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Plano de aula - Simetria: identificando e construindo!

Plano de aula de Matemática com atividades para 3ºano do Fundamental sobre Simetria de reflexão

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carla Thomaz Meira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ana Carla Thomaz Meira

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo ) em relação a seus lados

(quantidades,posições relativas e comprimento ) e vértices.

Objetivos específicos

Compreender a simetria de reflexão.

Identificar e criar figuras simétricas.

Conceito-chave

Simetria de reflexão

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Cola
  • papel cartão ou cartolina.
  • Lápis de cor
  • Régua




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia e explique o objetivo da aula para a turma.

Propósito:Compartilhar com a turma o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Quem poderia me dizer algo que já sabe sobre simetria?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 a 6)

Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.

  • Retome com a turma a ideia de simetria. Para isso utilize as figuras do slide e verifique se os alunos conseguem perceber se essas figuras são simétricas ou não.
  • Explore o texto e incentive a turma a lembrar de mais exemplos da simetria na natureza. Por exemplo: as asas da borboleta, algumas flores, algumas folhas etc… Comente com os alunos que as estrelas do céu parecem de longe ter cinco pontas mas na verdade são esferas, assim como os planetas.
  • Comente com a turma que há figuras que possuem mais de um eixo de simetria. Dê como exemplo o quadrado. O quadrado tem quatro eixos de simetria. Desenhe no quadro o quadrado com os seus eixos, um de cada vez para que a turma possa visualizar melhor; outra opção é utilizar a dobradura, dobrando e desdobrando o quadrado para que a turma perceba e encontre os eixos de simetria. Essa atividade pode ser feita utilizando outras figuras como por exemplo: o triângulo, o retângulo e o losango.

  • Solicite às crianças que complete a figura observando seu eixo de simetria.
  • Circule pelas carteiras e verifique se a turma completou corretamente a figura.

  • Amplie a atividade: nos slides anteriores trabalhamos com figuras que dobradas ao meio as duas partes ficam sobrepostas,ou seja, é possível dividir as figuras em duas partes iguais que ao serem dobradas se sobrepõem. Nos slides anterior solicitamos a turma que completassem a figura desenhada sobre o papel quadriculado. Na ampliação vamos explorar a simetria projetando a imagem inteira para o outro lado da folha. Observe que as figuras são perfeitamente espelhadas com o mesmo tamanho e formato.

Propósito: Resgatar o conceito de simetria com a turma.

Discuta com a turma

  • Você poderia me dizer se existe algo simétrico ao nosso redor?
  • O triângulo tem quantos eixos de simetria? Vamos encontrar os eixos do triângulo dobrando e desdobrando o papel para comprovar ou não nossas hipóteses? (Aqui é o momento de apurar a resposta dos alunos e validá-la ou não.

  • O desenho que vocês completaram é simétrico em relação à linha reta? Você sabe como se chama esta reta?

  • O quê você pode afirmar sobre a nova figura obtida?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 a 6)

Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.

  • Retome com a turma a ideia de simetria. Para isso utilize as figuras do slide e verifique se os alunos conseguem perceber se essas figuras são simétricas ou não.
  • Explore o texto e incentive a turma a lembrar de mais exemplos da simetria na natureza. Por exemplo: as asas da borboleta, algumas flores, algumas folhas etc… Comente com os alunos que as estrelas do céu parecem de longe ter cinco pontas mas na verdade são esferas, assim como os planetas.
  • Comente com a turma que há figuras que possuem mais de um eixo de simetria. Dê como exemplo o quadrado. O quadrado tem quatro eixos de simetria. Desenhe no quadro o quadrado com os seus eixos, um de cada vez para que a turma possa visualizar melhor; outra opção é utilizar a dobradura, dobrando e desdobrando o quadrado para que a turma perceba e encontre os eixos de simetria. Essa atividade pode ser feita utilizando outras figuras como por exemplo: o triângulo, o retângulo e o losango.

  • Solicite às crianças que complete a figura observando seu eixo de simetria.
  • Circule pelas carteiras e verifique se a turma completou corretamente a figura.

  • Amplie a atividade: nos slides anteriores trabalhamos com figuras que dobradas ao meio as duas partes ficam sobrepostas,ou seja, é possível dividir as figuras em duas partes iguais que ao serem dobradas se sobrepõem. Nos slides anterior solicitamos a turma que completassem a figura desenhada sobre o papel quadriculado. Na ampliação vamos explorar a simetria projetando a imagem inteira para o outro lado da folha. Observe que as figuras são perfeitamente espelhadas com o mesmo tamanho e formato.

Propósito: Resgatar o conceito de simetria com a turma.

Discuta com a turma

  • Você poderia me dizer se existe algo simétrico ao nosso redor?
  • O triângulo tem quantos eixos de simetria? Vamos encontrar os eixos do triângulo dobrando e desdobrando o papel para comprovar ou não nossas hipóteses? (Aqui é o momento de apurar a resposta dos alunos e validá-la ou não.

  • O desenho que vocês completaram é simétrico em relação à linha reta? Você sabe como se chama esta reta?

  • O quê você pode afirmar sobre a nova figura obtida?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 a 6)

Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.

  • Retome com a turma a ideia de simetria. Para isso utilize as figuras do slide e verifique se os alunos conseguem perceber se essas figuras são simétricas ou não.
  • Explore o texto e incentive a turma a lembrar de mais exemplos da simetria na natureza. Por exemplo: as asas da borboleta, algumas flores, algumas folhas etc… Comente com os alunos que as estrelas do céu parecem de longe ter cinco pontas mas na verdade são esferas, assim como os planetas.
  • Comente com a turma que há figuras que possuem mais de um eixo de simetria. Dê como exemplo o quadrado. O quadrado tem quatro eixos de simetria. Desenhe no quadro o quadrado com os seus eixos, um de cada vez para que a turma possa visualizar melhor; outra opção é utilizar a dobradura, dobrando e desdobrando o quadrado para que a turma perceba e encontre os eixos de simetria. Essa atividade pode ser feita utilizando outras figuras como por exemplo: o triângulo, o retângulo e o losango.

  • Solicite às crianças que complete a figura observando seu eixo de simetria.
  • Circule pelas carteiras e verifique se a turma completou corretamente a figura.

  • Amplie a atividade: nos slides anteriores trabalhamos com figuras que dobradas ao meio as duas partes ficam sobrepostas,ou seja, é possível dividir as figuras em duas partes iguais que ao serem dobradas se sobrepõem. Nos slides anterior solicitamos a turma que completassem a figura desenhada sobre o papel quadriculado. Na ampliação vamos explorar a simetria projetando a imagem inteira para o outro lado da folha. Observe que as figuras são perfeitamente espelhadas com o mesmo tamanho e formato.

Propósito: Resgatar o conceito de simetria com a turma.

Discuta com a turma

  • Você poderia me dizer se existe algo simétrico ao nosso redor?
  • O triângulo tem quantos eixos de simetria? Vamos encontrar os eixos do triângulo dobrando e desdobrando o papel para comprovar ou não nossas hipóteses? (Aqui é o momento de apurar a resposta dos alunos e validá-la ou não.

  • O desenho que vocês completaram é simétrico em relação à linha reta? Você sabe como se chama esta reta?

  • O quê você pode afirmar sobre a nova figura obtida?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 a 6)

Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.

  • Retome com a turma a ideia de simetria. Para isso utilize as figuras do slide e verifique se os alunos conseguem perceber se essas figuras são simétricas ou não.
  • Explore o texto e incentive a turma a lembrar de mais exemplos da simetria na natureza. Por exemplo: as asas da borboleta, algumas flores, algumas folhas etc… Comente com os alunos que as estrelas do céu parecem de longe ter cinco pontas mas na verdade são esferas, assim como os planetas.
  • Comente com a turma que há figuras que possuem mais de um eixo de simetria. Dê como exemplo o quadrado. O quadrado tem quatro eixos de simetria. Desenhe no quadro o quadrado com os seus eixos, um de cada vez para que a turma possa visualizar melhor; outra opção é utilizar a dobradura, dobrando e desdobrando o quadrado para que a turma perceba e encontre os eixos de simetria. Essa atividade pode ser feita utilizando outras figuras como por exemplo: o triângulo, o retângulo e o losango.

  • Solicite às crianças que complete a figura observando seu eixo de simetria.
  • Circule pelas carteiras e verifique se a turma completou corretamente a figura.

  • Amplie a atividade: nos slides anteriores trabalhamos com figuras que dobradas ao meio as duas partes ficam sobrepostas,ou seja, é possível dividir as figuras em duas partes iguais que ao serem dobradas se sobrepõem. Nos slides anterior solicitamos a turma que completassem a figura desenhada sobre o papel quadriculado. Na ampliação vamos explorar a simetria projetando a imagem inteira para o outro lado da folha. Observe que as figuras são perfeitamente espelhadas com o mesmo tamanho e formato.

Propósito: Resgatar o conceito de simetria com a turma.

Discuta com a turma

  • Você poderia me dizer se existe algo simétrico ao nosso redor?
  • O triângulo tem quantos eixos de simetria? Vamos encontrar os eixos do triângulo dobrando e desdobrando o papel para comprovar ou não nossas hipóteses? (Aqui é o momento de apurar a resposta dos alunos e validá-la ou não.

  • O desenho que vocês completaram é simétrico em relação à linha reta? Você sabe como se chama esta reta?

  • O quê você pode afirmar sobre a nova figura obtida?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Imprima a atividade para a turma.

  • Explique para a turma que em duplas deverão pensar em uma figura que possua um eixo de simetria e outra que possua dois eixos de simetria. Essa figura poderá ser uma forma geométrica plana, um número, uma letra, um animal, um inseto, um objeto ou qualquer outra figura que a dupla decida desenhar.
  • Assegure-se de que todas as duplas tenham régua para traçar o eixo.
  • Durante a atividade circule pelas duplas e faça as intervenções necessárias. Observe se as duplas estão usando corretamente a régua e faça questionamentos criando um ambiente problematizador.

Propósito: Desenvolver o conceito de simetria.

Discuta com a turma:

  • Será que o eixo traçado é realmente o de simetria? Como você podem tem certeza disso?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações:

  • Comente e mostre para a turma como os alunos da Escola Felicidade resolveram a atividade. Você poderá projetar o slide ou desenhar no quadro. Pergunte o que acharam da solução encontrada. Aqui a turma deverá perceber que no pião a linha não é um eixo de simetria e o losango possui dois eixos de simetria.

  • Peça então para que as duplas,uma de cada vez, venha até o quadro e apresente a sua solução da atividade proposta;soluções repetidas não precisam ser expostas.
  • Deixe que a dupla explique sua solução e argumente sobre suas hipóteses,interfira somente quando necessário para que percebam a solução correta.
  • Organize a discussão para que o está sendo apresentado , durante a apresentação das duplas permita que os alunos questionem as duplas que estarão apresentando e que os alunos solicitem explicações e também possam apresentar sugestões.

Propósito: Discutir com a turma as soluções encontradas na atividade.

Discuta com a turma:

  • Será que as dupla da Escola Felicidade desenharam e encontraram os os eixos corretamente? Por quê?
  • E as figuras que vocês escolheram desenhar, será que possuem exatamente um ou dois eixos de simetria? Como podemos comprovar?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações:

  • Comente e mostre para a turma como os alunos da Escola Felicidade resolveram a atividade. Você poderá projetar o slide ou desenhar no quadro. Pergunte o que acharam da solução encontrada. Aqui a turma deverá perceber que no pião a linha não é um eixo de simetria e o losango possui dois eixos de simetria.

  • Peça então para que as duplas,uma de cada vez, venha até o quadro e apresente a sua solução da atividade proposta;soluções repetidas não precisam ser expostas.
  • Deixe que a dupla explique sua solução e argumente sobre suas hipóteses,interfira somente quando necessário para que percebam a solução correta.
  • Organize a discussão para que o está sendo apresentado , durante a apresentação das duplas permita que os alunos questionem as duplas que estarão apresentando e que os alunos solicitem explicações e também possam apresentar sugestões.

Propósito: Discutir com a turma as soluções encontradas na atividade.

Discuta com a turma:

  • Será que as dupla da Escola Felicidade desenharam e encontraram os os eixos corretamente? Por quê?
  • E as figuras que vocês escolheram desenhar, será que possuem exatamente um ou dois eixos de simetria? Como podemos comprovar?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.

Propósito: Fechamento retomando o que foi discutido na aula.

Discuta com a turma:

  • Vamos organizar um texto curto com as principais ideias que nós trabalhamos hoje? (Neste momento o professor deverá ser o escriba organizando o texto ditado pelos alunos no quadro,em um cartaz ou no papel pardo.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos.

Orientações: Imprima a atividade e entregue para os alunos explicando que deverão individualmente observar o simétrico em cada figura e pintar o seu reflexo em relação ao eixo dado.

Propósito: Avaliar a aprendizagem e diagnosticar os avanços e necessidades da turma.

Discuta com a turma:

  • Como podemos conferir se um lado é o reflexo do outro?(Possíveis respostas: dobrando a folha ao meio para verificar se as duas partes coincidem ou colocando um pequeno espelho na linha traçada).

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia e explique o objetivo da aula para a turma.

Propósito:Compartilhar com a turma o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Quem poderia me dizer algo que já sabe sobre simetria?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Ana Carla Thomaz Meira

    Mentor: Daniela Pannuti

    Especialista de área: Pricilla Cerqueira

    Habilidade da BNCC

    (EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo ) em relação a seus lados

    (quantidades,posições relativas e comprimento ) e vértices.

    Objetivos específicos

    Compreender a simetria de reflexão.

    Identificar e criar figuras simétricas.

    Conceito-chave

    Simetria de reflexão

    Recursos necessários

    • Folha de papel A4 branca;
    • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
    • Cola
    • papel cartão ou cartolina.
    • Lápis de cor
    • Régua



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 a 6)

Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.

  • Retome com a turma a ideia de simetria. Para isso utilize as figuras do slide e verifique se os alunos conseguem perceber se essas figuras são simétricas ou não.
  • Explore o texto e incentive a turma a lembrar de mais exemplos da simetria na natureza. Por exemplo: as asas da borboleta, algumas flores, algumas folhas etc… Comente com os alunos que as estrelas do céu parecem de longe ter cinco pontas mas na verdade são esferas, assim como os planetas.
  • Comente com a turma que há figuras que possuem mais de um eixo de simetria. Dê como exemplo o quadrado. O quadrado tem quatro eixos de simetria. Desenhe no quadro o quadrado com os seus eixos, um de cada vez para que a turma possa visualizar melhor; outra opção é utilizar a dobradura, dobrando e desdobrando o quadrado para que a turma perceba e encontre os eixos de simetria. Essa atividade pode ser feita utilizando outras figuras como por exemplo: o triângulo, o retângulo e o losango.

  • Solicite às crianças que complete a figura observando seu eixo de simetria.
  • Circule pelas carteiras e verifique se a turma completou corretamente a figura.

  • Amplie a atividade: nos slides anteriores trabalhamos com figuras que dobradas ao meio as duas partes ficam sobrepostas,ou seja, é possível dividir as figuras em duas partes iguais que ao serem dobradas se sobrepõem. Nos slides anterior solicitamos a turma que completassem a figura desenhada sobre o papel quadriculado. Na ampliação vamos explorar a simetria projetando a imagem inteira para o outro lado da folha. Observe que as figuras são perfeitamente espelhadas com o mesmo tamanho e formato.

Propósito: Resgatar o conceito de simetria com a turma.

Discuta com a turma

  • Você poderia me dizer se existe algo simétrico ao nosso redor?
  • O triângulo tem quantos eixos de simetria? Vamos encontrar os eixos do triângulo dobrando e desdobrando o papel para comprovar ou não nossas hipóteses? (Aqui é o momento de apurar a resposta dos alunos e validá-la ou não.

  • O desenho que vocês completaram é simétrico em relação à linha reta? Você sabe como se chama esta reta?

  • O quê você pode afirmar sobre a nova figura obtida?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 a 6)

Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.

  • Retome com a turma a ideia de simetria. Para isso utilize as figuras do slide e verifique se os alunos conseguem perceber se essas figuras são simétricas ou não.
  • Explore o texto e incentive a turma a lembrar de mais exemplos da simetria na natureza. Por exemplo: as asas da borboleta, algumas flores, algumas folhas etc… Comente com os alunos que as estrelas do céu parecem de longe ter cinco pontas mas na verdade são esferas, assim como os planetas.
  • Comente com a turma que há figuras que possuem mais de um eixo de simetria. Dê como exemplo o quadrado. O quadrado tem quatro eixos de simetria. Desenhe no quadro o quadrado com os seus eixos, um de cada vez para que a turma possa visualizar melhor; outra opção é utilizar a dobradura, dobrando e desdobrando o quadrado para que a turma perceba e encontre os eixos de simetria. Essa atividade pode ser feita utilizando outras figuras como por exemplo: o triângulo, o retângulo e o losango.

  • Solicite às crianças que complete a figura observando seu eixo de simetria.
  • Circule pelas carteiras e verifique se a turma completou corretamente a figura.

  • Amplie a atividade: nos slides anteriores trabalhamos com figuras que dobradas ao meio as duas partes ficam sobrepostas,ou seja, é possível dividir as figuras em duas partes iguais que ao serem dobradas se sobrepõem. Nos slides anterior solicitamos a turma que completassem a figura desenhada sobre o papel quadriculado. Na ampliação vamos explorar a simetria projetando a imagem inteira para o outro lado da folha. Observe que as figuras são perfeitamente espelhadas com o mesmo tamanho e formato.

Propósito: Resgatar o conceito de simetria com a turma.

Discuta com a turma

  • Você poderia me dizer se existe algo simétrico ao nosso redor?
  • O triângulo tem quantos eixos de simetria? Vamos encontrar os eixos do triângulo dobrando e desdobrando o papel para comprovar ou não nossas hipóteses? (Aqui é o momento de apurar a resposta dos alunos e validá-la ou não.

  • O desenho que vocês completaram é simétrico em relação à linha reta? Você sabe como se chama esta reta?

  • O quê você pode afirmar sobre a nova figura obtida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 a 6)

Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.

  • Retome com a turma a ideia de simetria. Para isso utilize as figuras do slide e verifique se os alunos conseguem perceber se essas figuras são simétricas ou não.
  • Explore o texto e incentive a turma a lembrar de mais exemplos da simetria na natureza. Por exemplo: as asas da borboleta, algumas flores, algumas folhas etc… Comente com os alunos que as estrelas do céu parecem de longe ter cinco pontas mas na verdade são esferas, assim como os planetas.
  • Comente com a turma que há figuras que possuem mais de um eixo de simetria. Dê como exemplo o quadrado. O quadrado tem quatro eixos de simetria. Desenhe no quadro o quadrado com os seus eixos, um de cada vez para que a turma possa visualizar melhor; outra opção é utilizar a dobradura, dobrando e desdobrando o quadrado para que a turma perceba e encontre os eixos de simetria. Essa atividade pode ser feita utilizando outras figuras como por exemplo: o triângulo, o retângulo e o losango.

  • Solicite às crianças que complete a figura observando seu eixo de simetria.
  • Circule pelas carteiras e verifique se a turma completou corretamente a figura.

  • Amplie a atividade: nos slides anteriores trabalhamos com figuras que dobradas ao meio as duas partes ficam sobrepostas,ou seja, é possível dividir as figuras em duas partes iguais que ao serem dobradas se sobrepõem. Nos slides anterior solicitamos a turma que completassem a figura desenhada sobre o papel quadriculado. Na ampliação vamos explorar a simetria projetando a imagem inteira para o outro lado da folha. Observe que as figuras são perfeitamente espelhadas com o mesmo tamanho e formato.

Propósito: Resgatar o conceito de simetria com a turma.

Discuta com a turma

  • Você poderia me dizer se existe algo simétrico ao nosso redor?
  • O triângulo tem quantos eixos de simetria? Vamos encontrar os eixos do triângulo dobrando e desdobrando o papel para comprovar ou não nossas hipóteses? (Aqui é o momento de apurar a resposta dos alunos e validá-la ou não.

  • O desenho que vocês completaram é simétrico em relação à linha reta? Você sabe como se chama esta reta?

  • O quê você pode afirmar sobre a nova figura obtida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 a 6)

Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.

  • Retome com a turma a ideia de simetria. Para isso utilize as figuras do slide e verifique se os alunos conseguem perceber se essas figuras são simétricas ou não.
  • Explore o texto e incentive a turma a lembrar de mais exemplos da simetria na natureza. Por exemplo: as asas da borboleta, algumas flores, algumas folhas etc… Comente com os alunos que as estrelas do céu parecem de longe ter cinco pontas mas na verdade são esferas, assim como os planetas.
  • Comente com a turma que há figuras que possuem mais de um eixo de simetria. Dê como exemplo o quadrado. O quadrado tem quatro eixos de simetria. Desenhe no quadro o quadrado com os seus eixos, um de cada vez para que a turma possa visualizar melhor; outra opção é utilizar a dobradura, dobrando e desdobrando o quadrado para que a turma perceba e encontre os eixos de simetria. Essa atividade pode ser feita utilizando outras figuras como por exemplo: o triângulo, o retângulo e o losango.

  • Solicite às crianças que complete a figura observando seu eixo de simetria.
  • Circule pelas carteiras e verifique se a turma completou corretamente a figura.

  • Amplie a atividade: nos slides anteriores trabalhamos com figuras que dobradas ao meio as duas partes ficam sobrepostas,ou seja, é possível dividir as figuras em duas partes iguais que ao serem dobradas se sobrepõem. Nos slides anterior solicitamos a turma que completassem a figura desenhada sobre o papel quadriculado. Na ampliação vamos explorar a simetria projetando a imagem inteira para o outro lado da folha. Observe que as figuras são perfeitamente espelhadas com o mesmo tamanho e formato.

Propósito: Resgatar o conceito de simetria com a turma.

Discuta com a turma

  • Você poderia me dizer se existe algo simétrico ao nosso redor?
  • O triângulo tem quantos eixos de simetria? Vamos encontrar os eixos do triângulo dobrando e desdobrando o papel para comprovar ou não nossas hipóteses? (Aqui é o momento de apurar a resposta dos alunos e validá-la ou não.

  • O desenho que vocês completaram é simétrico em relação à linha reta? Você sabe como se chama esta reta?

  • O quê você pode afirmar sobre a nova figura obtida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Imprima a atividade para a turma.

  • Explique para a turma que em duplas deverão pensar em uma figura que possua um eixo de simetria e outra que possua dois eixos de simetria. Essa figura poderá ser uma forma geométrica plana, um número, uma letra, um animal, um inseto, um objeto ou qualquer outra figura que a dupla decida desenhar.
  • Assegure-se de que todas as duplas tenham régua para traçar o eixo.
  • Durante a atividade circule pelas duplas e faça as intervenções necessárias. Observe se as duplas estão usando corretamente a régua e faça questionamentos criando um ambiente problematizador.

Propósito: Desenvolver o conceito de simetria.

Discuta com a turma:

  • Será que o eixo traçado é realmente o de simetria? Como você podem tem certeza disso?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações:

  • Comente e mostre para a turma como os alunos da Escola Felicidade resolveram a atividade. Você poderá projetar o slide ou desenhar no quadro. Pergunte o que acharam da solução encontrada. Aqui a turma deverá perceber que no pião a linha não é um eixo de simetria e o losango possui dois eixos de simetria.

  • Peça então para que as duplas,uma de cada vez, venha até o quadro e apresente a sua solução da atividade proposta;soluções repetidas não precisam ser expostas.
  • Deixe que a dupla explique sua solução e argumente sobre suas hipóteses,interfira somente quando necessário para que percebam a solução correta.
  • Organize a discussão para que o está sendo apresentado , durante a apresentação das duplas permita que os alunos questionem as duplas que estarão apresentando e que os alunos solicitem explicações e também possam apresentar sugestões.

Propósito: Discutir com a turma as soluções encontradas na atividade.

Discuta com a turma:

  • Será que as dupla da Escola Felicidade desenharam e encontraram os os eixos corretamente? Por quê?
  • E as figuras que vocês escolheram desenhar, será que possuem exatamente um ou dois eixos de simetria? Como podemos comprovar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações:

  • Comente e mostre para a turma como os alunos da Escola Felicidade resolveram a atividade. Você poderá projetar o slide ou desenhar no quadro. Pergunte o que acharam da solução encontrada. Aqui a turma deverá perceber que no pião a linha não é um eixo de simetria e o losango possui dois eixos de simetria.

  • Peça então para que as duplas,uma de cada vez, venha até o quadro e apresente a sua solução da atividade proposta;soluções repetidas não precisam ser expostas.
  • Deixe que a dupla explique sua solução e argumente sobre suas hipóteses,interfira somente quando necessário para que percebam a solução correta.
  • Organize a discussão para que o está sendo apresentado , durante a apresentação das duplas permita que os alunos questionem as duplas que estarão apresentando e que os alunos solicitem explicações e também possam apresentar sugestões.

Propósito: Discutir com a turma as soluções encontradas na atividade.

Discuta com a turma:

  • Será que as dupla da Escola Felicidade desenharam e encontraram os os eixos corretamente? Por quê?
  • E as figuras que vocês escolheram desenhar, será que possuem exatamente um ou dois eixos de simetria? Como podemos comprovar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.

Propósito: Fechamento retomando o que foi discutido na aula.

Discuta com a turma:

  • Vamos organizar um texto curto com as principais ideias que nós trabalhamos hoje? (Neste momento o professor deverá ser o escriba organizando o texto ditado pelos alunos no quadro,em um cartaz ou no papel pardo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos.

Orientações: Imprima a atividade e entregue para os alunos explicando que deverão individualmente observar o simétrico em cada figura e pintar o seu reflexo em relação ao eixo dado.

Propósito: Avaliar a aprendizagem e diagnosticar os avanços e necessidades da turma.

Discuta com a turma:

  • Como podemos conferir se um lado é o reflexo do outro?(Possíveis respostas: dobrando a folha ao meio para verificar se as duas partes coincidem ou colocando um pequeno espelho na linha traçada).

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

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