11338
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Relação entre valores absolutos e valores percentuais

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre porcentagem.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Pedro Ramon Pinheiro de Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Pedro Ramon Pinheiro de Souza

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA06 - Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.




Objetivos específicos

1 )   Elaborar problemas envolvendo diferentes idéias de porcentagens.



Conceito-chave

Porcentagem.

Recursos necessários

Lápis, caderno e cartolina (duas cores).

Vocabulário que será adquirido nesta aula

Porcentagem, Fração Irredutível, Fração Equivalente.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Prepare as fichas com os valores antes da aula. Você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Reforçe o significado do símbolo % e a relação que existe entre fração e porcentagem. Peça a alguns alunos que indiquem uma ficha para colocar no enunciado, faça um levantamento sobre o conhecimento dos alunos acerca das estratégias que foram usadas para resolver a atividade. Veja se o nível de conhecimento está equalizado e dê atenção a todos os alunos para que nenhum fique de fora de processo de ensino-aprendizagem.

Propósito: Promover a familiaridade com o material manipulativo e compreender que a partir da elaboração do problema é possível dinamizar o processo de ensino-aprendizagem.

Discuta com a Turma:

  • Vocês acham que é possível calcular o valor total de uma porcentagem se eu tenho apenas o valor referente a 15%?
  • Vocês acham que é possível calcular o valor total de uma porcentagem se eu tenho apenas o valor referente a 70%?
  • Explique à turma que através de qualquer percentual, é possível encontrar o total.

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Prepare as fichas com os valores antes da aula. Você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Divida a turma em duplas e solicite que cada aluno coloque as fichas, de acordo com as cores, com os valores na questão do colega para que ele tente solucionar, ou seja, um aluno “elabora a questão” e ou outro responde. Escreva o texto do problema no quadro, projete-o ou entregue uma cópia aos alunos. Explique aos aluno que eles devem utilizar os conhecimentos e estratégias que já conhecem para elaborar e solucionar os problemas. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Após o tempo necessário para a resolução do problema, peça que os alunos apresentem as suas soluções.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema e dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.

Discuta com a Turma:

  • É possível Matheus ou Bruno ter mais figurinhas do que Sarah?
  • Tenho como saber as figurinhas de Bruno ou Matheus utilizando cálculo mental?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Observe se algum aluno não conseguiu resolver a atividade. Peça para algum deles apresentar a estratégia utilizada para resolver a atividade. ;

  • Veja se algum outro aluno resolveu de maneira diferente e apresente para a turma está outra estratégia;
  • Tente, ao máximo, fazer com que todos os alunos participem deste momento da aula;
  • Se por acaso algum aluno não conseguiu resolver, solicite que algum aluno que teve facilidade na resolução ajude ao aluno que não conseguiu.
  • Analise diferentes operações (ou seja, com duplas que escolheram fichas distintas) para que todos percebam que em qualquer caso o raciocínio é o mesmo.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento e discutir alternativas diferentes de resolução.

Discuta com a turma:

  • É possível Matheus ou Bruno ter mais figurinhas do que Sarah?
  • Tenho como saber as figurinhas de Bruno ou Matheus utilizando cálculo mental?
  • Posso resolver de uma maneira diferente?
  • Fiz de outra forma e encontrei o mesmo resultado. Estou correto?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade apresentando aos estudantes como, através da elaboração dos problemas, eles podem aprender mais sobre porcentagens.

Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos na aula.

Discuta com a Turma:

  • A atividade auxiliou na sua compreensão do conceito de porcentagem?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Prepare as fichas com os valores antes da aula. Você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Apresente a nova situação e peça que os estudantes digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito:

  • Deixar que o processo de ensino aprendizagem ocorra através da maior interação que esta atividade propõe entre aluno e professor;
  • Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.
  • Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação entre algumas porcentagens e suas frações equivalentes.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, qual a forma mais prática para resolver este problema?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Pedro Ramon Pinheiro de Souza

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA06 - Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.




Objetivos específicos

1 )   Elaborar problemas envolvendo diferentes idéias de porcentagens.



Conceito-chave

Porcentagem.

Recursos necessários

Lápis, caderno e cartolina (duas cores).

Vocabulário que será adquirido nesta aula

Porcentagem, Fração Irredutível, Fração Equivalente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Prepare as fichas com os valores antes da aula. Você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Reforçe o significado do símbolo % e a relação que existe entre fração e porcentagem. Peça a alguns alunos que indiquem uma ficha para colocar no enunciado, faça um levantamento sobre o conhecimento dos alunos acerca das estratégias que foram usadas para resolver a atividade. Veja se o nível de conhecimento está equalizado e dê atenção a todos os alunos para que nenhum fique de fora de processo de ensino-aprendizagem.

Propósito: Promover a familiaridade com o material manipulativo e compreender que a partir da elaboração do problema é possível dinamizar o processo de ensino-aprendizagem.

Discuta com a Turma:

  • Vocês acham que é possível calcular o valor total de uma porcentagem se eu tenho apenas o valor referente a 15%?
  • Vocês acham que é possível calcular o valor total de uma porcentagem se eu tenho apenas o valor referente a 70%?
  • Explique à turma que através de qualquer percentual, é possível encontrar o total.

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Prepare as fichas com os valores antes da aula. Você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Divida a turma em duplas e solicite que cada aluno coloque as fichas, de acordo com as cores, com os valores na questão do colega para que ele tente solucionar, ou seja, um aluno “elabora a questão” e ou outro responde. Escreva o texto do problema no quadro, projete-o ou entregue uma cópia aos alunos. Explique aos aluno que eles devem utilizar os conhecimentos e estratégias que já conhecem para elaborar e solucionar os problemas. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Após o tempo necessário para a resolução do problema, peça que os alunos apresentem as suas soluções.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema e dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.

Discuta com a Turma:

  • É possível Matheus ou Bruno ter mais figurinhas do que Sarah?
  • Tenho como saber as figurinhas de Bruno ou Matheus utilizando cálculo mental?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Observe se algum aluno não conseguiu resolver a atividade. Peça para algum deles apresentar a estratégia utilizada para resolver a atividade. ;

  • Veja se algum outro aluno resolveu de maneira diferente e apresente para a turma está outra estratégia;
  • Tente, ao máximo, fazer com que todos os alunos participem deste momento da aula;
  • Se por acaso algum aluno não conseguiu resolver, solicite que algum aluno que teve facilidade na resolução ajude ao aluno que não conseguiu.
  • Analise diferentes operações (ou seja, com duplas que escolheram fichas distintas) para que todos percebam que em qualquer caso o raciocínio é o mesmo.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento e discutir alternativas diferentes de resolução.

Discuta com a turma:

  • É possível Matheus ou Bruno ter mais figurinhas do que Sarah?
  • Tenho como saber as figurinhas de Bruno ou Matheus utilizando cálculo mental?
  • Posso resolver de uma maneira diferente?
  • Fiz de outra forma e encontrei o mesmo resultado. Estou correto?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade apresentando aos estudantes como, através da elaboração dos problemas, eles podem aprender mais sobre porcentagens.

Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos na aula.

Discuta com a Turma:

  • A atividade auxiliou na sua compreensão do conceito de porcentagem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Prepare as fichas com os valores antes da aula. Você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Apresente a nova situação e peça que os estudantes digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito:

  • Deixar que o processo de ensino aprendizagem ocorra através da maior interação que esta atividade propõe entre aluno e professor;
  • Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.
  • Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação entre algumas porcentagens e suas frações equivalentes.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, qual a forma mais prática para resolver este problema?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano