propósito: Discriminar figuras planas.
Discuta com a turma:
- Que outras figuras planas nós já trabalhamos que não estão do desenho do robozinho? (Possíveis respostas : pentágono,trapézio,heptágono).
- Vamos contar os lados das figuras? Quantos lados tem o triângulo? E o quadrado?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Projete o slide, leia ou escreva e desenhe no quadro.
- Resgate com a turma as figuras planas, provavelmente eles já reconhecem as figuras mais usuais e identificam algumas de suas propriedades.
- Explore com a turma a apresentação das figuras geométricas em diferentes posições,diferentes cores e tamanhos; pois muitos alunos não consideram/reconhecem a figura quando ela está rotacionada ou inclinada.
- Confirme a respostas da turma e indague para ampliar o conhecimento por exemplo sobre o número de lados de cada figura, dê como exemplos figuras em diferentes posições (rotacionadas/inclinadas) reforçando sempre os atributos relevantes.
- No discuta com a turma discrimine com os alunos as figuras. Por exemplo: o quadrado tem 4 lados .Os 4 lados têm a mesma medida.Faça isso com todas as figuras.
Propósito: Discriminar figuras planas.
Discuta com a turma:
- Que outras figuras planas nós já trabalhamos que não estão do desenho do robozinho? (Possíveis respostas : pentágono,trapézio,heptágono).
- Vamos contar os lados das figuras? Quantos lados tem o triângulo? E o quadrado?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 5 e 6)
Orientações: Neste momento da retomada vamos ampliar os conhecimentos sobre as figuras apresentando à turma os polígonos.
- Imprima a retomada ou desenhe no quadro,para que a turma tenha o registro no caderno ou se preferir exponha a atividade em um mural,no quadro ou um varal para futuras consultas.
- Socialize a partir das questões do item (Discuta com a turma).Os alunos deverão perceber que na linha 1, o quadrado tem linhas retas fechadas ou seja a figura é fechada ; na linha 2 o triângulo tem os lados retos e na linha 3 o retângulo é diferente dos demais porque possui lados retos que não se cruzam.
- Após as observações dos alunos sobre as figuras encerre a retomada concluindo com a turma que os polígonos são figuras planas fechadas.Elas tem os lados retos, 3 ou mais e não se cruzam.
Propósito: Criar condições para que a turma reconheça, dentre as figuras planas, aquelas que são polígonos.
Discuta com a turma:
- Qual é a figura diferente das demais na linha 1? Qual é a diferente na linha 2?
- E na 3? Por que essas figuras citadas por vocês são diferentes das demais?
- Por que o círculo não é um polígono?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 5 e 6)
Orientações: Neste momento da retomada vamos ampliar os conhecimentos sobre as figuras apresentando à turma os polígonos.
- Imprima a retomada ou desenhe no quadro,para que a turma tenha o registro no caderno ou se preferir exponha a atividade em um mural,no quadro ou um varal para futuras consultas.
- Socialize a partir das questões do item (Discuta com a turma).Os alunos deverão perceber que na linha 1, o quadrado tem linhas retas fechadas ou seja a figura é fechada ; na linha 2 o triângulo tem os lados retos e na linha 3 o retângulo é diferente dos demais porque possui lados retos que não se cruzam.
- Após as observações dos alunos sobre as figuras encerre a retomada concluindo com a turma que os polígonos são figuras planas fechadas.Elas tem os lados retos, 3 ou mais e não se cruzam.
Propósito: Criar condições para que a turma reconheça, dentre as figuras planas, aquelas que são polígonos.
Discuta com a turma:
- Qual é a figura diferente das demais na linha 1? Qual é a diferente na linha 2?
- E na 3? Por que essas figuras citadas por vocês são diferentes das demais?
- Por que o círculo não é um polígono?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Projete ou imprima a atividade e distribua as folhas impressas para os alunos.
- Explique que o mosaico foi formado por polígonos coloridos.
- Proponha que em duplas leiam a atividade discutindo com o colega as possíveis respostas.
Propósito :Reconhecer algumas propriedades dos polígonos.
Discuta com a turma:
- Quem da turma já conhece algum tipo de mosaico? Dentre as possíveis respostas : Quadros;alguns artistas como Milton da Costa e Gaudí são referências, na natureza como por exemplo: o casco de uma tartaruga, a casca de um abacaxi,as escamas de um peixe,na confecção de patchworks ,etc.
- Esse mosaico foi formado por polígonos de até 6 lados. Você acha que um polígono pode ter mais de 6 lados?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Projete ou imprima a atividade e distribua as folhas impressas para os alunos.
- Explique que o mosaico foi formado por polígonos coloridos.
- Proponha que em duplas leiam a atividade discutindo com o colega as possíveis respostas.
Propósito :Reconhecer algumas propriedades dos polígonos.
Discuta com a turma:
- Quem da turma já conhece algum tipo de mosaico? Dentre as possíveis respostas : Quadros;alguns artistas como Milton da Costa e Gaudí são referências, na natureza como por exemplo: o casco de uma tartaruga, a casca de um abacaxi,as escamas de um peixe,na confecção de patchworks ,etc.
- Esse mosaico foi formado por polígonos de até 6 lados. Você acha que um polígono pode ter mais de 6 lados?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Como sugestão você poderá projetar o slide ou registrar as conclusões da turma em papel pardo ou no quadro.
- Proponha as duplas compartilharem as soluções encontradas e complemente o que faltar.Deixe claro que as figuras geométricas planas podem ser apresentadas em diferentes posições, cores e tamanhos.
Propósito: Socializar com a turma as soluções encontradas para que a turma forme os conceitos de modo adequado!
Discuta com a turma:
- Alguém sabe me dizer o que é um triângulo? (Aqui a turma deverá concluir que um triângulo é toda figura fechada com três lados).
- O que é um quadrado? (Aqui a turma deverá concluir que um quadrado possui 4 lados e os 4 lados têm a mesma medida).
- Será possível desenhar polígonos com mais de 6 lados?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Como sugestão você poderá projetar o slide ou registrar as conclusões da turma em papel pardo ou no quadro.
- Proponha as duplas compartilharem as soluções encontradas e complemente o que faltar.Deixe claro que as figuras geométricas planas podem ser apresentadas em diferentes posições, cores e tamanhos.
Propósito: Socializar com a turma as soluções encontradas para que a turma forme os conceitos de modo adequado!
Discuta com a turma:
- Alguém sabe me dizer o que é um triângulo? (Aqui a turma deverá concluir que um triângulo é toda figura fechada com três lados).
- O que é um quadrado? (Aqui a turma deverá concluir que um quadrado possui 4 lados e os 4 lados têm a mesma medida).
- Será possível desenhar polígonos com mais de 6 lados?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Como sugestão você poderá projetar o slide ou registrar as conclusões da turma em papel pardo ou no quadro.
- Proponha as duplas compartilharem as soluções encontradas e complemente o que faltar.Deixe claro que as figuras geométricas planas podem ser apresentadas em diferentes posições, cores e tamanhos.
Propósito: Socializar com a turma as soluções encontradas para que a turma forme os conceitos de modo adequado!
Discuta com a turma:
- Alguém sabe me dizer o que é um triângulo? (Aqui a turma deverá concluir que um triângulo é toda figura fechada com três lados).
- O que é um quadrado? (Aqui a turma deverá concluir que um quadrado possui 4 lados e os 4 lados têm a mesma medida).
- Será possível desenhar polígonos com mais de 6 lados?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia ou projete o slide.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula e refletir sobre os conceitos apreendidos.
Discuta com a turma:
- Quem gostaria de fazer uma pergunta sobre os polígonos?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Imprima um mosaico para cada aluno e solicite que recortem as figuras, se preferir entregue as figuras já recortadas.
- Proponha que individualmente o aluno agrupe as figuras de acordo com o critério que definir.
- Peça que após o agrupamento das figuras os alunos façam um registro explicando como organizaram a arrumação.
Propósito: Avaliar e verificar a aprendizagem obtida na aula.
Discuta com a turma:
- Qual é o menor número de lados de um polígono? Por quê?
Referências bibliográficas:
PIAGET, J.; INHELDER B. A representação do espaço na criança. Tradução de Albuquerque, B. M.Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.). Materiais manipulativos para o ensino de figuras planas. Porto Alegre: Penso, 2016. (Coleção Mathemoteca ; v. 4).
Materiais complementares para impressão: